terça-feira, 17 de abril de 2012

Prevenção: Itaquá lacra e manda autuar duas empresas

Após incêndio, prefeitura aumentou a fiscalização e flagrou companhias que funcionavam sem permissão
Felipe Abreu
Da Reportagem Local
Divulgação

Prefeito e outras autoridades da cidade fizeram a fiscalização de companhias da cidade
O prefeito de Itaquaquecetuba, Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, esteve no sábado passado na Vila Geni e, com a ajuda da Polícia Militar (PM), fiscalizou, lacrou e mandou autuar duas indústrias que funcionavam sem a devida permissão. A fiscalização em busca de indústrias irregulares foi intensificada após o incêndio que devastou uma empresa de produtos químicos na Vila Japão, na semana passada. A meta da prefeitura é visitar pelos menos cinco empresas por dia, com o objetivo de identificar prejuízos ambientais e funcionamento irregular. 
A empresa autuada no sábado insistia em funcionar no número 980 da rua São Roques. Ela fica exatamente atrás da empresa Medquímica, que foi destruída no incêndio do dia 11 deste mês. Ao chegar ao local, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), que também acompanhavam o prefeito, encontraram funcionários escondidos dentro de banheiros e vestiários, o que caracterizou a tentativa de esconder o funcionamento irregular da indústria.


Desde quinta-feira passada, a fábrica de embalagens não podia mais funcionar. Devido à falta de documentação necessária, do risco iminente de incêndio e da poluição ambiental, o prefeito determinou que a Setor de Postura lacrasse o local e que aplicasse uma nova multa no valor de R$ 1,1 mil. Para evitar a reabertura da empresa, funcionários da Secretaria de Obras chegaram a abrir uma valeta na entrada da empresa para evitar que caminhões transitassem a serviço da indústria.


Sob o alerta da população que acompanhava a movimentação, Armando foi convidado a verificar outra irregularidade ambiental. Cerca de 200 metros adiante, outra empresa foi flagrada jogando borra de alumínio no córrego do Una, afluente do rio Tietê. Esta mesma empresa também já havia sido notificada dez dias antes. Com a reincidência, voltou a ser multada no valor semelhante ao da empresa anterior.


A prefeitura vai continuar realizando diariamente a fiscalização em indústrias da cidade. A meta é que, entre cinco e dez empresas, sejam visitadas todos os dias.


Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) participou da vistoria realizada no fim de semana e informou que "verificando-se na ocasião que essas empresas encontravam-se paralisadas, sem a presença de representantes para prestação de informações, os técnicos decidiram programar outras inspeções para dar continuidade ao trabalho de avaliação da situação dessas indústrias, ressaltando que tais ações independem da participação de representantes da prefeitura local".


Fonte:Mogi News

RedeVida de Televisão é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa de SP



fg113482.jpg
Deputado André do Prado promove solenidade para homenagear a emissora católica e seu fundador


A Assembleia Legislativa de São Paulo, por iniciativa do deputado estadual André do Prado, homenageou a RedeVida de Televisão, na pessoa de seu fundador Sr. João Antônio Monteiro Filho. A cerimônia reuniu mais de 100 pessoas no auditório Juscelino Kubitschek na manhã desta segunda-feira (16). 


Em seu discurso, o presidente da Assembleia, Barros Munhoz, exaltou a iniciativa do deputado André do Prado em homenagear a emissora católica. “A emissora tem grande importância para o Estado. A sessão foi uma feliz iniciativa proposta pelo deputado André do Prado.” 


Além disso, o presidente ressaltou a forte atuação do deputado André do Prado na Alesp. “Mesmo recém-chegado à Assembleia, ele já conquistou os outros deputados. É um prazer estar aqui e poder passar a presidência para o deputado André do Prado nessa sessão solene.” A solenidade também contou com a presença dos deputados estaduais Orlando Bolçone, Jooji Hato, Itamar Borges e Major Olímpio. 


A sessão solene presidida pelo deputado André do Prado marcou o início de uma série de homenagens que foram prestadas para os fundadores e pessoas ligadas à história do canal de TV. “Sinto-me bastante feliz por ter sido o responsável pela realização desta solenidade em homenagem a RedeVida de Televisão, e faço questão de compartilhar um pouco da história de vida do senhor João Monteiro de Barros Filho, e, a partir daí, a criação e grandeza que hoje representa essa emissora, parecendo um verdadeiro milagre de fé e milagre principalmente do trabalho e da dedicação daqueles que nela acreditam.”


O vereador de Barretos, Paulo Correa, foi quem idealizou a homenagem ao deputado André do Prado. Após conhecer mais sobre a história da emissora, a solicitação foi logo aceita pelo parlamentar. “É uma satisfação poder me integrar a esses que defendem instituições como a RedeVida, que tem na sua essência a defesa da família, a pregação e a anunciação do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, no momento em que a mensagem da mídia está totalmente distorcida, apresentando, cada vez mais, programações que não correspondem àquilo que desejam as famílias e o verdadeiro cristão, com deturpação da moral e dos bons costumes, a RedeVida vem dar sua contribuição à sociedade brasileira”, salientou o deputado André do Prado ao parabenizar o vereador barretense pela honrosa iniciativa.


Um vídeo institucional lembrou a história do fundador da RedeVida. O arcebispo emérito de Botucatu e co-fundador da RedeVida, Dom Antonio Maria Mucciolo, aproveitou sua fala para enaltecer ainda mais o Sr. João Monteiro de Barros Filho.


O deputado André do Prado entregou uma placa de homenagem ao fundador da RedeVida e outra ao arcebispo. A singela atitude do parlamentar emocionou os homenageados. “Desejo imensamente que Deus continue abençoando esse trabalho e que, cada vez mais, tenhamos uma mídia sadia e que só traga benefícios à nossa sociedade. Afinal, isso exige total entrega do cidadão aos ideais e objetivos da Igreja. A propósito, podemos ver essa entrega em Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu e em João Monteiro de Barros Filho, fundador da RedeVida”, ponderou Prado.


Em seu rápido discurso, o barretense João Monteiro de Barros Filho agradeceu os presentes e deixou uma mensagem: “Muito obrigado e sejam felizes, pois vocês merecem”, falou emocionado se dirigindo ao deputado André do Prado.


Fonte:Clarissa Johara





Audiência: como saber do dinheiro da saúde está sendo aplicado


Divulgação



A Secretaria Municipal de Saúde fará audiência pública de prestação de contas referente ao primeiro trimestre deste ano (janeiro, fevereiro e março) no próximo dia 26 deste mês na Câmara de Mogi. Os vereadores e a comunidade interessada nas discussões, e em saber como o dinheiro da saúde está sendo aplicado, poderão participar do evento programado para as 10 horas, na sala de reuniões Dr. Sérgio Nogueira, na Câmara.

Fonte:Mogi News

Posse de dom Airton José dos Santos como arcebispo de Campinas




Na concorrida posse de dom Airton José dos Santos como arcebispo de Campinas, apenas dois políticos mogianos marcaram presença: o vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB) e o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). O assessor Simei Baldami representou oficialmente o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR).


Fonte:O Diário de Mogi

Recordistas, mais longo discurso da festa de inauguração da Praça da Juventude



O vereador Jean Lopes (PC do B) foi autor do mais longo discurso da festa de inauguração da Praça da Juventude, no Jardim dos Amarais, no último sábado. Conseguiu superar até mesmo os recordes do deputado federal Junji Abe (PSD) em seus tempos de prefeito.


Fonte:O Diário de Mogi

Pressa de Rebelo deixa mogianos decepcionados uma visita rápida à Praça da Juventude


Não poderia ter sido mais decepcionante a postura do ministro Aldo Rebelo (PC do B), dos Esportes, sábado último, em Mogi. Após sua assessoria haver anunciado, com antecipação, uma agenda ampla, que previa presença em pelo menos quatro eventos locais, o ministro limitou-se a uma visita rápida à Praça da Juventude, no Jardim dos Amarais, inaugurada às pressas por ele, antes de deixar rapidamente a Cidade rumo ao Vale do Ribeira, para cumprir "compromissos inadiáveis", segundo disse um de seus assessores a uma repórter deste jornal. Ao contrário do que estava previsto, Rebelo não conheceu o Paradise Golf & Lake Resort, um dos fortes candidatos a uma das sedes da futura Copa do Mundo, algo de interesse direto da pasta do ministro. Não bastasse isso, Rebelo também não levou em conta sequer o fato de a direção do Akimatsuri, tradicional festa da colônia japonesa local, haver alterado o horário de sua abertura unicamente para contar com a presença do ministro, que também deu as costas para o evento e, logo após a inauguração da Praça da Juventude, ao lado do prefeiturável paulistano, o pagodeiro Netinho, do vereador Jean Lopes, entre outros, simplesmente deixou Mogi das Cruzes, não cumprindo nem mesmo a etapa da agenda que previa uma reunião com o PC do B local para a discussão de assuntos ligados à futura campanha eleitoral. Ou seja: tão decepcionante quanto o não cumprimento da agenda foi o fato de Rebelo ter se referido a Mogi, como "terra do pequi", em lugar de "caqui". E aí, não faltou mais nada mesmo...


Fonte:O Diário de Mogi

Parecer da Justiça apoia luta contra lixão, o aterro sanitário que a Construtora Queiroz Galvão planeja implantar no Distrito Industrial do Taboão.



MARA FLÔRES




A Justiça deu mais um parecer favorável à luta de Mogi das Cruzes contra o aterro sanitário que a Construtora Queiroz Galvão planeja implantar no Distrito Industrial do Taboão. Depois de considerar válida a ação popular ambiental impetrada por Mário Berti Filho, o juiz Bruno Machado Miano, da Vara da Fazenda Pública do Fórum de Mogi das Cruzes, determinou a inclusão da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no polo passivo da ação, junto com a Queiroz Galvão, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o Governo do Estado. A expectativa, agora, é de que o próximo passo do Judiciário mogiano seja a requisição de uma perícia no imóvel pleiteado pela construtora, de forma a comprovar os impedimentos ambientais da propriedade para abrigar um lixão.


"Após a manifestação da Cetesb, deverá ser solicitada uma perícia e com ela vamos conseguir certificar que a área é imprópria para o lixão, entre outras razões, por conta dos cursos d´água que existem na propriedade", explica o advogado Jair Araújo, responsável pela ação popular proposta no ano passado. "E com a perícia, temos grandes chances de que aquele pedido de licenciamento que tramita na Secretaria do Meio Ambiente possa ser anulado, já que o laudo judicial tem mais força que o processo administrativo", acrescenta.


De acordo com o advogado, a primeira conquista já foi obtida, uma vez que a Fazenda Pública indeferiu os argumentos apresentados pelas partes contrárias nas preliminares, as quais argumentavam pela inviabilidade da ação popular, que foi mantida e com acréscimo da Cetesb entre os possíveis réus do processo.


De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ), a Cetesb está sendo intimada via carta precatória. Após ciência, o advogado Jair Araújo ressalta que a companhia terá 20 dias para se manifestar no caso.


Na ação popular, impetrada inicialmente na Justiça Federal, o ambientalista Mário Berti Filho sustenta que a instalação de um aterro sanitário no Distrito do Taboão irá contaminar as águas dos Rios Parateí e Paraíba do Sul, cuja bacia abastece outros estados.


No ano passado, a Queiroz Galvão chegou a ter agendada nova audiência pública para apresentar o projeto do lixão para Mogi. O processo, no entanto, foi suspenso após intervenção da Cidade, que apresentou um vasto documento com alegações contrárias aos empreendimentos, o qual está em análise na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


Fonte:O Diário de Mogi

Diocese tem novo administrador da Igreja Católica no Alto Tietê



católicos Dom Airton cumprimenta padres na posse como arcebispo; José Eduardo Ferreira administrará Diocese até indicação de novo bispo 


DivULGAÇÃO - Carolina Grohmann


MARA FLÔRES
Apesar do prazo oficial de oito dias, os integrantes do Colégio de Consultores da Diocese de Mogi das Cruzes já definiram ontem mesmo quem é o novo administrador da Igreja Católica no Alto Tietê, em substituição a dom Airton José dos Santos, empossado no último domingo como arcebispo de Campinas. O escolhido é o padre José Eduardo Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos, e que atua também como coordenador pastoral. O religioso que responderá pela Diocese até a indicação de um novo bispo, o que está previsto para o segundo semestre, tem 45 anos de idade e 20 anos de sacerdócio. A primeira atribuição oficial dele será já amanhã, quando representará a região na Assembleia Nacional dos Bispos, em Aparecida.


Segundo o padre Claudionir Braga do Carmo, vice-reitor do Seminário Diocesano, a administração da Diocese será um trabalho colegiado. Ou seja, padre José Eduardo responderá oficialmente, mas com total assessoria dos demais seis integrantes do Colégio de Consultores. Além disso, ele não poderá suprimir, aumentar ou diminuir nada na estrutura da Diocese.


"O padre José Eduardo dará continuidade as ações administrativas que já tinham sido encaminhadas por dom Airton, como a reforma da Catedral e os preparativos para os 50 anos da Diocese", ressaltou o vice-reitor, que também integra o 
Colégio de Consultores.


De acordo com ele, o novo administrador responderá pelas ações da Igreja Católica no Alto Tietê enquanto a Diocese permanecer vacante – na prática, até que um novo bispo seja nomeado e empossado. "É bem provável que isso aconteça no segundo semestre. É uma caixinha de surpresas, mas poderá ser nomeado pela Santa Sé tanto um bispo auxiliar, como foi com dom Airton, como um sacerdote", afirmou.


O padre Leandro Machado Silvestre, reitor do Seminário e também pertencente ao Colégio de Consultores, ressaltou que a escolha do novo administrador da Diocese levou em conta tanto o tempo de sacerdócio do padre José Eduardo como a sua experiência na coordenação pastoral. "Além disso, ele já acompanhava dom Airton, conhece todos os padres e tem uma boa experiência sobre o trabalho da Diocese", destacou. "Apesar dos oito dias de prazo, definimos hoje (ontem) o administrador para que, já na quarta-feira (amanhã), ele possa representar a Diocese na Assembleia dos Bispos", acrescentou.


No currículo do padre José Eduardo Ferreira consta a participação dele no episódio da imagem da santa na janela de uma casa, em Ferraz de Vasconcelos. O episódio, ocorrido em 2002, atraiu milhares de pessoas à Cidade e coube ao religioso, após uma investigação com equipes técnicas, explicar que o que parecia a imagem de Nossa Senhora não passava, na verdade, de um efeito provocado pela reação química da água no vidro.


Posse


A indicação de padre José Eduardo aconteceu um dia depois da posse dom Airton José dos Santos, ex-bispo da Diocese de Mogi, como novo arcebispo de Campinas. A celebração, que reuniu mais de três mil pessoas e durou cerca de três horas, foi acompanhada por centenas de fiéis do Alto Tietê. Segundo estimativas do padre Leandro, sete ônibus da Região seguiram para Campinas na manhã do último domingo.


"Foi uma celebração emocionante e dom Airton tem bastante expectativas, já que além das paróquias e dos desafios pastorais numa região que estava há oito meses sem um arcebispo, ele terá atuação também na PUC", comentou o padre, ao fazer referência a Pontifícia Universidade Católica, instituição de ensino com 18 mil alunos da qual dom Airton agora é o grão-chanceler.


Numa das suas primeiras ações como arcebispo de Campinas, dom Airton nomeou o monsenhor João Luiz Fávero como vigário-geral e seu braço-direito na administração da estrutura composta por cinco dioceses.


Pouco antes da posse, dom Airton lembrou que o tempo em que permaneceu em Mogi das Cruzes, o relacionamento com os fiéis "foi muito rico e intenso". Com relação a Campinas, ele apontou como grande desafio a evangelização e afirmou que "a pessoa humana deve ser respeitada como a imagem e semelhança de Deus".


Fonte:O Diário de Mogi

Comissão decide investigar Ideli Salvatti, a conduta da ministra da Secretaria de Relações Institucionais



ESTRATÉGIA Ideli Salvatti divulgou nota ontem com uma espécie de “nada consta” em sua defesa 


AE


BRASÍLIA
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República instaurou ontem 
procedimento para investigar a conduta da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no episódio envolvendo a compra de 28 lanchas-patrulha. A comissão também colocou na berlinda outro interlocutor próximo de Dilma: os conselheiros decidiram cobrar mais explicações sobre os negócios de consultoria do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.


Conforme informou o jornal "O Estado de S. Paulo", as lanchas-patrulha foram encomendadas por R$ 31 milhões pelo Ministério da Pesca - parte da conta foi paga na gestão de Ideli. O jornal também revelou que o dono da fabricante das lanchas, a Intech Boating, doou a pedido do ministério, após o contrato firmado, R$ 150 mil ao comitê financeiro do PT de Santa Catarina, que bancou 81% dos custos da campanha derrotada de Ideli ao governo catarinense.


De acordo com o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, Ideli já se antecipou e deu explicações sobre as compras das lanchas. "Está em fase preliminar. Ela apresentou esclarecimentos voluntariamente. Recebi o memorial do seu advogado, ainda não li, o relator (Américo Lacombe, nomeado pela presidente Dilma Rousseff em março passado) é que está examinando o caso", disse Pertence.


Os conselheiros devem decidir depois dessa investigação prévia se abrem um processo de apuração ética contra Ideli, informou Pertence. A próxima reunião da comissão está marcada para 14 de maio.


Questionado se a comissão também apuraria a conduta de um assessor de Ideli, Olavo Noleto, suspeito de ter conexão com o grupo do contraventor Carlinhos Cachoeira, Pertence respondeu: "Esse assunto aquático... só entrou o Ministério da Pesca".


Após a reunião, Pertence teve um rápido encontro a portas fechadas com um advogado de Ideli, que teria protestado com os termos "acolher a representação" e "investigação" usados pela imprensa para noticiar o caso. Pressionado, o presidente da Comissão de Ética fez questão de diferenciar os termos.


"O processo relativo à ministra Ideli está nessa fase preliminar, não acolhemos nada, nem começamos a investigar coisa nenhuma. O relator está examinando e provavelmente na próxima reunião se terá essa decisão liminar de abrir ou não processo. A denúncia está recebida", afirmou Pertence, referindo-se a representação apresentada pelo PSDB. O advogado também foi flagrado conversando com o conselheiro Fábio Coutinho, o que levou auxiliares a fecharem a porta.


A resolução 10, de 29 de setembro de 2008, diz que o procedimento preliminar compreende juízo de admissibilidade, relatório, incluindo diligência, e decisão preliminar determinando o arquivamento ou a conversão em processo de apuração ética. Na semana passada, a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou convocação para a ministra falar sobre o episódio das lanchas.


Ideli divulgou nota ontem com uma espécie de "nada consta" em sua defesa, dada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as denúncias envolvendo a compra das lanchas.


Fonte:O Diário de Mogi