domingo, 4 de dezembro de 2011

PSB se desvincula do PT e já sonha com o Planalto

Em 12º Congresso, sigla debate estratégia de 2012, quando disputará em 1.500 cidades; Eduardo Campos é aclamado como ‘presidente’
João Domingos, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Aos gritos de "Brasil, pra frente, Eduardo presidente", por parte de militantes partidários, o PSB abriu nesta sexta-feira, 2, o seu 12.º Congresso do partido, em Brasília, mostrando que já inicia uma ofensiva para se desvincular do PT nas eleições presidenciais de 2014 e até ter uma candidatura própria. Ou, se repetir a aliança, ter cacife suficiente para tomar o posto de vice, hoje com o PMDB.


Veja também:
PSB dá prazo ao PT na disputa pré-eleitoral de Belo Horizonte
Impasse com aliança em MG preocupa cúpula petista
PT vai priorizar campanha em cidades com mais de 150 mil habitantes
Reconduzido à presidência do PSB, Eduardo Campos fala em aliança com oposição - Beto Barata/AE


Beto Barata/AE
Reconduzido à presidência do PSB, Eduardo Campos fala em aliança com oposição
Para tanto, o objetivo do PSB é crescer nas eleições municipais do ano que vem. Eduardo Campos disse que o partido participará do pleito em 4 mil municípios, com cabeça de chapa em cerca de 1,5 mil. Nas contas do partido, será possível eleger perto de 500 prefeitos. Hoje, o PSB tem 302. O partido faz as contas. Quando Luiz Inácio Lula da Silva venceu a eleição em 2002, o PT fez 292 prefeitos.


"Nosso partido foi o que mais cresceu em 2008, em 2010 e será também o que mais crescerá em 2012", proclamou Campos, para delírio da plateia que tomou o Auditório Petrônio Portella, no Senado. De acordo com informações de bastidores do PSB, para crescer o partido decidiu abrir o leque de alianças no ano que vem. Fará parcerias com os aliados tradicionais, como PT, PC do B e PDT, além do recém-criado PSD e do PSDB.


Embora já tenha sido procurado por integrantes da direção do partido que o consultaram sobre a possibilidade de se candidatar a presidente em 2014, Campos preferiu dizer que, por enquanto, prefere esperar o resultado das eleições do ano que vem.


Ele se sente em dívida com o ex-presidente Lula, que o nomeou ministro da Ciência e Tecnologia logo depois que a Justiça o inocentou do processo de fraude em precatórios, durante o governo do avô, Miguel Arraes, no final dos anos 90. Lula o ajudou a se eleger governador de Pernambuco em 2006.


Nos bastidores, o governador tem dito que se sente numa encruzilhada. De um lado, deve fidelidade a Lula e, por extensão, a Dilma Rousseff. Por outro, vê-se fortalecido por um partido que está crescendo e por incentivos para que se prepare para uma candidatura no futuro, talvez não em 2014, mas em 2018, vindas do próprio Lula.


"O PSB tem feito muito bem para o Brasil e bem para os locais onde governa. Há uma grande frente de esquerda no País que tem dado certo. E estamos crescendo muito. Com isso, cresce a nossa responsabilidade", afirmou o governador.

Fonte:Estado de S.Paulo

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XXVI)

Jamil Hallage conheceu Waldemar Costa Filho ainda nos tempos da Mineração Geral do Brasil, onde os dois trabalhavam em setores diferentes, porém suficientemente próximos para que nascesse entre os dois uma forte relação de amizade e confiança mútua. Por isso, quando chegou à Prefeitura de Mogi, Waldemar fez questão de levar junto com ele o amigo para cuidar do setor de obras. Eleito pela segunda vez, em 1976, já em meados do primeiro ano de mandato, o prefeito chamou Jamil à sua sala e determinou que ele preparasse todo o expediente necessário para a contratação de uma empresa que fizesse o projeto para construção da Mogi-Bertioga, segundo pesquisas, a maior aspiração dos mogianos à época. E emendou, dizendo para Jamil já ir pensando também na concorrência para a empreiteira que iria executar a obra. O assessor ouviu e ponderou, em tom de conselheiro, que construir a Mogi-Bertioga significaria descer a Serra do Mar, um lugar problemático, à época com um dos maiores índices pluviométricos do mundo. Lembrou que a Via Anchieta até aquela momento ainda tinha problemas, com obras inacabadas e abandonadas por conta da agressividade dos terrenos, com matas e pedras enormes. Por fim, arrematou dizendo que aquela era uma obra para o Governo do Estado, jamais para uma Prefeitura como a de Mogi. Waldemar franziu o cenho, olhou nos olhos do engenheiro à sua frente, elevou o tom da voz, como costumava fazer sempre que estava com raiva, e retrucou, dedo em riste: "Você está aqui para me ajudar ou para me atrapalhar? Se for para atrapalhar, o caminho é aquele" – disse Waldemar desviando o dedo indicador na direção da porta de saída de seu gabinete. "Problemas a gente resolve, um de cada vez", completou para o assessor, ainda surpreso com tal reação. Hoje, aos 86 anos e com uma invejável lucidez, Jamil Hallage, recorda aquele momento e conclui, divertido: "Fiz o que me pediu. E a estrada está aí até hoje..."


Facão à vista


Sob o comando do presidente Cuco Pereira, o PSDB reuniu seus virtuais candidatos a vereador para as próximas eleições. Foi a oportunidade para que todos se conhecessem e ouvissem do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) a confirmação da dobradinha com Cuco para o próximo pleito. A futura coligação, entretanto, já tem problemas. Dos atuais 62 pré-candidatos, somente 46 poderão ser lançados. O que significa um corte inicial de 16 nomes.


Sede própria - 1


Um antigo sonho do ex-presidente Angelo Albiero Filho pode estar prestes a ser concretizado. O Ciesp já fechou com a Prefeitura a liberação de uma área, no Alto do Ipiranga, para a construção de sua sede em Mogi.


Sede própria - 2


Em troca do terreno com cerca de 3 mil m², a entidade assinará um termo de cooperação com o Município para a implantação de espaços para treinamento de mão de obra e salas onde serão ministrados cursos para preparação de pessoal para o trabalho na indústria. Os entendimentos estão sendo feitos entre o diretor Werner Stripecke e o prefeito Marco Bertaiolli.


Tucanada


O coordenador de Assuntos Institucionais da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mogiano Cid Torquato, que esteve presente à inauguração da AACD, na sexta-feira, confirmou à coluna que está filiado ao PSDB. Mas ainda tem dúvidas sobre uma virtual candidatura a vereador em 2012, como chegou a ser comentado na Cidade.


Fonte:O Diário de Mogi

Deficientes lutam por inclusão

LUCAS MELONI


Especial para O Diário
Mogi das Cruzes realizou ontem, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 1ª edição do Cadeiraço do Dia D, na região central da Cidade. O evento reuniu famílias e grupos de apoio aos deficientes e contou com a participação de alunos de diferentes cursos da Universidade Braz Cubas que prestaram atendimentos à população. O tom foi de reivindicação em favor de ações para atender ampla e dignamente os portadores de deficiência.


A iniciativa faz parte da 2ª Virada Inclusiva, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo. Organizado pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de Mogi, o Cadeiraço teve como objetivo despertar a sociedade para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão social.


A concentração aconteceu na Praça Coronel Almeida, em frente à Catedral de Santana, por volta das 9 horas, e reuniu pessoas de diferentes idades. Alguns jovens e pessoas da terceira idade dançavam músicas animadas antes de partirem pelas ruas principais de Mogi. Em seguida, o grupo desceu a Rua Paulo Frontin e acessou a Rua Doutor Deodato Wertheimer até chegar à Praça Oswaldo Cruz.


Já no local, as pessoas puderam assistir a algumas apresentações musicais de artistas da Região enquanto esperavam o início dos atendimentos à população nas tendas montadas no espaço. Alunos dos cursos de Serviço Social, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia da UBC faziam a triagem do público que desejava medir a pressão e receber orientações.


Posicionadas próximo ao palco montado na Praça, a dona de casa Balbina Assunção, de 44 anos, e a filha, a cadeirante Juliana Assunção, de 21, acompanhavam os detalhes da programação. "É uma luta pelo direito à locomoção. Nós moramos em César de Souza e lá não temos muitos problemas, mas aqui no Centro é difícil. As calçadas são estreitas e vez ou outra a gente esbarra em poste. Deveriam construir alguma coisa para desviar com a cadeira", disse a mãe.


A jovem estava entusiasmada com a iniciativa. "Hoje nós vamos nos expressar e falar tudo o que não tivemos a oportunidade de dizer ultimamente. É um dia de protesto e atividades deste tipo são sempre muito bem-vindas", conta.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) esteve no evento e, além de falar da importância da iniciativa, também destacou o recém-inaugurado Centro de Reabilitação da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Bairro do Rodeio. "É uma forma de conscientizar as pessoas de Mogi. A unidade de Mogi da AACD deixou de ser um sonho e tornou-se uma realidade", afirma.


Perguntado a respeito dos problemas de mobilidade no Centro, Bertaiolli explicou que o projeto das ruas é antigo e não foi pensado para os dias atuais. "A Cidade tem mais de 400 anos, é do tempo das carroças. Um dos grandes problemas são os postes, colocados bem no meio das calçadas, mas é função do Poder Público promover a discussão destes temas", disse, sem anunciar, no entanto, projetos para solucionar o problema histórico.


Para Ieda Boucault, presidente do Trabalho de Apoio ao Deficiente (Tradef), a iniciativa foi positiva porque abriu espaço para a exposição de assuntos relevantes para os portadores de deficiência. "A gente não avalia só o dia de hoje, mas todo o projeto. O prefeito vem até aqui e escuta as entidades, as pessoas; é importante abrir o debate de itens importantes que influenciam a vida de muita gente", salienta.


Já a secretária de Assistência Social de Mogi, Marinês Piva, mencionou a mobilização da Cidade para o Cadeiraço. "Nós estamos mobilizando o Município para mostrar os projetos e serviços destinados a esta parte da população, além de toda a atenção que elas merecem", aponta.


Apesar da ativa participação do público em grande parte do evento, o forte calor do início da tarde de sábado fez com que alguns não esperassem o fim da programação. Famílias com crianças e – sobretudo casais idosos – foram os primeiros a ir embora.


Para conhecer mais sobre as atividades e ter acesso aos projetos de inclusão social, os telefones disponíveis são 4724-8741 e 4724-1441, da Secretaria de Assistência Social.


Fonte:O Diário de Mogi

Ayrton Senna terá faixa adicional

Júlia Guimarães
A Rodovia Ayrton Senna (SP-070) receberá uma faixa adicional de 11quilômetros no trecho de Mogi das Cruzes, na pista sentido Capital. A obra, que deverá ser iniciada no próximo ano, tem custo estimado em R$ 17,8 milhões e deverá melhorar o acesso à estrada, no entroncamento da Rodovia Mogi-Dutra (SP-88). Os serviços fazem parte de um amplo pacote de melhorias da malha viária paulista, previsto na segunda etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, e é uma obrigação contratual da concessionária Ecopistas, que administra a estrada pedagiada desde o ano de 2009. A estimativa é de que os serviços tenham duração de 36 meses e sejam concluídos em 2015.


A faixa adicional da Ayrton Senna será instalada entre os quilômetros 45 e 56, no sentido São Paulo, beneficiando quase todo o trecho mogiano da estrada, que tem 13,8 quilômetros de extensão, entre os kms 43,5 e 57,3. A obra será iniciada praticamente no entroncamento com a Mogi-Dutra, que fica localizado no km 45,3. A partir daí, a pista terá 11 km de alargamento, melhorando o trânsito para o mogiano que segue sentido Capital. Quando o projeto estiver pronto, os motoristas que deixarem a SP-88 passarão a encontrar cinco faixas de rolamento, e mais as quatro existentes atualmente. A medida também deverá beneficiar o paulistano que pega a Mogi-Bertioga no retorno das viagens ao Litoral Norte, especialmente nos feriados prolongados, quando o tráfego fica bastante saturado.


Além da faixa adicional, as obras previstas para o trecho mogiano da Ayrton Senna ainda vão incluir o alargamento de dois viadutos localizados nos quilômetros 46,2 e 51,3. O primeiro deles dá acesso à estrada vicinal Caracol, nas proximidades do loteamento Capelinha, e o segundo fica no retorno operacional da Ecopistas. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Ecopistas não há previsão de melhorias para o lado contrário da pista, no sentido São Paulo/Mogi das Cruzes. Segundo o órgão, a obra foi definida pelo próprio Estado, no contrato de concessão da rodovia, assinado em junho de 2009.


As obras serão executadas pela própria concessionária. De acordo com a assessoria de Imprensa da empresa, a previsão é de que as obras tenham início em junho de 2012 e término em junho de 2015. Apesar de questionada, a concessionária não fornece os valores das obras. Porém, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que apenas o trecho mogiano receberá cerca de R$ 17,8 milhões em investimentos.


A Ayrton Senna ainda deverá receber várias outras obras no trecho de Guarulhos, com investimentos bem mais expressivos, da ordem de R$ 220 milhões. De acordo com a Ecopistas, serão implantadas pistas marginais na rodovia, que contemplarão os dois sentidos da estrada. As novas pistas serão instaladas entre os km 11,7 e 26 na região entre São Paulo e Guarulhos, no sentido Interior, e entre os km 26 e 19, no Município de Guarulhos, no sentido Capital. Ainda haverá intervenções no Trevo dos Pimentas, localizado na altura do km 26, também em Guarulhos. A obra prevê a readequação viária do trevo e a construção de um novo viaduto.


Fonte:O Diário de Mogi

Serra recebe mudas da Juçara


união Produtores rurais são estimulados a manter o cultivo da planta
A safra da Palmeira Juçara, ameaçada de extinção, termina nos próximos dias. O Parque das Neblinas, gerido pelo Instituto Ecofuturo, viabilizou a coleta de 770 quilos do fruto da Palmeira, em parceria com diversas propriedades rurais de Taiaçupeba, em um projeto pioneiro de incentivo à preservação da espécie, típica da região de Mata Atlântica.


A reserva, que desde 2003 estimula o repovoamento da espécie por meio do Programa de Manejo da Palmeira Juçara, projeta chegar ao fim da safra com a coleta de uma tonelada do produto.


Com o beneficiamento dos frutos, a safra rendeu até o momento 400 litros da polpa da Juçara de grande potencial de uso na gastronomia e na merenda escolar. No Parque das Neblinas, ela é aproveitada no Espaço Gourmet, gerenciado em parceria com a Sabor da Capela em receitas como geléias, roscas, sucos e outros doces. 


Quando o manejo é feito da forma correta, como a empregada por produtores no Distrito de Taiaçupeba, tudo se aproveita: as sementes são utilizadas para a produção de mudas e repovoamento de áreas. As mais de 600 mil que a safra rendeu neste ano serão semeadas no Parque das Neblinas e distribuídas aos proprietários participantes do Programa, voltando diretamente para a floresta ou incrementando a produção de pequenos viveiros locais.  O Programa de Manejo da Palmeira Juçara já viabilizou, desde seu início em 2003, o plantio de mais de 4 mil sementes.


O foco do Programa é a conservação da Mata Atlântica a partir da valorização de remanescentes florestais em áreas privadas, por meio do manejo sustentável de espécies nativas. No caso da Palmeira Juçara, as matrizes da Palmeira são selecionadas nas propriedades no entorno do Parque que possuem remanescentes florestais, e na época da safra seus frutos são parcialmente coletadas. Os cachos colhidos são debulhados e este fruto vai para uma Central de Beneficiamento Piloto, recentemente inaugurada no Parque, que separa polpa e sementes. Nesse sentido, a proposta é gerar conhecimento e estimular outras iniciativas semelhantes na região.


Para incentivar ainda mais o repovoamento, o Instituto Ecofuturo realiza Oficinas de Manejo trimestrais que levam aos participantes informações técnicas sobre o manejo da espécie. Nessas ocasiões, a troca de experiências entre os proprietários fortalece e consolida o envolvimento comunitário na região, estimulando seu engajamento na conservação ambiental. 


Fonte:O Diário de Mogi

MP amplia ação contra peculato

SÃO PAULO


Contra o crime organizado e a corrupção, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, prega o uso de armas estratégicas: infiltração de agentes, colaboração de delatores e o Guardião, a supermáquina de grampos telefônicos que a Polícia Federal utiliza nas missões espetaculares contra empresários, doleiros e fraudadores do Tesouro.


Maior Ministério Público Estadual do País, contingente de 1.860 promotores e procuradores, a instituição dirigida por Grella acaba de concluir licitação para compra do equipamento que tem sido o grande aliado no cerco ao malfeito.


Custou R$ 2,1 milhões o Guardião, que ficará à disposição das unidades mais sensíveis da promotoria paulista, empenhadas no combate ao peculato. Com autorização judicial, os promotores poderão fazer uso do grampo. O contrato inclui aparelho para escuta e gravação, software e treinamento de servidores do Ministério Público.


Grella recebeu a reportagem em seu gabinete, sala espaçosa e sóbria, protegida por paredes blindadas, oito andares acima da Rua Riachuelo, no coração da metrópole. Metódico e hábil negociador, nesses quase quatro anos de mandato, ele pacificou o Ministério Público paulista, interrompendo longa era de disputas que marcaram a rotina da instituição.


O procurador-geral falou sobre projetos de lei de interesse dos promotores porque tratam do enfrentamento a desvios e à lavagem de ativos. "Existe falta de critério do legislador para impor penas adequadas", avalia. "É uma conduta assistemática, incoerente. O secretário de Direito Econômico (Vinícius Marques de Carvalho) observou que quem furta um botijão de gás está sujeito a pena de dois anos a cinco anos de prisão. No entanto, o empresário que forma cartel de gás liquefeito pode pegar detenção de um ano a três anos. Quantos milhares de cidadãos esse empresário lesa? As sanções não guardam coerência, cria-se uma colcha de retalhos. É uma questão cultural."


Abriu pela primeira vez a sala-cofre, base de dados da instituição. Em um ambiente climatizado e inexpugnável, porque imune a incêndios e bombas, estão armazenadas informações sobre 70 mil procedimentos criminais e 25 mil inquéritos civis. "É uma ferramenta valiosa. Havia preocupação em estruturar a rede interna de comunicação, a renovação do parque de computadores, apoio à atividade fim. Informações compartilhadas evitam contradições na atuação das promotorias."


Grella anunciou ato que disciplina atuação conjunta dos promotores da primeira instância com procuradores que integram a Câmara Especializada em Crimes de Prefeitos. Quer dar agilidade aos feitos sobre gestores públicos à margem da lei e anular estratégia recorrente da defesa - caso de Dr. Hélio (PDT), ex-prefeito de Campinas que tentou barrar a devassa de promotores da cidade sob alegação de que não detinham competência para investigá-lo nem à sua gestão.


Para enfrentar a estrutura do crime, recomenda infiltração de agentes nas organizações e a colaboração processual. Acredita que será possível conter o crime organizado "tirando suas riquezas". Defende projeto de extinção de domínio, que autoriza perdimento de bens, e que o MP possa ter acesso a dados cadastrais de seus alvos. "A corrupção não tem fim aqui e em nenhum lugar. O problema é a dimensão, sobretudo em um País onde a resposta é muito lenta, o que não contribui para inibir a corrupção."


Em seus dois mandatos, Grella conseguiu na Assembleia Legislativa alterar capítulos da Lei Orgânica e desconcentrou poderes da Corregedoria. Conquistas históricas que, afirma, não lhe custaram a independência. "Não houve um único arranhão na nossa independência, fundamental para a atuação do Ministério Público. Não abro mão da independência, que não é nossa, é da sociedade. Sem ela não há Ministério Público."


O procurador-geral destaca que em quase quatro anos como mandatário máximo do MP obteve provimento de 900 cargos de assistente jurídico e 305 de outras áreas. "Estamos empenhados na política de instalações físicas, como em Campinas, Piracicaba, Ibitinga, Rosana, Votuporanga e Birigui. Criamos o Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e o Grupo Especial da Educação. Implantamos a ouvidoria e dois núcleos Gaeco, em Araçatuba e em Piracicaba, e instalamos diretorias regionais que dão suporte administrativo e material às promotorias."


Segundo ele, serão criadas as Agências do Ministério Público. "Os procuradores, além de "pareceristas", podem ter outra forma de atuação com promotores. As agências terão esse modelo, para maior impacto social. Esforço conjunto com suporte técnico. Não podemos abandonar nossas funções." Mira promotorias comunitárias "Implantamos a de Limeira, antes em Guarulhos e em São Simão. Atuação do promotor fora do gabinete deve ser regra. O promotor na rua, ouvindo lideranças e entidades da sociedade civil. A ideia teve origem em experiência do procurador Augusto Rossini no Jardim Ângela."


Grella anuncia sistema para mobilização de força-tarefa nas promotorias com grande concentração de procedimentos. "É um projeto especial, para diagnosticar o acúmulo de inquéritos em comarcas menores. Essa situação provoca tramitação lenta dos autos. O projeto tem previsão na Lei Orgânica, mas nunca foi empregado. Era letra morta."


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma conquista prestígio no exterior

SÃO PAULO

Foto Oficial
Um perfil elogioso da presidente Dilma Rousseff na revista americana The New Yorker confirmou, na semana passada, o que já estava claro para o mundo político: ela está conseguindo, também fora do País, tornar-se uma figura de sucesso - como havia conseguido, antes dela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E se este sobreviveu, por força de seu carisma, a episódios como os do mensalão, dos aloprados e a infindáveis alianças clientelistas, ela se vale da imagem de racionalidade. É aplaudida por demitir ministros que, afinal, ela própria escolheu.


"A imagem que ela passa lá fora é de uma dona de casa pondo ordem nas coisas", resume o cientista político Amaury de Souza, diretor da MCM Consultores. Ao que outro estudioso, Humberto Dantas, acrescenta: "É também o que percebe o público interno: que ela está, enfrentando os problemas e demitindo os ministros acusados".


Para a maioria do eleitorado, é o que basta, lembra Dantas, sociólogo e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). "Grande parte dos cidadãos tem uma visão simplista do quadro político. O ministro é tirado, o problema está resolvido." Não vem ao caso, para esses brasileiros, questionar o modelo de governo ou o sentido das alianças formadas. E a própria imprensa "reforça a ideia de que Dilma herdou um ministério podre".


Mas são diferentes, adverte Dantas, os caminhos do sucesso de Lula e Dilma. "Ele não era afetado por críticas porque tinha enorme carisma. Ela, que não o tem, vale-se da força da racionalidade. Uma racionalidade de quem vai vendo os erros e consertando." Encaixa com a percepção externa. Para a New Yorker, a presidente "tem-se mostrado muito mais intolerante com a corrupção do que presidentes do passado". No mesmo tom, a Newsweek a brindou, na semana em que ela estreou na Assembleia Geral da ONU, com um perfil e um conselho na capa: "Não mexam com Dilma".


Não que a imprensa estrangeira não faça cobranças - mas elas , até o momento, são breves e cautelosas. O jornal The Financial Times, por exemplo, completou um elogio ao sucesso econômico do Brasil, em agosto, afirmando que a presidente "precisa declarar guerra à excessiva burocracia que alimenta a corrupção". E a Economist sugeriu, há 10 dias, que Dilma "poderia dar-se o luxo de ser mais radical" na sua faxina.


Um raro momento de atrito ocorreu em agosto, quando a mesma Economist opinou que os escândalos estavam "criando fissuras em sua precária coalizão". Dilma não esperou para dar o troco. Já no dia seguinte considerou "um ótimo sinal" as revistas estrangeiras se mostrarem preocupadas com o Brasil.


São variadas as explicações para o êxito da presidente em pairar acima dos malfeitos ministeriais, sem ser por eles arrastada. "O grande motivo para a imagem de corrupção não pegar nela é, como sempre, a economia", resume o sociólogo Rudá Ricci, diretor do Instituto Cultiva e professor da PUC de Minas Gerais.


A população é pragmática, diz ele. Não vai criticar um governo "que lhe garante os atuais níveis de emprego e ascensão social". É um fenômeno que se repete ao longo da história: "Em todos os países onde ocorreram esses períodos de ascensão e inclusão social, a população se tornou conservadora e pragmática".


Fonte:O Diário de Mogi

Partido influencia repasses em SP


exemplo Guarulhos, que pertence ao Alto Tietê, tem pouca ajuda do Estado, mas está na ponta das cidades mais atendidas pela União


SÃO PAULO


A análise dos convênios assinados por municípios paulistas nos últimos três anos revela um padrão: se o prefeito for petista, suas chances de receber recursos do governo federal são muito maiores do que se for tucano. E o inverso ocorre quando se trata do governo estadual.


O viés partidário na distribuição dos recursos fica evidente ao se tomar como universo as dez maiores cidades de São Paulo administradas pelo PT e as dez maiores geridas pelo PSDB. Em média, cada eleitor das "cidades petistas" foi contemplado com R$ 57 de convênios do governo federal desde 2009. Esse valor é 415% superior à média recebida pelos eleitores de "cidades tucanas" (R$ 11).


Os repasses de convênios estaduais para as mesmas cidades, por sua vez, apontam favorecimento para os prefeitos do PSDB, que receberam, em média, R$ 106 por eleitor - 282% a mais que seus colegas do PT.


Sempre tomando como base as mesmas 20 cidades, prefeituras do PSDB ocupam nada menos que os sete primeiros lugares do ranking de distribuição de verbas estaduais por eleitor. E municípios governados pelo PT aparecem nas três primeiras posições da lista dos maiores beneficiados por recursos federais.


As 20 cidades avaliadas pela reportagem concentram 19% dos eleitores de São Paulo e estão entre os principais palcos da batalha eleitoral que será travada em 2012. Como nas últimas corridas presidenciais, a eleição municipal tende a deixar em polos opostos PT e PSDB - o primeiro ocupa a Presidência da República desde 2003, o segundo comanda o governo paulista desde 1994.


Tanto no Palácio do Planalto como no Palácio dos Bandeirantes, o discurso oficial é o de que as gestões são "republicanas". Os dois governos negam que a coloração partidária dos prefeitos tenha peso na destinação dos recursos para os municípios. Para o cientista político Carlos Pereira, porém, a utilização de critérios partidários no rateio de recursos públicos é corriqueira e deveria ser admitida publicamente pelos governantes.




Líder


No ranking dos repasses de convênios federais por eleitor, o primeiro colocado no levantamento é São Bernardo do Campo, berço político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos últimos três anos, o prefeito Luiz Marinho (PT) recebeu R$ 106 milhões, ou R$ 189 por eleitor - mais do que o dobro do segundo colocado, Embu das Artes, governado pelo também petista Chico Brito. Com o aval de Lula, Marinho se movimenta para ser candidato do PT ao governo do Estado em 2014.


Quando o critério é o dos repasses estaduais, a mesma São Bernardo aparece em 17.º lugar na lista das 20 cidades. "No governo do presidente Lula e agora com a presidenta Dilma, todas as prefeituras que apresentaram projetos viáveis conseguiram recursos, e foi isso que aconteceu no nosso governo", afirmou o prefeito. "Infelizmente, o governo do Estado não teve essa mesma postura, mas aparentemente a coisa está mudando e o governador Geraldo Alckmin tem dedicado atenção maior às cidades. É assim que tem de ser. Os governantes não podem colocar interesses partidários e eleitorais acima dos interesses da população."


Recursos


O valor do repasse federal por eleitor para São Bernardo é 62 vezes maior que o de Sorocaba, cidade administrada há 15 anos pelo PSDB e que aparece em 19.º no ranking, à frente apenas de São José dos Campos (também do PSDB), que recebeu zero em convênios da União nos últimos três anos.


Procurado, o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, não se manifestou. O secretário de Relações Institucionais do município, Paulo Francisco Mendes, disse, porém, que a cidade foi atendida pelo governo federal em dois convênios assinados recentemente, cujos valores, somados, chegarão a R$ 19,4 milhões - 15 vezes mais do que o total recebido nos últimos três anos.


Evolução


Das cidades avaliadas, a que menos recebeu recursos de convênios estaduais foi Guarulhos, administrada pelo petista Sebastião Almeida. Foram R$ 14 por eleitor, cerca de 6% do valor médio recebido pelos eleitores de Piracicaba, cuja prefeitura é comandada pelo PSDB e líder dos repasses estaduais.


Já na lista das transferências de recursos federais, Guarulhos aparece bem colocada, na sétima posição, com R$ 33 por eleitor. "Nos últimos anos, o governo federal se aproximou muito das prefeituras, principalmente das grandes cidades de regiões metropolitanas", disse o prefeito. Segundo maior município do Estado, Guarulhos tem quase 800 mil eleitores.


Almeida demonstrou insatisfação com o tratamento recebido do governo estadual. "Está muito difícil obter recursos para saneamento, um problema sério e que não pode ser enfrentado apenas pelo município."


O prefeito, porém, evitou dirigir críticas a Geraldo Alckmin e relacionar a escassez de recursos estaduais ao fato de ser filiado ao PT. "Não acredito que o governador faça isso de forma proposital. Pode ser fruto da ação de algumas secretarias".


Almeida disse ainda que os políticos estão "evoluindo muito" na direção de gestões "republicanas", que não se orientam por interesses partidários.


Investimentos


Localizada na Grande São Paulo e governada por um petista, Carapicuíba ficou em 18.º lugar no ranking dos recursos de convênios com o governo estadual. Recebeu R$ 20 por eleitor, cerca de 1/6 do que foi destinado aos moradores de Cotia, município vizinho administrado por um tucano. "É claro que eu gostaria de receber tanto quanto Cotia, mas não vou me queixar", disse o prefeito Sergio Ribeiro (PT).


Ele destacou que a cidade recebe recursos estaduais por outras vias, como os investimentos diretos em áreas como transportes e desassoreamento de rios.


Fonte:O Diário de Mogi

Melhorias Obras de urbanização em três bairros estão 70% concluídass

A previsão é de que os serviços nos bairros sejam encerrados no primeiro trimestre de 2012
Noêmia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Apesar da disputa judicial, pacote de melhorias inclui a Vila Nova União, que está recebendo R$ 7,7 milhões em obras de infraestrutura. Bairro também terá uma creche
As obras de reurbanização do Jardim Aeroporto, parte do Jardim Lair e Vila Nova União estão 70% concluídas, segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira. A previsão é de que os serviços, que juntos atingem investimento de quase R$ 20 milhões, a maioria proveniente do Programa de Aceleração para o Crescimento (PAC), sejam concluídos no primeiro trimestre de 2012. 
Isso porque, além estruturar as ruas já existentes e realizar a abertura de outras, o pacote da obra inclui ainda a instalação de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de creches e praças. 
"Todo o serviço de infraestrutura, como instalação de rede de esgoto das casas até um coletor tronco que faz acesso às Estações de Tratamento da cidade, já foi implantado. No momento, estamos concluindo a implantação de guias e sarjetas em algumas regiões para melhorar o sistema de drenagem de águas pluvais. Em seguida, será a pavimentação das ruas, que é uma das etapas finais dessa primeira fase da obra", sintetizou Ferreira. 
O secretário reforça que as informações incluem o Jardim Nova União, alvo de uma disputa judicial entre herdeiros e supostos proprietários da área e moradores atuais. "A decisão judicial de reintegração de posse em nada tem a ver com as obras de melhorias, portanto, os trabalhos transcorreram normalmente", frisou. 
Ferreira se refere à decisão da juíza da 1ª Vara Cível do Fórum Central de Mogi das Cruzes, Alessandra Laskowski, há cerca de três meses que determinou a reintegração de posse aos herdeiros e supostos proprietários da área onde hoje está instalado o bairro e onde residem cerca de mil famílias, segundo a Prefeitura. Na oportunidade, o advogado da Associação Amigos do Jardim Nova União, Valter Vechiatto Junior, apresentou recurso à decisão, assim como a Prefeitura, já que no pacote de reurbanização existe a proposta de regularização do bairro com a lavratura de escrituras dando posse dos terrenos aos moradores. Recentemente, a juíza voltou atrás em sua decisão, porém, o processo é analisado pelo Tribunal de Justiça. 
Orçada em R$ 7,7 milhões, a reurbanização do Nova União é realizada pela Demax e prevê instalação de infraestrutura, além da construção de uma estação elevatória de esgoto, que bombeará os resíduos coletados no bairro para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de César de Souza, um Cras e uma creche. 


Aeroporto
No Jardim Aeroporto, as melhorias atingem 14 ruas, um Cras, além de limpeza do ribeirão Oropó para evitar enchentes. O serviço é realizado pela Kamillos, que, por R$ 11,8 milhões, também realiza benfeitorias no Jardim Lair. Uma rua foi aberta para interligar os dois bairros, em especial na região da encosta da rua Guarapiranga, que sempre sofria com risco de deslizamento em períodos de chuva. Segundo a Prefeitura, o projeto de reurbanização vai beneficiar 805 famílias, das quais 124 foram retiradas da encosta e beneficiadas com moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, na Vila Pomar. Além da infraestrutura, o Jardim Lair terá regularização fundiária, abastecimento de água, esgotamento sanitário, contenção e estabilização do solo e a instalação de um Cras.


Fonte:Mogi News

Programa Licita Mogi contrata R$ 3,1 milhões

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Regueiro: Mais pregões foram vencidos por empresas de Mogi
O Programa Licita Mogi, um projeto que incentiva às empresas da cidade a participar de concorrências abertas pela administração municipal com o valor limite de R$ 80 mil, foi responsável pela contratação de R$ 3,1 milhões em serviços de companhias instaladas no município. O montante corresponde ao período compreendido desde o lançamento da iniciativa, em abril deste ano, até o mês agosto.


O secretário municipal de Gestão, Marcos Roberto Regueiro, avalia o balanço de forma positiva. Segundo ele, a pasta tem priorizado a iniciativa e o resultado é o aumento no número de pregões vencidos por empresas mogianas. Até o momento, 115 micros ou pequenos empresários se inscreveram no programa. O cadastramento é feito por meio do site www.mogidascruzes.sp.gov.br/gestao/fornecedores. O sistema é bem simples: durante o cadastro os empreendedores respondem sobre a regularidade fiscal e jurídica, ramo de atividade, data de certidões, além de digitalizarem o estatuto da empresa e assinarem uma declaração atestando a veridicidade dos dados informados. Todo o processo leva em média cerca de 20 minutos.


Depois da confirmação das informações, estas empresas estão automaticamente habilitadas a participar das concorrências públicas com valores de até R$ 80 mil. A Prefeitura entra em contato com as empresas cadastradas sempre que é aberta uma licitação pública.


Regueiro revelou que a comprovação de regularidade fiscal e tributária são os grandes empecilhos. "Não existe a possibilidade de contratar uma empresa que não esteja em dia com estas duas obrigações", disse. 
A expectativa do secretário é que até o final deste mês o Governo Federal autorize a elevação do teto do faturamento anual que classifica as empresas nos perfis de micro e pequenas empresas. Atualmente, micro empresas são aquelas que apresentam faturamento anual de até R$ 240 mil, enquanto as pequenas empresas precisam apresentar faturamento de até R$ 2,4 milhões. 
Além de aguardar a definição que aumentará o teto de faturamento, a Prefeitura de Mogi aguarda há pelo menos oito meses que o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) libere o financiamento de R$ 13,9 milhões para a implantação do Programa de Modernização Tributária (PMAT) e da Gestão dos Setores Sociais Básicos. Não há previsão de liberação: "Todo o processo que cabe a Mogi foi concluído", destacou. Entre as ações previstas no programa estão: a adaptação do prédio da Prefeitura para o acesso de portadores de deficiência e a criação de uma Escola de Governo, para formação e capacitação dos servidores municipais.


Fonte:Mogi News

Melhorias Obras de urbanização em três bairros estão 70% concluídas

A previsão é de que os serviços nos bairros sejam encerrados no primeiro trimestre de 2012
Noêmia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Apesar da disputa judicial, pacote de melhorias inclui a Vila Nova União, que está recebendo R$ 7,7 milhões em obras de infraestrutura. Bairro também terá uma creche
As obras de reurbanização do Jardim Aeroporto, parte do Jardim Lair e Vila Nova União estão 70% concluídas, segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira. A previsão é de que os serviços, que juntos atingem investimento de quase R$ 20 milhões, a maioria proveniente do Programa de Aceleração para o Crescimento (PAC), sejam concluídos no primeiro trimestre de 2012. 
Isso porque, além estruturar as ruas já existentes e realizar a abertura de outras, o pacote da obra inclui ainda a instalação de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de creches e praças. 
"Todo o serviço de infraestrutura, como instalação de rede de esgoto das casas até um coletor tronco que faz acesso às Estações de Tratamento da cidade, já foi implantado. No momento, estamos concluindo a implantação de guias e sarjetas em algumas regiões para melhorar o sistema de drenagem de águas pluvais. Em seguida, será a pavimentação das ruas, que é uma das etapas finais dessa primeira fase da obra", sintetizou Ferreira. 
O secretário reforça que as informações incluem o Jardim Nova União, alvo de uma disputa judicial entre herdeiros e supostos proprietários da área e moradores atuais. "A decisão judicial de reintegração de posse em nada tem a ver com as obras de melhorias, portanto, os trabalhos transcorreram normalmente", frisou. 
Ferreira se refere à decisão da juíza da 1ª Vara Cível do Fórum Central de Mogi das Cruzes, Alessandra Laskowski, há cerca de três meses que determinou a reintegração de posse aos herdeiros e supostos proprietários da área onde hoje está instalado o bairro e onde residem cerca de mil famílias, segundo a Prefeitura. Na oportunidade, o advogado da Associação Amigos do Jardim Nova União, Valter Vechiatto Junior, apresentou recurso à decisão, assim como a Prefeitura, já que no pacote de reurbanização existe a proposta de regularização do bairro com a lavratura de escrituras dando posse dos terrenos aos moradores. Recentemente, a juíza voltou atrás em sua decisão, porém, o processo é analisado pelo Tribunal de Justiça. 
Orçada em R$ 7,7 milhões, a reurbanização do Nova União é realizada pela Demax e prevê instalação de infraestrutura, além da construção de uma estação elevatória de esgoto, que bombeará os resíduos coletados no bairro para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de César de Souza, um Cras e uma creche. 


Aeroporto
No Jardim Aeroporto, as melhorias atingem 14 ruas, um Cras, além de limpeza do ribeirão Oropó para evitar enchentes. O serviço é realizado pela Kamillos, que, por R$ 11,8 milhões, também realiza benfeitorias no Jardim Lair. Uma rua foi aberta para interligar os dois bairros, em especial na região da encosta da rua Guarapiranga, que sempre sofria com risco de deslizamento em períodos de chuva. Segundo a Prefeitura, o projeto de reurbanização vai beneficiar 805 famílias, das quais 124 foram retiradas da encosta e beneficiadas com moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, na Vila Pomar. Além da infraestrutura, o Jardim Lair terá regularização fundiária, abastecimento de água, esgotamento sanitário, contenção e estabilização do solo e a instalação de um Cras. 


Fonte:Mogi News

Canudos Avenida Marginal terá rotatória, ciclovia e academias ao ar livre

As obras devem ser iniciadas em janeiro de 2012, conforme expectativa de Prefeitura de Mogi das Cruzes
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Outra melhoria, segundo o prefeito, é a instalação de uma ciclovia em toda a extensão do córrego, que está sendo canalizado
Além da segunda fase da canalização do Córrego dos Canudos entre as avenidas Japão e Maurílio de Souza Leite, o Consórcio Nova Canudos, formado pelas empreiteiras OAS e EIT, deve começar, também em janeiro, as obras de implantação de uma rotatória entre a avenida Paulista e a futura via Marginal do Canudos. 
A idéia, segundo explicou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) durante visita às obras do córrego, é "ordenar o trânsito" naquela região da cidade. "A avenida Paulista, em Brás Cubas, tem diariamente grande fluxo de veículos e com abertura da primeira via marginal do Canudos (margem esquerda para quem segue da rotatória do Spani à avenida Japão) servirá de opção de tráfego para mais carros. Com isso, o fluxo de veículos será ainda maior e uma rotatória vai ajudar não apenas a ordenar a passagem dos carros como irá oferecer melhor segurança na travessia dos pedestres", explicou o prefeito. A instalação de semáforos, de lombadas ou até de radares para controlar a velocidade nas futuras via marginal e rotatória ainda depende de estudos da Secretaria de Transportes. 
Outra melhoria, segundo frisou o prefeito, é a instalação de uma ciclovia em toda a extensão do córrego, além de praças e Academias da Terceira Idade (ATIs). "Até agora, no primeiro trecho do córrego (entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Japão) já estão programadas três praças com equipamentos da Terceira Idade. Quero que essa futura marginal do Canudos seja opção de tráfego de veículos para desafogar o corredor Mogi-Suzano (antiga SP-66), especialmente para quem quer ir para o Litoral, além, é claro, de ser um espaço para atividades esportivas, como ciclismo e caminhadas, que podem ser complementadas com equipamentos das ATIs. É um investimento também para a saúde das pessoas", argumentou Bertaiolli.


Fonte:Mogi News

Aniversário Distrito comemora autossuficiência

Brás Cubas completa 58 anos e entra em nova fase de expansão com investimentos importantes, como o hospital
Bras Santos
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Bertaiolli participou da festa de comemoração ontem e destacou, durante o desfile na área central, a fase de desenvolvimento do distrito
Cerca de duas mil pessoas participaram ontem do desfile cívico e militar em comemoração aos 58 anos de fundação do distrito de Brás Cubas. Durante todo o evento, diversos moradores e autoridades políticas, como o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), destacaram o processo de crescimento que, em breve, deverá garantir a autossuficiência deste que é o maior distrito do município em número de habitantes. De acordo com o censo do IBGE, mais de 104 mil pessoas residem em Brás Cuba, que também é reconhecido pela geração de empregos na indústria e no comércio. 
Desfilaram pela rua Doutor Deodato Wertheimer, bombeiros, policiais militares e civis, estudantes da rede municipal, integrantes de clubes esportivos e representantes das mulheres e da terceira idade. Após ser cumprimentado por dezenas de pessoas, o prefeito destacou as grandes obras que estão em andamento local. 
A canalização do córrego dos Canudos (mais a avenida que será construída em sua margem) e o hospital Municipal de Brás Cubas eram obras esperadas pela população desde o século passado, ressaltou Bertaiolli. Além, disso a administração está executando a reurbanização dos jardins Layr e Aeroporto, bairros da periferia do distrito que ainda carecem de outros investimentos na parte de infraestrutura. 
"Com todas essas obras o distrito caminha para conquistar a autossuficiência", afirmou o prefeito. Isso quer dizer que com estes investimentos em andamento, especialmente o do hospital, a população de Brás Cubas não precisará mais se descolar até o centro da cidade para utilizar serviços públicos. A importância das grandes obras que estão em fase de execução, mais a ampliação das vagas em escolas e creches foram destacadas por várias pessoas que assistiram ao desfile realizado na principal via do distrito. 


Satisfação
O aposentado Tadeu Lourenço Ribeiro reside há mais de 30 anos no distrito de Brás Cubas e garantiu estar feliz com a atual fase de desenvolvimento da localidade: "O nosso distrito está crescendo e estou satisfeito. A construção do hospital municipal é uma grande conquista. Para o futuro, acredito que a Prefeitura terá de ampliar os investimentos em saneamento básico para os bairros mais afastados e oferecer mais escolas profissionalizantes." 
A balconista Ana Carolina Rosa Ribeiro Lese também elogiou o crescimento do maior distrito da cidade: "Moro aqui faz quatro anos e, nesse período, muita coisa mudou para melhor por aqui. A vinda do hospital municipal vai ajudar muita gente. Acho que as coisas estão indo bem, mas acredito que a segurança precisa ser reforçada", argumentou.


A secretária Bárbara Regina Bergstron de Souza disse que gosta de morar no maior distrito de Mogi das Cruzes. Segundo ela, Brás Cubas vive uma fase interessante. "O distrito está recebendo investimentos da administração municipal e novos estabelecimentos comerciais estão sendo inaugurados, o que gera mais empregos. Para os próximos anos, será importante que a Prefeitura ofereça mais cursos para qualificação profissional. A segurança também pode ser melhorada", avaliou.


Fonte:Mogi News

Alerta Pontes precisam de manutenção

A pedido do MN, especialista avaliou pontes da cidade e constatou que algumas precisam de cuidados urgentes
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

A ponte que fica próxima ao bairro Ponte Grande apresenta várias rachaduras na parte superior, o que preocupou representante do Crea
A convite do Mogi News, o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) de Mogi das Cruzes, Nelson Bettoi Batalha, vistoriou quatro pontes da cidade e a constatação foi de que três delas precisam de manutenção.


As estruturas fiscalizadas foram: o acesso à Mogi-Dutra (SP-88), na Ponte Grande, a estrutura que liga a Volta Fria ao distrito de Jundiapeba, a ligação das duas partes do Piatã e, por fim, a recém construí-da - se comparada aos outros locais - no Rodeio. 
No ranking daquelas que necessitam de maior atenção por parte da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, pasta responsável por este tipo de serviço, aparecem: Volta Fria, Ponte Grande, Piatã e Rodeio.


"De modo geral, elas estão em boas condições, mas é necessária uma manutenção preventiva para que não aconteça o mesmo que ocorreu recentemente com a ponte dos Remédios, na capital", lembrou Batalha. 
Uma das pistas da ponte dos Remédios, localizada na zona oeste de São Paulo, foi totalmente interditada no dia 23 de novembro, após o desabamento de aproximadamente 20 metros de parte da mureta de proteção. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve veículos envolvidos na queda da mureta nem vítimas. 
As causas do desabamento são analisadas pelas autoridades competentes da capital, no entanto, o engenheiro mogiano deu uma pista do que pode ter ocorrido: falta de manutenção. "Quando a pessoa não cuida da casa, ela acaba dando sinais e, se nada for feito, o resultado é o desabamento. O mesmo acontece com os equipamentos públicos", comparou. 






Maior problema
A situação mais crítica dos pontos vistoriados é a da estrutura existente na Volta Fria. A ponte foi construída de forma mista, ou seja, estrutura de ferro e superfície de madeira. A parte estrutural apresenta ferrugem. É possível identificar um grande buraco no centro da ponte, na parte inferior. 
"Se a ferrugem não for contida, a corrosão pode ficar maior e um caminhão pesado pode ser o suficiente para fazer com que ela caia", alertou. A preocupação fica por conta da quantidade de veículos pesados, o que inclui ônibus do transporte público, que passam pelo local.


Além do problema da ferrugem, algumas vigas de madeira da superfície estão danificadas, principalmente nas pontas. "Se um caminhão passar neste pedaço, pode quebrar", disse.


Outra característica que preocupou o engenheiro foi o muro de arrimo cons-truído ao lado da ponte que sustenta a pista e impede que a via ceda. Algumas rachaduras foram encontradas. "Isso indica que há movimentação de terra", informou.


A estrutura visitada que apresenta as melhores condições é a ponte do Rodeio. O único problema foi o projeto. A ponte foi feita em formato de "L". "Trata-se de um equipamento novo, feito com material de primeira, mas a execução da obra não levou em conta questões básicas, como o traçado das pistas", disse.


Fonte:Mogi News

Alerta Sistema de conservação não é periódic

Erick Paiatto

Ferreira: Inspeções visuais
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar Ferreira, afirmou que a Prefeitura de Mogi das Cruzes não conta com nenhum esquema especial para a manutenção periódica das pontes da cidade. Segundo ele, as inspeções feitas pela administração municipal "são visuais". "Quando detectamos alguma irregularidade, agimos. Na medida em que os problemas são detectados, a equipe de Serviços Urbanos ou de Obras faz uma vistoria".


E, ao contrário do constatado pelo MN e pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) de Mogi das Cruzes, Nelson Bettoi Batalha, Ferreira garantiu que Mogi "não conta com nenhuma ponte necessitando de intervenção". 
Discurso semelhante ao do secretário foi feito pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), antes da queda de parte da passarela de pedestres da ponte dos Remédios. Dias antes de ceder, a recuperação da estrutura, localizada na zona oeste de São Paulo, deixou de integrar o Plano de Metas do governo. 
A ponte era uma das 30 que o prefeito havia prometido reformar até o fim de 2012, mas a previsão de obras no local foi abandonada 14 dias antes do acidente, que, por sorte, não deixou vítimas.


Fonte:Mogi News

Acessibilidade Área central precisa ser humanizada

Cadeiraço chama a atenção para a necessidade de mudanças. Mogianos serão convidados a debater soluções
Bras Santos
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Cadeirantes e familiares participam de evento ontem e comemoram a discussão do tema na cidade
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que a cidade terá de escolher qual a melhor caminho para garantir mobilidade e segurança às pessoas que circulam pela área central. "Mogi terá de escolher entre os carros e os seres humanos. O centro da cidade não comporta 200 mil carros e 400 mil pessoas. Teremos de fazer uma ampla discussão com a sociedade sobre as possíveis soluções. Defendo a escolha pelos humanos", adiantou Bertaiolli ao término do 1º Cadeiraço do Dia D, promovido ontem pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 
Ele destacou que a criação da coordenadoria (vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura) e a realização do cadeiraço, que mobilizou mais de cem portadores de deficiências e familiares nos calçadões da cidade, marcam a posição da administração municipal em favor das pessoas. 
Bertaiolli afirmou estar disposto a incentivar em 2012 o debate sobre as melhores saídas para humanizar o centro da cidade, privilegiando a circulação de pedestres (portadores de deficiências ou não) e restringindo a movimentação dos veículos. Na prática, o prefeito sinalizou com a intenção de ampliar os calçadões ou as calçadas em vias de grande movimento, ações defendidas - há muito tempo - por comerciantes e consumidores. 






Prioridades
O 1º cadeiraço de Mogi terminou na praça Oswaldo Cruz, onde os participantes foram cumprimentados por Bertaiolli, com uma confraternização promovida pela Secretaria de Cultura. A funcionária pública Valeriana Alves, responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência em Mogi, apoiou a postura do prefeito na defesa de ações que reduzam as dificuldades de circulação de todos os mogianos na área central.


"Para os portadores de deficiência, a melhoria da acessibilidade em Mogi e em todas as cidades é uma grande prioridade. Também precisamos conscientizar mais os empresários para a ampliação das vagas de trabalho às pessoas com mobilidade reduzida. Hoje (ontem) é um dia de comemoração, afinal de contas Mogi inaugurou uma unidade da AACD, criou uma coordenadoria e temos o apoio do prefeito para a nossa causa, mas é dia também de lembrar que ainda temos muito para fazer e conquistar", ressaltou.


Fonte:Mogi News

Em "L" Curva no Piatã e no Rodeio é criticada

Formato das duas pontes foi reprovado pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura
Daniel Carvalho

Ponte que liga os dois lados do bairro Piatã é antiga e alvo de críticas na cidade, porque ela foi feita em formato de "L", o que, na avaliação de algumas pessoas, pode se tornar um fator de risco de acidentes
A ponte que liga os dois lados do bairro do Piatã precisa de manutenção nas muretas laterais. A estrutura é de concreto e em curva. Trata-se de uma construção antiga, que sobrepõe a linha férrea por onde passam apenas trens de carga. No Rodeio, outra ponte merece atenção, por causa do formato em curva.


No Piatã, uma tubulação de água ocupa parte da passagem de carros e pedestres. Assim como a ponte da Volta Fria, as pessoas precisam dividir o mesmo espaço com os veículos. E, neste caso, em uma área ainda mais reduzida. Por isso, muitos preferem atravessar a linha do trem.


Um serviço de nivelamento na ligação com a rua de asfalto também precisa ser executado. "Como o solo cede, é preciso colocar uma nova pavimentação e assim evitar o desnivelamento", destacou o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) de Mogi das Cruzes, Nelson Bettoi Batalha. 
Em toda a extensão da ponte, não há iluminação pública. No local, há circulação de carros e até de caminhões. Quando um veículo de grande porte passa, o pedestre é obrigado a aguardar ou correr, caso esteja no meio da travessia.


"Por ser em curva e estreita, ela apresenta problemas na questão da trafegabilidade, mas estruturalmente foi construída para suportar veículos pesados. A manutenção nas paredes laterais é importante para evitar futuros problemas", analisou o presidente do Crea.




Rodeio
A famosa ponte em "L" de Mogi das Cruzes apresenta boas condições estruturais. Responsável por fazer a ligação entre os bairros Mogilar e Rodeio, o material utilizado nas obras, segundo Batalha, é de primeira linha, mas o "curioso" projeto executado minimiza este fator positivo. 
Ela foi construída pela Prefeitura na gestão do então prefeito Junji Abe (PSD), hoje deputado federal. "A instalação ocorreu sem levar em conta o traçado das vias que fariam a ligação. O ideal seria desapropriar os imóveis laterais e deixar que a curva fosse feita na via e não sobre a ponte", analisou Batalha. 
"Ela foi colocada no lugar de uma ponte de madeira que já existia naquele ponto. A atual estrutura de concreto é mais alta do que a de madeira. A impressão que tenho é de que quem desenvolveu o projeto planejou construí-la do mesmo tamanho que a anterior, mas, quando chegou ao fim, viu que o valor destinado para a obra era pequeno e então resolveu fazer a espécie de ´L´, para economizar material", opinou o representante do Crea. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Perereca

Divulgação

Uma nova espécie de perereca foi encontrada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Rio Claro no Parque Municipal Leon Feffer, em Brás Cubas. 


Canto diferenciado
A espécie só havia sido vista no Espírito Santo, mas, um dia, uma das pesquisadoras ouviu um canto diferenciado, voltou no dia seguinte ao parque, fotografou e viu o anfíbio: "Para nós foi uma surpresa muito grande", afirmou a diretora de Meio Ambiente e gestora dos parques municipais Centenário e Leon Feffer, Lucila Manzatti. 


Brás Cubas
Cada espécie tem o seu canto diferenciado e a perereca foi encontrada próxima a uma árvore. As pesquisadoras de Mestrado e Doutorado começaram um trabalho de levantamento de campo no Parque das Neblinas, mas foi no parque em Brás Cubas que encontraram a espécie nova, numa área de conservação de várzea do rio Tietê.


Horário de verão
Sobre o projeto de ampliar o horário de funcionamento dos parques municipais, com o horário de verão, a medida tem sido um sucesso, segundo Lucila. Os parques estão funcionando das 6 às 19 horas e a procura tem sido boa, com público diferenciado durante todo o decorrer do dia: na semana - das pessoas que usam os parques para praticar atividades esportivas e aos finais de semana - mais a família. 


Atrações
E para incrementar mais ainda as atrações nos espaços de lazer, no próximo dia 11 haverá uma apresentação de capoeira no Centenário; dia 18, uma pescaria, como é tradicionalmente feita uma vez por mês, além de música ao vivo neste dia. Nos próximos dias, o prefeito Marco Bertaiolli deverá divulgar a programação das férias nos parques para o mês de janeiro. 


Centro fisioterápico
Está programada para amanhã a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em construir o Centro Fisioterápico, que funcionará anexo ao Hospital Municipal de Brás Cubas. A obra está orçada em R$ 3,6 milhões. 
Daniel Carvalho





Qualidade de vida
A nova unidade, que compreende um serviço especializado em reabilitação fisioterápica, dará atendimento aos idosos. No local, o paciente receberá assistência completa, proporcionando recuperação e qualidade de vida. O Centro Fisioterápico funcionará na rua Capitão Francisco de Almeida, entre as ruas Gutermann e Jaçanã. Já as obras de construção do Hospital de Brás Cubas estão a todo vapor. 


Efetivo policial
O secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, deu recentemente uma entrevista à Associação Paulista de Jornais (APJ), durante visita feita à entidade, e comentou sobre a carência de policiais militares, problema que é bem conhecido pela população e as autoridades do Alto Tietê, que reivindicam reforço.


De frente
"O governo está enfrentando esse problema de frente, com bastante determinação. Na Polícia Militar, formamos 2.232 homens em março; dia 31 de outubro, mais 2.127 policiais, e dia 15 de dezembro, vamos formar mais 1.527. A PM tem 89 mil homens e agora serão incorporados mais 6 mil". 


Critério
Segundo ele, a PM tem um critério para distribuir esse efetivo. Há uma carência muito grande na Baixada Santista, nas regiões metropolitanas de São Paulo, incluindo as cidades do Alto Tietê, e de Campinas, no Vale do Paraíba, no ABC e esse (novo) contingente foi destinado para essas regiões. Mas onde está então a parte que cabe a Mogi? Por que até agora foram poucos os que vieram...


Formatura
As outras regiões receberão homens da formatura de dezembro. A PM tem hoje um módulo mínimo de sete policiais em pequenas cidades: "Pretendemos aumentar para 11, o que é satisfatório para essas cidades. Além disso, equipamos todo o Interior com helicópteros, 10 ao todo. Estamos investindo em tecnologia, temos adquirido tablets para viaturas. Até o final do ano teremos todas as viaturas com tablets, tecnologia que ajuda muito a identificar irregularidades de veículos e pessoas procuradas, com antecedentes criminais". 
Divulgação



Turismo
Até 31 de janeiro, a Secretaria Estadual do Turismo recebe inscrições dos interessados em participar do concurso Clica SP. A iniciativa cultural gratuita pretende revelar novos talentos e a divulgar belezas naturais, paisagens, eventos, pontos turísticos e outras atrações dos 645 municípios paulistas. A mais bela imagem dará direito a um iPad 2 e a um minicruzeiro. O segundo e o terceiro colocados receberão viagens pelo Estado.


As melhores
É possível concorrer com mais de uma foto. As melhores serão publicadas em destaque nos sites www.turismoemsaopaulo.com e www.turismo.sp.gov.br. Para participar, basta ler o regulamento e se inscrever no site do Turismo. Também é possível enviar as imagens diretamente para o e-mail clicasp@gmail.com, mas é preciso se cadastrar no site, de qualquer forma. Crianças e jovens com menos de 18 anos podem se inscrever, desde que seus pais também coloquem seus dados na ficha, se responsabilizando pelas fotos.


Fonte:Mogi News