sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Arraes defende bispo como patrono de ação anticorrupção

O presidente do Instituto Cultural e Ambiental do Alto Tietê (Icati), José Arraes, defendeu a presença do bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Airton José dos Santos, como patrono do Movimento Contra a Corrupção na Cidade. Em mensagem enviada à coluna, o ambientalista reagiu às manifestações de alguns petistas locais, que lembravam a participação do bispo mogiano na divulgação de panfletos contra a candidata Dilma Rousseff (PT), na mais recente campanha eleitoral para presidente da República, conforme foi divulgado neste espaço. "Quanto à participação da CNBB e a participação de dom Airton naquele episódio, eu também, na época, não concordei. Ainda mais que o adversário da Silva, o Serra, é um ateu confesso e, como tal, com maior possibilidade de ser favorável à disseminação do aborto. E até dizer, como a candidata disse à época, que "era contra", mas que submeteria o assunto a uma pesquisa popular, não tinha nenhum significado a favorabilidade. O resto é politicagem. O Serra se aproveitou e foi assistir a uma missa em Aparecida, coisa que não fazia nos últimos 30 anos, etc e etc." José Arraes, porém, garante que o Movimento de Combate à Corrupção nunca será partidário. "Político, sim, pois não tem como não ser. Partidário, nunca", diz ele, lembrando que "certamente, muitas de nossas ações, hoje e no futuro, podem alcançar petistas, petebistas, republicanistas, pessedistas, peemedebistas e outros." Assumindo que partiu dele a iniciativa de colocar o bispo dom Airton com patrono do Movimento Contra Corrupção, Arraes conclui: "A corrupção existe e ninguém pode negar. Já dizem que está no nosso DNA e, como sabemos, não está somente nos políticos, mas até no simples gesto de ‘facilitar’ posições, furar filas, ultrapassar pelos acostamentos, no jeitinho brasileiro nas multas de trânsito, no levar vantagem em tudo e etc e etc."
Eficiência
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) vai a Goiânia (GO) no próximo dia 25 para receber o Prêmio Cidade Eficiente em Energia Elétrica, na categoria Iluminação Pública, concedido pela Eletrobrás em conjunto com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Mogi substituiu 10.204 lâmpadas de mercúrio por outras econômicas e 1.813 lâmpadas de semáforos por leds. Um investimento de R$ 4,5 milhões para uma economia de R$ 1 milhão por ano.

Diretor
O engenheiro e construtor Mauro Rossi é o novo diretor regional de Mogi do Sindicato da Construção (Sinduscon). Assumiu em lugar de seu sócio, engenheiro Orlando Pozzani Júnior. Um de seus principais objetivos será divulgar a importância do Sinduscon e, com isso, ampliar a base de apoio e representatividade da entidade com novos associados.

Hediondo
Tramita junto à Câmara Federal, em Brasília, projeto de autoria do deputado Roberto Lucena (PV), do Alto Tietê, que visa tipificar juridicamente a corrupção como crime hediondo. Segundo ele, o objetivo da proposta é "ir ao encontro dos anseios dos brasileiros que protestam pelo País afora contra a corrupção." Ainda não há data prevista para votação do projeto.

Surpresa
Na Cidade de poucas opções viárias, é difícil entender como uma rua localizada ao lado do Corpo de Bombeiros, em pleno Centro Cívico, foi parcialmente fechada e transformada em estacionamento para automóveis particulares.




Fonte:O Diário de Mogi

‘Socialismo acaba com corrupção’



O ex-candidato a presidente da República e presidente do PSOL Nacional, Plínio de Arruda Sampaio, 81 anos, começou sua palestra, ontem, na sede da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes, em mais uma manifestação do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), cobrando do bispo diocesano, dom Airton José dos Santos, uma maior participação junto à causa. Assim como alguns jovens, membros do grêmio estudantil da Escola Técnica Presidente Vargas que estavam com os rostos pintados em verde e amarelo, Sampaio também colocou a tinta na face.


"Eu queria começar dizendo para o bispo que ele deveria pintar o rosto também, já que o senhor se juntou ao Movimento. Estou me sentindo discriminado porque só eu coloquei isso aqui", disse o presidente do PSOL, em tom de brincadeira.


Passado o constrangimento, todos os presentes que encheram o auditório da OAB puderam ouvir o que pensa Sampaio sobre a corrupção no País.


"Acredito que só acabaremos com a corrupção no Brasil quando mudarmos do regime capitalista para o socialista. Enquanto isso, estamos nas mãos de um pequeno grupo que detém todo o recurso e isso é um caminho aberto para a corrupção. No entanto, acredito que essas reuniões de movimentos como este minimizam os efeitos dos corruptos, mas não acabam com eles, infelizmente", afirmou o ex-candidato.


Já o professor Mário Sérgio de Moraes, que integra o MCCE, explicou que o Movimento ganha força com a participação de Sampaio e do bispo, já que a campanha contra a corrupção também é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


"Ganha muita força no sentido simbólico, já que são duas pessoas com trajetórias em prol da cidadania e ainda ficamos mais ativos com a participação dos jovens, que por meio das redes sociais, estão se mobilizando cada vez mais contra a corrupção, que é sistêmica no Brasil", disse Moraes, destacando que há três conceitos básicos defendidos pelo MCCE: o fim do voto secreto, a efetivação da Lei Ficha Limpa e a responsabilidade dos políticos no trato público.


Representando os jovens da Cidade, Rodrigo Basílio, 18 anos, presidente do grêmio da Escola Técnica Presidente Vargas, defendeu uma maior conscientização da juventude quanto à política.


"O jovem representa a possibilidade de mudança, ele é o transformador da política, da sociedade como um todo. Mas hoje, a juventude está alienada, analfabeta politicamente e é reverter esta situação que estamos buscando, por meio das redes sociais", comentou.




Resposta


Por fim, dom Airton comentou as críticas feitas quanto à participação da Igreja Católica em movimentos políticos e sobre a não presença de outras religiões, já que a causa foi abraçada pela CNBB.


"Eu acredito que a Igreja não deve se atrelar a nenhuma ideologia ou partido político. No entanto, este é um movimento pela cidadania e cabe à Igreja defender que todos tenham um mundo melhor, uma vida melhor. O Movimento está aberto a todos os segmentos religiosos e a nossa mensagem é no sentido de participação, da capacitação da consciência das pessoas", concluiu o bispo.




Fonte:O Diário de Mogi

Prefeito deve vetar mudança em lei






Marco Aurélio Bertaiolli
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) acenou ontem com a possibilidade de vetar a mudança aprovada pela Câmara Municipal num dos artigos da Lei do Silêncio, determinando que a medição de decibéis seja feita a partir da casa do reclamante e não mais do estabelecimento acusado de promover barulho excessivo. O chefe do Executivo foi enfático ao dizer que não há qualquer interesse da Prefeitura em promover um "relaxamento" da legislação e que a alteração redigida pelos vereadores poderá inviabilizar o controle de um dos maiores problemas enfrentados pela Cidade no quesito barulho: o som altíssimo que ecoa dos carros estacionados nas praças públicas de maior movimento na noite mogiana, como a Norival Tavares, no Parque Monte Líbano, e a Assumpção Eroles, no Nova Mogilar.


"Esta é uma prática recorrente na Cidade e que a fiscalização trabalha durante a madrugada para inibir. Como é que fica este tipo de fiscalização com esta mudança na lei que foi aprovada?", questiona Bertaiolli. "Por isso, teremos de ver se esta alteração da Câmara encontra amparo legal e o aspecto prático quanto à fiscalização", acrescenta.


Bertaiolli adiantou que nos próximos dias, a Prefeitura irá dar um parecer sobre a alteração promovida pela Câmara Municipal, informando se aprova ou veta a mudança. Para isso, os secretários municipais de Segurança, Eli Nepomuceno, de Assuntos Jurídicos, José Antônio Ferreira Filho, e de Governo, Perci Rodrigues, estão estudando os aspectos legais e práticos da proposta aprovada por unanimidade pelos vereadores.


"Primeiro, temos que ver se esta mudança é legal ou não. E, depois, se ela tem argumentos práticos, ou seja, se na prática vamos conseguir fiscalizar a Lei do Silêncio com esta alteração. Não adianta ser uma proposta legal se, na prática, ela inviabiliza a fiscalização", justifica Bertaiolli.


O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), revelou que o vereador Protássio Nogueira (PSD) chegou a consultá-lo sobre a mudança do artigo da Lei do Silêncio, que determina que a fiscalização do barulho deve ser feita do local do reclamante e não mais do reclamado.


"Fui procurado pelo vereador Protássio e ele disse que iria propor esta mudança porque havia uma grande quantidade de reclamações, principalmente de comerciantes que estavam se sentindo prejudicados por possíveis concorrentes", contou o parlamentar.


"Entendemos que a lei foi criada para garantir o sossego das pessoas, no entanto, nos últimos meses, ela estava sendo utilizada de forma maldosa e com objetivo único e exclusivo de coibir a ação de pessoas que trabalham no mesmo ramo de atividade", afirmou Araújo.


O presidente do Legislativo mogiano disse ainda que o vereador Protássio Nogueira fez apenas uma adequação na legislação, mas se o prefeito Bertaiolli entender que há discrepâncias no novo texto, a Câmara acata qualquer decisão do chefe do Poder Executivo sobre a proposta aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.


"A discussão sobre o assunto está aberta. O projeto foi publicado na Internet e podemos abrir o diálogo para discutir esta questão", definiu


Fonte:O Diário de Mogi

Câmaras criticam saúde pública

Júlia Guimarães
A Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat) decidiu ontem pelo envio, ao Governo do Estado, de moções de repúdio pela situação da saúde pública regional. Os presidentes das casas legislativas se reuniram na manhã de ontem e definiram pela elaboração de um documento padronizado que será aprovado individualmente em cada um dos municípios. A decisão é um protesto político contra as diversas carências do setor e as más condições de funcionamento dos hospitais regionais, mantidos pela Secretaria de Estado da Saúde. A expectativa é de que as câmaras das 10 cidades do Alto Tietê aprovem as moções já na semana que vem. Os documentos deverão ser encaminhados ao secretário Giovani Guido Cerri e ao próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB).


A luta por melhorias na saúde regional deverá ser uma das principais bandeiras da Acat durante a gestão do novo presidente, vereador Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, que é chefe do Legislativo de Ferraz de Vasconcelos. Ele assumiu a presidência da Associação na manhã de ontem, durante reunião em Guararema, quando o mogiano Mauro Araújo (PMDB) se desligou do cargo. Em entrevista a O Diário, Cury defendeu investimentos para a saúde em todas as cidades da Região e denunciou as más condições de atendimento do Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho, de Ferraz (leia mais nesta página). "A Saúde Pública é uma preocupação constante na Região e será, sem dúvida, motivo de uma luta constante da Acat. Por isso, decidimos que todas as câmaras vão enviar moções de repúdio em protesto à situação do setor no Alto Tietê".


A saúde pública é um dos grandes motivos de preocupação dos municípios locais. No primeiro semestre deste ano, os deputados da Frente Parlamentar do Alto Tietê entregaram ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) um dossiê com as principais prioridades do setor. O dado mais alarmante apontou um déficit de 52% de leitos hospitalares na Região. Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde não se posicionou sobre o documento. Agora, os parlamentares pretendem visitar os hospitais Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, e Luzia de Pinho Melo, de Mogi, para conhecer de perto o funcionamento dos mesmos. A unidade mogiana será vistoriada na próxima segunda-feira, a partir das 10 horas, quando a Frente deverá averiguar quais são as principais carências de atendimento do centro médico.


Reportagens publicadas recentemente por O Diário denunciaram os problemas enfrentados pelos usuários do Luzia. O próprio diretor clínico da unidade, Luiz Carlos Viana Barbosa, admitiu que o setor de emergência opera com um número médio de atendimentos 250% acima da capacidade. Pessoas relataram que no Pronto-Socorro, o cenário também é dramático, com a existência de macas espalhadas pelos corredores e utilização de cadeiras de rodas para medicação de pacientes por falta de leitos. Nesta semana, O Diário ainda revelou o drama de usuários que precisam de consultas com especialistas e chegam a esperar por três meses, ou mais, para conseguir acesso aos médicos.


Fonte:O Diário de Mogi

Meirelles embola acordo em SP


IMPASSE Meirelles, um dos trunfos de Kassab, pode representar um entrave na eventual aliança entre PSDB e PSD para a disputa municipal


SÃO PAULO
O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, um dos trunfos do prefeito Gilberto Kassab para a sucessão à Prefeitura de São Paulo, pode representar um entrave na eventual aliança entre PSDB e PSD para a disputa municipal do ano que vem.


Isso porque dirigentes do PSDB em São Paulo não vislumbram um acordo que tenha Meirelles como cabeça de chapa e já informaram ao prefeito de São Paulo, em conversas privadas, que os tucanos dificilmente abrirão mão de uma candidatura própria em nome do apoio ao ex-dirigente do BC e atual presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO).


Segundo avaliação do comando do PSDB em São Paulo, apesar de ter tido uma atuação elogiosa à frente do Banco Central e contribuído para a manutenção da estabilidade econômica e financeira, que marcou a gestão do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, Henrique Meirelles é um nome ainda pouco conhecido pela população paulistana.


Para esses dirigentes tucanos, sem nunca ter participado de uma disputa para um cargo majoritário, o ex-presidente do BC não conseguiria aglutinar capital político para disputar a sucessão da maior prefeitura do País, a de São Paulo.


O nome do político recém-filiado ao PSD e que trocou o seu domicílio eleitoral de Goiânia para São Paulo é visto também com desconfiança no PSDB em razão de sua proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Lula é o principal fiador da eventual candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à sucessão municipal em São Paulo pelo PT. "Não faz sentido o PSDB, um partido da oposição, apoiar um ex-membro do governo federal", resumiu um aliado do governador Geraldo Alckmin.


A eventual candidatura do ex-presidente do Banco Central foi citada com "certa descrença", segundo tucanos, em reunião do Conselho Político do PSDB, na última segunda-feira, e já gerou, inclusive, manifestação pública do ex-governador Alberto Goldman, um dos maiores aliados do ex-governador José Serra.


"É absolutamente natural uma aliança do PSDB com o PSD, além, naturalmente, do DEM (aliança já tradicional) e outros partidos para formar uma forte coligação", escreveu em seu blog. "Mas não me passa pela cabeça a possibilidade de termos o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, como nosso candidato a prefeito", disse Goldman.


Na avaliação do líder tucano, o ex-presidente do Banco Central representou, em sua atuação à frente do BC, uma "política econômica ortodoxa", que o PSDB combate "sistematicamente". "Eu, em particular, que fui líder do PSDB na Câmara dos Deputados e vice-líder no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tanto critiquei aquela política econômica, em nome do partido, que não teria qualquer possibilidade de apoiá-lo", afirmou.


A manifestação de Goldman, segundo dirigentes tucanos, é compartilhada também por outros aliados do ex-governador José Serra.


A resistência do PSDB ao ex-dirigente do Banco Central fortaleceu no PSD, segundo membros da sigla, o nome do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, para a disputa municipal de 2012.


Fonte:O Diário de Mogi

Seguindo a pauta

Divulgação





Candidatíssimo
O vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, mandou um recado a quem apostava na eleição já garantida do colega Nabil Nahi Safiti (PSD) à Presidência da Câmara de Mogi: ele está na disputa e vai duelar pelos votos da maioria dos vereadores no Legislativo.


Vaga do PR
"Agora a vaga é do PR e não abrimos mão do compromisso firmado lá atrás. A disputa é saudável, mas se ele quer ser presidente, eu também quero. Quando ele disputou com o Jolindo, eu o apoiei e agora vou cobrar o apoio que dei", afirmou o republicano à coluna.


Luva de boxe
Bibo garantiu que vai procurar o consenso, mas, se não houver, não descarta ir à disputa, como já se cogitava nos bastidores políticos.


Apoios
Na próxima semana, uma reunião com a bancada do PR vai discutir o assunto, inclusive com a ida da vereadora Odete Sousa, que deverá reforçar o apoio da bancada em torno do nome dele: "Já tenho o apoio de 10 vereadores e não acredito que ninguém vai se comprometer comigo para depois voltar atrás".


Dinamite
A corrida por fora de Safiti caiu como dinamite e acabou deixando os vereadores em polvorosa. A eleição ocorrerá em dezembro, mas agora já começa a definição de apoios, assim como a montagem para os demais cargos da Mesa Diretiva. Bibo, por exemplo, garante que já conta com Jean Carlos Soares Lopes (PC do B) como seu candidato a vice e o vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, como primeiro-secretário.


Queda de braço
Apenas a segunda secretaria ainda poderá ser "negociada". Agora é esperar para ver quem leva: Bibo ou Nabil.


Daniel Carvalho/ Divulgação





Justiça
O bom relacionamento que a cidade de Mogi tem com o governo estadual e de representantes da área jurídica do município com o alto escalão de secretarias importantes pode render frutos positivos. O advogado mogiano Dirceu do Valle, por exemplo, é colega da atual secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda. Os dois são professores no curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.


Metropolitana
O assunto foi amplamente discutido ontem durante a participação do advogado na bancada dos "Meninos da Marilei", quadro do programa apresentado pela jornalista Marilei Schiavi no Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana. É evidente que laços de amizade assim trazem melhorias e encurtam a distância do município com o Estado.


Certeza
Mais: a secretária de Justiça Eloísa Arruda garantiu a Dirceu do Valle que a reforma do Fórum de Brás Cubas está garantidíssima, que sairá, sim, no ano que vem.


Adjunto
Hoje, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) também tem uma audiência com o secretário-adjunto estadual de Justiça, Luiz Daniel, em São Paulo. Tratará mais uma vez das melhorias para o Judiciário local.


Tintas Machado
O empresário Luiz Eleutero, proprietário da Loja do Pintor, rede composta por nove lojas em Mogi das Cruzes, Suzano e Jacareí, vendeu a marca e as unidades para as Tintas Machado.


Colaboradores
A Loja do Pintor conta com mais de 100 funcionários e trabalha com os melhores fabricantes de tintas imobiliárias, automotivas e industriais. A empresa existe há mais de 30 anos e já recebeu o prêmio Top Of Mind - Marcas de Sucesso concedido pelo Mogi News.


Seguindo a pauta
O prefeito Bertaiolli não quis comentar o enfrentamento de seu virtual adversário, o ex-vereador Austelino Ferreira Mattos (DEM), nas eleições de 2012, caso ele tente a reeleição ao comando da Prefeitura de Mogi: "De verdade, verdadeira, só quero falar da administração de Mogi. Não me preocupo em nada com problemas partidários e muito menos eleitorais".


Divulgação



Zoneamento
O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), recebe hoje das mãos do secretário de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, os estudos técnicos referentes às alterações propostas na Lei de Zoneamento.


Audiência
"Se eu receber estes estudos técnicos agora, já na próxima semana marco a audiência pública para discutir as alterações com a população. Vamos discutir várias alterações e depois encaminho tudo em ata à Prefeitura para transformar num projeto", garantiu Araújo.


Promotoria
A ideia atende recomendação do Ministério Público para evitar problemas futuros tanto para a Prefeitura como para a Câmara Municipal. Depois de receber as mudanças propostas pela Câmara, todas as alterações serão analisadas posteriormente pelo Conselho Municipal da Cidade.


Sobre a presidência
Araújo afirmou ontem que é amigo tanto de Nabil Nahi Safiti (DEM) como de Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. Os nomes dos dois já estão na disputa, sendo que tudo caminha para que o próximo presidente seja Nabil: "Não me intrometo neste assunto. São dois amigos e os dois frequentam a minha casa. São dois bons nomes, mas vou me manter a parte e não me intrometer neste processo sucessório", afirmou Araújo.


Fonte:Mogi News

MCCE: Corrupção no Brasil só vai diminuir se o povo pressionar, diz político

Ex-candidato à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio participou de encontro promovido pelo MCCE
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Bispo dom Airton José dos Santos e Plínio de Arruda Sampaio participaram do evento na OAB
"Quando a sociedade civil não se mobiliza, é inútil esperar que os políticos tomem uma atitude contra a corrupção", afirmou o ex-candidato à Presidência da República pelo Psol, Plínio de Arruda Sampaio, durante o evento organizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MMCE) de Mogi das Cruzes, na noite de ontem, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade. O encontro também contou com a participação do bispo diocesano dom Airton José dos Santos. O líder religioso destacou que a corrupção somente será combatida com "a capacitação da consciência".


Muitos estudantes com os rostos pintados ou usando máscaras compareceram à manifestação. O auditório, que tinha como decoração vassouras verdes e amarelas, estava lotado. A vereadora Odete Sousa (PR) foi a única parlamentar a participar da reunião.


Chamado para subir ao palco, Arruda Sampaio, que também havia pintado o rosto, foi ovacionado. "A corrupção é inerente ao capitalismo. Quando se tem uma pequena minoria que controla toda a economia, a corrupção torna-se uma ferramenta de poder".


"Uma ação como a realizada aqui hoje, em uma cidade caracterizada pela forte discussão a respeito dos problemas de corrupção, devido às pessoas da cidade comprometidas (lembrando os episódios envolvendo o deputado federal mogiano Valdemar Costa Neto, do PR), é um exemplo para o resto do País".


O ex-presidenciável afirmou estar cético sobre a Lei da Ficha Limpa e disse que a impunidade é um dos grandes desafios a serem superados. "O Maluf (deputado federal Paulo Maluf, do PP) continua por aí".
"Eu acredito que a corrupção só vai diminuir, quando o povo estiver pressionando, por isso, a importância deste movimento", disse.





Bispo
"A igreja precisa estar inserida em todas as discussões que afetem o bem-estar da população. Isso é uma exigência do Evangelho. Não somos partidários, mas precisamos estar presentes", afirmou o bispo. 


Fonte:Mogi News

Em obras: Vereadores vistoriam a Praça da Juventude

Atraso de repasse por parte do governo federal poderá prejudicar as obras. Problema ocorreu no começo do ano e agora está se repetindo
Divulgação

Instalada em um terreno de 13 mil metros quadrados, no Jardim dos Amarais, a praça deve atender cerca de 50 mil pessoas
A Comissão de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes vistoriou ontem as obras da Praça da Juventude, no Jardim dos Amarais, em Brás Cubas. O presidente da Comissão, vereador Jolindo Rennó (PSDB), e o vereador Jean Lopes (PC do B), que pleiteou a verba junto ao Ministério do Esporte para a construção da unidade, se mostraram preocupados com o atraso de repasse por parte do governo federal, que pode acarretar na paralisação das obras.


Segundo o secretário municipal de Obras, Walter Zago Ujvari, o atraso por parte do governo federal já vinha acontecendo desde o início do ano. "Porém, há aproximadamente quatro meses, com a ajuda do vereador Jean Lopes, foi repassado 51% do valor do investimento. Com isso, a empresa contratada, que é a Construtora Roy Ltda., conseguiu realizar 80% das obras. Agora, o repasse está novamente em atraso, sendo que a empresa já trabalha com 30% a mais de serviço do que de recebimento, ou seja, já aplicaram aproximadamente R$ 600 mil sem receber", explicou.


De acordo com ele, a empresa já informou que caso não receba o repasse nos próximos dias irá paralisar as obras. "A Prefeitura, junto com a Câmara Municipal, já está fazendo moções para cobrar o Ministério do Esporte a liberar o restante do recurso. Caso isso aconteça, em cerca de 45 dias as obras serão concluídas. Caso contrário, os serviços serão abandonados", lamenta o secretário. 
O vereador Jolindo Rennó se mostrou preocupado com a situação. "A paralisação das obras poderá causar diversos prejuízos, seja com a desmobilização dos equipamentos, com o abandono do local e mesmo com o atraso na entrega de um equipamento tão importante como esse para a população. Portanto, a Câmara e a Prefeitura já estão se mobilizando para pressionar o governo a liberar o restante do repasse o quanto antes, evitando assim a paralisação dos serviços", pontuou.


O vereador Jean Lopes garantiu que deverá voltar a Brasília na próxima semana para fazer o pedido de liberação da verba. "Já fui uma vez e consegui a liberação de parte do recurso. Agora, isso não pode parar. A pressão é muito importante nesse momento e, por isso, voltarei no Ministério do Esporte para fazer esse pedido", apontou.


O empreendimento está sendo construído com uma parceria entre a administração municipal e o governo federal. No total, estão sendo investidos na unidade R$ 1.7314.205,50, sendo R$ 429 mil de contrapartida do município.


Instalada em um terreno de aproximadamente 13 mil metros quadrados, na rua Newton Braga, no Jardim dos Amarais, a Praça da Juventude deve atender cerca de 50 mil pessoas. A estrutura contará com campo de futebol society, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, teatro de arena, pista de skate, pista para salto, área de serviço e centro de convivência com sala de ginástica, espaço para terceira idade, sala de reunião, administração e vestiário.


Fonte:Mogi News

Certificado: Professores recebem homenagem em Mogi

Mais de 100 professores da Rede Estadual de Ensino participaram ontem à noite da solenidade realizada pela Diretoria Regional de Ensino de Mogi
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Paula Moura

Professores lotaram o auditório para a solenidade "Destaques da Educação 2011", ontem à noite
A Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes e região homenageou na noite de ontem 109 professores da rede estadual que atuam em Mogi, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema. A cerimônia de entrega do certificado de Honra ao Mérito aos professores "Destaques da Educação 2011", que neste ano chega a sua 13ª edição, foi realizada no anfiteatro Professor José Veiga. O evento foi realizado em comemoração ao Dia dos Professores, que será comemorado amanhã.


Os professores homenageados foram indicados pelos próprios colegas de profissão nas instituições de ensino que atuam. O auditório ficou completamente lotado. Alunos da escola estadual Cid Boucault fizeram uma apresentação musical para homenagear os educadores e emocionaram os convidados. Durante discurso, a dirigente-regional de Ensino Teresa Lúcia dos Anjos Brandão, falou emocionada sobre a profissão. "Estamos aqui para prestar essa singela homenagem a aquelas pessoas que dedicaram sua vida ao magistério. Alguns já estão encerrando sua carreira. Outros estão no meio do caminho e outros ainda estão apenas começando. Mas de qualquer forma, são pessoas que inspiram novas pessoas a escolher esta profissão. Além disso, fico feliz de reencontrar muitos amigos", destacou.


A professora Maria Francisca da Fonseca Higushi trabalha na escola estadual Olga Chakur Farah, Guararema. Depois da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, esta foi a instituição com maior pontuação no Enem 2010. O trabalho diferenciado com os alunos, resultou na homenagem. "Fiquei muito feliz em receber o certificado porque toda a equipe tenta fazer um bom trabalho na sala de aula. Eu sempre quis ser professora, é até uma tradição na minha família já que minhas irmãs e minhas primas também são. Continuo acreditando na profissão", destacou a professora que leciona Geografia. De Mogi das Cruzes, a professora Ângela Maria Baghoss, da escola estadual Francisco Ferreira Lopes foi uma das mais aplaudidas. "Ser indicada pelos colegas a receber esta homenagem é muito emocionante. Estou muito feliz", disse.


Fonte:Mogi News

Ampliação: Bertaiolli anuncia serviço odontológico em todos PSFs

Na manhã de ontem, prefeito visitou PSF no Cocuera, o terceiro a contar com dentista
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeito visitou PSF do Cocuera e falou da ampliação do serviço odontológico para os mogianos
Até o final do próximo ano, todas as nove unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Mogi das Cruzes vão contar com atendimento odontológico. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante visita ao PSF Cocuera, que desde o último dia 3 oferece este tipo de atendimento para 3.672 pessoas de 1.065 famílias cadastradas. Atualmente, outros dois postos, no Jardim Piatã e no Nove de Julho também oferecem atendimentos com dentistas.


O serviço vai ser prestado para 31.775 pessoas de 8.328 famílias cadastradas no programa quando o projeto de implantação for concluído. Esse é o montante atendido hoje na cidade de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Segundo o prefeito, uma das maiores demandas existentes atualmente é o odontológico. 
Todos os dentistas contratados são funcionários do Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim (Cejam), entidade que gerencia os PSFs municipais. O pagamento destes profissionais, no entanto, é feito pela administração municipal.


Mensalmente, o PSF Cocuera possuirá capacidade para realizar 320 pacientes e 960 procedimentos. "Gradativamente vamos implantar o serviço em cada uma das unidades do PSF de Mogi das Cruzes. Como costumo dizer, estamos pegando a saúde da cidade ´à unha´ e o Cocuera tem uma diferença porque é uma área distante e nós temos que aproximar a saúde da população", disse o prefeito. 
O atendimento será prestado tanto para crianças quanto para adultos. "Um serviço aqui vai dar a oportunidade para centenas de crianças de ter uma orientação que não teriam até pela distância daqui com relação ao centro da cidade. Vamos atender com qualidade. Falamos de crianças, pela preferência, por conta da prevenção, mas qualquer integrante dessas 1.065 famílias poderá utilizar o serviço", completou.


Mogi também conta com PSFs em outros seis bairros: Chácara Guanabara, Jardim Aeroporto II, Jardim Lair, Jardim Aeroporto III, Jardim Margarida e Jardim Planalto. O próximo a contar com atendimento odontológico será o do Jardim Aeroporto II. Ainda não há prazo definido.


Ontem, o prefeito de Mogi também falou sobre as obras do novo prédio do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Aeroporto II, que deverão ter concorrência aberta em breve. O plano de Bertaiolli é fazer a entrega da unidade até o final de 2012. Para construir o novo prédio, mais adequado ao atendimento às famílias cadastradas, a Prefeitura desapropriou um terreno localizado ao lado da creche que está sendo construída no bairro (leia mais em reportagem nesta página).


Fonte:Mogi News

Suzano - MOGI NEWS

Matéria publicada em 14/10/11
Descarte de terra deve ser retomado no dia 24
Prefeitura marcou para o dia 21 a assinatura do TAC que regulará despejo no Jardim Márcia
Cibelli Marthos
De Suzano
Mauricio Sumiya


Na prefeitura: Comissão de moradores e secretário Miguel Reis se reuniram para definir TAC
O Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) que poderá garantir a redução do impacto provocado pelo despejo da terra do Aeroporto de Guarulhos em um terreno particular na avenida Senador Roberto Simonsen, em Suzano, deve ser assinado no próximo dia 21. A informação foi confirmada pelo secretário de Política Urbana, Miguel Reis Afonso, em reunião realizada entre o Executivo e a comissão de moradores do Jardim Márcia. Antes da assinatura do documento, uma nova reunião será realizada no dia 20 com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Enquanto o termo não se tornar oficial, o despejo de terra permanece suspenso. A expectativa é que o trabalho seja retomado no dia 24.


Os moradores que participaram da reunião, marcada para apresentar as exigências que constarão no TAC, afirmaram que as exigências feitas no último sábado foram acatadas, entre elas a limpeza diária da rua e dos bueiros, reparos no sistema de drenagem, sinalização adequada para o trânsito de caminhões e informações mais precisas sobre o material que está sendo descartado no terreno, de propriedade da Mineradora Caravelas Ltda., do empresário José Augusto Cardoso Filho, o Zé Cardoso.


"Queremos conversar com a Cetesb sobre a quantidade de terra. O Zé Cardoso tem autorização para utilizar 94 mil metros quadrados para aterro transitório e hoje mais de 350 metros quadrados estão sendo utilizados", afirmou um dos membros da comissão Marcelo de Miranda Pimentel. Segundo ele, outros questionamentos devem ser feitos em relação ao número de cavas que podem ser aterradas e o lixo existente no local.


O TAC prevê ainda que os caminhões circulem em comboio de cinco veículos. O horário permitido para descarga será entre 9 horas e 16h30. "A empresa tem licenças do governo estadual e tem obrigações a cumprir. Esse acordo exigirá que as regras sejam obedecidas. O município não tem competência legal para controlar esse tipo de serviço. O que a prefeitura faz é uma atuação suplementar a essa licença", ressaltou Miguel Reis. Segundo ele, o trajeto dos caminhões será mantido e o número de veículos circulando deverá ser reduzido em até um terço, passando de 600 para 200: "O Exército mandava 150 caminhões, que faziam quatro viagens cada. Esse total terá uma redução importante".


Segundo os moradores, a prefeitura só tomou a iniciativa de fiscalizar o descarte após a divulgação pela Imprensa dos problemas gerados pela operação. "Não podemos admitir que continue essa desova de terra sem critério técnico. Existia regramento, mas não era cumprido e a prefeitura fazia vista grossa. Depois da mobilização e da cobertura da Imprensa a prefeitura começou a se mexer e a fazer com que a lei seja cumprida efetivamente", destacou o aposentado Gilmar Lopes