terça-feira, 11 de outubro de 2011

Acat muda de presidente sem

O presidente da Câmara de Ferraz de Vasconcelos, Edson Elias Khouri (PSB) vai assumir o cargo de presidente da Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat), na próxima quinta-feira, durante solenidade que vai acontecer na Câmara Municipal de Guararema. Khouri vai ocupar o lugar do vereador de Mogi, Mauro Araújo (PMDB). Ele será o terceiro vereador a assumir o comando da entidade, criada para representar os vereadores da Região, depois que os prefeitos se uniram inicialmente na Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat), que veio a se transformar no Conselho de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat). O primeiro a presidir a Acat foi Israel Sampaio de Lacerda Filho (PTB), de Suzano. Mas foi somente na administração de Araújo que a entidade passou a trabalhar em torno de uma bandeira própria, em vez de se ater unicamente a assuntos genéricos, como segurança, saúde, etc. Com a mobilização das câmaras da Região, conseguiu-se um documento com 50 ml assinaturas em favor da criação, em Mogi – Município líder da Região –, de uma clínica para recuperação de dependentes químicos, que atenderia a pessoas de todo o Alto Tietê. Um bom trabalho foi realizado, mas a Acat não mostrou sua força para fazer com que o documento fosse entregue diretamente a quem realmente poderia resolver o problema: o governador Geraldo Alckmin. O abaixo-assinado acabou nas mãos do secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, que, se encarregará de colocar o documento às regras da burocracia, sem perspectivas de efeitos práticos. Khouri quer levar adiante a proposta da clínica, mas promete lutar por mais efetivo para as polícias, por uma solução conjunta para o lixo regional e por mais cursos profissionalizantes para o Alto Tietê. Seria melhor – e mais produtivo – continua priorizando a clínica para dependentes, uma real necessidade da Região.


Bom exemplo


O dublê de publicitário e restauranteur, José Miguel Hallage, está divulgando os principais roteiros turísticos da Cidade no cardápio do Djapa. Destaques para as Igrejas do Carmo, Pico do Urubu na Serra do Itapeti, Parque da Neblina, Parque Centenário e as festas tradicionais de Mogi das Cruzes.




Discussão – 1


Nos bastidores do Movimento Contra a Corrupção, trava-se um debate sobre a presença do bispo dom Airton José dos Santos como um dos patronos da ação. Os petistas de carteirinha, especialmente os mais radicais, não aceitam a presença do bispo, lembrando que ele engrossou o coro dos contrários a Dilma Rousseff na campanha eleitoral passada, tendo até mesmo divulgado documento acusando a candidata de defender a prática do aborto.




Discussão – 2


A movimentação desses representantes da Igreja Católica obrigou Dilma Rousseff a alterar o rumo de sua campanha para discutir mais a fundo a questão do direito à vida. Por enquanto, o debate ocorre na internet. Detalhe: o Movimento Contra a Corrupção tem caráter apartidário e discutir campanha a essa altura só pode desviar o foco de uma ação que visa moralizar setores públicos, entre eles, o próprio governo da presidente democraticamente eleita e empossada.




Sem apelação


O vereador Ezequias Felippe Rodrigues, o "Vai Chover" (PC do B), quer proibir as escolas de Ferraz e outros órgãos públicos de executarem músicas de "conteúdo apelativo", que façam apologia ao sexo, uso de drogas e violência. "As nossas crianças e jovens não podem continuar sendo incentivadas a praticar sexo antes do tempo", afirma o "Vai Chover", criticando o "apelo à indecência" e "falta de respeito aos bons costumes".




Fonte:O Diário de Mogi






Chicão é eleito presidente do Clube

Alexandre Barreira

Francisco Pieri Neto, o Chicão, foi eleito novo presidente do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC). Ele concorria em chapa única ao lado do empresário Cláudio Costa, seu vice-presidente. As eleições aconteceram na noite de ontem, na tradicional agremiação da Cidade, onde também foram escolhidos os 40 novos conselheiros, dos quais Rômulo Soares Melo, que presidirá o Conselho Deliberativo.


Chicão foi eleito para o biênio 2012-2013 e pretende dar sequência à política de gestão "Clube Empresa", adotada a partir de 2006, quando assumiu a presidência do CCMC, pela primeira vez, para um mandato de dois anos (2006/2007), e foi reeleito pelos dois seguintes (2008/2009). (Leia mais em Esportes 7).


"Esta fórmula tem dado certo desde 2006. Conseguimos recuperar o clube e, com nossa administração e os investimentos de revitalização e melhorias, hoje o clube está mais atraente, com visual diferenciado e aconchegante", afirmou. Ele vai substituir Afonso Jurandir de Morais, atual presidente do Clube de Campo na chapa que tem o próprio Chicão como vice.


As principais metas do novo presidente são concluir as obras do deck, que vai ampliar a área do parque aquático em 390 metros quadrados (m²); reformar o espaço próximo à nova arena de futebol soçaite, batizado de ‘Varandão’, que ganhará amplos vestiários e lanchonete mais moderna; construir uma quadra de squash; e revitalizar o ginásio de esportes, que deve receber nova pintura na parte estrutural e no piso da quadra. "Vamos dar continuidade ao trabalho de manutenção constante, sempre melhorando as instalações já existentes", afirmou, lembrando que também fará esforços para construir um poço artesiano e comprar um gerador de energia, auxiliando o clube a economizar despesas com água e energia.


Chicão fez questão de posar para esta reportagem à frente do quadro que traz a fotografia de uma árvore do Pantanal, tirada por Alcides da Silva, mais conhecido como "Alcides do Café", que enfeita o restaurante panorâmico. "Ele foi um símbolo daqui e uma pessoa extremamente amiga de todos. Merecia este reconhecimento nosso", afirmou o novo presidente, ressaltando que a sala dos conselheiros é batizada com o nome do amigo.


Segundo Chicão, o Clube de Campo hoje conta com saúde financeira privilegiada. "Todas as contas estão em dia e até efetuamos, em agosto, o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos 60 funcionários. Contamos com um baixo índice de inadimplência dos associados e temos planos de crescer mais", afirmou, lembrando que o fluxo na agremiação encravada em um dos bairros mais nobres da Cidade gira em torno de 6 mil pessoas por mês.


Dentre as metas para melhor satisfazer os sócios está a obtenção do certificado ISO 9002. "É de extrema importância para todos do Clube, reforçando o trabalho bem feito há cinco anos, que identifica a excelência administrativa e operacional", completou Chicão, que toma posse a partir de 1º de janeiro de 2012.




Tour


Com direito a um "tour" pelas instalações e alamedas do clube, Chicão mostrou tudo que foi feito nos últimos seis anos da diretoria que adotou a gestão "Clube Empresa".


Ele apresentou a nova arena de futebol soçaite, com iluminação própria, dimensões oficiais e ultramoderna, entregue em julho e voltada especialmente à disputa dos campeonatos Corujão e Corujinha; a cancha de bocha, considerada uma das mais perfeitas do Estado de São Paulo; as quadras de tênis; a nova academia, que na manhã de ontem contava com 100 alunos de um total de mais de 700 regulares; a biblioteca e brinquedoteca; os novos salão privê, que já tem reservas até 2013, e salão social, que recentemente ganhou aparelhos de ar-condicionado novos; e a sauna; entre outras instalações bem cuidadas, limpas e com pintura conservada.


Chicão mostrou o Clube que voltará a comandar pelos próximos dois anos. "Estamos garantindo a satisfação dos associados. Desde a recepção até os locais de convívio comum, temos nos esforçado para que o sócio se sinta bem", definiu.


Fonte:O Diário de Mogi

CNJ vai monitorar corregedores

INICIATIVA Oficialmente, o ministro Peluso afirma que pretende dar mais transparência aos processos


BRASÍLIA
Em novo episódio da crise que abate o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente Cezar Peluso quer esvaziar o argumento da Corregedoria Nacional de que os tribunais não são capazes de investigar e punir os juízes suspeitos de irregularidades. Peluso determinou aos corregedores estaduais ontem que encaminhem para ele todas as informações sobre processos disciplinares contra magistrados que estejam em andamento.


Com isso, ele pretende mostrar que o trabalho da Corregedoria Nacional de Justiça, comandada pela ministra Eliana Calmon, poderia ser apenas secundário.


Acontece que essas informações já são prestadas cotidianamente à Corregedoria Nacional. Apesar disso, Peluso pediu que os relatórios sejam também repassados para ele. De acordo com assessores, os dados serão colocados na internet na tentativa de desmontar o argumento de Eliana Calmon de que as corregedorias de alguns tribunais são corporativistas e ineficientes. E que por isso o poder de investigação do Conselho Nacional de Justiça não pode ser reduzida.


Oficialmente, Peluso afirma que pretende dar mais transparência aos processos. "Os juízes demonstraram com dados que têm atendido a todas as determinações da Corregedoria Nacional quando lhes são encaminhadas denúncias, e que os prazos fixados são rigorosamente observados pelas corregedorias dos estados", afirmou Peluso.


Recentemente, no entanto, processos absorvidos pela Corregedoria Nacional serviram para afastar dois corregedores de tribunais que arquivaram ou não julgaram denúncias contra juízes.


Para o presidente do Colégio de Corregedores Gerais de Tribunais de Justiça, Bartolomeu Bueno, não há nenhum problema em encaminhar os dados a Peluso. "Ele é o chefe do CNJ. Não podemos negar a informação", disse o desembargador que esteve ontem com o presidente do CNJ. "A gente vai continuar mandando para a Corregedoria Nacional", acrescentou. Bueno afirmou que não existe crise entre a Corregedoria Nacional e as corregedorias locais. Segundo ele, também não há crise entre a Corregedoria e o CNJ.


A definição de como deve atuar a Corregedoria Nacional, se a reboque das corregedorias estaduais ou se pode agir de forma independente, será decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), também presidido por Peluso. A Corte deve julgar uma ação movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) sobre as competências do CNJ. O julgamento deveria ter ocorrido em setembro, mas em razão da crise, foi adiada para data ainda não definida.


Conforme dados do próprio CNJ, a Corregedoria Nacional já atua de forma subsidiária, como defende Peluso. Não concentra, portanto, todos os processos disciplinares em tramitação no país Das 505 reclamações que chegam diretamente à Corregedoria Nacional, 72% são repassados para os tribunais investigarem, como defende Peluso.


Fonte:O Diário de Mogi

Caqui...

Divulgação



Mogi faz jus ao título de "terra do caqui", mas bem que poderia se chamar também a "terra do alface", conforme o resultado do último levantamento divulgado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. A cidade é a primeira no ranking de área com o maior cultivo de caqui e de alface. São 243 mil pés da fruta, 997 hectares de extensão de cultivo da verdura e 336 produtores.


... e alface
Só para se ter uma ideia, a segunda cidade do ranking no Estado de São Paulo, que também se destaca na produção de caqui, é São Miguel Arcanjo, com 132 produtores, 171 mil pés e 132 produtores. 


Dez mais
No quesito produção de alface, o município também está em primeiro lugar no ranking estadual, seguido por Ibiúna, Salesópolis e Suzano. Já quanto à produção de flores, Mogi está entre as dez primeiras no Estado de São Paulo, precisamente, em nono lugar. Os mapas foram elaborados com aplicativos de sistemas de informações geográficas que reúnem as principais culturas do Estado, de acordo com o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agrícola do Estado de São Paulo.

Leilão já
Está cada vez mais difícil para o coordenador do Procon de Mogi, Dori Boucault, manter seu tradicional bigode. Num grande evento da sociedade, em Mogi, na semana passada, o assunto ganhou força.


Recluso
A ideia é promover um leilão do tal "bigode" e toda a arrecadação poderá ser destinada à entidade Trabalho e Apoio ao Deficiente Físico (Tradef), dirigida pela esposa dele, Ieda Boucault. Apesar do forte comentário, Dori já mandou um recado para os apoiadores desta corrente: deverá permanecer por 20 dias trancado em casa até que o tal do bigode raspado volte a crescer novamente.




Diet
A Organização Não Governamental (Ong) Direito, Igualdade e Esclarecimento em DST/Aids e drogas receberá na próxima terça-feira, dia 18, às 9h30, oficialmente, um veículo fruto da emenda parlamentar do vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão. Desde o ano passado, os vereadores da Câmara de Mogi podem apresentar emendas ao Orçamento Municipal, assim como já fazem os deputados estaduais. 


Carro alugado
O veículo já está rodando e ajuda no deslocamento dos profissionais da Ong, que antes usava um carro alugado. A entrega oficial será feita na rua Adriano Pereira, em Jundiapeba, às 9h30. A entidade é subvencionada pela Prefeitura e atende 80 famílias em quatro projetos diferentes: o projeto Casinha, destinado a profissionais do sexo; o Mulher e Comunidade, o terceiro voltado para os adolescentes e o quarto projeto, Vivendo, para portadores do vírus HIV. 
Divulgação



Audiência Pública
Mogi das Cruzes será palco, no próximo dia 24 deste mês, de uma audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Moradores e lideranças representativas da cidade poderão participar do debate, que inclui todo o Alto Tietê, para reivindicar melhorias e benefícios para a região.


Divulgação



Prioridade
As opiniões, reclamações e sugestões poderão ter prioridade no Orçamento do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já enviou à Assembleia Legislativa o orçamento do próximo ano. 




Investimentos
A peça orçamentária é um instrumento importante porque é onde o Estado detalha como pretende investir os recursos dos impostos arrecadados da sociedade. A inclusão de Mogi no roteiro da comissão atendeu a um pedido feito pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). 




Guarulhos
A audiência será realizada no dia 24 de outubro, às 18 horas. A princípio, a discussão ocorreria em Guarulhos, inclusive, para levar os pleitos do Alto Tietê, mas depois o encontro foi desmembrado. 




Pouca participação
Em anos anteriores, a participação popular ficou aquém do desejado, pelo menos da participação efetiva de representantes do Alto Tietê para fazer valer o seu direito de reivindicar melhorias para a cidade e a região. Para este ano, a expectativa é que a situação seja diferente.




No PP
O estudante Pablo Monteiro, citado pela coluna no último domingo, foi para o PP, o partido do cacique e deputado federal Paulo Maluf, para reorganizar a juventude progressista, e não para o PPS, como saiu publicado. Ele deixou o PR.




Pesquisa
A CS Brasil inovou: está consultando moradores de bairros de Mogi por telefone para saber como avaliam a coleta de lixo e a limpeza pública de ruas. Atendentes muito bem educadores pedem a atenção do morador e pedem que respondam a oito questões. Uma iniciativa interessante.


Fonte:Mogi News

Reajuste: Sabesp aumenta tarifa paga pelo Semae por compra de água em 6,8%

Valor de R$ 1,24 por metro cúbico será reajustado este mês; gasto médio atual de Mogi por mês é de R$ 1,8 milhão
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Mauricio Sumiya

Reajuste que afetará o município foi discutido ontem entre representantes da Sabesp e vereadores. Parlamentares não concordam com aumento da estatal
Será reajustado em 6,8% o valor de R$ 1,24 por metro cúbico que a Prefeitura de Mogi das Cruzes paga à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pela compra da água que é distribuída pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). A informação do superintendente da Unidade de Negócio Leste da companhia, Márcio Gonçalves de Oliveira, e foi anunciada na manhã de ontem durante uma audiência na Câmara. Atualmente Mogi compra, em média, por mês, 1,481 milhão de metros cúbicos. Em dinheiro, significa um custo mensal de cerca de R$ 1,8 milhão. O valor por metro cúbico deve subir para R$ 1,32.


A notícia do reajuste chega no momento em que a companhia avalia um pedido feito pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e reforçado ontem por vereadores para que o município receba um desconto na taxa. Isso porque a cidade teve áreas inundadas para dar origem a represas que hoje contribuem para o abastecimento da Região Metropolitana do Estado de São Paulo e na visão do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e da Câmara, não pode pagar pela água produzida em solo próprio o mesmo pago por outras cidades que também possuem empresas municipais de água que não contribuem com o sistema. 
O desconto seria uma forma de compensação a Mogi das Cruzes pelo fato de o município ser produtor de água. Aproximadamente 50% do abastecimento municipal é feito com água comprada da Sabesp e distribuída pelo Semae, responsável também por abastecer a outra metade da demanda. O custo do Semae para tratamento fica entre R$ 0,30 e R$ 0,40, quase três vezes menos do que o valor pago à companhia estadual.


Para o superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp Leste, Marcio Gonçalves de Oliveira, não é possível prever quando a análise ao pedido de desconto será concluída. Ele também deu a entender que dificilmente o valor diferenciado seja concedido. "O valor nós vamos avaliar, mas é uma análise que não sei precisar quando irá terminar por se tratar de um estudo que não é simples e que tem uma série de complexidades que envolvem custo e tratamento. E a nossa tarifa é a 6ª menor entre as empresas estaduais no País", afirmou. "A tarifa é igual para todos e é difícil separar os custos porque o sistema é interligado", completou o superintendente da Unidade de Produção de Água, Marco Antonio Lopes Barros. As tarifas da Sabesp são propostas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp).


Para o diretor-geral do Semae, Marcus Mello, o momento é de aguardar. "Já solicitamos uma tarifa diferenciada e vamos esperar", disse. Já o vereador Nabil Nahi Safit (PSD) acredita que o momento é de se fazer um "levante" para garantir o desconto a Mogi. "Todos os investimentos feitos no passado foram pagos com dinheiro público, Mogi contribuiu com impostos e a cidade não recebe benefício nenhum por ser produtor. Temos que nos movimentar", disse.


Fonte:Mogi News

Saúde Santa Casa: recebe recursos do Estado com três meses de atraso

Verba de R$ 840 mil será usada para custear gastos com material e com a folha de pagamento nas UTIs Neonatais
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Santa Casa de Mogi receberá os R$ 840 mil em seis parcelas mensais, liberados a partir deste mês; valor será complementado com R$ 60 mil repassados pela Prefeitura
Com quase três meses de atraso, a Secretaria de Estado da Saúde autorizou o repasse de R$ 840 mil à Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, referente ao Pró-Santa Casa 2. 
O valor, que será entregue à instituição em seis parcelas mensais de R$ 140 mil, liberados a partir deste mês, será utilizado para custear o gasto com o material consumido nas seis Unidades de Tratamen-to Intensivo (UTIs) Neo-natais e, ainda, com a fo-lha de pagamento dos funcionários que trabalham no setor. A quantia é complementada pela administração municipal com R$ 60 mil.


O mesmo montante de recurso é repassado no primeiro semestre do ano, para, igualmente, custear o material e os profissionais das UTIs reservadas aos recém-nascidos. 
Por ser semestral, o repasse deveria ter sido feito em janeiro a primeira parcela e, em julho, a segunda. Apesar de receber a verba para operar com apenas seis leitos, a Santa Casa de Mogi das Cruzes, em períodos de grande movimentação na Maternidade, chega a utilizar os nove lugares reservados a este tipo de atendimento. 
Os três espaços restantes, mesmo com todas as condições estruturais e do corpo de funcionários, ainda não foram regulamentados pelo Ministério da Saúde. A liberação dos leitos é aguardada há quase três anos. Eles já tiveram pareceres favoráveis da Vigilância Sanitária do Estado e de um órgão que representa o governo estadual na Secretaria de Saúde.


A previsão mais otimista é de que eles ganhem o reconhecimento e, automaticamente, passem a receber o repasse para custear as despesas somente no começo de 2012.


O provedor da unida-de, Mário Calderaro, de-talhou que, mesmo sem receber o valor do atendimento, "há casos em que a transferência do bebê para outro hospital é inviável, seja pela gravidade do estado clínico ou pela demora de encontrar uma vaga", o que resulta na utilização da UTI Neonatal não-credenciada. 
"Se atendemos o paciente em um destes leitos, temos de buscar meios financeiros para custeá-lo, caso contrário, o recém-nascido fica à mercê de uma vaga em outro hospital do Estado", detalhou Calderaro.


Os problemas com a demora na liberação das unidades e o balanço do déficit financeiro da Santa Casa serão apresentados durante audiência pública de prestação de contas, que será realizada no próximo dia 25, às 10 horas, na Câmara Municipal.


Fonte:Mogi News

Orçamento: Arrecadação de ICMS é recorde

Previsão é de que Mogi chegue aos 214 milhões, valor 22,29% maior que o atual, de R$ 175 mi
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O bom momento do setor industrial na cidade está entre os motivos para o aumento significativo da arrecadação de ICMS
Mogi das Cruzes deverá bater o próprio recorde na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2012, segundo a proposta orçamentária apresentada na Câmara Municipal na semana passada. A cidade passará dos atuais R$ 175 milhões para R$ 214 mi, uma variação de 22,29%. 
O crescimento é resultado do bom momento vivido pela cidade nos segmentos da indústria e do comércio. Prova desta elevação é o aumento no índice de participação do ICMS. Apenas parte do imposto é repassada às administrações municipais. O maior volume fica com o Estado.


Em 2011, o índice de participação de Mogi foi de 0,753% e, em 2012, será 0,776%, crescimento de 3,17%. Ele é definido pelo governo estadual e tem como base a instalação de novas empresas e estabelecimentos comerciais e suas respectivas performances. Cada cidade tem uma variação e o município ficou no topo do ranking regional.


Segundo o secretário municipal de Finanças, Robson Senziali, o índice reflete o momento vivido dois anos antes do ano atual. "A movimentação das empresas de 2010 apresentou este crescimento", explicou. "Isso nos dá uma excelente perspectiva para os próximos anos. Continuamos em crescimento", afirmou. 
Além do ICMS, que corresponde ao maior volume de receitas no Orçamento municipal, todos os outros impostos tiveram acréscimo na arrecadação. Se neste ano os impostos chegarão a uma receita líquida de R$ 656 mi, em 2012, haverá um aumento em torno de 37%, atingindo R$ 901 milhões.


O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), segundo maior gerador de receita, teve uma elevação ainda maior que o de ICMS, saindo dos R$ 87 milhões em 2011 para R$ 110 milhões no próximo ano (27% mais). "A ampliação de alunos na rede municipal é o grande responsável pelo maior volume", explicou Senziali.


A arrecadação com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) também registrou um alto crescimento. Enquanto neste ano o tributo deverá gerar até dezembro R$ 47,5 milhões, no ano que vem, a expectativa é atingir R$ 61 milhões, variação de 28,42%. "Esse é um resultado do trabalho da Secretaria de Finanças, que atualizou os cadastros dos contribuintes", destacou. 


Secretarias
É a partir da geração das receitas que o Orçamento é dividido entre as pastas municipais. O maior crescimento na comparação entre 2011 e 2012 ocorreu na Secretaria de Obras - de R$ 61 milhões para R$ 181 milhões. Senziali explicou que estão inseridas dentro deste montante as obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Entre as previsões, estão projetos como a construção da avenida Guilherme Georgi, por exemplo.


Fonte:Mogi News

Câmeras Vagões do Expresso terão maior vigilância

Previsão é de que o trem monitorado chegue a Mogi após a modernização das estações de Jundiapeba e Brás Cubas e a construção de viadutos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

CPTM também informou que nove trens estão sendo adquiridos em uma concorrência internacional de R$ 700 milhões para ampliar frota
A partir do segundo semestre de 2012, as composições que atendem a Linha 11 - Coral (Luz - Estudantes) com o serviço Expresso Leste, que está sendo estendido até Suzano, contarão com câmeras de monitoramento no interior dos vagões. A previsão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de que o trem monitorado também chegue a Mogi após a modernização das estações de Jundiapeba e Brás Cubas, além da construção de dois viadutos, que acabariam com o transtorno nas passagens de nível da cidade. A CPTM também pretende iniciar nos próximos meses a licitação dos projetos de reforma das estações que ainda não possuem acessibilidade. 
Atualmente, a Linha 11- Coral está recebendo investimentos para que o Expresso Leste, que hoje circula entre as estações Luz e Guaianases, tenha a viagem estendida até Suzano. Para isso, as estações de Ferraz de Vasconcelos e Suzano estão sendo reconstruídas. As obras preveem reforço no sistema de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente. Além disso, segundo a CPTM, nove trens que estão sendo adquiridos em uma concorrência pública internacional de R$ 700 milhões serão incorporados à frota. As composições contam com câmeras de vigilância em todos os vagões, ar-condicionado, entre outros itens. 
Atualmente, a CPTM realiza 24 viagens do Expresso Leste entre as estações Luz e Estudantes, sem a necessidade de baldeação em Guaianases. A meta é expandir o número de viagens no município, à medida que as estações forem modernizadas com os padrões de acessibilidade, e as passagens de nível forem fechadas a partir da construção de viadutos. Para se ter uma ideia do benefício, em setembro foram transportados 585.381 passageiros, em média, por dia útil na linha em toda a sua extensão (Luz-Guaianases-Estudantes). Em nota, a CPTM informou que a meta é ter todas as estações acessíveis até 2014. Das 89 estações, 36 já são acessíveis e 10 estão em obras, com conclusão prevista até o primeiro semestre de 2013. O objetivo é licitar, nos próximos meses, os projetos das demais estações que ainda não são acessíveis, com expectativa de iniciar parte dessas obras em 2013.


Fonte:Mogi News

Doação para a AACD

Divulgação

O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Mauro Araújo (PMDB), entregou ontem um cheque no valor de R$ 900 para a campanha de arrecadação para a próxima edição do Teleton, programa transmitido pelo SBT. O valor foi arrecadado durante meses na Casa de Leis, por meio dos cofrinhos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O dinheiro foi entregue aos representantes da Associação Regional da Criança Deficiente (ARCD), Onélia Miranda e Rubens Marialva.


Fonte:Mogi News




   

Política: Austelino é pré-candidato do DEM à Prefeitura nas eleições de 2012

Ex-vereador mogiano deixou o PP e se filiou ao Democratas, que já perdeu importantes nomes, como Bertaiolli
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Austelino Ferreira Mattos deixou o PP e se filiou ao DEM
O ex-vereador Austelino Ferreira Mattos é pré-candidato à Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo Democratas (DEM). O partido planeja integrar a aliança formada por PT, PP e PTB, como o Mogi News divulgou, com exclusividade, na coluna Contracapa da edição de sábado.


O anúncio oficial da parceria e da pré-candidatura deverá ser realizado até o fim deste mês e contará com a presença na cidade do presidente estadual do DEM, o deputado federal Jorge Tadeu Mudalen.


Austelino saiu do PP, onde também era pré-candidato, e se filiou ao DEM dois dias antes do encerramento da janela eleitoral. "O DEM continua sendo um partido forte na cidade", afirmou Mattos. "Antes de qualquer movimentação, conversamos com o diretório estadual e tivemos todo o respaldo. Nada seria feito sem apoio", garantiu o ex-vereador.


O novo presidente do DEM no município, o empresário Alvarindo Vicente de Souza, que trabalha como apresentador interpretando o palhaço Zig Zag, na Rede Internacional de Televisão (RIT TV), afirmou que a participação na aliança teve a anuência da Executiva estadual. "Conversei com o Mudalen e a vontade dele é lançar candidato em Mogi. O Austelino é um nome muito importante dentro do cenário político mogiano e com ele o partido só tem a ganhar", afirmou o presidente do partido.


"Muitos que deixaram o DEM estavam insatisfeitos e por pequenas insatisfações e desconfortos migraram para outras legendas, principalmente o PSD. No entanto, os verdadeiros democratas continuam acreditando no projeto que temos para a cidade. Se um jogador do seu time sai do clube, você para de torcer pela equipe? Não", disse o apresentador, respondendo a própria pergunta.


Questionado se a legenda passaria a fazer oposição ao atual governo, Zig Zag foi evasivo. "Não podemos dizer que somos contrários à administração do prefeito Marco Bertaiolli, o fato é que jogamos em times diferentes", disse. 
Se o mogiano mede as palavras, o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, afirmou ontem que está proibido o apoio do partido às can-didaturas que tiverem o PSD como cabeça de chapa.


A parceria entre DEM e PSDB, que elegeu Bertaiolli no primeiro turno das eleições de 2007, também foi avaliada pelo novo presidente. "O PSDB pode participar da nossa aliança a hora que quiser. O espaço dele está reservado dentro do grupo. Se o atual prefeito conta com um time, nós também temos o nosso", disse o apresentador, que sempre faz analogias ao futebol. 
Além de ganhar a força de mais um importante partido, a aliança PT/PTB/PP e agora o DEM conquistou preciosos minutos no tempo de TV, cerca de 1m40s, o quarto maior, atrás de PT, PMDB e PSDB.


Fonte:Mogi News