terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Duplicação:Obras na Mogi-Guararema terão início neste mês, garante Estado Serviço orçado em R$ 48 milhões prevê construção de ao menos seis rotatórias ao longo de 36 quilômetros

Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Estrada está atualmente com vários problemas: buracos, ondulações e desnível no acostamento, que aumentam o risco de acidentes com veículos
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) garantiu que ainda neste mês serão iniciadas as obras de melhorias e duplicação da rodovia Henrique Eroles, conhecida como rodovia Mogi-Guararema (SP-66). Por meio de nota, o órgão, vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, informou que o processo licitatório para contratação da empresa que irá realizar os trabalhos, orçados em R$ 48 milhões, está na reta final com análise da documentação das empresas classificadas no certame: MWE Pavimentação, Compec Galasso e Firpavi. A divulgação da empresa vencedora da licitação será feita, segundo o DER, nos próximos dias, por meio de publicação oficial.


O cronograma de serviços prevê a construção de até pelo menos seis rotatórias ao longo dos 36 quilômetros de extensão da via que liga as cidades de Mogi, Guararema e Jacareí. Também serão realizados outros serviços, como recapeamento da pista, pavimentação de acostamentos, implantação de faixas adicionais em alguns trechos, além de outras melhorias. O trecho municipal da SP-66, denominado como avenida Francisco Rodrigues Filho, também será receberá serviços de ampliação. A expectativa é de que os trabalhos tenham início no quilômetro 4,5, que começa no trevo que dá acesso a César de Souza e corta o Botujuru. O projeto também prevê a correção de curvas nos quilômetros 73,3 e 75,9.


Ontem o Mogi News percorreu alguns trechos da estrada e comprovou problemas de rachaduras e ondulações, causadas por recorrentes serviços de tapa buraco, no trecho que liga o distrito de César de Souza ao bairro, além de desnivelamento entre as pistas e acostamento. É o que acontece na altura do trecho localizado próximo ao Restaurante Caipirado, entre os bairros Vila Suíssa e Botujuru. Lá, apesar de a avenida Francisco Rodrigues Filho ser uma reta, o motorista que precisar fazer alguma parada emergencial, especialmente no sentido bairro-centro, terá de ter cuidado porque o acostamento tem uma diferença de quase dez centímetros da pista.


Na mesma região, porém, no sentido contrário, o risco é por conta do vazamento de esgoto, que escorre em abundância e oferece o risco de aquaplanagem. O problema também dificulta a identificação prévia (por parte do motorista) de existe buraco naquele trecho. 
Apesar de a velocidade máxima permitida ser 60 km/h naquele trecho, a reportagem constatou que muitos veículos passam acima de 80 km/h. Um pouco mais adiante, na altura da entrada para o bairro - acesso para avenida Felipe Sawaya e na região do centro comercial do Botujuru -, o maior problema é a imprudência dos motoristas. Muitos veículos que precisam acessar a via, principalmente para ir a Mogi, têm de atravessar a pista na contramão, o que geralmente é feito com aproximação de outros veículos. Em cerca de meia-hora, a reportagem flagrou ontem pelo menos cinco situações de risco de colisões ou atropelamentos. 
Morador há 30 anos do Botujuru, Ovideo Rodrigues Moreira já perdeu as contas dos acidentes que presenciou à beira da estrada. "O radar (instalado próximo ao centro comercial do bairro) já ajudou a diminuir os acidentes, por abuso de velocidade, mas as ultrapassagens perigosas ainda continuam. E se tiver a duplicação mesmo, com certeza ficará melhor", disse. 
Para os moradores das margens da via, o idoso pede melhorias para acostamento. "Apesar de aberto e largo, há muitas pedras que acabam por desequilibrar o ciclista ou furar pneu. Pode até ser de terra batida, mas precisa ser um pouco melhor", sugere. De acordo com a Prefeitura, trafegam cerca de 900 carros por hora, em média, no trecho urbano da Mogi-Guararema.


Fonte:Mogi News

Novo layout

Jorge Moraes



As Secretarias de Agricultura e Planejamento estão definindo o novo layout para o Mercado do Produtor, o antigo prédio da Cobal, no Mogilar, onde serão realizados aos finais de semana os varejões.


Estudo
De acordo com o secretário de Agricultura, Osvaldo Nagao, que fez um balanço dos trabalhos realizados ao falar ontem com a coluna, serão feitas algumas adaptações no projeto original e os estudos devem ficar prontos nos próximos dias. 


Paisagismo
Até detalhes sobre o paisagismo estão sendo estudados, com os tipos de árvores que poderão ser plantadas no local sem interferir na pavimentação e sem causar o efeito de levantar as calçadas. 


Banheiros
A reforma no Mercado do Produtor começou no ano passado, a princípio com melhorias nos sanitários e na acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência, além do piso que já começou a ser reformado e adaptado conforme a legislação determina. Neste ano, os trabalhos deverão ser mais "visíveis" principalmente por mexer no layout. 


Mercadão
Já a reforma no Mercado Municipal está a todo vapor. O prédio, com mais de 40 anos, não tinha recebido ainda nenhuma grande reforma: "Nos últimos anos, nada foi investido no prédio e não poderemos resolver a situação de uma hora para outra", disse o secretário.


Mais higiênico
A ideia, segundo Nagao, é ter o prédio bonito, seguro e, principalmente, higiênico, já que comercializa alimentos. Os boxistas têm colaborado com a Prefeitura para transformar o local num ambiente mais agradável. Os futuros projetos envolvem a construção de uma praça de alimentação: "Conseguimos melhorar as instalações elétricas, o telhado e o sistema de ventilação".
Daniel Carvalho

Agricultura familiar
Cerca de 70% dos 500 produtores rurais de Jundiapeba já foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura. O levantamento ajudará a definir de forma mais precisa o que eles produzem e a quantidade. Futuramente, o objetivo é permitir que eles participem do programa Agricultura Familiar e forneçam alimentos para a merenda escolar do município.


Qualidade
Nagao revelou que após o cadastramento, o objetivo é enquadrar os produtores rurais num padrão mínimo de qualidade. A previsão é de que em 60 dias o cadastramento tenha terminado. O passo seguinte será iniciar os procedimentos para que eles sejam enquadrados no programa.


Casa da Agricultura
As obras de reforma e construção do novo prédio da Casa da Agricultura, na rua Brás Cubas, estão bem aceleradas, mas a torcida é para que a cobertura já seja iniciada o mais rápido possível. Assim, mesmo com o período de chuvas, as obras não sofrerão atraso. A previsão de entrega das instalações é junho de 2012. O prazo deverá ser mantido.




Vicinais
Mogi, em parceria com o governo estadual, fará tubulações de 1.640 metros nas estradas vicinais para melhorar a drenagem dessas vias. A execução dos trabalhos ficará por conta da empreiteira Kamillos. Os serviços devem ser iniciados no decorrer deste mês. Todas as vicinais de Mogi serão contempladas.


Férias no parque
O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti, está com inscrições abertas para o programa Férias no Parque. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4790-3529 ou pelo email: visitamonitorada@pmmc.com.br


Agendamento
As visitas no parque poderão ser feitas nas terças, quintas-feiras e também aos sábados. Nos próximos dois sábados, por exemplo, dias 7 e 14 deste mês, todas as vagas disponíveis já foram preenchidas. 
Jorge Moraes



Vagas
No dia 30 de janeiro, das 30 vagas disponíveis, nove delas já se encontram preenchidas e outras 21 estão em aberto. O passeio é realizado das 10 às 13 horas e inclui visita pelo parque, caminhada, piquenique, em que o participante leva o seu próprio lanche, e atividades lúdicas e atrações artísticas. 


De recesso
Os secretários municipais de Mogi estão participando de um rodízio de folgas de fim de ano. A coordenadora de Habitação, Dalciane Felizardo, retorna aos trabalhos hoje, assim como o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno. Outros secretários municipais também entraram no esquema, aproveitando o período de pouco movimento na Prefeitura. 


Mais férias
O novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, defende os dois meses de férias por ano, que ele e toda sua classe têm, em entrevista ao jornalO Estado de S. Paulo.


Sem privilégio
"Eu não considero um privilégio", afirma Sartori, que assumiu ontem o comando da mais importante e influente corte do País. A benesse está no artigo 66 da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), de 1979.


Sanidade mental
Ele acredita que as férias, duas vezes por ano, são um direito que lei prevê e que traz benefício a todos os cidadãos, e garante e conserva a sanidade "mental" do juiz.


Fonte:Mogi News

Prefeitura tem 6 pré-candidatos

SABRINA PACCA
Marco Aurélio Bertaiolli
Ainda restam pouco mais de 10 meses para as eleições deste ano, mas o cenário político de Mogi das Cruzes, para a Prefeitura Municipal, começa a ser formado, apesar de muitas especulações. Até o momento, a Cidade teria seis pré-candidatos a chefe do Executivo, além de Marco Bertaiolli (PSD), que concorrerá à reeleição: o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira, pelo PPS; o presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marcos Soares, pelo PT; o empresário Ronaldo Alabarce, pelo PTB; o médico Austelino Mattos, pelo DEM, sendo apoiado ainda pelo PP, o presidente do PCB, Mário Berti e o atual presidente da Câmara Municipal, Mauro Luís Claudino de Araújo, pelo PMDB, que confirmou sua candidatura, ontem, à reportagem de O Diário. Entretanto, será nos primeiros meses deste ano que as coligações começarão a ser feitas e o quadro de pré-candidaturas pode mudar completamente (leia mais nessa página).


Segundo o presidente do diretório regional do PSD, o deputado Junji Abe, o atual prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli, é candidato à reeleição. "O prefeito Bertaiolli (PSD) é o nosso candidato à reeleição e já está garantida a repetição da dobradinha com Cuco Pereira (PSDB), como vice. A dupla conta, inclusive, com o apoio e as bênçãos do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Muitos outros partidos já foram contatados pelo Bertaiolli. Portanto, no momento adequado, que deve ser em junho do ano que vem, quando ocorrem as convenções municipais, o leque da coligação partidária será anunciado", afirmou Abe.


O maior problema a ser sanado pelo PSD, partido recém criado, é a questão do tempo de televisão já que a legislação eleitoral sustenta que ele seja calculado conforme a bancada federal eleita pelos partidos - caso em que o PSD não se enquadra. "A assessoria jurídica do PSD Nacional já ingressou com duas solicitações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira trata do Fundo Partidário e a segunda, do tempo a que o Partido Social Democrático tem direito em veículos de radiofusão e televisão. Por enquanto, o PSD aguarda uma resposta oficial. Entretanto, extraoficialmente, um dos ministros do TSE fez uma manifestação pública afirmando que, se o Colegiado decidir pela legitimidade do Fundo Partidário ao PSD, automaticamente, subentende-se que o partido fará jus ao horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e TV. O tempo destinado à nossa legenda terá de ser proporcional ao número de deputados federais do partido. Estamos muito otimistas quanto a esse assunto", comentou o deputado.


Abe falou, ainda, sobre sua participação no processo de reeleição de Bertaiolli. "Com minha experiência, posso antecipar que só participarei da campanha dele, com presença nos programas de rádio e tevê, se a minha figura influir positivamente para reforçar a imagem do prefeito junto à população. Somos amigos leais. Por esta razão, sabemos, cada qual, das nossas responsabilidades, principalmente em relação ao povo de Mogi das Cruzes", destacou.


Já o presidente do PPS, Delmiro Gouveia, garantiu que Gondim deverá ser o candidato que representará o partido nas eleições majoritárias desse ano. Ele afirmou, inclusive, que foi essa a condição para que outros membros se filiassem ao PPS e saíssem candidatos a vereador. O deputado foi procurado para confirmar sua pré-candidatura, mas até o fechamento da matéria não atendeu as ligações. "A princípio, o Gondim é nosso pré-candidato porque teremos chapa completa. O PPS vem conversando com outros partidos de oposição ao atual prefeito e estamos dispostos a fazer coligações, mas isso é uma coisa que só definiremos no ano que vem, mesmo. O Gondim é um nome viável, forte e, inclusive, as nossas filiações partidárias se deram mediante à promessa de que ele sairia candidato", confessou Gouveia, salientando que, inicialmente, o tempo de tevê que o candidato teria, se não houvesse as coligações, seria de três minutos. Depois da proibição dos showmícios e de uma série de regras para a campanha, a propaganda eleitoral na televisão se tornou essencial para os candidatos, por isso a preocupação em se conseguir aliados que agreguem minutos ou, até, segundos aos programas.


Fonte:O Diário de Mogi

Vigilância faz vistoria na Santa Casa

Júlia Guimarães


A Vigilância Sanitária do Estado realizou ontem uma vistoria na Santa Casa de Mogi das Cruzes para averiguar o caso dos três bebês mantidos em isolamento no interior do berçário, em razão de uma infecção bacteriana adquirida na última semana. A situação chamou a atenção das autoridades sanitaristas depois que O Diário publicou, com exclusividade, reportagem sobre a situação dos recém-nascidos que adquiriram as bactérias simultaneamente dentro do ambiente hospitalar. O órgão estadual informou que deverá elaborar um relatório sobre a visita e divulgar o resultado até o final desta semana.


Três agentes do Grupo de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes chegaram à Santa Casa no início da tarde, por volta das 14 horas, e realizaram a vistoria acompanhados do médico responsável pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, Ângelo Roberto Junior. Eles permaneceram no interior do hospital por aproximadamente três horas e deixaram o local de forma silenciosa, às 17 horas. Logo depois, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde encaminhou nota à Imprensa com esclarecimentos sobre a visita.


"A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Grupo de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes tão logo tomou conhecimento da situação do berçário da Santa Casa de Mogi das Cruzes programou, para a tarde desta segunda-feira, fiscalização no local. Durante toda a tarde agentes da Vigilância Sanitária Estadual vistoriaram o local e deverão concluir relatório final ainda esta semana", dizia o texto da Pasta.


Ao deixarem o hospital, os agentes da Vigilância Sanitária foram acompanhados pelo provedor Mário Calderaro, que concedeu breve entrevista coletiva em frente à Portaria 4, na Rua Coronel Souza Franco. Ele também não forneceu detalhes sobre a visita dos agentes sanitários, mas informou que os bebês infectados reagiram bem aos antibióticos ministrados e que novos exames já indicaram a ausência de infecção no sangue das crianças (leia mais nesta página). O provedor afirmou que o caso foi comunicado à Vigilância, por telefone, no último sábado, mesmo dia em que O Diário publicou reportagem sobre o isolamento dos bebês.


Ao final da tarde, Calderaro divulgou uma nota de esclarecimento informando que "a Santa Casa não tem registro de nenhuma ocorrência de óbito relacionada aos casos de infecção". Ele ressalta que "a detecção da presença de bactérias é rotineira em qualquer entidade hospitalar e está sempre presente, principalmente em unidades de alto risco como é o nosso caso". O texto esclarece ainda que a Santa Casa adota como protocolo a realização de exames de hemocultura rotineiros e diários que são feitos para controle prévio de possíveis casos de infecção, inclusive com acompanhamento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).


A nota ainda afirma que "a Santa Casa adota, de acordo com a legislação vigente, procedimentos e protocolos rígidos de controle à infecção hospitalar, os quais nos permitem um controle eficaz para tomada de decisão imediata a quaisquer ocorrências de agravos aos bebês internados no setor de Neonatologia". O texto informa que os bebês se encontram isolados dos demais e recebendo medicação adequada para o controle da bactéria detectada.


Fonte:O Diário de Mogi



Condomínios modificam a ‘cara’ de bairros mogianos

Dois ícones de residências unifamiliares da Vila Oliveira, o outrora bairro exclusivo da Cidade, despediram-se de 2011. Um deles já foi demolido: a antiga residência do médico Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, que ocupava um terreno de 3.600 metros quadrados na esquina das ruas Sérgio Plaza e Maestro João Baptista Julião. Cederá lugar a 11 sobrados, empreendimento da J. Bianchi Construtora. Outro é a antiga residência de Manoel Bezerra de Melo, fundador da UMC, na Avenida Francisco de Assis Monteiro de Castro. Depois de passar pela posse de Padre Melo e do deputado federal Valdemar Costa Neto, foi adquirida pelo empresário Fumio Horii (leia-se Paradise Golf). Que para a área planeja um novo condomínio. E as mudanças urbanísticas não param por aí. No Bairro do Socorro, vizinho da Vila Oliveira, a antiga fábrica de adubos que pertenceu à tradicional família Vergaças vai ser sucedida por apartamentos de alto luxo, com quatro dormitórios e quatro/cinco vagas de garagem. Para o terreno, vizinho ao Centro Esportivo do Socorro e próximo ao local para onde a Prefeitura estuda alterações no sistema viário, entre eles, a expansão da Rua Professor Álvaro Pavan, a Helbor Empreendimentos tem projetada a implantação de duas torres, com 20 andares cada, as quais com certeza vão contrastar com as pequenas e típicas residências que têm resistido ao tempo. Também perto dali, a Helbor começará em maio a construção de um complexo multiuso - duas torres comerciais e uma residencial – no limite da Avenida Narciso Yague Guimarães e a entrada principal do Mogi Shopping.


Negócios


Só as empresas mogianas que atuam no setor da construção civil deverão ser responsáveis por uma injeção de R$ 700 milhões na economia mogiana em 2012, segundo cálculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, a partir dos lançamentos imobiliários anunciados. O montante representa 70% do orçamento de Mogi das Cruzes.


A conferir


Não será surpresa para esta coluna se o engenheiro Laudicir Zamai vier a assumir o cargo de presidente da Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep), logo nos primeiros dias do Ano-Novo. Segundo apurou a coluna, a decisão já está tomada como parte das alterações que vêm acontecendo em setores internos da UMC e, tão logo a reitora Regina Coeli Bezerra de Melo retorne ao trabalho, a nomeação deverá ser oficializada. Antigo funcionário da UMC, Zamai cuida das obras relacionadas à instituição e, nos últimos tempos, vinha supervisionando a megarreforma que a reitora está realizando em sua casa, na Vila Oliveira.


Mudança


Nos bastidores das vizinhas Prefeitura e Câmara de Mogi têm-se como certo que a renovação do quadro de assessores, com vistas às eleições deste ano, incluirá uma mudança que nada tem com política: o secretário de Assuntos Jurídicos, José Antonio Ferreira Filho, estaria na mira do novo presidente da Câmara, Bibo Fernandes, para retornar ao Legislativo.


História 


A Dialética Cultural acaba de completar um ano de existência e quem ganha o presente são as pessoas que se interessam pela história de Mogi das Cruzes e arredores. Numa única publicação, os historiadores Angelo Nani e Glauco Ricciele e o antropólogo Sérgio Damy reuniram o conjunto das postagens mais relevantes do blog da Dialética Cultural, o qual pode ser conferido no formato flipbook.


Fonte:O Diário de Mogi