quinta-feira, 3 de maio de 2012

As redes sociais e as próximas eleições

Alguém flagrou e postou no Facebook, durante o final de semana, a foto de um guarda municipal com sua moto estacionada sobre a faixa de pedestres, numa das ruas centrais da Cidade. O assunto mereceu comentários, reapareceu por diversas vezes na rede social e, ontem, logo pela manhã, ao tomar conhecimento do fato, a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mogi também postou uma resposta, com a posição oficial da administração, anunciando alguma posição para o guarda "infrator". Menos de uma hora depois, haviam sido contabilizadas 333 visualizações, 36 pessoas clicaram, 26 curtiram, 16 compartilharam e quatro elogiaram explicitamente a medida. Todos esses números certamente se multiplicaram no decorrer do dia, dada a rotatividade dos usuários daquela rede social. O exemplo acima, entretanto, serve para alertar sobre o peso atual das redes e, principalmente, como será a sua utilização durante o período de campanha eleitoral que se aproxima. Sinal de que os futuros candidatos, além de tantas outras preocupações, terão de dedicar especial atenção às novas ferramentas disponíveis na internet. Além de marqueteiros para cuidar dos programas de televisão, cada candidato terá de se armar com pessoal especializado para não ser "engolido" pela campanha paralela, a ser travada junto às redes sociais, que atuarão independentemente de possíveis restrições impostas pela legislação eleitoral. O que virá por aí, na primeira eleição com a presença efetiva das redes sociais, ainda é um desafio para os políticos e organizadores de campanhas.


Fonte:O Diário de Mogi

Paciente será transferido este mês no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo


MARA FLÔRES
Cerca de 30 pessoas, em tratamento de quimioterapia, foram atendidos no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo ontem, primeiro dia de funcionamento dos novos serviços oncológicos. A previsão é de que até o final do mês seja concluída a transição para a unidade estadual de todos os pacientes do Hospital do Câncer "Dr. Flávio Isaías Rodrigues", em processo de descredenciamento do Serviço Único de Saúde (SUS). A princípio, 700 doentes serão absorvidos pelo Luzia, habilitado hoje para emergências, cirurgias, quimioterapia e tratamento ambulatorial.


A transferência tem sido comunicada aos pacientes do Hospital Dr. Flávio Isaías através de telegramas enviados pela Secretaria de Estado da Saúde. Uma linha de telefone também foi disponibilizada no Luzia para o esclarecimento de dúvidas e agendamento de consultas dos novos pacientes: 3583-2876, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.


De acordo com o diretor clínico do Luzia de Pinho Melo, Luiz Carlos Viana, somente na segunda-feira 56 ligações foram atendidas na linha da oncologia e ontem, até o meio-dia, outras 20. "Estamos numa fase de transição e é importante tranquilizar os pacientes de que os tratamentos terão continuidade e que o hospital está preparado para atendê-los. Temos médicos, medicamentos e estrutura física e, se não tivermos nenhum percalço, vamos fazer toda essa transição o quanto antes para que os pacientes se sintam seguros", ressaltou o médico.


Segundo ele, alguns pacientes da quimioterapia agendados para ontem não compareceram e a equipe de oncologia entrará em contato para saber as razões das faltas. Ainda assim, outros 30 passaram por avaliação médica e tiveram os tratamentos prescritos . "Hoje temos mais 30 agendados. O atendimento prioritário é o da quimioterapia. Conforme as prescrições são feitas, as sessões de quimioterapia são marcadas", informou o diretor.


Além dos pacientes da quimioterapia – o levantamento inicial aponta para 78 pessoas -, o Luzia de Pinho Melo iniciou ontem o agendamento das consultas dos pacientes de hormonioterapia, que são aqueles que necessitam de acompanhamento ambulatorial e fazem uso de medicações em casa. Esses doentes representam a maioria – 600.


No caso dos pacientes que necessitam de radioterapia, o atendimento será feito no Hospital Dr. Flávio e em outras unidades de referência do Estado. A previsão é de que esse tipo de tratamento seja disponibilizado no Luzia de Pinho Melo somente no final deste ano ou começo de 2013. "Mas são poucos os pacientes que necessitam desse tipo de tratamento", ressaltou o diretor.


Fonte:O Diário de Mogi

Mudanças Audiência discute zoneamento sustentável


Jamile Santana
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

A sede da OAB recebeu mais uma audiência pública ontem
A audiência pública que discutiu a Lei de Ordenamento de Uso e Ocupação do Solo em locais como Vila Oliveira, Socorro, Centro Cívico, Mogilar, centro, entre outros, propôs mudanças "sustentáveis" para estes bairros. O encontro, que aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), teve participação recorde da sociedade civil se comparada às demais audiências públicas realizadas em bairros descentralizados. 
A ideia de crescimento sustentável é ampliar o que já ocorre em bairros como o Mogilar, apesar de ser residencial, há área comercial que atende às necessidades locais, bem como prestação de serviços que geram empregos. O mesmo acontece na área central. "Temos uma área urbana de 240 quilômetros quadrados. Precisamos definir como o espaço pode ser utilizado para que o crescimento da cidade seja coerente com o tamanho da população nos próximos anos", destacou Francisco Chavedar, secretário de Planejamento.


Para a comerciante Maria Célia Rodrigues Vilela, de 41 anos, apesar de ser um assunto complexo, a audiência esclareceu muitas dúvidas. "Eu não sabia que um salão de cabeleireiro com um porte um pouco maior em um bairro residencial pode causar problemas, por exemplo. Fiz questão de vir à audiência para aprender a pensar de forma coletiva, começando pelo meu bairro".


A Secretaria Municipal de Planejamento também vai discutir as regras de zoneamento em bairros como Mogi Moderno, Jardim Camila, Vila Caputera, Vila da Prata, Nova Bertioga, Parque Morumbi, Conjunto São Sebastião, Jardim Primavera, Vila Moraes e Jardim Rubi. 


Fonte:Mogi News

Tratamento de câncer Por enquanto, Luzia atenderá 78 paciente



De acordo com diretor da unidade mogiana, novos casos de câncer serão encaminhados para o Icesp, em São Paulo, por tempo indeterminado
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke

Vieira mostra a sala destinada às sessões de quimioterapia e informa haverá mais melhorias no local
O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo recebeu ontem os primeiros 30 pacientes com câncer em tratamento de quimioterapia transferidos do Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías, descredenciado do Sistema Único de Saúde (SUS) após denúncias de irregularidades. Mas o anúncio não é muito animador. Apenas 78 pacientes em tratamento de quimioterapia serão tratados em Mogi das Cruzes, isto porque já haviam iniciado o atendimento pelo SUS através do convênio com o hospital particular. Isto significa que, por tempo indeterminado, novos casos de câncer diagnosticados na região serão transferidos para o Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), contrariando o que havia sido prometido pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri. 
Segundo o médico Luiz Carlos Vieira, diretor clínico da unidade, até sexta-feira, outros 48 pacientes de quimioterapia passam por consulta e sessão. Segundo o médico, 36 pacientes recebem quimioterapia por tratamento venoso e outros 42 por via oral: "Neste primeiro momento estamos conhecendo estes pacientes e fazendo os prontuários para dar prosseguimento e o acompanhamento correto no tratamento." 
Só a partir do dia 7 de maio, passam a ser atendidos os pacientes em tratamento hormonal, que vão até a unidade hospitalar, retiram os medicamentos, mas podem administrá-los em casa. 
Novos casos
Apesar de manter o tratamento em Mogi, a Secretaria de Estado não deverá atender novos casos de câncer. A lista de pacientes em quimioterapia tem apenas 78 nomes, de pessoas que já haviam iniciado o tratamento no Hospital do Câncer. A direção do Luzia de Pinho Melo colocou à disposição da população o telefone (11) 3583-2876 para esclarecer dúvidas e fazer os agendamentos. 
"O paciente liga para cá, mas se o nome dele não estiver na lista enviada pela Secretaria de Saúde do Estado, ele não será atendido nesta unidade", disse o diretor, que não falou em que prazo novos casos passarão a ser atendidos. 
A equipe do setor oncológico do Luzia de Pinho Melo é composta por cinco médicos e será coordenado pelo oncologista Marcelo Aisen. A sala onde a sessão de quimioterapia é realizada conta com seis poltronas, mas, segundo o diretor, o espaço será melhorado em duas semanas. 


Fonte:Mogi News

títulos Cartórios fazem plantão diário para atender eleitores até o dia 9


Mudanças de endereço e regularização em caso de ausência em eleições anteriores estão entre os serviços
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Movimento nos cartórios tem sido grande e a tendência é de que aumente ainda mais nos próximos dias, por causa do fim do prazo
Os cartórios eleitorais de Mogi das Cruzes começaram um plantão para atender os eleitores que precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral ou para aqueles que vão tirar o título pela primeira vez. Até o dia 9 de maio, os três locais do município ficarão abertos de segunda-feira a domingo, das 9 às 18 horas. A procura pelo atendimento faz com que filas já se formem nas portas dos cartórios. O prédio fica na rua Major Pinheiro Franco, na altura do número 21.


Os cartórios do município também já começam a registrar o aumento na procura pelo serviço de transferência, revisão e pedido dos títulos. Na zona 74, pelo menos 50 pessoas são atendidas diariamente. Já na zona 287, são cerca de 136 requerimentos realizados por dia e, na zona 319, 120 pessoas procuram atendimento a cada dia. O chefe do cartório da zona 74, Marcos Chaves, explicou que os documentos básicos pedidos são RG e comprovantes de residência e da necessidade de mudanças, como alteração de endereço ou transferência do título.


A expectativa é de que a procura de eleitores aumente nos últimos dias, principalmente no dia 9, prazo final para regularizações. "A pessoa que deixou de votar uma ou duas vezes pode votar este ano ou regularizar a situação pagando multa de R$ 3,51 por eleição que deixou de votar. Se forem mais de três pleitos, o título é cancelado", esclareceu Chaves. 
A comerciante Zilda dos Santos, de 56 anos, foi pedir a transferência do título eleitoral de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para Mogi. "Estou morando na cidade desde dezembro e acho muito importante escolher meu candidato. É obrigação de todos os brasileiros", disse. O ajudante-geral Washington Moraes, 33, também procurou o cartório para pedir a mudança de local de votação. "Antes, votava na região central, mas vou pedir alteração para César de Souza", contou.


Fonte:Mogi News

Contra enchentes Projeto para segundo piscinão é concluído


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke

Lucas Ferraz foi homenageado ontem pelo prefeito por ter vencido a Olimpíada de Matemática
A Prefeitura de Mogi das Cruzes concluiu o projeto básico para a construção do segundo piscinão da cidade, na Vila Ressaca. No próximo dia 29, a administração municipal vai apresentar o empreendimento aos moradores da Vila Natal. Os estudos foram elaborados pela empresa Dédalo Engenharia, que deve finalizar apenas os valores previstos para a construção do empreendimento. "No dia 29, vamos explicar para a população como será o piscinão e como ele deve funcionar, ou seja, apresentar o projeto que vai contar com uma área de lazer", explicou o prefeito, que evitou entrar em detalhes. O anúncio foi feito ontem, durante uma homenagem ao aluno Lucas Ferraz Nicolau, de 14 anos, que recebeu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática de 2011.


O piscinão deve ser construído em uma área de 12 mil m² na rua Antônio Fernandes e tem um plano de ações ao longo da margem do rio Negro, para evitar transbordamentos e diminuir os prejuízos causados pelas chuvas, que afetam, principalmente, a região central. 
A capacidade do reservatório será de 50 milhões de litros de água, um pouco mais da metade do piscinão que já existe no Parque Santana, que comporta 90 milhões de litros. O terreno da Vila Ressaca foi adquirido pela Prefeitura por R$ 1,6 milhão e foi escolhido por meio de estudos feitos pela Universidade de São Paulo (USP) por causa de sua localização, próxima ao rio Negro. O novo piscinão será coberto e esta estrutura será aproveitada como uma praça pública.


Homenagem
Lucas é aluno do Cempre Benedito Ferreira Lopes, o Caic, na Vila Lavínia. 
Professores de matemática também foram homenageados pelo prefeito ontem, em seu Gabinete. 
No ano de 2010, o jovem já havia levado medalha de prata na mesma Olimpíada.


Fonte:Mogi News

Licitação irregular Nabil coloca sigilos bancário e telefônico à disposição


Vereador falou ontem em plenário pela primeira vez após denúncias sobre licitação de painel
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

Nabil se defendeu durante a sessão de ontem e colocou sigilos bancário e telefônico à disposição
O vereador Nabil Nahi Safiti (PSD), acusado pelo Ministério Público (MP) de ter participado de um processo licitatório fraudulento em 2009, quando era presidente da Câmara Municipal, se defendeu das acusações durante a sessão de ontem no Legislativo e colocou à disposição da Justiça os sigilos telefônico e bancário dele e de toda a sua família. 
O parlamentar afirmou que a denúncia teve "algum interesse" e que o "MP não estuda os casos e rapidamente abre um inquérito". "Não me defendi antes, porque estava seguindo a orientação dos meus advogados. Sei da minha índole e da conduta dos funcionários da Câmara. Somos inocentes e não podemos pagar por brigas dos bandidos de algumas firmas", frisou. 
O ex-presidente da Câmara autorizou a contratação de um painel eletrônico de votação por meio de uma licitação que, de acordo com o MP, contou a assinatura de um homem morto um ano antes da abertura da concorrência pública e, ainda, de assinaturas falsificadas. Os promotores de Justiça chegaram a cumprir um mandado de busca e apreensão de todos os documentos (originais e cópias) relacionados ao certame. Uma ação de improbidade administrativa contra as empresas envolvidas, servidores públicos integrantes da Comissão de Licitação do Legislativo, e do próprio Nabil Safiti foi proposta ao juiz da Vara da Fazenda Pública do Fórum de Mogi, Bruno Machado Miano. A contratação da empresa não foi concretizada porque a recomendação do Ministério Público de cancelar o acordo foi aceita.


O magistrado informou na tarde de ontem que para tomar a decisão se aceitará o pedido do MP será preciso aguardar os resultados dos exames grafotécnicos (técnica que verifica a autenticidade de uma assinatura), que serão realizados pelo Instituto de Criminalística (IC), e poderão apontar os responsáveis pela falsificação. 
Safiti se defendeu em plenário após o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, afirmar que a "Câmara não poderia ficar omissa a esta situação". 
O atual presidente do Legislativo, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, disse que somente na tarde de ontem o Legislativo havia sido notificado oficialmente pelo MP e que antes do conhecimento do caso não poderia se manifestar sobre o assunto. 
"O processo é formado por nove volumes, com quase 10 mil páginas. Já encaminhei o material aos procuradores e são eles que determinarão se haverá a necessidade de abertura de sindicâncias e ou processos administrados em relação aos servidores citados na ação", disse.


O vereador Mauro Araújo (PMDB) se queixou da repercussão do assunto. "Quando ocorreu o escândalo do Semae ninguém veio questionar sobre uma possível cassação do prefeito, mas como é o Legislativo, tudo ganha uma proporção enorme", comparou Araújo.


Fonte:Mogi News

47 bairros Metade da cidade fica sem água hoje


Semae fará serviços de manutenção e a expectativa é que o abastecimento volte ao normal a partir das 11 horas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

O sistema de abastecimento de água será interrompido hoje
O abastecimento de água de 47 bairros de Mogi das Cruzes será interrompido hoje para a troca de dois registros e uma válvula na estação de captação Pedra de Afiar, no Cocuera e na estação central do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). O serviço será realizado por nove equipes da autarquia e deve atingir cerca de 100 mil residências. Os trabalhos de manutenção preventiva serão feitos das 5 às 10 horas de hoje e a expectativa é que o abastecimento volte ao normal na cidade por volta das 11 horas nos bairros mais baixos e às 15 horas nos locais mais altos.


A autarquia colocará à disposição caminhões-pipa para atender eventualidades em postos de saúde e escolas. "Alguns moradores nem vão perceber por causa das caixas de água. Pedimos que as pessoas usem de forma controlada a água durante o período", orientou o diretor-geral do Semae, Marcus Melo. Deve-se evitar lavar carros, quintais e roupas.


As peças que serão substituídas custaram, juntas, cerca de R$ 21 mil. A medida foi adotada pela autarquia para evitar que os equipamentos desgastados causassem algum problema na rede de água do município. A troca faz parte ainda de um processo de modernização pelo qual o Semae passa. "Vamos interromper o funcionamento da estação de captação e recalque da Pedra de Afiar que pega água do rio Tietê e traz para o tratamento na estação Centro. Nesta estação, vamos substituir o registro e uma válvula na casa de distribuição. Já no Cocuera, será trocado um registro", detalhou o diretor.


Os reservatórios de Mogi foram abastecidos em sua capacidade máxima na noite de ontem para evitar que a água faltasse nas caixas de água das residências. "As pessoas que podem sentir mais esta falta são as que moram nos bairros mais distantes e altos. Na Vila Moraes, por exemplo, são nove bombas que levam a água ao bairro", disse Melo. 

Apertaço


Daniel Carvalho



As linhas 11 - Coral e o Expresso Leste, além da Linha 12 - Safira, que cortam o Alto Tietê, estão na lista das linhas mais críticas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Relatório
Os dados foram divulgados no Relatório da Administração de 2011 da CPTM. O índice de seis passageiros por m² é uma medida adotada internacionalmente para avaliar o quanto um sistema de transporte é desconfortável. Em determinadas linhas, como as da região, esta superlotação é atingida com tranquilidade nos horários de maior concentração dos passageiros: das 5h30 às 7h30 e das 17 às 19 horas.


Expresso Leste
A perspectiva até 2014, ainda de acordo com o relatório da companhia, é de uma progressiva melhora. O Expresso Leste, que sai da estação Brás, em São Paulo, em direção à Estudantes com paradas em apenas algumas das estações tem 5,8 passageiros por m². 
Desconforto
E o Expresso ABC, linha prometida para 2014, que vai ligar a Estação Luz à cidade de Mauá, paralela à Linha 10 - Turquesa, já vai nascer no limite do conforto: 5,9 passageiros por m². A Linha 10, por outro lado, é a que deve melhorar mais esse índice, passando dos atuais 5,1 para 2,9 passageiros por m². Os dados foram divulgados em matéria no jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:Mogi News

Pesos pesados




Pesos pesados
O advogado mogiano Dirceu do Valle participa hoje de um seminário na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo junto com outros nomes de peso do cenário jurídico. Só para citar alguns, o ministro Carlos Ayres Britto, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloísa de Sousa Arruda, e o desembargador Newton de Lucca, atual presidente do Tribunal Regional Federal 3ª Região, e o desembargador Nelson Nazar, do TRF 2ª Região.


Entidades
O evento "Do capitalismo humanista e recuperação de empresas" é promovido pela PUC em parceria com a Escola Paulista da Magistratura e tem, ainda, o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros e da Escola Superior do Ministério Público.


Palestra
Dirceu do Valle é um dos palestrantes do evento e vai falar sobre o tema "Tutela Penal e Fraude na Recuperação de Empresas", a partir das 8h30. O seminário ocorre na PUC-SP, na rua Monte Alegre, 984, em São Paulo, e prossegue até o dia 4 de maio com uma programação variada.


Fonte:Mogi News

Procuradoria


Daniel Carvalho



Os planos do ex-vereador Austelino Ferreira Mattos (DEM) de sair candidato nas eleições de outubro, seja como pré-candidato a prefeito ou até como vice, como foi dito recentemente, estão cada vez mais distantes.
Opinião contrária
A Procuradoria Regional Eleitoral emitiu parecer pelo desprovimento (não aceitação) do recurso apresentado por ele no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo contra a dupla filiação partidária, já que o médico estava filiado no PP até o ano passado e também se filiou aos Democratas. 
Julgamento
Agora, o processo com o posicionamento da Procuradoria será enviado para conclusão ao relator, que na hora do julgamento, revela o seu voto para os demais desembargadores decidirem. Se o resultado for pela não aceitação do recurso, Mattos poderá estar inelegível e sem a possibilidade de poder concorrer nas eleições. 
Mudança de planos
Nos últimos dias, o discurso de Mattos até mudou - de pré-candidato a prefeito pelo DEM, que integra o bloco de oposição com PT e PTB contra a atual reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) -, ele disse que poderia sair de vice do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), eterno candidato a prefeito. 


Fonte:Mogi News