quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A POPULAÇÃO UNIDA PROVA QUE PODE EXIGIR DAS AUTORIDADES PROVIDÊNCIAS MAIS RÁPIDAS

Em 2 de novembro de 2011 01:44, gustavo ferreira ferreira escreveu:

Cetesb vai vistoriar terreno de mineradora no Jardim Márcia

Diário de Suzano ed.: 9037 - 02 de novembro de 2011

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deverá vistoriar nos próximos dias o terreno da Mineradora Caravelas, que fica no Jardim Márcia. O objetivo da visita é verificar se a empresa já realizou a triagem do material encontrado durante a última inspeção, onde o órgão ambiental observou diversos resíduos no local, sendo que a licença concedida pela companhia é exclusivamente para a disposição de terra e material inerte. 

Na ocasião, a Cetesb juntamente com a Prefeitura de Suzano notificou a mineradora que se comprometeu em fazer a triagem de todo o material depositado na área da empresa, uma vez que no decorrer da vistoria os técnicos do órgão ambiental, bem como a assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Solange Wuo detectaram garrafas pets, pneus, sofá, brinquedos, sapatos, entre outros itens. 

Além disso, a companhia também aguarda a apresentação de estudo planialtimétrica da área, solicitado no último dia 18. O prazo para exposição do levantamento espira hoje. De acordo com o gerente regional da Companhia Ambiental, Edson Santos, com base nesse documento será avaliada a possibilidade de continuidade operacional do empreendimento.

Após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a mineradora aguarda a liberação de uma licença municipal para movimentação de terra e terraplanagem. Enquanto, o documento não for expedido pela Prefeitura segue suspensa a movimentação dos caminhões com terra da obra de ampliação do Aeroporto de Guarulhos. A expectativa é que isso volte a acontecer no dia 21.


Fonte:Gustavo  Ferreira Ferreira

A reunião do Orçamento e o trânsito de César de Souza

O leitor Joel Avelino Ribeiro escreve à coluna comentando a proposta do engenheiro Jamil Hallage na reunião da Comissão de Orçamento da Assembleia: "Muito bom o seu comentário sobre a proposta do Dr. Jamil quando usou o restrito tempo na audiência pública para discutir o Orçamento do Estado, realizada nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Mogi. Impossibilitado de comparecer pessoalmente, assisti pela TV Alesp e achei que o Dr. Geraldo, Dr. Jamil e a Odete foram felizes em suas colocações. No caso do trânsito já caótico de Mogi, vejamos o que está acontecendo em César de Souza. Está quase impossível nos horários de pico acessar a Avenida Ricieri José Marcatto por quem vem pela Catarina Carrera Marcatto, dobrando à esquerda e para quem vem da Dante Jordão Stoppa para passar sobre os trilhos da linha férrea. Agora imaginem quando aquelas enormes torres que estão sendo erguidas na área da antiga Howa ficarem prontas e ocupadas. É um caso sério, que merece atenção urgente, como a construção da prometida avenida que ligará a Dante Jordão Stoppa com a Av. Francisco Rodrigues Filho, saindo lá perto de Furnas/Vaca Loca. Enquanto nessas audiências Estado afora, muitos lá foram e usaram o seu tempo só para cumprimentar a composição da mesa em tom bajulador, outros sabiamente expuseram suas ideias de maneira brilhante, inteligente e aproveitável.


Procuradoria


A Superintendência Estadual do Patrimônio da União em São Paulo oficializou a outorga ao Ministério Público do Trabalho de imóvel situado à Rua Professor Leonor de Oliveira Mello, 159, no Jardim Santista. Com 375 m² de terreno e 344 m² de área construída, o local se destina a abrigar as instalações da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região em Mogi das Cruzes.


Falta grave


O mogiano Maikon Leite, jogador do Palmeiras que está organizando uma partida beneficente em favor do Fundo Social, no dia 11 de dezembro, foi devidamente paparicado pelos vereadores que o acompanharam no encontro com o prefeito Bertaiolli. Uma ausência, entretanto, foi sentida: a do único vereador palmeirense do Legislativo, Pedro Komura. Quem sabe, decepcionado com a campanha do time.


Pesquisas


O professor de História e especialista em Ciências Políticas, Elias Martins, e o especialista em Geoprocessamento, Paulo Gomes, irão realizar palestras sobre "Análise e Interpretação de Pesquisas Eleitorais". Será neste domingo, a partir das 8h30, na Câmara de Mogi. O evento promovido pela Oscip "Guerrilheiros do Itapeti será aberto a candidatos de qualquer partido e à comunidade em geral.




 É fogo!


Funcionários e usuários do Centro de Atividades Nadir Dias de Figueiredo, em Braz Cubas, irão participar, nesta sexta-feira, às 9h30, de um simulado de combate a incêndio. Integrantes do Samu e Corpo de Bombeiros darão suporte ao evento que ocorrerá pela primeira vez naquela unidade do Sesi.


Fonte:O Diário de Mogi

Parques funcionarão até mais tarde

alteração Parque Centenário, em César de Souza, passará a receber o público das 6 às 19 horas
Os parques Leon Feffer e Centenário terão o horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira. Os espaços de lazer geralmente permanecem abertos das 6 às 18 horas, mas, por causa do Horário de Verão, passarão a receber os frequentadores até as 19 horas. A Guarda Municipal também acompanhará a extensão do expediente, permanecendo no local durante o período extra a fim de garantir a segurança dos usuários.


A gestora dos parques Leon Feffer e Centenário, Lucila Manzatti, explica que a ampliação do horário tem como objetivo atender ao grande número de pessoas que aproveita o Horário de Verão para praticar exercícios físicos. "Nós temos uma grande frequência de mogianos que caminham e andam de bicicleta nestes locais. Como o dia agora permanece claro até mais tarde, resolvemos adaptar os parques a esta demanda", frisou.


A Secretaria Municipal de Segurança determinou que a Guarda Municipal acompanhe o horário estendido dos dois parques, a fim de que os frequentadores tenham a segurança garantida para fazer seus exercícios. "Nesta uma hora a mais em que os locais permanecerão abertos, temos certeza de que haverá um bom público", finaliza Lucila.


Fonte:O Diário de Mogi

Lula diz que volta logo a evento político

SÃO PAULO

Depois de começar a primeira sessão de quimioterapia e de receber alta para voltar para casa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou ontem um vídeo, por meio de sua assessoria de imprensa, em que agradece as manifestações de solidariedade após o diagnóstico de um tumor na laringe. Ao lado da mulher, Marisa Letícia, e com a voz bastante rouca, Lula demonstrou otimismo e disse que logo voltará às articulações e aos eventos políticos. "Até a primeira assembleia, o primeiro comício, o primeiro ato público", disse, ao encerrar a gravação.


Lula começa o vídeo agradecendo "ao povo brasileiro pelo carinho e solidariedade". "O que aconteceu comigo é daquelas coisas que acontecem com todo mundo, mas a gente pensa que só acontece com os outros, nunca com a gente", afirmou. "Acho que vou vencer essa batalha. Não foi a primeira e não será a última batalha que vou enfrentar, e com a solidariedade de vocês, vai ser muito mais tranquilo, muito mais fácil."


O ex-presidente disse que seguirá todas as orientações médicas. "Vocês percebem que a minha voz não está boa ainda. Estou doido para falar uns ‘Companheiros e companheiras’ mais fortes, mas não estou podendo", afirmou. "Não existe espaço para pessimismo, não existe espaço para ficar lamentando que hoje o dia não foi bom. Se o dia não foi bom, a gente faz ele ficar melhor amanhã, com muita garra."


Lula aproveitou para dar apoio à presidente Dilma Rousseff. "Será inexorável a caminhada do País para se transformar numa grande economia. A gente vai fazer o que precisa ser feito, acreditar na nossa presidenta e ajudá-la, porque é assim que o Brasil vai para frente."


Segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, Lula reagiu bem à quimioterapia aplicada anteontem - a primeira das três sessões previstas. Os exames feitos na manhã de ontem não apontaram anormalidade em seu quadro clínico. Os oncologistas Paulo Hoff e Artur Katz disseram que, até a próxima sessão de quimioterapia, o ex-presidente deve passar por exames para monitorar seu estado de saúde. "Ele reagiu bem, passou uma noite bem", disse Hoff.


Até o fim de semana, Lula carregará na cintura uma bomba de infusão que injetará os medicamentos pelo cateter colocado abaixo do ombro direito. Os médicos disseram que o ex-presidente pode levar uma vida normal e estuda permitir a realização de atividades físicas leves em esteira, durante o tratamento. "Estamos discutindo até quantos minutos ele poderá por dia fazer esteira", afirmou Katz.


A única recomendação que a equipe médica deu ao ex-presidente é a de não ter agenda pública. Lula cancelou viagens nacionais e internacionais até janeiro de 2012. Em novembro, o ex-presidente iria para Estados Unidos, República Dominicana, Venezuela e Índia.


Fonte:O Diário de Mogi

Marta sai da corrida em São Paulo


PRESSÃO Marta ficou sem respaldo interno para dar continuidade ao projeto de disputar prévias


SÃO PAULO
Em ação conjunta com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff pediu ontem à senadora Marta Suplicy (PT-SP) que abandone sua pré-candidatura à Prefeitura da capital paulista na eleição de 2012. A ação abre caminho para chancelar o ministro Fernando Haddad (Educação) como o candidato do PT na disputa.


O encontro entre Marta e Dilma, e o respectivo pedido de desistência, foram divulgados pela própria Presidência da República em ato acertado com Marta. O pedido feito por Dilma faz parte do roteiro combinado com a senadora, que anuncia na quinta-feira em São Paulo a desistência da pré-candidatura à Prefeitura.


Acuada no PT pela operação de Lula a favor de Haddad, a ex-prefeita paulistana ficou sem respaldo interno para dar continuidade ao projeto de disputar prévias, marcadas para novembro.


O convite da Presidência a Marta para a conversa foi feito na segunda-feira. A reunião entre as duas acabou ocorrendo horas depois, no Aeroporto de Congonhas, dentro do avião presidencial. Depois do encontro, Dilma visitou Lula num hospital da capital, onde ele deu início a tratamento de saúde, e relatou a conversa ao ex-presidente. À noite, embarcou para Cannes, onde participa de reunião do G20.


"Dilma fez um apelo, afinada com o presidente Lula, para que Marta desista da candidatura", divulgou ontem, em Cannes, a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas.


Lula e Dilma já haviam conversado sobre a necessidade de buscar uma saída para Marta durante viagem para Manaus, no último dia 24. Embora tenha boa inserção na base do PT e lidere as pesquisas de intenção de voto, Marta amarga um isolamento gradual entre os parlamentares e dirigentes do partido desde que perdeu a eleição para a Prefeitura paulistana em 2008.


A situação piorou com a operação de Lula pró-Haddad, que culminou no apoio de 60% do partido à pré-candidatura do ministro. As prévias tornaram-se, então, uma operação de risco para a ex-prefeita, e o lema no PT foi buscar uma "saída honrosa". O vazamento pela Presidência do pedido de desistência feito à senadora atende tanto aos anseios do governo quanto aos da própria Marta, que preparou o caminho para a desistência.


Agora a negociação passa por acomodar a senadora em um local de prestígio. Os petistas dizem que Dilma não sinalizou com nenhum cargo, mas teria feito projeções para o futuro. Marta ambiciona o Ministério da Educação. Segundo integrantes do partido, ela pode ser indicada para a Cultura, numa eventual reforma ministerial do ano que vem, ou conseguir o apoio do governo num voo mais alto, como disputar a presidência do Senado - hoje ela ocupa a vice.


Desde que ouviu de Lula que seria melhor desistir da candidatura em agosto, Marta já dava sinais de que não se manteria no páreo.


Assim como a articulação para a desistência de Marta, o ex-presidente também montou operação para conseguir a desistência dos demais pré-candidatos, os deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini e o senador Eduardo Suplicy. No PT, avalia-se ser mais fácil a desistência de Zarattini e Tatto.


O "Estado" apurou que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), colabora com o ex-presidente na operação de convencimento de Tatto, que passa pela indicação para a liderança do PT na Câmara.


Os dois deputados, no entanto, negam que pretendam abrir mão das prévias. "Da minha parte, não muda nada. O processo para a liderança do partido é independente do processo de disputa na capital", afirmou Tatto. "Vou manter minha candidatura. Vamos trabalhar pela unidade do partido. As prévias não colocam em risco a unidade", disse Zarattini, que já apresentou a lista de apoios necessários para se inscrever na disputa.




Fonte:O Diário de Mogi

Orçamento Emendas são definidas no valor de R$ 130 mil

A quantia a que cada vereador mogiano terá direito em 2012 para enviar diretamente para o favorecido foi definida, conforme conta Mauro Araújo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Araújo: "Cabe ao parlamentar acompanhar o destino da verba"
O presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PMDB), confirmou ontem que as emendas parlamentares em 2012 serão de R$ 130 mil para cada vereador. Trinta mil reais a mais do que neste ano. A iniciativa é pioneira no Alto Tietê. O sistema adotado no Legislativo mogiano é semelhante ao da Assembleia Legislativa, porém, enquanto o deputado pode enviar a verba diretamente ao favorecido, os vereadores fazem o repasse à secretaria responsável e cabe à Prefeitura analisar o repasse. 
Neste ano, a área que mais recebeu recursos foi a da Saúde, com R$ 570 mil. Em seguida, aparecem Esportes e Lazer, com R$ 405 mil, e Assistência Social, com R$ 370 mil. As entidades beneficiadas poderão utilizar o recurso na criação, construção ou manutenção de espaços e programas públicos. Muitos vereadores optaram por comprar equipamentos ou veículos e encaminhá-los a instituição escolhida.


De acordo com Araújo, a distribuição feita por meio das emendas é "democrática e exige que o vereador conheça o trabalho de quem receberá uma doação". "Cabe ao parlamentar acompanhar o destino que o dinheiro terá. Caso a verba ou equipamento seja usado de forma errada, o vereador deverá ser responsável", analisou. 
Ele contou que os aprendizados deste ano servirão para melhorar o sistema adotado no município. "Em 2012, acredito que as proposituras serão direcionadas à compra de equipamentos e materiais, porque, algumas emendas deste ano não chegaram a ser concretizadas, já que a instituição que seria favorecida não apresentou a documentação necessária, como ocorreu comigo em relação à escola de samba Acadêmicos da Fiel. Se não conseguir realocar o dinheiro, a verba voltará aos cofres públicos", disse. 
O presidente da Câmara não confirmou se o projeto será colocado em prática mesmo com o aumento no número de vereadores da próxima legislatura, que passará de 16 para 23 cadeiras. "Vai depender de quem será o prefeito, porque se trata de um acordo meramente político, mas pelo fato de ter dado certo, mostrou ser importante para a cidade", analisou o peemedebista.


Fonte:Mogi News

Gestantes Prefeitura vai ampliar atendimento do Mãe Mogiana até dezembro

O objetivo será acolher as grávidas já na 29ª semana de gestação, e não mais na 34ª como ocorre atualmente
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Serviços oferecidos às gestantes da cidade serão ampliados no programa Mãe Mogiana
A Prefeitura de Mogi vai ampliar o atendimento do programa Mãe Mogiana. O novo projeto visa acolher as grávidas na 29ª semana de gestação, e não mais na 34ª como ocorre atualmente. Até agora, apenas 45% dos partos realizado na Santa Casa da cidade tiveram acompanhamento do programa. A nova formatação tem como meta ampliar este porcentual para 90%. A média de partos desde quando o programa foi lançado, em outubro de 2010, é de 160 por mês e a expectativa é atingir a marca de 322 a cada 30 dias. A quantidade de consultas também sofrerá ampliação - passará de 950 para 2.350 por mês. 
Outro objetivo do novo Mãe Mogiana será atender os casos de gravidez de alto risco, dividindo a responsabilidade com a unidade do Pró-Mulher. E, além de aumentar o período em que as gestantes ficarão assistidas, a iniciativa vai possibilitar que os médicos ginecologistas dos postos de saúde ampliem o número de consultas dos pacientes da rede básica.


De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, o tempo de espera para passar por um ginecologista é de 30 dias e a expectativa é de que este tempo diminua assim que as grávidas com 29 semanas de gestação forem encaminhadas ao programa.


O serviço continuará sendo prestado pela equipe de ginecologia da Santa Casa, no prédio da rua Coronel Souza Franco, atrás do hospital, porém, com um número maior de consultórios. O setor oftalmológico da instituição, que funciona no local, será transferido para os espaços recém-alugados na policlínica da Universidade de Mogi das Cruzes. Com isso, novas salas ficarão à disposição para atender às gestantes. 
O repasse da Prefeitura sairá dos atuais R$ 31 mil para aproximadamente R$ 70 mil. O valor será definido durante uma reunião entre o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e os vereadores na próxima sexta-feira. O projeto, que deverá ser encaminhado ao Legislativo na semana que vem será detalhado aos parlamentares. O encontro ficou definido durante uma reunião realizada ontem no gabinete do chefe do Executivo. A expectativa é de que a ampliação do Mãe Mogiana ocorra ainda este ano.


As mulheres também receberão um número maior de passes de ônibus por mês. Se hoje recebem 10, passarão a ter o dobro. Mais profissionais precisarão ser contratados pela Santa Casa e caberá ao Executivo subsidiar parte do pagamento deles.


Fonte:Mogi News

Gestantes Prefeitura vai ampliar atendimento do Mãe Mogiana até dezembro

O objetivo será acolher as grávidas já na 29ª semana de gestação, e não mais na 34ª como ocorre atualmente
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Serviços oferecidos às gestantes da cidade serão ampliados no programa Mãe Mogiana
A Prefeitura de Mogi vai ampliar o atendimento do programa Mãe Mogiana. O novo projeto visa acolher as grávidas na 29ª semana de gestação, e não mais na 34ª como ocorre atualmente. Até agora, apenas 45% dos partos realizado na Santa Casa da cidade tiveram acompanhamento do programa. A nova formatação tem como meta ampliar este porcentual para 90%. A média de partos desde quando o programa foi lançado, em outubro de 2010, é de 160 por mês e a expectativa é atingir a marca de 322 a cada 30 dias. A quantidade de consultas também sofrerá ampliação - passará de 950 para 2.350 por mês. 
Outro objetivo do novo Mãe Mogiana será atender os casos de gravidez de alto risco, dividindo a responsabilidade com a unidade do Pró-Mulher. E, além de aumentar o período em que as gestantes ficarão assistidas, a iniciativa vai possibilitar que os médicos ginecologistas dos postos de saúde ampliem o número de consultas dos pacientes da rede básica.


De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, o tempo de espera para passar por um ginecologista é de 30 dias e a expectativa é de que este tempo diminua assim que as grávidas com 29 semanas de gestação forem encaminhadas ao programa.


O serviço continuará sendo prestado pela equipe de ginecologia da Santa Casa, no prédio da rua Coronel Souza Franco, atrás do hospital, porém, com um número maior de consultórios. O setor oftalmológico da instituição, que funciona no local, será transferido para os espaços recém-alugados na policlínica da Universidade de Mogi das Cruzes. Com isso, novas salas ficarão à disposição para atender às gestantes. 
O repasse da Prefeitura sairá dos atuais R$ 31 mil para aproximadamente R$ 70 mil. O valor será definido durante uma reunião entre o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e os vereadores na próxima sexta-feira. O projeto, que deverá ser encaminhado ao Legislativo na semana que vem será detalhado aos parlamentares. O encontro ficou definido durante uma reunião realizada ontem no gabinete do chefe do Executivo. A expectativa é de que a ampliação do Mãe Mogiana ocorra ainda este ano.


As mulheres também receberão um número maior de passes de ônibus por mês. Se hoje recebem 10, passarão a ter o dobro. Mais profissionais precisarão ser contratados pela Santa Casa e caberá ao Executivo subsidiar parte do pagamento deles.


Fonte:Mogi News

Minha Casa, Minha Vida

Famílias de Jundiapeba devem receber apartamentos até o Natal
Trata-se da segunda leva de um total de 3.880 unidades habitacionais populares em fase de construção na cidade
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação

Prefeito reuniu famílias que serão contempladas e assegurou a entrega das chaves até o Natal, como presente para quem mais precisa
Até o dia 20 dezembro, antes do Natal, 560 famílias da cidade, com renda de até três salários mínimos (R$ 1.645), devem ser beneficiadas com as chaves e os contratos de apartamentos do programa "Minha Casa, Minha Vida", no distrito de Jundiapeba. 
Trata-se de um presente de Natal antecipado às pessoas carentes dessa região da cidade, num investimento de R$ 29,1 milhões, e que foi prometido pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) ontem pela manhã durante reunião no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). 
Será a segunda leva, de um total de 3.880 unidades habitacionais, do programa do governo federal, que começou a ser entregue pela Caixa Econômica Federal, numa parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. 
A expectativa, segundo frisou Bertaiolli, é de entregar todas as unidades até o início de 2012, o que deverá reduzir entre 15% e 20% o déficit habitacional na cidade, que atinge, segundo levantamento oficial, 15 mil famílias. No último dia 21, foram inaugurados 280 apartamentos na Vila Pomar. Estas foram as primeiras unidades para famílias de baixa renda entregues em toda a região metropolitana.


No momento, segundo explicou a coordenadora municipal de Habitação, Dalciani Felizardo, estão sendo finalizados os serviços de registros documentais desses apartamentos para entrega em dezembro. "Os residenciais Jundiapeba VII e VIII, que compreendem 280 unidades habitacionais, já estão bem adiantados no que se refere à elaboração de contrato. Acredito que até o dia 30 tudo estará definido. Já os conjuntos Jundiapeba II e III estão iniciando a fase documental e até no máximo dia 15 de dezembro deve estar tudo finalizado", detalhou Dalciani.






Orientação
De acordo com ela, a partir de agora terá início o trabalho de pré-ocupação, que consiste em orientar essas pessoas sobre as maneiras e normas para se viver bem em condomínio. O objetivo é facilitar a adaptação às novas casas e também estimular todos a cuidarem bem da casa própria.


"Morar na casa própria é um sonho de todos e pode ser em qualquer período do ano. Mas, no caso das famílias de Jundiapeba, que em sua maioria reside em área de risco de enchentes, como, por exemplo, às margens do rio Jundiaí, precisa passar um Natal especial, sem se preocupar com a chuva. Vamos fazer o possível para entregar as chaves dessas casas o quanto antes", frisou o prefeito Marco Bertaiolli. 
Ao ouvir a promessa do prefeito, de entregar as moradias antes do Natal, a operadora de telemarketing Priscila Ferreira, de 30 anos, não conteve o choro. Aliás, outras dezenas de pessoas que estavam no auditório do Cemforpe se emocionaram com a possibilidade de ocupar, em breve, a própria casa. "É o que mais queria na minha vida: ter uma casa para dizer que era minha e deixar de herança para meus filhos", contou. De renda mensal de R$ 530 e seis filhos, Priscila divide com a irmã o aluguel em uma casa de três cômodos no Jardim Universo. Ao todo, dez pessoas residem no imóvel. 
De acordo com a Coordenadoria de Habitação, cada unidade habitacional tem preço avaliado em R$ 52 mil, mas as famílias contempladas pagam apenas 10% disso, graças ao subsídio do governo federal. Elas vão custear as mensalidades, que oscilam entre R$ 50 e R$ 160, de acordo com a renda que os beneficiados possuem, e os financiamentos duram até dez anos.


Fonte:Mogi News

Sem maracutaia

"Aqui não tem maracutaia não. Aqui é exemplo de solidariedade e onde são feitas as coisas certas". A declaração é do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que, após participar de dois eventos seguidos, como a seleção das famílias do programa Minha Casa, Minha Vida no Cemforpe e o lançamento da campanha Natal de Sorriso, comentou sobre a execução do programa habitacional em Mogi.






Favorecimento
No município, na faixa de zero a três salários mínimos, a execução do programa é feita pela própria Prefeitura, sem a intermediação de uma Organização Não Governamental (ONG). O programa Fantástico, da rede Globo, mostrou problemas e denúncias de favorecimento nas cidades de Poá, Ferraz e Itaquá.


Amilson Ribeiro



Bertaiolli Noel?
O vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira não deixou por menos. Ao falar da expectativa da entrega das chaves às famílias antes do Natal, o clima de comoção tomou conta de todos. E ele rasgou elogios a Bertaiolli ao dizer que o prefeito era o verdadeiro Papai Noel para estas famílias.




Presente
O prefeito mogiano confirmou a sua participação e ida a São Paulo durante audiência do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com o comandante da Polícia Militar do Estado, Álvaro Camilo, para falar, entre outros assuntos, do aumento do efetivo policial, reforço em bases comunitárias e Atividade Delegada. 




Valor Econômico
Deu no site do jornal Valor Econômico ontem que a Lopes (LPS) Brasil, conhecida como Imobiliária Lopes, comprou 51% da LPS Eduardo Consultoria de Imóveis, de Mogi das Cruzes, por R$ 10,2 milhões. 






Parcelamento
A Lopes vai pagar uma parcela inicial de R$ 3,4 milhões, e o restante será desembolsado em três parcelas anuais variáveis, conforme os resultados da empresa. 




Usados
A aquisição é a décima quinta feita pela Lopes e faz parte de sua estratégia de desenvolver o mercado secundário, ou seja, de imóveis usados, no interior de São Paulo. 




Financiamentos
De acordo com o jornal Valor Econômico, a Lopes vai oferecer aos seus clientes, com exclusividade, o financiamento da CrediPronto, joint venture da empresa com o Itaú. 




Acionistas
Haverá direito de retirada para os acionistas da Lopes dissidentes da aquisição, com pagamento de R$ 6,21 por ação, conforme balanço patrimonial da companhia em 30 de junho.






Presidência
O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), marcou para o próximo dia 6 de dezembro as eleições da Mesa Diretiva para a escolha do futuro presidente, 1º secretário, 2º secretário do Legislativo, além do vice-presidente. Ele não será candidato à reeleição. A disputa está embolada entre os vereadores Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, e Nabil Nahi Safiti (PSD). 
Divulgação

Será?
Nos últimos dias, na Câmara de Mogi, vem prevalecendo a tese de que, talvez, os vereadores entrem num acordo com o objetivo de evitar desgastes num ano de eleições municipais, como o de 2012. 


Voto fechado
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) conversou com os vereadores mogianos e mandou um recado claro e direto: o PR se preocupa sim com as eleições na Câmara de Mogi e, provavelmente, vai trabalhar em torno de um nome para ser o futuro presidente. Provavelmente deve ser Bibo. Portanto, os republicanos que garantiam afinidade com Nabil Nahi Safiti (PSD) poderão ter de voltar atrás.




Vila Oliveira
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) abriu licitação para a contratação de uma empresa especializada para a execução de obras e serviços de implantação de rede coletora de esgotos, com tubos de 200 milímetros de diâmetro, nas ruas Joaquim Martins Coelho (entre as ruas Desembargador Francisco Ferreira e Luiz da Silva Pires), Jean Dornauf (entre as ruas Herval Brasil e Pedro Fernandes de Souza), na rua Pedro Fernandes de Souza (entre as ruas Jean Dornauf e Josefina Ariza), na rua Josefina Ariza (entre as ruas Pedro Fernandes de Souza e Mariana Najar), além da rua Marques de Olinda (entre as ruas Josefina Ariza e Mariana Najar).




Propostas
Os envelopes com documentação e propostas serão recebidos no Departamento de Gestão de Bens e Serviços da Prefeitura, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, até às 8h30 do dia 18 de novembro. 
Amilson Ribeiro



Rei momo
Antes mesmo do Natal, a Secretaria Municipal de Cultura vai promover o concurso para a escolha da corte do carnaval de 2012. Será no próximo dia 30. A corte é formada pelo Rei Momo, pela rainha e 1ª e 2ª princesas, que terão, entre outras incumbências, o compromisso de visitar as quadras das escolas de samba e participar dos desfiles de rua e demais eventos que compõem a programação do carnaval. Para mais informações, acesse o portal www.cultura.pmmc.com.br.




Disponibilidade
Para participar do concurso é necessário ser brasileiro, residir em Mogi, ter idade mínima de 18 anos e máxima até 40 anos até o final da eleição, além da disponibilidade de horários.


Fonte:Mogi News