quinta-feira, 10 de maio de 2012

Relatório deve confirmar denúncia


SILVIA CHIMELLO
Especial para O Diário
A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal já concluiu o relatório, elaborado para apurar as denúncias de irregularidades feitas por funcionários contra a coordenadora da Central de Regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia. O texto conclusivo sobre a matéria deverá ser apresentado em plenário e votado na próxima semana, antes de ser enviado ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que dará o parecer final sobre o assunto e decidirá se vai ou não mantê-la no cargo. 
Os integrantes da Comissão, vereadores Mauro Araújo (PMDB) e Francisco Moacir Bezerra (PSB), o Chico Bezerra, preferiram não antecipar a conclusão do relatório, mas deixaram transparecer que as denúncias foram confirmadas pelas pessoas convidadas para relatar os problemas envolvendo a chefe do setor, acusada de utilizar as ambulâncias para outros serviços e também de xingar os motoristas.
Desde que o processo administrativo foi instaurado, os vereadores ouviram 10 pessoas envolvidas. Dentre as denúncias feitas há mais de dois meses e levada à plenário pelo vereador Nabil Safiti (PSD), há ofensas aos motoristas com palavras de desestímulo, como "burro", "idiota" e "cafajeste". Há ainda informações do uso de uma ambulância para ir até Sorocaba buscar móveis para o Samu, além da utilização do veículo para levá-la em reuniões, prejudicando o serviço de atendimento à população. Caso a matéria seja aprovada pela maioria dos vereadores, a Comissão de Saúde vai encaminhar o relatório ao prefeito, sugerindo as medidas que consideram cabíveis para o caso.
Além deste assunto, outras denúncias foram apresentadas durante a sessão de ontem pelo presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara, o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), que apresentou uma série imagens, no telão do plenário, feitas no Distrito de Jundiapeba, mostrando a situação de pessoas em condição de rua e de alguns pontos que estão sendo ocupados por usuários de drogas e de álcool.
Diante da situação das precárias mostradas, onde pessoas vivem em ambientes constrangedores, em meio de lixo e ratos, o vereador pediu mais empenho do poder público. "Gostaria que a Prefeitura prestasse mais assistência, oferecendo pelo menos uma alimentação, uma sopa e banhos para esses indivíduos", ponderou. O vereador disse que está aguardando respostas do requerimento aprovado na semana passada, solicitando informações sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Administração Pública na área de Promoção e Assistência Social.
Os vereadores também aprovaram ontem o projeto de lei do Executivo que autoriza o contrato de repasse celebrado com o Governo Federal para implantação de um centro esportivo na Vila Jundiaí, a exemplo do acordo firmado para as obras da Praça da Juventude.


Fonte:O Diário de Mogi

Gurgel liga ataques ao mensalão


BRASÍLIA

Alvo da base aliada na CPI do Cachoeira, especialmente do PT, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acusou ontem os réus do mensalão de serem os mentores de ataques contra ele. Parlamentares envolvidos na investigação contra a organização criminosa chefiada por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, afirmam que o procurador-geral prevaricou, pois havia indícios das ações de Cachoeira e de seus elos com políticos desde 2009, na Operação Vegas, conduzida pela Polícia Federal.


Questionado se o principal interessado em fomentar as críticas contra ele seria o ex-ministro José Dirceu, Gurgel reagiu, sorrindo: "Eu acho que é notório. Fatos notórios independem de prova". Dirceu foi apontado pelo Ministério Público como o chefe da quadrilha do mensalão.


"Eu tenho dito que na verdade o que nós temos são críticas de pessoas que estão morrendo de medo do julgamento do mensalão", afirmou Gurgel. "Acho que, se não réus, há protetores de réus como mentores disso."


As acusações contra ele, insinuou o procurador, seriam uma estratégia dos réus do mensalão para fragilizar a acusação da Procuradoria e atingir também seus julgadores - ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), cujos nomes são citados em algumas conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal. Há um movimento no Congresso para convocar o procurador-geral a depor na CPI do Cachoeira.


"Esse (o mensalão) é o atentado mais grave que já tivemos à democracia brasileira. É compreensível que algumas pessoas ligadas a mensaleiros tenham essas posturas de querer atacar o procurador-geral e querer também atacar ministros do Supremo com aquela afirmação falsa de que eu estaria investigando quatro ministros do STF", disse.


"Há pessoas que foram alvo da atuação do Ministério Público e ficam querendo retaliar. É natural isso. E há outras pessoas que têm notórias ligações com pessoas que são réus no mensalão", acrescentou, sem tergiversar.


Ofensiva - Na tentativa de pôr Gurgel contra a parede, parlamentares da base iniciaram ontem mesmo um movimento para convocar a subprocuradora da República Cláudia Sampaio. A convocação da mulher de Gurgel é defendida majoritariamente por petistas. Foi Cláudia quem informou ao delegado Raul Alexandre Marques, responsável pela Operação Vegas, em setembro de 2009, não ter encontrado elementos jurídicos que fundamentassem um pedido de investigação do Supremo na ocasião.


"Não vou cumprir o papel de inocente útil de pessoas que querem desmoralizar o procurador- geral na véspera do julgamento do mensalão", reagiu o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), um dos integrantes da CPI.


Em depoimento na terça-feira, o delegado Marques disse que Gurgel não deu prosseguimento às investigações da Vegas, que detectou indícios de crimes praticados por três parlamentares.


A estratégia montada no bunker do PT foi a de insuflar a convocação de Cláudia Sampaio para atingir Gurgel sem precisar chamá-lo para depor na CPI. "É preciso checar as declarações do delegado com os documentos da Operação Vegas. Se for confirmado, temos de ver se foi o procurador-geral o responsável ou outra pessoa abaixo dele", disse o senador Wellington Dias (PT-PI).


Fonte:O Diário de Mogi

A bola da vez



Os esquemas e negociatas do todo-poderoso Carlinhos Cachoeira vão se revelando; muito mais do que investigar, é preciso punir de fato todos os envolvidos
Acada dia surgem novas e estarrecedoras revelações sobre o poder exercido pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em diversos órgãos públicos. Afinal, comandar o império da contravenção por meio de máquinas caça-níqueis requer uma boa dose de influência e estratégias mirabolantes de administração do dinheiro ilegal. Além, é claro, do gerenciamento das propinas necessárias para manter o esquema ilícito. Ora, de acordo com as últimas notícias, o senador Demóstenes Torres é mesmo peixe pequeno nesta história toda. É apenas mais um dos muitos envolvidos.


O poderoso da vez é Cachoeira, preso desde fevereiro. Segundo gravações da Polícia Federal, ele tentou corromper até ministros do Supremo Tribunal Federal, despendeu alguns milhões de reais para pagamento de políticos de diversos partidos com o objetivo de manipular votações e ganhar influência para reinar absoluto na contravenção. Utilizou informações privilegiadas de delegados e outros policiais sobre operações de combate ao jogo de azar, criou falsas Ongs para embolsar verba pública e engordar o capital ilícito para gerir a sua organização criminosa.


A equipe de Carlinhos Cachoeira tinha até funcionário infiltrado na Controladoria Geral da União (CGU) para prejudicar em licitações públicas um concorrente da Delta Construções, empresa envolvida até o pescoço com esquemas fraudulentos e que faz obras públicas milionárias para diversos Estados. Até mesmo a Revista Veja está na linha de atuação do contraventor e denúncias indicam que Cachoeira tinha forte influência sobre as publicações.


Aliás, as denúncias só vieram a público graças ao vazamento de cópias dos documentos envolvendo as negociatas. As investigações da CPI começaram anteontem no Senado. E, para surpresa do cidadão, ávido por respostas e medidas punitivas a curto prazo, os depoimentos serão dados em uma sala secreta e são sigilosos. E então, nem ao menos podemos saber o conteúdo deles, as desculpas ou os detalhes de como tudo ocorreu nos últimos anos neste esquema fraudulento? É isto mesmo? Neste caso, os crimes que estão sob investigação são muitos: tráfico de influência, fraude nas licitações, corrupção e formação de quadrilha, entre outros.


A verdade é que o cidadão já está saturado de tantos escândalos envolvendo o dinheiro público, de tanta gente querendo se beneficiar do poder, dos esquemas milionários, da crescente troca de favores. A falta de ética nas relações políticas ainda impera neste País, infelizmente. Então, de pouco ou quase nada adiantarão os resultados da CPI e as investigações da Polícia Federal, se a "instituição impunidade" não for revista em todas as esferas do Judiciário. Isto porque o sentimento dos brasileiros, a cada novo escândalo, é o de que as penas e a aplicação delas, a morosidade dos processos e as leis demasiadamente protetivas aos criminosos de todas as espécies estão destruindo a nossa sociedade no sentido de deixá-la apática aos assuntos da coletividade.


Quem não se lembra do mensalão, em 2005? Até agora, os 38 réus ainda não foram julgados e os milhões de reais desviados ninguém sabe onde estão, tampouco retornaram aos cofres públicos. Ao que tudo indica, o caso Cachoeira pode tomar o mesmo rumo. É muito blá-blá-blá e burocracia na investigação e nenhuma atitude prática.


Fica a reflexão: se todos são iguais perante a lei, por que presidente da república, governadores e prefeitos juntamente com deputados, senadores, vereadores e juízes, seja de que instância jurídica for têm tratamento privilegiado quando são investigados e julgados e gozam de impunidade? De uma vez por todas, é chegada a hora de levantar a bandeira do "doa a quem doer". Senão, tudo continuará exatamente como está.


Fonte:Mogi News



UPA de Itaquá


Mayara de Paula

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Caiuby, em Itaquaquecetuba, deverá ser concluída em outubro deste ano, segundo informações de funcionários da empreiteira Logic Engenharia, contratada pela prefeitura para implantar o serviço. O novo espaço de saúde, financiado pelo governo federal, começou a ser construído em 2011 e custará cerca de R$ 4 milhões.


Fonte:Mogi News

Saúde Atendimento em hospitais públicos gera reclamações


Falta de médicos, longa espera e informações desencontradas são as principais queixas
Caio Bezerra
Da Região
Jorge Moraes

Hospital de Ferraz está entre as unidades denunciadas
Os hospitais Regional de Ferraz de Vasconcelos e Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, foram novamente alvo de denúncias feitas por pacientes. A demora em atendimentos considerados simples, como emissão de receitas médicas, radiografias e injeções, além de falta de informações por parte de médicos e atendentes, foram as principais reclamações. 
A dona de casa Cristiane Moreno, de 33 anos, ficou mais de três horas no Regional de Ferraz aguardando para conseguir tirar uma radiografia. Já o segurança João dos Santos, 48, teve dificuldades para conseguir uma receita médica no mesmo hospital. "Há má vontade e quantidade de médicos insuficiente".


Em Itaquá, também há queixas. Alexandra Maria, 32, estava tentando visitar uma amiga que deu à luz recentemente, mas não conseguiu, segundo ela, devido à falta de informação adequada de seguranças e atendentes. "Eles não passam nenhuma informação. Não dá nem para saber se o bebê e ela precisam de roupas ou alguma coisa". 
O Hospital de Ferraz já foi notícia no MN por causa da falta de médicos pediatras. Muitas mulheres que tiveram seus filhos na unidade não conseguiam ir para casa porque não havia médicos para dar alta aos bebês.


Alerta
No domingo passado, os dois hospitais em questão encaminharam, por fax, um comunicado para o Corpo de Bombeiros e para os postos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informando que as unidades estavam com falta de médicos e pedindo para que não encaminhem mais pacientes ao pronto-socorro das unidades, que alegam estar com problemas de superlotação, além de falta de médicos pediatras, ortopedistas, generalistas e cirurgiões. 


Esclarecimentos
A Secretaria de Estado da Saúde informou que as unidades municipais ou estaduais têm como rotina comunicar os órgãos de resgate quando sua capacidade de atendimento atinge seu limite e que as condições são temporárias. 
O Hospital de Ferraz tem cerca de 370 médicos e está em processo de contratação de mais 120 profissionais, que deverão começar os trabalhos ainda neste semestre. Em relação às demais reclamações, a secretaria informou que elas devem ser feitas nas ouvidorias dos hospitais.


Fonte:Mogi News

Lixão Parecer de engenheiros é aceito


Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi apontou várias falhas no estudo ambiental da Queiroz Galvão
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

Pozzani: mais uma vitória
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aceitou as argumentações apresentadas pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (Aeamc) no parecer técnico a respeito do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do Projeto de Aterro Sanitário - Centre, o Lixão, que a construtora Queiroz Galvão pretende implantar no distrito do Taboão. 
No ofício de número 21/2012, o gerente da Cetesb, engenheiro Alfredo Rocca, informa ao presidente da Aeamc, Orlando Pozzani, que "os problemas levantados serão considerados e incluídos no processo de licenciamento ambiental", instaurado pela Queiroz Galvão e em trâmite na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


Elaborado após minucioso estudo do processo de licenciamento ambiental, no ano passado, o parecer da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi aponta várias falhas no EIA-Rima elaborado pela empreiteira e também aponta questionamentos que precisam ser esclarecidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Cetesb. 
Entre as questões apresentadas num total de 18 páginas, estão: a possibilidade de contaminação do aquífero subterrâneo e em consequência do ribeirão Taboão, a poluição do ribeirão Parateí, a falta de informações sobre a destinação do chorume, a omissão de dados importantes sobre a estrutura do aterro e de testes sobre a segurança real do empreendimento, incluindo de geotecnia. 
Do ponto de vista sócio-econômico, o grupo de engenheiros cita a proliferação de aves (urubus) numa área que "serve de rota" de aviões, que saem ou seguem para os aeroportos da Região Metropolitana. "O aeroporto de Cumbica fica numa distância de pouco mais de 20 quilômetros do distrito do Taboão e, portanto, pode ser muito prejudicado com a presença de aves em sua rota e isso precisa sim ser levado em consideração", afirma Orlando Pozzani. 
Para ele, que recebeu o ofício anteontem, a decisão da Cetesb representa "uma vitória na guerra para colocar um fim em definitivo a este projeto da Queiroz Galvão, ao mesmo tempo em que a cidade, em parceria com a Sabesp, discute opções mais modernas de tratamento de resíduos, com baixo impacto ambiental, geração de energia e outros benefícios".


Fonte:Mogi News

Neonatal TJ suspende multas por falta de leitos de UTI neonatal


Estado e município não terão mais de pagar multa se leitos de UTI não forem providenciados
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Ontem, a UTI neonatal da Santa Casa de Mogi estaca com cinco pacientes além da capacidade
O Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo, por meio de liminar, suspendeu a aplicação de multa diária ao governo estadual e a Prefeitura de Mogi pelo não cumprimento da determinação do juiz da Vara da Fazenda Pública de Mogi, Bruno Machado Miano, a qual obrigava que ambos "providenciassem, em 30 dias, nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, de forma direta (rede pública) ou indireta (particular), desocupando a Santa Casa". A liminar foi assinada pela desembargadora Vera Angrisani em 3 de maio, mas somente na tarde de ontem foi anexada ao processo no Fórum de Mogi. 
A decisão do juiz mogiano foi divulgada em 4 de abril e a liminar do TJ foi definida antes mesmo da aplicação da multa de R$ 50 mil por dia (Estado), e R$ 10 mil (Prefeitura). Miano vai definir se acatará ou não o posicionamento da desembargadora. Uma definição deverá ocorrer somente na próxima semana.


A liminar foi resultado da defesa apresentada pela Procuradoria do Estado. O documento, assinado pelo coordenador das Regiões de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Affonso Viviani Junior, aponta "que as exigências do magistrado mogiano já haviam sido adotadas". "Foram reabertos cinco leitos na Santa Casa de Suzano, município limítrofe de Mogi, sendo que está prevista a implantação de 10 leitos de UTI neonatal no Hospital Municipal de Pimentas do Bom Sucesso (em Guarulhos), sendo que destes, cinco leitos foram pactuados para serem utilizados para atender municípios vizinhos".


Enquanto o governo estadual aponta os leitos em Guarulhos (cidade a 50 quilômetros de Mogi) como possível solução para o problema de superlotação da Santa Casa, a UTI neonatal do hospital está com 14 recém-nascidos, cinco a mais da sua capacidade.


Fonte:Mogi News

Saúde Mogi tem mais de 1.300 diabéticos



Este é o número de pacientes portadores da doença que recebem atendimento no programa municipal Hiperdia
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Carvalho: "Mogi trata 1.333 pacientes no programa Hiperdia"
Mogi das Cruzes cuida atualmente de 1.333 pessoas com diabetes. O número é referente ao Programa Municipal de Combate à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). O total de mogianos que integra a lista endossa o levantamento feito pelo Ministério da Saúde que identificou que 5,6% das pessoas adultas do País possuem a doença.


Só no primeiro trimestre deste ano, 393 diabéticos foram cadastrados no Hiperdia. O total é maior do que o número registrado em 2011, quando 344 pessoas entraram para o programa. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é incluir mais 100 pacientes mensalmente ao Hiperdia até o fim deste ano.


O programa fornece aos pacientes diabéticos, glicosímetro, fitas reagentes, lancetas e lancetadores para insulinodependentes realizarem o controle da glicemia capilar em casa. Diabetes é uma doença crônica que deve ser acompanhada de perto para evitar que complicações no quadro de saúde dos pacientes apareçam. O secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, informou que os órgãos que mais sofrem com a doença são os rins e os olhos. "O diabetes causa ainda menor resistência imunológica. A pessoa fica mais propensa a adquirir infecções, por isso, precisa ser controlada e acompanhada", ressaltou.


A doença é caracterizada pelo acúmulo de açúcar no sangue. Em alguns casos, pode ser controlada com readequação alimentar, mas em outros, é necessário entrar com medicamentos. "Os pacientes têm necessidade de repor a insulina. O programa que desenvolvemos visa fornecer ao paciente um controle da doença de acordo com seu estágio e forma", esclareceu Carvalho.


A doença é classificada em dois tipos. O tipo 2 é mais comum e atinge cerca de 90% dos pacientes. Ela tem influência genética, mas pode ser desencadeada por distúrbios alimentares, como a obesidade. O sedentarismo é outro fator agravante. Já a de tipo 1, habitualmente surge na infância e é causada por uma falha no sistema de defesa que leva à destruição das células do pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina.


Fonte:Mogi News

Ampliação


Erick Paiatto
O órgão havia encontrado problemas na execução das obras de ampliação e reforma do prédio sede da Câmara, realizado em sistema de empreitada por preço unitário, incluindo fornecimento de materiais, máquinas, veículos, apetrechos e mão de obra.


Fonte:Mogi News

´Chapão´


Daniel Carvalho

Os partidos que vão se aliar e apoiar a reeleição do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) estudam realizar uma convenção partidária conjunto do famoso chapão - todas as legendas que se unem em torno da tentativa de mais um mandato de Bertaiolli - para um evento único que já tem até uma data previamente agendada: o próximo dia 24 de junho no Clube Vila Santista.
Grupo dos 18
Segundo uma fonte contou à coluna, os dirigentes partidários só estão alinhavando alguns detalhes para fechar a data, mas previamente foi combinada esta. Já se fala também num total de 18 partidos apoiando a reeleição de Bertaiolli, que como frisou a coluna ainda não veio a público e se disse candidato, embora já aja como tal. Na lista estão: PSD, PSDB, PV, PMDB, PDT e por aí vai. Vamos aguardar.


Composição
Um dos partidos que apóia Bertaiolli, o PMDB se reuniu ontem com a direção do PDT esvaziada desde a saída da vereadora Odete Sousa, que migrou para o PR no ano passado. As duas siglas estudam, inclusive, uma composição nas eleições proporcionais. Tudo caminha para que sim. 
Brinquedinhos
Os vereadores da Câmara de Mogi ganharam agora um novo brinquedinho: computadores instalados nas mesas no plenário. Nem bem a novidade começou a funcionar e o vereador pastor Carlos Evaristo da Silva (PSD) já acessou o Google para fazer uma pesquisa rápida; já para outros, a diversão foi inversa. Alheio a novas tecnologias, o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo (PSB), o Chico Bezerra, garantiu que tudo não passava de uma "grande besteira". 


Fonte:Mogi News

Cresamu Câmara deve acatar denúncia e pedir afastamento da coordenadora


Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia foi denunciada por assédio moral contra os motoristas das ambulâncias
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


A coordenadora Marly dos Reis é investigada
A Câmara Municipal vai apresentar na sessão da próxima terça-feira, o relatório final das investigações sobre as denúncias de prática de assédio moral contra os motoristas e utilização de ambulâncias para serviços particulares supostamente cometidas pela coordenadora do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia. O documento, que será encaminhado à Prefeitura, deverá recomendar que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afaste a acusada das funções. 
As testemunhas ouvidas pela Comissão de Saúde do Legislativo, grupo responsável pela apuração do caso, teriam confirmado todas as denúncias feitas pelo vereador Nabil Nahi Safiti (PSD), durante a sessão ordinária de 14 de março. "Mais de 10 funcionários", como informou o presidente da Comissão de Saúde, o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, foram ouvidos. 
Chico Bezerra e o relator do processo de investigação, Mauro Araújo (PMDB), não quiseram revelar os detalhes do documento que será apresentado na próxima semana. Araújo revelou apenas que os depoimentos apontaram para "alguns desvios de conduta". Questionado sobre quais desvios seriam estes, ele se esquivou. "Já temos em mãos um pré-relatório e o que posso divulgar neste momento é que faremos algumas sugestões ao prefeito. O posicionamento da Comissão será o posicionamento oficial da Câmara sobre este assunto", disse.


As recomendações serão apresentadas em plenário e caberá aos parlamentares acatarem ou não o parecer. Caso ele seja aprovado pela maioria dos vereadores, o documento seguirá ao Executivo. 
As denúncias feitas por Safiti e confirmadas pelos funcionários do Cresamu apontam que Marly "utilizaria termos de baixo calão ao conversar com os motoristas pelo rádio". Das acusações reveladas, a mais grave é a utilização das ambulâncias para "serviço de táxi", como o próprio vereador denunciante definiu. Marly usaria os veículos para levá-la a reuniões. Elas ficariam paradas em média de três a quatro horas. 
O vereador revelou, ainda, que o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, e o adjunto, Marcello Delascio Cusatis, tinham conhecimento dos problemas. "Os motoristas comunicaram os secretários sobre o comportamento da coordenadora, mas ela trabalha com eles há mais de 15 anos", salientou o parlamentar na época em que divulgou as supostas irregularidades. Safiti disse, na ocasião, que teria sido procurado por trabalhadores "que não suportavam mais esta situação".


Fonte:Mogi News


Contracapa
Página publicada em 10/05/12
Cristina Gomes (interina)


Vitória do PP
O Tribunal Regional Eleitoral (TER) de São Paulo decidiu novamente favorável ao vereador Osvaldo Ferreira dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado, no processo que move o Diretório Municipal do PPS de ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária sem justa causa.


Pedido negado
O parlamentar saiu do PPS para ir para o PP em outubro do ano passado. O pedido de perda da cadeira na Câmara foi negado novamente pela Justiça Eleitoral. O desembargador presidente Alceu Penteado Navarro deu seu voto negando seguimento ao recurso especial, por não reunir as condições que lhe são próprias",
Daniel Carvalho

Oposição ferrenha
Diante da insistência do PPS de retomar a cadeira de Osvaldo, após sucessivas derrotas, alguns integrantes do PP já avaliam que a legenda deverá ser mesmo oposição ferrenha ao pré-candidato do PPS à Prefeitura de Mogi, no caso o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

Dilma afasta vice do BB e põe ex-senador do PR em seu lugar



PUBLICIDADE
ANDREZA MATAIS
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff decidiu indicar um político do PR para a cúpula do Banco do Brasil: o ex-senador Cesar Borges substituirá Ricardo Oliveira na vice-presidência de Governo do BB.


Ao convidar César Borges (BA), Dilma Rousseff contempla o PR, um partido insatisfeito com a perda de espaço no governo, sobretudo após as denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes, no ano passado, que derrubou o senador Alfredo Nascimento (PR-AM).


A troca inicia a dança de cadeiras deflagrada pelo Planalto em uma tentativa de também pôr fim à disputa de poder entre o comando do Banco do Brasil e a presidência da Previ, maior fundo de pensão da América Latina.


Ricardo Oliveira é apontado no governo como um dos responsáveis por alimentar a guerra entre o presidente do BB, Aldemir Bendine, e o chefe da Previ, Ricardo Flores. Bendine e Flores não se falam há mais de um ano. Para o governo, foi Oliveira quem vazou informações à mídia sobre Allan Toledo, ex-vice-presidente do banco investigado por movimentação financeira atípica.


Toledo é ligado a Flores, e a notícia foi interpretada no Planalto como um ataque ao presidente da Previ.


Próximo ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), foi Oliveira quem indicou Bendine para o cargo. Ele não foi encontrado pela Folha ontem para falar sobre o assunto.


Como a Folha antecipou em abril, o Ministério da Fazenda também já decidiu substituir Flores no comando da Previ e começou a buscar um sucessor.


No páreo estão dois vice-presidentes do banco: Ivan de Souza Monteiro (Gestão Financeira, Mercado de Capitais e Relação com Investidores) e Robson Rocha (Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável).


A Folha apurou que Monteiro resistiu a uma sondagem informal feita recentemente, mas a resposta ainda não é considerada definitiva.


Ricardo Flores foi avisado que não há mais condições de permanecer na presidência do fundo de pensão dos funcionários do BB.


Ele é investigado pela Previ pela compra de uma casa em parte com dinheiro em espécie. O fato foi revelado pela Folha. Seu destino deve ser uma das subsidiárias do banco ou uma diretoria na Vale.


Fonte:uol.com.br