terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caminhão atropela e mata mulher




MEDIDAS A Polícia Militar isolou a área onde morreu Maria Aparecida
LAÉRCIO RIBEIRO
Somente no início da noite de ontem, o corpo de Maria Aparecida Gomes da Silva, de 56 anos, foi removido ao Posto do Instituto Médico Legal de Mogi das Cruzes. Ela foi atropelada e morta pelo caminhão Ford Cargo, CSK-6985, conduzido pelo motorista Marcelo da Silva Sanchez Domingues, de 38 anos. O acidente aconteceu no final da tarde, na Rua José Lino da Silva, na Vila Joia.


Ao cabo Donizeti e o policial Dias, da 2ª Companhia do 17º BPM/M, que atenderam a ocorrência, Marcelo da Silva disse que não teve culpa pelo acidente. "Tudo aconteceu muito rápido e de repente a mulher estava embaixo do caminhão", lamentou.


Segundo foi apurado pela Polícia, Maria Aparecida caminhava pelo local e depois de perder o equilíbrio, caiu num buraco à margem da via e foi atropelada.


Os policiais isolaram a área e aguardaram a chegada de um perito da Polícia 
Científica, que realizou os exames em meio a dezenas de curiosos. De acordo com os policiais, Maria Aparecida residia sozinha.


Colisão


O técnico Ricardo Antônio Rosa Ferreira, de 27 anos, e Jaqueline Angélica Silva, de 24 anos, ficaram feridos na tarde de domingo, na colisão que aconteceu nas esquinas das ruas Princesa Isabel de Bragança e Flaviano de Melo, no Centro.


O acidente envolveu o seu Celta, que procedia da Isabel de Bragança, e o EcoSport de Felipe Takahashi, de 29 anos, que trabalha como enfermeiro. Ele trafegava pela Flaviano de Melo e também alegou ter passado o sinal verde. A Polícia irá pedir a filmagem à Prefeitura de Mogi para verificar quem foi o culpado pela colisão.a


Fonte:O Diário de Mogi





Mogiano Cid Torquato está na Internet Society


O mogiano Cid Torquato foi eleito, no último dia 6, membro do Conselho Fiscal da Internet Society (Isoc), durante a assembleia de fundação da entidade no Brasil. Seu mandato será de dois anos. A Isoc é uma associação global, sem fins lucrativos, criada pelos pais da Internet, em 1992, com o objetivo de promover a inovação tecnológica, a qualidade dos padrões técnicos e garantir a liberdade de expressão na rede. A eleição da primeira diretoria brasileira da Isoc, que reúne os principais nomes da Internet em seus países, fez homenagens a algumas figuras emblemáticas da história da Web no Brasil, como Carlos Afonso (que trabalhou com o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho no Ibase e criou o primeiro provedor de Internet do Brasil), Demi Getschko (que negociou o primeiro "pacote" de dados com os americanos) e Hartmut Glaser (responsável pela rede da Fapesp, onde tudo começou), assim com o próprio Cid Torquato, como fundador da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que ele dirigiu até 2006. A nova atividade do mogiano é voluntária, sem remuneração, já que atualmente, ele trabalha como coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Advogado formado pela USP, Cid já foi assessor especial da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Gestão, responsável pelos principais projetos de "e-gov" (governo eletrônico) do Governo Federal, durante a administração do presidente Fernando Henrique Cardoso.


Fonte:O Diário de Mogi



Acat apela por melhoria na Saúde


Júlia Guimarães
A Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat) definiu ontem pelo envio de uma moção de apelo ao Governo do Estado solicitando melhorias na saúde pública regional. Um documento de igual teor deverá ser aprovado pelo Poder Legislativo de cada um dos municípios ainda nesta semana. Os parlamentares vão exigir que a Secretaria Estadual da Saúde providencie melhorias em quatro hospitais considerados referência para cerca de 1,2 milhão de habitantes da Região. A decisão foi tomada na manhã de ontem durante encontro realizado na Câmara de Mogi com a presença de vereadores de sete das 10 cidades locais. Apenas Suzano, Poá e Salesópolis não enviaram representantes.


O presidente da Acat, Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, afirmou que é preciso haver investimentos nos hospitais estaduais Luzia de Pinho Melo, de Mogi das Cruzes, Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, de Ferraz de Vasconcelos, e Geral Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba; além da Santa Casa de Mogi. Moções semelhantes, solicitando melhorias nas unidades, já foram enviadas no ano passado por algumas câmaras da Região, por iniciativa da Acat. Porém, como a situação não foi resolvida, os parlamentares devem voltar a se mobilizar em torno do assunto ao longo de 2012. "Eles (o Estado) acham, por ser ano de eleições, que nós não vamos trabalhar e não iremos fazer cobranças. Mas, pelo contrário, continuaremos cuidando do povo, que é quem nos elege", disse Cury, presidente da Câmara de Ferraz de Vasconcelos, durante coletiva.


Edson Cury afirmou que a Santa Casa de Mogi passa por dificuldades por ser referência na ortopedia regional. Ele destacou que o hospital possui atualmente longas filas e que precisa urgentemente de investimentos no setor. Já no Luzia de Pinho Melo, segundo ele, o problema é o número de leitos, que não atende mais à demanda da Região. De acordo com o parlamentar, a unidade só acolhe os moradores de outras cidades em casos de emergência. "O número de leitos é reduzido. Não podemos mais encaminhar um paciente de Ferraz para ser atendido no Luzia. Essa situação não pode continuar porque Mogi das Cruzes é a maior referência da saúde regional".


Cury também explicou que o Hospital Regional de Ferraz precisa urgentemente de novos médicos. O problema é antigo e o Estado havia se comprometido com a contratação de novos profissionais. Porém, o concurso público lançado para atender a unidade prevê o preenchimento de apenas 30 vagas, consideradas insuficientes. Já no Santa Marcelina, de Itaquá, o problema é o atendimento ambulatorial. Segundo Edson Cury há dificuldades de renovação de um antigo convênio mantido com o Estado. "Vamos enviar as moções e aguardar uma posição. Caso não tenhamos uma resposta, teremos de fazer um abaixo-assinado para mostrar a força do Alto Tietê e para que passem a nos olhar com outros olhos".


O presidente da Câmara de Mogi, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR), sugeriu que, após o envio das moções individuais pelas câmaras, seja elaborado um documento único que represente a Acat. O ofício deverá ser assinado por todos os 10 presidentes do Poder Legislativo da Região. "É muito importante que esse apelo seja conjunto. Precisamos agir em nome de todo o Alto Tietê para que a partir daí tenhamos mais força e sejamos mais respeitados".


Dependentes químicos


Na reunião de ontem, os vereadores destacaram que a instalação de uma clínica regional para tratamento de dependentes químicos continuará sendo uma bandeira da Acat. Eles esperam que o pleito seja atendido dentro dos investimentos da Agenda Metropolitana, que será anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no dia 30 de março.


Fonte:O Diário de Mogi

Divisas devem ter monitoramento Divisas devem ter monitoramento



ALVO Divisas como a de Mogi e Suzano devem ser monitoradas; Nepomuceno informa que já existe um protótipo do sistema para ampliar a segurança nas cidades da Região


MARA FLÔRES
A implantação de um sistema de monitoramento por câmeras nas entradas de Mogi das Cruzes e que fazem divisas com outras cidades do Alto Tietê é uma das iniciativas previstas no Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal (GGII), proposta que tem respaldo num programa do Ministério da Justiça e virá na sequência da criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) mogiano, anunciado no último sábado e previsto para ser oficializado ainda neste semestre. Ambos os departamentos tem como foco a união das Polícias Civil e Militar.


Ontem, o secretário de Segurança de Mogi das Cruzes, coronel Eli Nepomuceno, informou que já existe um protótipo do sistema de monitoramento para fiscalizar as divisas com os demais municípios do Alto Tietê e ampliar a segurança das cidades. Ele adiantou que o modelo é moderno e proporciona resultados mais eficientes no combate à violência. A expectativa é de que a proposta seja apresentada pelo futuro GGII e viabilizada com recursos do Ministério da Justiça .


"Já há uns dois anos o Ministério da Justiça tem priorizado a liberação de recursos para regiões e não para uma cidade em específico. Já temos um estudo para monitorar as divisas e a ideia é que a proposta oficial seja elaborada pelo Gabinete e apresentada ao Governo", ressaltou o secretário. "Já tivemos conversas com algumas prefeituras do Alto Tietê para tratar da criação do GGII, entre elas, Itaquaquecetuba, Guararema, Suzano, Biritiba Mirim e até Poá e Ferraz de Vasconcelos, que não fazem diretamente divisa com Mogi, mas estão ligados a nós", complementou.


O GGII é a segunda etapa do programa que, primeiro, passa pela criação do GGIM. O futuro departamento municipal deverá ocupar um espaço na sede da Prefeitura de Mogi e vai funcionar como uma espécie de conselho, onde os seus integrantes – em especial, aqueles ligados às Polícias Civil e Militar - vão se reunir periodicamente para discutir estratégias voltadas para a segurança pública.


Segundo Nepomuceno, a minuta do decreto que instituirá o departamento já está pronta e a expectativa é de que ele seja lançado oficialmente ainda neste semestre com o objetivo de alinhar as políticas de segurança da União, Estado e Município com objetivo de reduzir os índices de violência.


"A criação do Gabinete é uma recomendação do Ministério da Justiça e há um ano estamos conversando sobre a implantação dele em Mogi das Cruzes. Na verdade, é um espaço onde representantes de vários segmentos vão discutir estratégias de políticas públicas de segurança", adiantou o secretário municipal de Segurança. "A minuta do decreto está pronta e há necessidade apenas da concordância oficial das Polícias Civil e Militar, mas todos estão de pleno acordo, de forma que ainda neste semestre deveremos ter o Gabinete instituído", acrescentou o coronel.


Além das Polícias Civil e Militar e da Secretaria Municipal de Segurança, a ideia é que representantes da sociedade civil também integrem o Gabinete de Gestão, propondo medidas que auxiliem a atuação dos órgãos de segurança na Cidade e, depois, numa segunda etapa, também em nível regional, a ser tirada do papel ainda neste ano.


O secretário de Segurança comentou que a minuta do decreto que institui o Gabinete de Gestão Integrada também traz todo o regramento sobre o funcionamento do departamento, mas ele não quis adiantar como será. Os detalhes da iniciativa serão anunciados em breve pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD).


Fonte:O Diário de Mogi

Graça promete lealdade a Dilma


RIO

Numa cerimônia em que ficou evidente a forte ligação entre Dilma Rousseff e a nova presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, a executiva assumiu o cargo declarando "gratidão e fidelidade incondicional" à presidente da República. Diante de uma plateia formada por 11 ministros de Estado, oito governadores, senadores, deputados e dezenas de executivos do setor, Dilma se permitiu, inclusive, encerrar seu discurso com um gracejo: "Agora, é tudo contigo, Graciosa".


Graça não buscou, durante a solenidade, detalhar planos de gestão, o que preferiu fazer em entrevista coletiva após o evento. No breve discurso político, destacou que dará continuidade ao trabalho de seu antecessor, José Sergio Gabrielli. Sem citar o peso da União sobre as ações da estatal, prometeu manter um diálogo "de prosperidade junto ao controlador", mas tratou de afagar o capital privado ao afirmar que irá manter o foco nos resultados dos acionistas minoritários.


No momento em que agradecia o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chorou e chegou a interromper o pronunciamento para recuperar o fôlego. Fez questão de lembrar que será a primeira mulher no mundo a comandar uma empresa de petróleo do porte da Petrobrás e disse que sua vida se confunde com a da estatal.


"Somos quase da mesma idade", disse a engenheira química, de 58 anos. Afirmando que, após 30 anos de empresa, reconhece o crachá da companhia como sua própria identidade, ela lembrou sua passagem por diversas áreas da empresa e recordou o ingresso na companhia ainda jovem, "com calça jeans e camiseta vermelha". Na plateia, a filha, Flávia, citada no discurso - assim como a mãe, a neta e o marido - chorava copiosamente.


Gabrielli despediu-se do cargo com um discurso de 52 páginas, no qual destacou dez pontos de sua gestão, entre eles o marco regulatório do pré-sal e a declarada autossuficiência na produção de petróleo. Mas, fez a ressalva de que "só perdemos para nossas próprias metas", ao referir-se ao fato de a Petrobrás vir registrando, nos últimos anos, produção aquém das metas divulgadas pela empresa para cada período.


Encerrou declamando versos de músicas de Gonzaguinha, Paulinho da Viola e de Daniela Mercury, baiana como ele, como um preâmbulo de seu futuro político na Bahia.


Fonte:O Diário de Mogi

Nova ministra fez ‘curso de aborto’



POLÊMICA Ministra Eleonora afirma que foi para a Colômbia aprender a fazer aborto pelo método Amiu


SÃO PAULO
A ministra da Secretaria de Políticas Para as Mulheres, Eleonora Menicucci, revelou em depoimento a uma pesquisadora de ciências sociais que fez um "curso de aborto" na Colômbia após fundar, em 1995, a entidade Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. Na entrevista, feita em 2004, Eleonora contou ainda que se submeteu a seu segundo aborto, em 1970, por decisão tomada em conjunto com a organização clandestina na qual militava, o Partido Operário Comunista - um dos grupos de esquerda que participaram da luta armada durante a ditadura militar.


A entrevista, trazida a público ontem pelo jornalista Reinaldo Azevedo, da revista "Veja", deve alimentar as pressões de integrantes da bancada evangélica no Congresso pela demissão da ministra. Setores religiosos vinham atacando Eleonora nos últimos dias por causa de sua posição a favor da descriminalização da prática do aborto.


No depoimento, a ministra afirma que foi para a Colômbia aprender a fazer aborto pelo método Amiu (Aspiração Manual Intrauterina). Segundo ela, a entidade feminista da qual participava tinha como objetivo que as mulheres se "autocapacitassem" para "lidar com o aborto", mesmo que não tivessem conhecimentos de medicina.


A data da ida da então militante feminista para a Colômbia não fica clara. Na época em que o depoimento foi dado, a prática do aborto no país vizinho era considerada crime. Só em 2006 o Poder Judiciário decidiu legalizar abortos em casos de estupro, malformações do feto e risco para a mãe.


O curso de "autocapacitação" foi feito quando Eleonora já havia se submetido a dois abortos feitos por médicos. Presa política e torturada nos anos 70, ela revelou que o médico que a atendia após as sessões de espancamento era o mesmo com o qual havia feito um exame de pré-natal, antes de ser capturada.


O depoimento também traz relatos da vida sexual da nova ministra durante a época em que viveu na clandestinidade. Ela revela, por exemplo, que as mulheres de seu grupo guerrilheiro só podiam fazer sexo com pessoas da própria organização, por "questão de segurança".


Autora da entrevista, a professora Joana Maria Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina, disse que as declarações de Eleonora estão fora de seu contexto original.


A atual presidente do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, Ana Galati, disse que desconhece a realização de qualquer treinamento de aborto pela organização. Segundo ela, a ministra deixou o grupo em 2004.


"O Coletivo ensina mulheres a fazer autoexames (de mama e colo de útero), não a fazer aborto", afirmou Ana Galati. Ela explicou que o grupo é favorável à descriminalização da prática, mas que não encaminha a clínicas as mulheres que procuram a ONG interessadas em realizar abortos.


 Eleonora decidiu não fazer nenhum comentário a respeito da entrevista concedida por ela à professora de História Social Joana Maria Pedro.


Fonte:O Diário de Mogi

Iluminação


Divulgação

O antigo prédio do Bamerindus, na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, a avenida dos Bancos, no centro de Mogi, é o primeiro no Alto Tietê a ter a sua fachada totalmente na tecnologia LED. Até pouco tempo, este recurso era empregado em lanternas e painéis eletrônicos. Agora, semáforos, iluminação pública e até decoração externa de prédios passaram a ser dotados com o sistema LED, que dá um diferencial na fachada e um visual colorido muito melhor.


Fonte:Mogi News

Cotas


"A morte de José Candido significa uma perda muito grande para o PT porque ele foi um dos fundadores do partido. Ele deixa um legado com vasta luta pela inclusão de negros, principalmente, por meio de cotas", disse ela. 


Fonte:Mogi News

Bancada de peso


Beth se junta a uma bancada regional que já era numerosa, ao lado dos deputados Itamar Borges (PMDB), de Santa Fé, Carlão Pignatari (PSDB), de Votuporanga, além de João Paulo Rillo (PT), Orlando Bolçone (PSB) e Sebastião dos Santos (PRB), os três de Rio Preto. Há ainda Geraldo Vinholi (PSDB), de Catanduva. Haja força!
Derrota
Beth foi derrotada nas eleições municipais de Catanduva em 2008. Ela teve 5.431 votos, 8,68% do total. Foi a pior votação do PT na cidade desde a eleição de 1992.  Durante entrevista à Imprensa, a deputada disse que ficava feliz com a volta à Assembleia, mas que lamentava a perda do companheiro petista.


 Fonte:Mogi News

Divulgação

Enquanto o Alto Tietê lamentava a morte do deputado José de Souza Candido, neste fim de semana, em São José do Rio Preto, cidade a quase 500 quilômetros do Alto Tietê, a notícia de que a região ganhou mais um representante na Assembleia Legislativa foi comemorada. A petista Beth Sahão, primeira suplente do PT  e que já cumpriu dois mandatos na Casa, assumiu ontem a cadeira deixada por Cândido.


Fonte:Mogi News

Turismo


Divulgação

O trem turístico de Mogi, entre a região central e Sabaúna, deverá ser reativado dentro de no máximo dois anos. A informação é do diretor do Departamento de Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch. Além de Mogi, outros pontos no País voltarão a receber investimentos como forma de incentivar o turismo pegando carona nos grandes eventos esportivos.


Fonte:Mogi News

câmaras Acat pedirá melhorias para a saúde da região


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Reunião entre os presidentes das Câmaras do Alto Tietê foi realizada ontem em Mogi das Cruzes
Os integrantes da Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat) se reuniram ontem no prédio do Legislativo de Mogi das Cruzes para discutir questões ligadas à saúde e à segurança na região. Compareceram ao encontro os presidentes das Câmaras de Guararema, Biritiba Mirim, Arujá, Santa Isabel, Ferraz de Vasconcelos e Mogi. O grupo decidiu enviar uma moção ao governo do Estado para pedir melhorias na área da saúde e melhores condições de trabalho para funcionários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de um abaixo-assinado pedindo ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) uma lombada eletrônica para a rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (SP-88), na divisa entre Biritiba Mirim e Salesópolis.


Outra questão levantada durante o encontro foi a do Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías, que pode ser descredenciado pelo Ministério da Saúde, caso as acusações contra a unidade sejam confirmadas (leia mais na página 10). Os representantes querem que um posicionamento sobre o tratamento dos pacientes da região seja dado pelo Estado. Eles planejam discutir o assunto na próxima reunião do grupo, que deve ocorrer nos próximos 20 dias.


Para a OAB, os parlamentares querem um novo contrato com melhores bonificações e mais valorização do trabalho prestado. Já para a saúde, eles pedirão mais médicos, verbas e infraestrutura. Recursos para os hospitais da região, como o Luzia de Pinho Melo, a Santa Casa de Mogi, o Santa Marcelina e o Regional de Ferraz, também serão solicitados na moção.


"A Santa Casa de Mogi concentra as cirurgias de Ortopedia, mas a fila está muito grande. O Luiza está com poucos leitos e atendendo só urgências. E o Hospital Regional está sem médicos", argumentou o presidente da Acat, Edson Cury, que também preside a Câmara de Ferraz. Os deputados estaduais Luiz Carlos Gondim (PPS), Heroilma Soares Tavares (PTB) e Estevão Galvão (DEM) também foram ao encontro. 
Pessoas ligadas ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) também participaram.


Segurança
Segundo Cury, o reforço de 200 homens prometido pelo Comando da Polícia Militar no ano passado não foi cumprido efetivamente. "Só mandaram 74 policiais. Se não resolvermos esta questão, faremos um abaixo-assinado em todo o Alto Tietê", ressaltou.


Fonte:Mogi News

Desfiles Avenida deve receber 65 mil foliões


Assim como nos anos anteriores, a segurança dentro e no entorno da avenida dos desfiles será reforçada
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Estrutura completa já está sendo preparada para receber o público durante as noites de desfiles
Um público estimado em 65 mil está sendo esperado na Avenida Cívica, no Mogilar, para os desfiles de blocos e escolas de samba entre sexta e terça-feira. A estimativa é do secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, que ontem esteve na "passarela do samba" para acompanhar a montagem das arquibancadas perto do Ginásio Municipal "Hugo Ramos". A festa terá início às 20 horas de sexta-feira com a passagem da banda Vai Quem Quer e segue até terça-feira, dia 21, com o desfile das campeãs. O investimento para este ano foi de R$ 1,072 milhão, contra os R$ 925 mil do ano passado. A maior parte, de R$ 742 mil, foi destinada para a estrutura (desde arquibancada e sistema de iluminação e som até contratação de jurados e decoração). Às agremiações foram repassados R$ 317.865. Neste ano serão seis escolas desfilando no Grupo Especial, quatro no Grupo de Acesso e dois blocos,"É nóis na fita" e "Esquadrão Alvi Negro", que desfilarão pela primeira vez; o grupo Pau na Égua ainda não confirmou sua participação, segundo o secretário de Cultura.


"Em síntese, a estrutura do carnaval em si será a mesma dos últimos anos. As arquibancadas terão capacidade para seis mil lugares e haverá número limitado de ambulantes. O que aumentou mais foi a exigência das escolas. Elas têm de ter organização e estrutura bem melhor que nos demais anos. A única e principal diferença, em relação aos outros carnavais, é que a venda e consumo de bebida estão proibidos nas imediações da passarela do samba por conta de legislação estadual que proíbe a venda desses produtos a menores de 18 anos, o que, além de cumprirmos, haverá forte fiscalização", destacou o secretário de Cultura. 
Na sexta-feira, dia 24, a avenida vai passar pela vistoria do Corpo de Bombeiros. A venda de 6 mil ingressos será realizada no Ginásio Municipal no mesmo dia dos desfiles, a partir das 15 horas, ao valor de R$ 3 por pessoa. 
Assim como nos anos anteriores, a segurança dentro e no entorno da avenida deve ser reforçada para evitar qualquer tipo de incidente. "Ainda vamos finalizar os números, mas a estimativa inicial é de que a cada noite cerca de 120 homens, entre guardas municipais, policiais militares e seguranças particulares, fiquem distribuídos por toda a extensão da avenida. A cada 20 metros teremos policiais", explica o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, que ressaltou ainda que os locais da entrada do público serão supervisionados pelos policiais, além da utilização de uma base móvel com câmeras de monitoramento.


Fonte:Mogi News

Ação e reação



A falta de uma tampa da rede de esgoto, no cruzamento da avenida Francisco Ferreira Lopes e com a avenida Alexandrina de Paula, em Brás Cubas, causou transtorno para motoristas que passaram pelo trecho ontem e ficaram expostos ao risco de acidente. A via é o principal acesso para quem seguem sentido centro e recebe grande quantidade de veículos pesados. O medo dos condutores era que durante o desvio do obstáculo alguma colisão pudesse ocorrer. A própria colisão com o buraco sem tampa já seria suficiente para danificar algum carro. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) informou ao jornal que uma equipe seria mandada ao local para realizar o reparo necessário. À noite, o buraco tapado. A promessa do Semae foi então cumprida.

Fonte:Mogi News

Internet Voto online elege uma das finalistas


Finalistas estão com perfil no hot site do concurso Garota Verão para serem votadas até o dia 24 de fevereiro
Juliana Miranda
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Primeira eliminatória ocorreu no Centro de Artes Lilian Gumieiro, em Mogi. Do total de jovens, 17 foram para a final. Uma das concorrentes sairá da eleição pela Internet
As finalistas do concurso Garota Verão Diário do Alto Tietê 2012 já foram escolhidas e agora podem ser votadas por meio do hot site oficial do concurso de beleza (www.garotaveraodat.com.br). Cada finalista tem perfil, fotos e um vídeo no endereço eletrônico desde 11 de fevereiro para a votação, que vai até o dia 24. Aquela que tiver o maior número de votos terá vaga garantida em uma das três colocações: Garota Verão, primeira ou segunda princesa. A final está marcada para 25 de fevereiro, no Sesi, em Brás Cubas.


Devido à grande visitação, o hot site ficou fora do ar no primeiro dia de votação, por cerca de duas horas, mas voltou a funcionar logo depois. Até ontem pela manhã, o site contabilizou quase 70 mil visitas desde sábado. A primeira eliminatória ocorreu no Centro de Artes Lilian Gumieiro, em Mogi, na sexta-feira passada. Do total de participantes, 17 foram selecionadas para a final. Elas desfilaram com trajes de banho e foram avaliadas por um júri formado pelo diretor de Marketing do Grupo Mogi News, Salatiel Moraes, a gerente-administrativo do Grupo MN, Ana Patrícia Martins, a coordenadora de Marketing do Grupo MN, Jéssica Melli, e a proprietária do local, Lilian Gumieiro. Foram analisados beleza, simpatia, carisma e desenvoltura ao desfilar.


Todas as meninas que participaram da seleção, incluindo as que foram desclassificadas, ganharam um mês de aula de dança ou 50% de desconto no curso de manequim do Centro de Artes e um mês de assinatura do Mogi News ou do Diário do Alto Tietê (DAT).


O evento, organizado pelo Grupo Mogi News de Comunicação e patrocinado pela Sabesp, está em sua quarta edição e tem o objetivo de realizar o sonho de muitas meninas que desejam seguir a carreira de modelo.


Fonte:Mogi News

Trânsito Ruas serão bloqueadas em rotatória de Brás Cubas a partir de amanhã


Motorista que segue do centro para Jundiapeba deve ficar atento a alterações que ocorrerão em razão de obras
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Secretários vistoriaram trecho que terá interdições para obras de canalização do córrego dos Canudos
A partir de amanhã, a rua Gaspar Vaz, em Brás Cubas, será interditada em seu encontro com a avenida Francisco Ferreira Lopes. O bloqueio vai durar por cerca de 20 dias enquanto obras do córrego do Canudos são realizadas. O motorista que precisar usar esta via poderá seguir pela avenida Francisco Ferreira Lopes até a entrada da avenida Alexandrina de Paula. A segunda etapa das intervenções afetará a rotatória do Spani no sentido Jundiapeba. Os dois bloqueios devem durar pelo menos 60 dias.


Entre as etapas do projeto da obra do córrego dos Canudos está a instalação de aduelas em um trecho que se inicia no cruzamento da rua Gaspar Vaz com a avenida Francisco Ferreira Lopes. Neste ponto, serão colocadas estruturas de cimento vazadas que darão maior vazão para a água do córrego. Após a implantação das peças, o local será recoberto com asfalto para se tornar um desvio para a rua Gaspar Vaz. Isso será necessário para tornar viável a segunda etapa da intervenção, que compreende obras na rotatória do Spani. 
"Esse bloqueio é necessário para a ampliação da capacidade de vazão do córrego. Hoje o trecho sob a rotatória tem uma capacidade menor. Será feita a abertura do asfalto para a colocação de mais uma linha de aduela. As obras serão divididas por etapas. Esta primeira deve durar 20 dias, mais as intervenções na rotatória, além daquelas obras que hoje continuam em várias frentes de trabalho ao longo do córrego. Esta obra movimenta atualmente 160 pessoas", explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.


Depois que a primeira parte da interdição for concluída, é a vez do trecho da rotatória do Sapni ser bloqueada. Nesta altura, o motorista que seguir sentido Jundiapeba terá que entrar por um desvio construído no fim da rua Gaspar Vaz com a avenida Francisco Ferreira Lopes, seguir até a rua Ramez Rachid Sleiman e virar na avenida Alexandrina de Paula para continuar sentido Francisco Ferreira Lopes. "Outra opção é entrar na Gaspar Vaz e ir até a avenida Anchieta e seguir até o encontro da avenida Francisco Ferreira Lopes. Essa segunda fase vai durar cerca de 20 dias. A obra será feita em etapas para minimizar os problemas de trânsito", destacou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada. 
A expectativa é de que com as mudanças o trânsito fique complicado, principalmente no horário de pico na parte da tarde, durante a fase de obras. "A recomendação é que os motoristas tentem evitar esta passagem. Seria interessante a alternância de horários para que o motorista que costuma sair no horário de pico evite este período. A sinalização vertical e horizontal será reforçada, não só pela empreiteira, mas pela Prefeitura. Vamos manter ainda agentes de trânsito para orientar os condutores", acrescentou Nakaharada.




Segunda fase
A obra da primeira fase do córrego dos Canudos está com 82% de sua canalização concluída. A expectativa é que esta parte fique pronta até março. A segunda etapa ainda não tem data para começar, já que, segundo o secretário de Serviços Urbanos, a Prefeitura está aguardando da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) o licenciamento ambiental para que os trabalhos sejam iniciados.


Fonte:Mogi News

Repercussão Autoridades destacam as virtudes de José Candido


Lideranças políticas se manifestaram sobre a morte do deputado ocorrida no último domingo
Bras Santos
De Suzano
Erick Paiatto

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, permaneceu pouco mais de uma hora no velório do deputado estadual José Candido, ocorrido ontem, em Suzano
Exemplo de cristão, de homem público, de pai e de deputado. Estas foram as principais homenagens das lideranças políticas, entre elas o governador do Estado Geraldo Alckmin (PSDB), que se manifestaram ontem no velório do deputado estadual José Candido (PT) em Suzano. Vereador em três mandatos e reeleito para a Assembleia Legislativa, o pai do prefeito Marcelo Candido (PT), atraiu para o seu velório líderes políticos de expressão nacional e das mais variadas tendências políticas. 
O governador do Estado chegou para a celebração ecumênica realizada no início da tarde no ginásio poliesportivo Paulo Portela. Alckmin permaneceu um pouco mais de uma hora próximo ao caixão e ao deixar o local falou rapidamente com os jornalistas. "Vim trazer as minhas orações, meu sentimento e carinho à família do deputado, que foi um exemplo de cristão. Dedicou a vida a servir à população e criou bem os filhos e netos. Deixo minha reza, carinho e sentimento à família", disse o governador bastante emocionado. 


Exemplo
O senador Eduardo Suplicy (PT) afirmou que José Candido foi um exemplo para todos. "Sempre esteve nos movimentos em favor da educação e da igualdade racial. Era um discípulo de Martin Luther King. Sua vida foi um exemplo para Suzano, São Paulo e para o Brasil. Foi também um exemplo para os seus colegas na Assembleia. Espero ao fim da sessão de hoje (ontem), no Senado, falar em homenagem a ele", afirmou o senador.


O ex-ministro e dirigente Nacional do PC do B, Orlando Silva, lembrou a capacidade de diálogo. "Conheço Candido há 7 anos. Chamou atenção sua calma e sua disposição para dialogar. Foi um exemplo".


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Jorge Abissamra (PSB), falou da trajetória vitoriosa de Candido, que criou seis filhos e tinha cinco netos. "Candido escreveu capítulo importante da história política em nossa região. Ajudou no desenvolvimento do PT, foi vereador três vezes e deputado. Colocou seu nome na história política da região".


Fonte:Mogi News

Repercussão Líderes do PT lamentam a morte do deputado


Jamile Santana
De Suzano
Erick Paiatto

Falcão: "Bom parlamentar"
A morte do deputado estadual José de Souza Candido comoveu as executivas estadual e nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Autoridades do partido, entre elas, o presidente do diretório nacional, Rui Falcão, e o secretário geral do PT no Estado de São Paulo e ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, estiveram no velório realizado no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, no centro de Suzano.


No ginásio, além das coroas de flores em homenagem ao deputado, uma grande bandeira do PT indicava sua carreira política e amor pelo partido. Rui Falcão esteve em Suzano para se despedir de Candido. "Perdemos um grande parlamentar. Eu convivi com ele no primeiro e no segundo mandato. Ele era um deputado muito presente. É uma grande perda". 
A vereadora Quitéria David de Araújo (PT) não conseguiu conter as lágrimas. "Estou muito triste, porque ele me incentivou a seguir a carreira política, sempre foi um exemplo. Perdi um amigo. E a cidade de Suzano também perdeu um grande representante político". 


Fonte:Mogi News

Política Morte de Candido deixa uma lacuna na área social


Especialistas apontam que a luta contra o racismo e as desigualdades foram principais marcas do parlamentar
Fábio Miranda
Da Redação
Jorge Moraes

Póla: "Digno com suas lutas"
Primeiro militante da região pelo Partido dos Trabalhadores (PT), José Candido ficará marcado na história pela defesa das causas sociais e pela luta contra o racismo. Esta é a opinião de historiadores e sociólogos ouvidos pelo Mogi News. 
"É uma grande perda sob muitos aspectos. Desde muito jovem ele lutou contra a desigualdade e a discriminação racial. Na política, ele teve uma relação muito digna com essas lutas, foi um dos únicos parlamentares a não se esquecer dos movimentos sociais", aponta o sociólogo Afonso Pola. 
O historiador Mario Sérgio de Moraes concorda com Pola. Para o professor, a morte do parlamentar vai deixar uma lacuna na região. "Tenho a impressão de que a perda de uma figura como ele é de grande impacto não apenas na organização social, mas também pelo que ele representava". 
Como vereador de Suzano durante três mandatos consecutivos, de 1989 a 2000, Candido era a voz da oposição. O historiador comenta que antes da eleição que o fez ser o primeiro parlamentar petista na Câmara, o cenário político na cidade e até na região era monopolizado, e chega a compará-lo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A política no Alto Tietê era exercida por monopólios familiares. Raramente no parlamento era visto uma figura com a cara do povo, que era a grande marca dele. Ele foi o ´Lula´ do lado de cá".




Continuidade
Na avaliação dos dois analistas, o espaço que José Candido ocupava no cenário político dificilmente será preenchido. "Gostaria muito, mas acho que não. Além de tudo ele sempre se mostrou muito simples e deixou uma forma muito digna de lidar com o poder. De qualquer maneira, a gente fica um pouco órfão também. Ele deu o pontapé inicial. Tenho minhas dúvidas se vai haver uma continuidade dos movimentos sociais, contudo, espero que a figura de Candido permaneça", finaliza o Moraes.


Fonte:Mogi News





Política Beth Sahão ocupará a cadeira de Candido


  Jamile Santana
De Suzano
A psicóloga Beth Sahão, primeira suplente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deverá assumir o lugar do deputado José de Souza Candido, que morreu no último domingo. A deputada deve participar de sua primeira sessão hoje, que após o luto oficial, será dedicado ao parlamentar. O anúncio foi feito pelo presidente da Alesp, o deputado José Antonio Barros Munhoz (PSDB), que compareceu ao velório de Candido no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, no centro de Suzano. 
A psicóloga mestre em Ciências Sociais já foi deputada estadual por dois mandatos. Durante sete anos, foi secretária de Governo em Catanduva, quando o mandato de seu irmão Félix Sahão. Em seus mandatos anteriores, atuou nas áreas de defesa dos direitos da mulher e desenvolvimento regional de Rio Preto. Nas eleições de 2010, apesar de receber um número expressivo de votos, não conseguiu ocupar uma das 27 cadeiras que o partido possui na Alesp.


Fonte:Mogi News

Depoimento


Daniel Carvalho

"Fui deputado com o José Candido durante uma legislatura na Assembleia. Ele se transformou em um grande amigo. A tranquilidade e a simplicidade dele para lidar com os assuntos eram de uma grande competência. É uma perda para toda região não contar mais com um deputado tão representativo e combativo". Marco Bertaiolli (PSD), prefeito de Mogi


Fonte:Mogi News

Suzano População, lideranças, amigos e familiares se despedem do político


Deputado morreu na manhã de domingo e, após homenagens, foi sepultado na tarde de ontem, em Suzano
Felipe Abreu
De Suzano
Jorge Moraes

Adeus: Após cortejo por Suzano, corpo do parlamentar foi sepultado no Memorial do Alto Tietê
Os últimos instantes de homenagem a José Candido, de 69 anos, foram marcados pelo silêncio e pela presença maciça da população suzanense. O deputado estadual morreu na manhã de domingo, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de infecção respiratória. O sepultamento no Memorial do Alto Tietê ocorreu na tarde de ontem sob forte comoção de amigos, parentes e admiradores.


A multidão que marcou presença nos dois dias de tributo teve maior concentração momentos antes da saída do cortejo, marcado para às 15 horas. Os últimos instantes do velório, realizado no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, no centro de Suzano, foram comoventes. Emocionado, o prefeito Marcelo Candido (PT) e os demais filhos e netos do parlamentar, carregaram o caixão até à viatura do Corpo de Bombeiros para o cortejo em carro aberto. Após a saída, o cortejo, escoltado por batedores da Polícia Militar e agentes do Departamento de Trânsito, seguiu por pelas principais vias do centro. Para o horário, as ruas tinham mais pessoas do que de costume. No Memorial do Alto Tietê havia um caminho com muitas coroas de flores vindas de diversas autoridades e admiradores do trabalho que o deputado tinha em defesa da igualdade racial e dos direitos humanos. Além dessas, dois caminhões aguardavam do lado de fora o momento para descarregar outras mais. No ginásio, ainda ficou grande quantidade de flores ofertadas em forma carinho. No Memorial, além de dezenas de carros, dois ônibus traziam admiradores. Autoridades de diversos escalões acompanharam o momento.


No percurso, o povo gritava: "Viva o guerreiro, do povo brasileiro". Antes de fechar o caixão pela última vez, o prefeito de Suzano discursou. "O tempo não foi suficiente para prestar as homenagens do homem que fez tanto bem." No silêncio absoluto, ele voltou-se para a mãe: "Ele fez o que deveria ter sido feito. Ele me ensinou a honra. Muitas vezes, na vida pública, as interpretações são contrárias." Chorando muito o prefeito agradeceu as homenagens e prosseguiu. "Mãe, a senhora sabe o sofrimento que passamos esses dias no hospital. Agora, a senhora vai levar a vida com a gente." Sob aplausos, o caixão foi colocado no jazigo e lacrado por um tampo de cimento.


Fonte:Mogi News