sexta-feira, 9 de março de 2012

As amigas Janaína Odaira e Alessandra Malta Moreira



O ser humano ao nascer, já traz consigo a capacidade infinita de realizar, com êxito,qualquer tarefa;
bastando para isso pensar,decidir e agir com otimismo e auto - confiança.


Um forte abraço do amigo e irmão Luizinho da Vila

DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


Editorial


Matéria publicada em 09/03/12
Olho Vivo
Cibelli Marthos
Apoio regional
O Legislativo de Suzano encaminhou para todas as Câmaras da região cópia da moção de apoio para o início das aulas na Faculdade Piaget. O objetivo é conseguir o apoio das demais cidades que também podem ser beneficiadas com a instituição.




Novos defensores
A moção é assinada por todos os vereadores. Vale lembrar que alguns parlamentares já criticaram em outras oportunidades o fato de a faculdade ainda não ter recuperado a área da Lagoa Azul, que é sua contrapartida por ter recebido a concessão.




Fatos verídicos
A área continua sem recuperação e com um agravante que não pode ser ignorado. A Justiça determinou a suspensão das aulas por acreditar em possíveis riscos para os alunos, já que o local recebeu lixo doméstico no passado e pode conter gás metano.




Mudar a estratégia
Seria interessante que os vereadores considerassem a decisão da Justiça e as informações da Cetesb, que confirmou o descarte de lixo no local nas décadas de 1990 e 2000. Talvez o melhor seria cobrar a Prefeitura de Suzano, que entregou a área para a faculdade nessas condições.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

“Trem até César já” chega ao Quatinga


LUCASMELONI
Diário da CPTM
O vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) planeja para a próxima segunda-feira mais um dia de coleta de assinaturas em favor da extensão da Linha 11 – Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), até César de Souza. O parlamentar deve levar o abaixo-assinado do movimento "Trem até César Já" até o Centro do Distrito de Quatinga para conseguir também o apoio dos moradores do local.


Segundo Tobias, as últimas ações no Largo do Rosário – no dia 25 de fevereiro – e no Residencial Morada do Sol, em César, na sexta-feira passada, renderam 600 e 140 novas adesões, respectivamente, ao documento que deve ser encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de conseguir a ida dos trens urbanos até o Distrito. Com isso, a marca de 29 mil assinaturas foi atingida.


"O objetivo era fazermos amanhã (hoje) todo este trabalho, mas os meus assessores, que me ajudam no processo, têm compromissos e, para não prejudicar o trabalho, decidi remarcar para segunda", explica.


A concentração deve ser nas ruas centrais do Distrito. O vereador destaca, contudo, que novas ações com o objetivo de conseguir mais apoio à medida – cuja meta é alcançar 50 mil assinaturas – vão acontecer. "Vamos para lá porque acredito que o trem até César é um serviço de interesse coletivo de toda a população mogiana e, por isso, podemos levar o abaixo-assinado para diferentes partes da Cidade para ganhar apoio das pessoas", salienta.


Durante visita ao Morada do Sol na semana passada, Tobias confirmou que pretende aproveitar os eventos externos oficiais da Câmara Municipal para conseguir mais adesões.


Investimento


Em visita à Cidade no mês de janeiro, Mário Bandeira, presidente da CPTM, explicou que Mogi terá novas estações para as composições e deverá contar com o Expresso Leste também, que presta serviços a maior parte do dia até a Estação Guaianazes, na Capital, com apenas alguns horários diretos até Mogi. A possível extensão até César de Souza, contudo, não tem previsão para acontecer.


Fonte:O Diário de Mogi





Um homem apaixonado por Mogi


JúliaGuimarães

Vindo de Portugal, Julio Simões chegou a Mogi das Cruzes em meados do século passado imbuído de uma enorme vontade de vencer. Visionário, provavelmente já acreditasse que seria um vencedor. Porém, o que não poderia supor é que se tornaria um grande apaixonado por Mogi das Cruzes, onde formou a família, construiu seu império e de onde nunca saiu. O enorme amor do empresário pela Cidade é relatado por gente que conviveu com ele, no trabalho ou na intimidade.


O empresário Tirreno Da San Biagio, diretor do Jornal O Diário, conheceu Julio Simões ainda em 1952, logo que o imigrante português chegou à Cidade. Ontem, Tirreno lamentou o falecimento do amigo e, entre suas considerações, destacou justamente a contribuição do empresário para Mogi das Cruzes. "Ele nunca se iludiu por viver fora daqui. Tudo o que construiu ficou em Mogi. Ele fez pela Cidade muito mais do que muitos mogianos já fizeram".


O empresário Henrique Borestein também conheceu Julio Simões ainda durante a juventude, há mais de 50 anos. Em seu depoimento, ele afirmou que a trajetória de vida do amigo, que nunca abandonou suas raízes, é um exemplo. "Julio foi um desbravador, que se tornou também um dos principais empreendedores do País, sem nunca perder o vínculo com suas origens."


Os amigos José Antonio Cuco Pereira, Nildo Alabarce e Antonio Andere ainda revelaram como o empresário era em seu cotidiano, com destaque para as várias ações de generosidade, mantidas sobre o mais absoluto sigilo sem qualquer publicidade. "Ele parecia ser aquele sujeito durão, mas no fundo tinha o coração boníssimo", disse o vice-prefeito Cuco.


Em entrevista a O Diário, o presidente da Câmara de Mogi, vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, informou que a Casa vai elaborar uma moção de pesar em consideração ao legado deixado pelo empresário na Cidade. Esta será apenas uma das inúmeras homenagens póstumas que Julio Simões terá.


Ontem mesmo, a diretoria da Associação Comercial de Mogi das Cruzes divulgou nota oficial de solidariedade pelo falecimento do empresário. "É um orgulho para Mogi ter uma empresa daqui entre as maiores do País. Isso é resultado da dedicação do senhor Julio e da sua visão estratégica para identificar as demandas do mercado produtivo e montar uma estrutura para atendê-las", disse a presidente Tânia Fukusen.


O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), através dos representantes da Diretoria Alto Tietê, também lamentou a morte de Julio Simões. "O Centro Logístico Intermodal que a JSL construiu há pouco tempo em Itaquaquecetuba, é uma mostra do potencial que esse grupo apresenta. Não há dúvidas de que a empresa construída pelo empresário Julio Simões foi fundamental para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes e cidades vizinhas e para tornar a Região conhecida em todo o Brasil", destacou Werner Ludwig Stripecke, diretor do Ciesp Alto Tietê, em nota oficial divulgada ontem.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma agora vai receber sindicalistas


BRASÍLIA
Depois de enfrentar uma rebelião na base no Senado, que levou à sua primeira derrota no Congresso, a presidente Dilma Rousseff decidiu comunicar às centrais sindicais que irá recebê-las em reunião no Palácio do Planalto, no dia 14 de março. Esta será a terceira reunião de Dilma com as centrais, desde que assumiu o governo.


O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henriques, disse à reportagem que os sindicalistas aproveitarão para se queixar que, "neste primeiro ano de governo, a agenda do setor empresarial andou mais rapidamente do que a agenda dos trabalhadores".


Segundo Arthur Henriques, as centrais se ressentiram de não serem chamadas para participar das reuniões que definiram redução de impostos que beneficiaram as empresas, que poderiam ter oferecido contra partida para os trabalhadores.


"Queremos participar mais dos debates. A agenda do setor empresarial, que prevê redução de impostos, desoneração, como medidas para enfrentar a crise internacional, não está sendo debatida paralelamente, no mesmo momento", queixou-se ele, insistindo que, quando o governo chamar o setor empresarial, tem de chamar também os trabalhadores.


Uma pauta conjunta será apresentada pelas centrais à presidente Dilma. Ela começa com uma discussão dos problemas macroeconômicos, como redução de juros, problemas com o câmbio por causa da enxurrada de dólares e euros que está entrando no país e os reflexos disto na indústria brasileira. O segundo ponto será a discussão sobre o fim do fator previdenciário e a introdução de uma política de valorização dos aposentados, que ganham acima de um salário mínimo.


Na reunião, os sindicalistas querem discutir também a regulamentação das relações de trabalho no setor público, com a introdução de uma negociação coletiva para o setor. Esta discussão passa pelo debate do direito de greve em atividades essenciais. O quarto e último principal ponto da conversa deverá ser em torno da terceirização de trabalhadores no setor público, uma preocupação dos sindicalistas, que querem uma regulamentação desta modalidade de trabalho.


Fonte:O Diário de Mogi

Suzano Lixo despejado na área da Piaget foi aterrado


De acordo com promotora, a Prefeitura de Suzano preparou o terreno para a construção da faculdade
Ariane Noronha 
De Suzano
Daniel Carvalho

Além de resíduos domésticos e industriais, área da Piaget recebeu lixo hospitalar e de cemitério
O lixo que foi despejado na área onde hoje está implantado o campus da Faculdade Piaget foi aterrado pela Prefeitura de Suzano, que não teria feito a limpeza do terreno antes de conceder o espaço à instituição, mas apenas espalhado a sujeira e coberto com terra. A afirmação é da promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, que declarou ainda que o local, além de ter acolhido resíduos domésticos e industriais em meados da década de 1990, também recebeu lixo hospitalar e de cemitérios.


Com base nos relatórios enviados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ao Ministério Público (MP), a promotora concluiu que entre 1997 a 2009 o local recebeu todo tipo de detrito. "A prefeitura, em vez de coibir a ação e fazer a limpeza da área, colocou uma máquina para espalhar o material e, em seguida, cobriu tudo com terra. Desta forma, a área oferece riscos sim", declarou. Segundo ela, a Faculdade Piaget não apresentou o cronograma de obras que detalharia todas as etapas do processo para a implantação do campus antes de ser iniciada a construção. "Há dois anos eu já falava que teriam de cumprir todas as cláusulas do contrato, que envolve a recuperação ambiental de toda a área. Mas não houve providências", revelou.


O local onde foi implantado o campus da Faculdade Piaget, em Suzano, já recebeu 22 autuações da Cetesb, nas décadas de 1990 a 2000, entre multas e advertências pelo recebimento irregular de lixo doméstico e industrial. As autuações foram lavradas em nome da Coletora Pioneira S/C Ltda., que presta serviços de coleta e limpeza no município, e da Empresa de Mineração Jardim Monte Cristo Ltda. 
A Prefeitura de Suzano, na época, foi dispensada de licença com a observação de que caso ocorresse supressão de vegetação, intervenção em Área de Preservação Permanente ou recuperação da área degradada, haveria necessidade de autorizações específicas. Em 2010, foi formalizado um pedido de licença para a instalação de um parque municipal no entorno da Lagoa Azul. A licença foi concedida com a exigência de que fosse feita a recuperação da área. 
No último dia 29, a Piaget protocolou um ofício declarando que vai providenciar uma investigação detalhada da área. A instituição já havia apresentado outro estudo.


Fonte:Mogi News

Tinta fresca



O prédio da clínica unica, em Jundiapeba, se manteve intacto por um mês. No último fim de semana, vândalos picharam com tinta vermelha parte do muro que dá acesso à entrada do prédio.
Exemplos
O vandalismo em prédios públicos pela cidade ainda é um assunto que desafia as autoridades municipais, a Guarda Municipal e a Polícia Militar. A poucos metros dali, outro conjunto de três sobrados, na rua Nito Sona, também no distrito, foram alvos dos vândalos. 
Na mira
Locais como a passagem de nível Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu, mais conhecida como o Buraco do Padre, e o muro da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), na chegada a Mogi, são os alvos prediletos dos pichadores. 
Fechando o cerco
Na gestão do então prefeito Junji Abe (PSD) já chegou até a se alterar a lei municipal que trata do assunto para responsabilizar pais de menores que, por ventura, fossem flagrados pichando muros, mas o problema persiste e sem muita solução em pouco tempo. Além do mais, entre pichadores tem muito marmanjão!
Divulgação

Síndico
Fernando Pessoa, que preside a Associação Gestora do Taboão, ganhou o apelido carinhoso de "síndico do Taboão" por ser procurado pelos empresários daquela região para resolver de tudo: de uma simples indicação para a compra de galões de água até problemas maiores, que vira e mexe são inacreditáveis, mas ocorrem. Exemplo: a ausência absoluta de carteiros para fazer a entrega das correspondências no distrito. Ontem, o empresário visitou a redação dos jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê, acompanhado do diretor da Sanviti, Fábio Queiroz. 
Sem entrega
Os Correios não entregam correspondências naquela região alegando uma série de itens de estrutura que não existem: segurança, ruas em condições transitáveis e por aí vai... 
Guia local
A maioria das empresas é formada por gente de fora, com exceção de Fernando, que é mogiano e conhece bem a cidade. Tanto que chega a dar dicas sobre a quem recorrer em caso da necessidade de comprar algum produto ou da necessidade de passar em algum médico mais indicado em cada área. 
Transporte
Trabalhadores das empresas na região também sofrem com a falta de transporte em horários mais variados para atender os passageiros. Sobre as reivindicações, a Prefeitura prometeu formar um grupo de estudo. Até agora, nenhum avanço. 
Dia da Mulher
O Diretório Municipal do PSOL programou para amanhã, no largo do Rosário, centro de Mogi, uma comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A partir das 11 horas, serão distribuídos panfletos sobre os direitos das mulheres e a divulgação sobre a Lei Maria da Penha. A data, porém, foi comemorada ontem. Agora, por que deixaram para a sexta, não se sabe...


Coligações
Sobre as eleições municipais, o PSOL de Mogi ainda está negociando com os partidos. Se não houver coligações para as eleições majoritárias, a tendência é de que a legenda tenha candidato, que poderá ser o professor Jorge Paz, o irmão de Inês Paz, ex-vereadora que desta vez vai disputar uma cadeira na Câmara. 
Só conversas
O partido já conversou com outras legendas como o PC do B, o PPS e o PT, mas, por enquanto, as conversas não avançaram: "Todos estão mesmo preocupados com a chapa de vereadores", afirmou Inês. 
Greve nacional
Professores de Mogi já estão se articulando para os três dias de greve nacional que irá ocorrer nos dias 14, 15 e 16 deste mês pela aplicação da lei nacional do piso para o Estado de São Paulo. 
Piso nacional
Recentemente, também, a direção da Subsede da Apeoesp (Sindicato dos Professores da Rede Oficial de Ensino) protocolaram na Secretaria Municipal de Educação de Mogi um pedido para que o município faça adesão ao programa de um terço de jornada fora da sala de aula. A ideia é que a lei do piso nacional possa ser respeitada e efetivamente colocada em prática. 
Bazar
A Associação Social Para Educação e Tratamento dos Excepcionais (Asete) realizará hoje o seu tradicional bazar da pechincha, das 10 às 14 horas. O evento tem o objetivo de arrecadar verba para ajudar a entidade criada em 1985 e que atende atualmente 45 pessoas totalmente dependentes. A Asete recebeu aproximadamente 700 peças para o bazar, como calçados, roupas e tapeçaria em geral.


Preço de custo
A presidente da Asete, Yonemi Hamaguchi, informou que os produtos serão vendidos a partir de R$ 5. A sede da entidade fica na rua Jardelina de Almeida Lopes, 492, na Chácara Jafet, em Mogi. O telefone para contato é o 4721-1905. 
Sem reflexo
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região comentou a redução da taxa Selic (taxa básica de juros) anunciada pelo governo em 0,75 ponto percentual. A redução não trará reflexos imediatos para o consumidor. Para a entidade, o Brasil continua mantendo o título de campeão mundial dos juros altos. Em nota oficial, o sindicato cobra a redução dos juros para incentivar as importações e o processo de desindustrialização.
Imagem do dia
Erick Paiatto

Olha os fios!
Homem pinta poste de residência em meio à fiação de energia espalhada pelo local. Todo cuidado nessa hora é pouco!
e-mails do leitor
Vitórias
Última obra da criação divina, a mulher é a primeira na arte de compreender e amar. A força feminina está estampada nos ensinamentos de vida e nos exemplos de superação de mães, tias, avós, amigas, vizinhas cujos testemunhos de vida e de fé são fonte de inspiração, que podemos relembrar e celebrar no Dia Internacional da Mulher. Nossa sociedade ainda sofre muito com a discriminação baseada no sexo (sexismo). Os extremos podem prejudicar toda a busca do ser humano em direção à identidade e realização verdadeira de cada um. Competição entre homens e mulheres, comparações e principalmente violência, não constroem e nem trazem a realização para ninguém. A Igreja ensina que a realização do ser, seja ele feminino ou masculino, está em lapidar as características específicas do gênero. Assim, quando homem e mulher encontram-se prontos para um relacionamento, a união é de complementaridade, de harmonia. A mulher lê nas entrelinhas dos fatos, devolvendo-os sob a ótica do amor muito mais facilmente. Este é o verdadeiro alicerce de suas vitórias e sua característica mais marcante. A sensibilidade, percepção e carinho, ao modo feminino, desperta a consciência dos homens, mostrando-lhes que as coisas podem ser realizadas de forma diferente. Aqueles que têm o incentivo de uma mulher vão mais longe. Na Sagrada Escritura, temos muitos exemplos de mulheres que lutaram, venceram e, assim, transformaram a vida de homens pela amabilidade do seu coração. Maria! A esposa de São José e mãe de Jesus é o maior exemplo de disponibilidade ao plano de Deus. Ela foi companheira, amiga, mãe e é nossa intercessora junto a Deus. Sua conduta foi determinante no plano de salvação para os homens e é espelho para toda mulher.


Fonte:Mogi News





Vistoria Comissão verifica obras de reurbanização da Nova União


Questão levantada ontem é a necessidade de áreas de lazer e para a prática esportiva
Marcelo Alvarenga/CMMC

Reurbanização que está sendo realizada no bairro irá beneficiar mais de mil famílias mogianas. Investimento é de R$ 7,9 milhões
A Comissão Permanente de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara vistoriou ontem as obras de reurbanização na Vila Nova União. Mais de 75% dos trabalhos no local já foram realizados, incluindo pavimentação de ruas e vielas e implantação de redes de água e esgoto. 
"Esta é uma obra de cunho social muito importante, que certamente vai mudar a cara deste bairro e a vida destas famílias, por isso temos acompanhado de perto os trabalhos. Esta é a segunda vistoria que realizamos desde o início das obras", explicou o vereador Jolindo Rennó (PSDB), presidente da Comissão, que foi acompanhado pelo vereador Osvaldo Ferreira dos Santos (PP).


Acompanhados pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, os vereadores percorreram algumas ruas do bairro e vistoriaram os prédios do Cras e da estação elevatória de esgoto, que estão em construção. "Esta estação vai coletar todo esgoto do bairro e enviar por um emissário diretamente para a estação de tratamento de César de Souza", observou Jolindo.


Outro ponto levantado durante a vistoria foi a necessidade de implantação de áreas de lazer e para a prática esportiva no bairro: "Recebemos muitos pedidos da comunidade com relação a este aspecto e a Prefeitura já está fazendo um levantamento das áreas que poderão receber equipamentos públicos de lazer", explicou o vereador.


Segundo Nilmar, mais de 90% da pavimentação e implantação de saneamento básico já foi concluída no local. As obras na Vila Nova União estão sendo executadas pela empresa Demax, com investimento de R$ 7,9 milhões e 1.099 famílias beneficiadas.


Fonte:Mogi News

Reconhecimento Mogiano é premiado em concurso nacional sobre práticas de gestão


Projeto surgiu da necessidade de facilitar o acesso da população beneficiária de programas sociais
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Tartaroti: "Trabalho com o único objetivo de servir à população"
O mogiano Rafael Tartaroti, gestor público e técnico da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, teve um trabalho desenvolvido para o poder executivo da capital premiado no Concurso Nacional de Boas Práticas de Gestão. O projeto "Direito à informação: uma estratégia para tornar acessível à situação de benefícios dos programas de transferência de renda" ficou em primeiro lugar na categoria Metrópole entre os projetos analisados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Entre os dias 21 e 23 de março, ele receberá a premiação em Fortaleza, no Ceará. O projeto surgiu da necessidade de facilitar o acesso da população beneficiária de programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Renda Mínima, por exemplo, a informações rápidas sobre o benefício. "Antes da implementação do projeto, não havia disponível informação rápida e personalizada para cada família, gerando transtornos e ônus no recebimento dos benefícios", explicou. 
O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) não gerava relatórios completos, capazes de dar suporte aos funcionários no fornecimento de orientação para cada família. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, Tartaroti desenvolveu um projeto para o atendimento na Central 156, onde dados de cidadãos que já foram ou ainda são beneficiados destes programas ficam disponíveis em um "link de consulta". Este link é restrito a atendentes da central e aos técnicos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), e começou a operar em janeiro do ano passado. Em apenas um mês, o sistema conseguiu diminuir o número de chamadas para informações do Programa Bolsa Família em 63%. "As chamadas tiveram redução porque não há mais repetição de ligações de beneficiários que buscam orientação e não têm resposta imediata. É preciso somente uma chamada para obter a informação essencial sobre seu benefício", disse. 
O gestor público comemora o prêmio. "Para mim, é muito importante este prêmio, pois é um reconhecimento que o trabalho está no caminho certo. Tudo que venho produzindo está gerando bons frutos, não só para mim e para a Prefeitura de São Paulo, mas, principalmente, para a população paulistana, que é o que justifica e motiva o trabalho de um gestor público. Trabalho com o único objetivo de servir à população, acolhendo seus anseios e atendendo suas expectativas". 
Tartaroti é formado em Gestão Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Administração Pública pela TCM. Em janeiro, fez um curso de aperfeiçoamento em Public Administration - University of La Verne, nos Estados Unidos.

Fonte:Mogi News

Programa Ampliação do Mãe Mogiana tem objetivo de reduzir a mortalidade


A partir de agora, as gestantes da cidade serão atendidas na unidade a partir da 29ª semana de gravidez
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O prefeito Marco Bertaiolli detalhou as novidades da expansão do programa Mãe Mogiana ontem: serão 2,3 mil consultas por mês
A expansão do programa Mãe Mogiana teve início ontem com a inauguração do novo sistema que pretende realizar 2,3 mil consultas mensais. Umas das principais vantagens da ampliação é a redução dos casos de mortalidade infantil no município. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, os índices de mortes de bebês que passaram pelo programa são muitos baixos. Durante o evento, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que o Mãe Mogiana busca proporcionar às mães um tratamento mais humanizado durante a gravidez. A partir de agora, as gestantes serão atendidas a partir da 29ª semana de gestação.


O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, afirmou que o Mãe Mogiana ajudará a reduzir o número de bebês que ficam internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal. "Esperamos que os problemas que ocorrem na UTI neonatal diminuam por causa da quantidade de partos que serão feitos", explicou. Ele esclareceu que o número de crianças que precisam ir para a UTI, em sua maioria, é formado por crianças em que as mães não compareceram devidamente às consultas de pré-natal. "Existe uma coincidência de não fazer o pré-natal e acontecer algum problema durante o parto. Com esta ampliação, pretendemos melhorar até o fluxo de bebês internados na UTI neonatal", acrescentou.


O índice de falta nas consultas de pré-natal na cidade gira em torno de 10% a 12%. Para tentar incentivar a ida das mães ao médico, a Prefeitura fornece vale-transporte para a gestante e um acompanhante. Em três anos de funcionamento, o Mãe Mogiana já realizou quatro mil partos. Com a ampliação do serviço, o número de bebês que nasceram na Santa Casa, pelo programa, deve saltar de 45% para 90%. A partir de agora, o Centro Obstétrico contará com dois médicos para atender às grávidas. 
Outra novidade é a implantação da primeira consulta do bebê com o pediatra e o atendimento de gravidez de alto risco dentro da sede do programa. Além disso, as mães terão acesso a novos exames de ultrassonografia e coleta laboratorial dentro do próprio prédio. Um projeto de incentivo ao aleitamento materno também será feito no local.


Bertaiolli destacou que o Mãe Mogiana integra os diversos serviços de saúde pública que funcionam na cidade. "Estamos dobrando os atendimentos, aumentando a capacidade para atender mais gestantes. Todas as unidades de saúde de Mogi, incluindo a Santa Casa e o Ame (Ambulatório Médico de Especialidades), são interligados por meio do SIS (Sistema Integrado de Saúde) isso gera um único banco de dados e traz avanços para a saúde pública", ressaltou.




Mãe 
A dona de casa Vanessa Michele Elias, de 29 anos, foi uma das mulheres atendidas pelo Mãe Mogiana. Com o filho Gabriel Henrique, de 11 meses, no colo, ela afirma que um dos diferenciais é o atendimento especializado. "Este é o meu segundo filho. A minha primeira tem 12 anos e nasceu também na Santa Casa, mas o atendimento foi totalmente diferente do que tive agora, fiz mais exames e o acompanhamento foi mais próximo", afirmou.


Fonte:Mogi News

Educação Mogi tem mais de 15 mil crianças estudando em período integral


Ontem, o prefeito mogiano acompanhou o primeiro dia de aula em tempo integral de uma escola em Jundiapeba
Daniel Carvalho

Os estudantes de unidades de tempo integral fazem, durante todo o dia, uma série de atividades e recebem alimentação completa
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) prestigiou na manhã de ontem o primeiro dia de aula em período integral dos alunos da Escola Municipal João Antonio Batalha, na Chácara dos Baianos, em Jundiapeba.


Na unidade, recém-municipalizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, cerca de 200 alunos passarão a ficar o dia inteiro na escola e receberão cinco refeições balanceadas e nutritivas. Com a nova escola, são mais de 15 mil alunos atendidos em período integral na cidade, entre educação infantil e ensino fundamental.


A escola é a 99ª a atender em período integral. Em toda a cidade, são atendidos 15.036 alunos durante todo o dia desde os 4 meses até os 10 anos de idade. 
"Só estamos implantando o período integral nos bairros da cidade onde as mães mais precisam. Es-ta foi uma das escolas que eu fiz questão de mu-nicipalizar e, agora, ofere-cer período integral. Estamos trabalhando muito para oferecer aos nossos filhos uma educação que possa dar a eles uma oportunidade de vida que nós não tivemos", disse Bertaiolli. Até o fim de 2012, mais de 16 mil alunos deverão ser atendidos pelo programa.


Na João Antonio Batalha, o programa será implantado gradativamente. Inicialmente, os alunos terão oficinas esportivas, além da formação básica. "Vamos implantando aos poucos várias atividades para as crianças, como basquete e futebol. Depois, teremos música, informática e inglês", explicou o chefe do executivo. 
Os alunos que têm aulas de formação básica pela manhã entrarão às 7 horas e sairão às 15 horas e os do período tarde chegarão à escola às 9 horas e sairão às 17 horas. Na unidade, os alunos terão café da manhã, lanche, almoço, outro lanche e jantar.


As amigas Rafaela, Letícia e Daina, alunas do 2º ano, estavam ansiosas pelo início das aulas. "Vamos aprender muitas coisas. Vamos ter aula de esportes, vai ser legal", comemorou Daina.
Mãe de seis filhos, Audenice de Souza Lima Neres tem três deles matriculados na escola: Vitória, de 10 anos, Kaylane, 8, e Geovane, 6. "Será muito bom e, com eles se alimentando aqui, também vai ajudar no orçamento em casa", disse. 
A escola oferecerá a mesma qualidade que em toda a rede municipal de ensino, mas em tempo integral. "Entendemos que o ser humano não é só cabeça, trabalhamos a formação de nossas crianças do ponto de vista humano, seja em período parcial ou integral. Aqui, não teremos só atividades para ocupar o tempo das crianças, mas oportunidades para que elas possam se desenvolver por completo", disse Maria Geny Borges Ávila Horle, secretária municipal de Educação.


Fonte:Mogi News

Mudança Integrantes do Conselho de Turismo tomam posse


Divulgação

Posse será no Paradise, que é uma possível sede para seleções que disputarão a Copa do Mundo
O novo Conselho Municipal de Turismo tomará posse hoje, a partir da 10 horas, no Paradise Golf Resort, em Jundiapeba. O órgão existe em Mogi das Cruzes há dez anos, mas, a partir do mandato 2012-2014, terá as suas funções amplia-das - além de consultivo, como era anteriormente, passará a atuar também de forma deliberativa e fiscalizadora. No mesmo evento, será criada pela Prefeitura uma Comissão Municipal que acompanhará a possibilidade de Mogi das Cruzes sediar uma seleção na Copa do Mundo de 2014.


O coordenador municipal de Turismo, Fábio Barbosa, explicou que o novo Conselho Municipal será formado por 28 mem-bros da administração municipal - um titular e um suplente indicados pelas secretarias - e 28 de entidades representati-vas da sociedade ligadas ao setor turístico, como Bunkyo, Ciesp, Festa do Divino, Sesi e Sebrae: "As novas atribuições do conselho atendem a um pedido das entidades ligadas ao segmento. Trata-se de um grupo muito bem representado", analisou.


Barbosa salientou que, nos últimos três anos, a cidade teve um crescimento notável de seu potencial turístico e que esse avanço ocorreu a partir do reconhecimento das características do município e de apostas em eventos de curta duração. "O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) sempre afirma que Mogi não é como uma capital do Nordeste, com praias e onde se pode passear uma semana. Mas, por outro lado, temos como manter uma programação de eventos capaz de gerar renda e empregos", comentou.


Copa do Mundo
Também hoje, a Prefeitura oficializará a criação de uma Comissão Municipal que acompanhará os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com Barbosa, o Paradise possui um pré-contrato com a Fifa que o credencia a ser uma possível sede para uma das seleções que disputarão o Mundial de futebol. O coordenador de Turismo afirmou, porém, que não é possível afirmar que Mogi receberá uma seleção.


"Só a partir de 2013 será possível haver uma discussão mais detalhada a respeito do tema. Mas esta Comissão Municipal acompanhará todo este processo de perto". Hoje, um representante do Comitê Paulista da Fifa para a Copa do Mundo dará uma palestra no Paradise sobre o assunto.


Fonte:Mogi News

Dia da Mulher Mogianas terão serviços gratuitos à disposição


Fundo Social e Centro de Cidadania realizarão uma série de ações para beneficiar o público feminino
Daniel Carvalho

Primeira ação será uma palestra realizada no Teatro Vasques, na próxima quinta-feira
O Fundo Social de Solidariedade está engajado nas campanhas de valorização à mulher, realizadas em função do Dia Internacional da Mulher. Há duas ações programadas para a próxima semana, que vão trabalhar tanto a parte motivacional das mulheres quanto o estímulo aos cuidados com a saúde. 
A primeira ação acontece na próxima quinta-feira, dia 15, às 18 horas, no Teatro Vasques. Trata-se de uma palestra intitulada "A mudança começa em você". A iniciativa será dividida em cinco partes, chamadas de compromissos, que abordarão temas como o reconhecimento de valores próprios, a compreensão das diferenças, a importância da comunicação, de assumir o controle sobre diferentes situações e de seguir em frente, mesmo diante de adversidades.


Já no sábado, dia 17, o Fundo Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, colocará à disposição um trailer e profissionais da área de saúde no largo do Rosário para prestar serviços como teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, CTA itinerante (exames para DST/Aids), exames de prevenção ao câncer do colo do útero e autoexame da mama. Tudo será gratuito. 


CIC
O Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba elaborou uma programação variada e gratuita de palestras - em março, os cursos serão voltados integralmente para a mulher, com atividades educativas e também de estímulo à geração de renda. Para participar, basta os cidadãos comparecerem ao CIC, que funciona na Alameda Santo Ângelo, ao lado da administração regional do distrito.


Hoje, às 16 horas, será realizada a palestra "Violência contra a Mulher - Lei Maria da Penha", com o advogado Willi Panten Júnior, na qual será abordada a legislação e a proteção que ela assegura às mulheres contra a violência doméstica.


Já no dia 16 de março, o CIC sediará um curso de maquiagem, que será realizado em parceria com a Vult Cosméticos. O primeiro horário do curso será das 10h às 12h, com dicas e técnicas aplicadas. Haverá um segundo horário, das 13h às 15h. Já das 15h às 16, o espaço estará aberto para quem quiser se maquiar.


De acordo com a coordenadora do CIC, Silvana Zugaib, foi feita a divulgação dos cursos nas entidades e associações do distrito. Com isso, a expectativa é de que haja um bom comparecimento de público. Ela lembra que o local sempre oferece ações do tipo: "Aqui é um espaço de convivência e formação para a comunidade, então, sempre temos novidades positivas para a população".


No dia 23 de março, serão realizados cortes de cabelo, com escova, somente para mulheres, das 14h às 16h30, com apoio da escola Arte e Beleza. Já no dia 28, Silvana ministrará a palestra "Saúde da Mulher - Inimigos Íntimos", às 15 horas. O telefone para mais informações sobre os cursos do CIC é o (11) 4798-6316.


Fonte:Mogi News

Novo Museu Comissão de gestão será formada



O projeto do Museu prevê um calçadão na frente do prédio
O Museu de Arte Mogiana (MAM) será gerido por uma fundação que cuidará de todo seu projeto. Por enquanto, uma comissão municipal composta por integrantes da sociedade civil e pela Secretaria Municipal de Cultura está sendo formada. O projeto da implantação do museu traz, além de um novo espaço de cultura para a cidade, a revitalização na área central. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD), afirmou ontem, durante a expansão do Mãe Mogiana, que a Prefeitura espera as próximas conversas com a Telefônica para conseguir permissão para adequar o prédio.


O arquiteto e idealizador do projeto, Paulo Pinhal, passou a integrar ontem este grupo. Ele afirmou que a partir de agora, todos os esforços vão se concentrar na conquista do prédio. "Será formada uma comissão com representantes civis e a Secretaria de Cultura, que depois criará uma fundação para gerir o museu. Ela vai definir e ver a funcionalidade. O espaço trará uma valorização urbana, porque aquela região está degradada, além de valorizar o trabalho dos artistas do município", avaliou. 
O prédio que abrigará o MAM fica no cruzamento das ruas Professor Flaviano de Melo, Padre João e Senador Dantas. Bertaiolli explicou que há alguns meses a administração municipal conversa com a Telefônica para conseguir autorização para utilizar o prédio. "Estamos em negociação. A Telefônica já nos respondeu positivamente sobre a questão, mas fez isso com algumas exigências que ainda não sabemos quais são. Montamos um grupo de trabalho junto com o setor jurídico da Prefeitura e a Secretaria da Cultura, que trabalharão com a Telefônica para a concretização do projeto", explicou.


O objetivo de Pinhal é que o MAM promova cursos e workshops, além de ser um ponto de vendas de obras de arte do município. Tudo isso para que o museu consiga se manter sem a ajuda da administração pública. "Temos de fazer estas ações para que o museu possa se autogerir", acrescentou. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Adeus Amigos do empresário Julio Simões lembram do tino para os negócios


Empresário tinha paixão por Mogi, pelos filhos e amigos. Simplicidade foi uma de suas características
Noemia Alves E
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O sepultamento de Simões, realizado ontem à tarde, reuniu dezenas de pessoas, entre elas personalidades políticas da região e empresários de todo o País
O tino infalível para os negócios, a paixão por Mogi, pelos filhos e amigos, além da adoração por vinhos, especialmente os portugueses, estão entre as características marcantes do empresário Julio Simões. Segundo empresários e amigos, entrevistados ontem pelo Mogi News, seu Julio, como eles o chamavam, era muito mais do que o fundador do conglomerado JSL: "Ele era um homem exemplar, em todos os sentidos, desde a determinação para atingir seus objetivos e enfrentar as dificuldades, como no lidar com as pessoas. Era muito humano. Vai deixar muita saudade", comentou o diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antônio de Moraes. 
O secretário de Agricultura, Oswaldo Nagao, que conviveu com a Simões por mais de 60 anos, desde o início dos negócios, confirma o comportamento ímpar. "Ele não fazia distinção se a pessoa era funcionário ou sócio, tratava todos do mesmo jeito, sempre disposto e bem humorado. Não nos víamos com muita frequência, mas quando sentávamos para conversar, era sempre um longo papo, de horas a fio discutindo sobre economia, os negócios e vinhos. Ah, como ele gostava de vinho! E tinha de ser português", ressaltou.


O empresário Henrique Borenstein, amigo muito próximo, acredita que a humildade e determinação foram fatores preponderantes para seu sucesso. "Conhecia o Julio há mais de 50 anos, quando ainda estávamos solteiros. Ele sempre teve muito orgulho de sua origem simples e humilde. Batalhou muito para chegar aonde chegou e, em nenhum momento, deixou de manter a simplicidade, a humildade e seu espírito humanitário. Vivenciamos a juventude, os primeiros trabalhos, a construção de nossas famílias e as primeiras conquistas no meio empresarial. Julio Simões foi uma figura importante para Mogi. Sempre manteve aqui a sede da sua empresa, conservando suas raízes e contribuindo com o desenvolvimento e a projeção da cidade. É para nós, sem dúvida, um grande exemplo de amizade, empreendedorismo e humildade", declarou. 
O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (PSD) destacou o empreendedorismo do patriarca da família Simões. "Era um homem incansável, um exemplo de empresário, além de grande amigo". 
Para o presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), Julio Simões foi exemplo de mogianidade. "Ele levou e destacou o nome de Mogi das Cruzes por todo o país, com o avanço de seus negócios e abertura de novas filiais e jamais pensou em mudar da cidade".


O deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) apresentou na Assembleia Legislativa um requerimento de pesar: "Sua história de vida tem de ser lembrada e servir de exemplo para quem quer vencer na vida", disse.


"Não há dúvidas de que a empresa construída pelo empresário Julio Simões foi fundamental para o desenvolvimento de Mogi e cidades vizinhas e para tornar a região conhecida em todo o Brasil", destaca Werner Ludwig Stripecke, diretor do Ciesp no Alto Tietê.


Para o diretor-presidente do Grupo Samed, Mannie Liu, o falecimento do empresário "deixa uma lacuna oceânica em todos aqueles que nele se inspiraram como sinônimo de empreendedorismo e desenvolvimento que tiveram Mogi e região como origem de imensas realizações". 


Adeus
O enterro do empresário Julio Simões reuniu dezenas de pessoas, entre elas personalidades políticas da região e empresários de todo o País. O sepultamento ocorreu por volta das 15h30, no Cemitério Parque das Oliveiras. O padre Dorival Aparecido de Moraes, pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, fez uma breve oração antes do sepultamento. Entre os presentes à cerimônia estavam os deputados federais Junji Abe (PSD) e Valdemar Costa Neto (PR), o deputado estadual André do Prado (PR), o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), e o de Itaquá, Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia.


Junji Abe destacou que o empresário era "um grande amigo de Mogi". "O Brasil perde um grande cidadão que acima de tudo tinha uma imensa responsabilidade social", frisou. 
O prefeito Bertaiolli avaliou que o grande legado deixado por Júlio Simões "é o exemplo de vida e trabalho". "Foi um dos maiores empresários do País e uma pessoa que ajudou a construir Mogi. Uma grande perda", resumiu. "Pelos depoimentos dos antigos funcionários foi possível perceber o exemplo de ser humano e de cidadão digno que o senhor Julio Simões era", frisou André do Prado.


Fonte:Mogi News



Adeus Cidade perde Julio Simões, um dos maiores empresários de transporte


Ele deixa império de 129 filiais com 18 mil colaboradores no Brasil e em quatro países da América Latina
Noemia Alves E
Katia Guimarães
Da Reportagem Local
Divulgação

Julio Simões, que morreu aos 84 anos, fundou a JSL, uma das maiores empresas na área de logística
O empresário Julio Simões, fundador da JSL, uma das maiores empresas de logística do País, morreu na madrugada de ontem, aos 84 anos, de parada cardiorrespiratória. Ele estava internado há pouco mais de um mês no Hospital Sírio Libanês, na capital, e tinha sido submetido a uma cirurgia. 
O sepultamento foi realizado ontem à tarde no Cemitério Parque das Oliveiras, em Mogi, com a presença de centenas de pessoas, entre parentes, amigos, autoridades e empresários de várias cidades do Brasil. Deixa esposa, Márcia Baldarena, cinco filhos (Julio, Fernando, Jussara, Marita e Solange) e netos. 
Nascido em Portugal, no dia 3 de fevereiro de 1928, na Ribeira de Alcalamouque, a quilômetros de Coimbra, Júlio Simões chegou ao Brasil ainda jovem, em 1952, quando tinha 24 anos. Ele se estabeleceu em Mogi para trabalhar com um tio, atuando no transporte coletivo intermunicipal. Pouco mais tarde foi contratado como mecânico na principal empresa de ônibus da época, a Eroles. Em 1956, decidiu comprar seu próprio caminhão e "trabalhar por conta" fazendo o transporte de hortifrutigranjeiros de Mogi ao Rio de Janeiro. Entre os principais clientes na época estava a Cooperativa Agrícola de Cotia, além de uma promissora indústria da época, a Companhia Suzano Papel e Celulose, que a empresa mantém como cliente até hoje. Estava criada, portanto, a Transportadora Julio Simões, que durante 15 anos atuou exclusivamente no transporte de cargas. A partir das décadas de 1970 e 1980, o empresário Julio Simões passou a investir também na área de fretamento e turismo, além de locação de veículos leves. Aliás, foi nesta época que Julio comprou a Transcofer, uma transportadora sete vezes maior do que a empresa dele, de propriedade do ex-prefeito de Guarulhos, ex-deputado e fundador do Mogi News, Pascoal Thomeu. "Foi quando eu dei o pulo do gato", declarou ele ao Mogi News, em entrevista no ano de 2008. Com o passar dos anos, o empresário quis crescer ainda mais, passou a investir na prestação de serviços integrados de logística, e a adquirir importantes empresas do setor. Com o passar dos anos e avanço da idade, passou para os filhos o comando dos negócios. "Dei 40% da empresa para o Fernando há dez anos. Eu tenho cinco filhos. A minha parte (60%) será dividida em cinco partes, 12 para cada um, e, assim, o Fernando fica com 52% e se torna o sócio majoritário. O Fernando é o único dos cinco que trabalha na empresa e o neto, Fernandinho, também. Fernando trabalha na empresa desde os 16 anos e começou de baixo para conhecer tudo. Trabalhou muito e tem ajudado muito no crescimento dos últimos anos", declarou há cerca de três anos. 
Hoje, a empresa, que mudou de nome para JSL, especializou-se em diversos segmentos do transporte e da logística e conta com 129 filiais e 18 mil colaboradores em todo o Brasil, além de quatro países da América Latina. A frota da empresa tem, segundo a JSL, 31,4 mil ativos, entre veículos leves, caminhões, carretas, ônibus, máquinas e equipamentos.

Fonte:Mogi News