sábado, 3 de setembro de 2011

Deputado André do Prado participa de anúncio de R$ 7,7 milhões em investimentos para Ferraz de Vasconcelos



DSC_0141.JPG
 Verba será empregada na execução de obras de reurbanização e revitalização da área central
O deputado André do Prado esteve nesta sexta-feira (02) acompanhando o governador Geraldo Alckmin em mais um encontro na região do Alto Tietê para liberação de investimentos. O município de Ferraz de Vasconcelos foi beneficiado com a liberação de R$ 7,70 milhões do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), cujos valores serão utilizados para execução de obras de revitalização do centro do município.


O deputado André do Prado destacou o empenho e atenção que o Estado vem mantendo com a região. “O Alto Tietê está recebendo muitas obras e investimentos. Hoje, concretiza-se mais uma obra importante para Ferraz, que é a revitalização do centro da cidade”, destacou.


 Segundo o parlamentar, os recursos anunciados serão empregados nas obras de revitalização do Centro de Ferraz, como a criação de bolsões de estacionamento ao longo da avenida Brasil, a execução de obras de drenagem e a realização de obras de acessibilidade e projeto paisagístico. Ao longo da Avenida 15 de novembro, no trecho entre a Av. Brasil e a Rua Juvenal Guerra, serão construídas estruturas em policarbonato para cobertura e execução de obras de drenagem.


 As obras propiciarão melhorias significativas para a circulação de pedestres e veículos na área central e seus equipamentos públicos, em especial os terminais de transportes.


Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Manuela cobra apoio do PT em 2012

Divulgação


O namoro entre o PT nacional e o PDT provocou reações da deputada Manuela D'Ávila (PC do B), pré-candidata a prefeita de Porto Alegre (RS), e da bancada de vereadores do próprio PT na capital gaúcha.


Diante de conversas de dirigentes nacionais do PT, como o presidente Rui Falcão e o ex-deputado José Dirceu, com o ministro Carlos Lupi (Trabalho), Manuela mandou uma carta aberta ao partido, da qual também são signatários dirigentes do PC do B e do PSB.


No texto, eles lembram que apoiaram a eleição do governador Tarso Genro em 2010, abrindo mão de lançar o deputado Beto Albuquerque (PSB).


"Juntos construímos a vitória de Tarso Genro", dizem os aliados do PT.


Na campanha de 2010, o atual prefeito, José Fortunati, apoiou o peemedebista José Fogaça, de quem era vice na prefeitura.


Manuela e aliados querem evitar que o PT apoie a reeleição do prefeito em troca de alianças com o PDT em outras capitais, como São Paulo.


Em um informativo da bancada, os sete vereadores do PT mostram que não será simples fechar o apoio a Fortunati também internamente.


Intitulado "Abandono: até quando?", o texto critica várias áreas da administração municipal e diz que, nos últimos anos, Porto Alegre sofreu "um descaminho".


Fonte:Escrito por Vera Magalhães 

Na abertura de congresso, Dilma e Lula apoiam Dirceu e atacam mídia


Na abertura do congresso do PT, Dilma<br> e Lula apoiam Dirceu e atacam mídia
O PT transformou ontem a abertura de seu 4º Congresso num ato de desagravo ao ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), principal réu do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal).


Ele foi mais aplaudido que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff no evento, que reuniu cerca de 2.000 petistas em Brasília.


Lula e Dilma fizeram referências a Dirceu e criticaram a imprensa. O ex-presidente ainda disse que as sucessora governará por oito anos.


O desagravo ocorreu uma semana após a revista "Veja" acusá-lo de montar um "gabinete paralelo" e conspirar pela queda do ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil).


O petista ter sido vítima de invasão de privacidade e acusa a publicação de usar métodos ilegais para espioná-lo, o que a revista nega.


Lula saiu em defesa do aliado e reclamou de reportagem da Folha que revelou, anteontem, a articulação de um desagravo a ele.


"Eu li num jornal esses dias que ia ter a nota de apoio ao Zé Dirceu, com meu aval. Ninguém pediu aval a mim. Portanto, o jornal mentiu", disse. "Mas já que ele [Dirceu] está aqui agora, tem o meu aval a nota."


O ex-presidente disse ainda que o PT é "muitas vezes achincalhado por determinados setores da mídia".


A Folha revelou que Lula apoiaria o desagravo, e que pediu a aliados que o partido o defendesse publicamente.


A tarefa de propor a menção coube ao presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Artur Henrique.


Ele pediu "moção de repúdio pelo crime cometido por uma famosa revista brasileira contra o companheiro José Dirceu e contra a livre imprensa neste País".


Dilma foi aplaudida ao citar Dirceu no discurso. Enquanto saudava os presentes, o nome do ex-ministro foi gritado pela plateia.


"Em nome de todos os ex-presidentes do PT, eu cumprimento o ex-ministro José Dirceu", disse.


O presidente do PT, Rui Falcão, se disse a favor de um marco regulatório para "democratizar a mídia": "O jornalismo marrom de certos veículos deve ser responsabilizado toda vez que falsear ou distorcer fatos para caluniar, injuriar ou difamar".


"O domínio midiático por alguns grupos econômicos tolhe a democracia", disse.


Sobre o tom do encontro, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria da Presidência) disse que "foi um desagravo necessário porque houve uma injustiça a ele [Dirceu]".


Dirceu não falou, mas permaneceu atrás de Lula e Dilma no palanque, aparecendo entre os dois em fotos e TV.


OITO ANOS


Lula disse a Dilma que ela governará o País em 2014. "Oito meses de governo é muito pouco para alguém que vai governar esse País oito anos. É 10% do tempo que você vai ter."


Dilma exaltou feitos do antecessor. "Eles tentam nos desgastar [...] É a tentativa de me separar [da gestão Lula], mas como é que eu posso ter conflito comigo mesma?"


Fonte:Folha.com



'Sou aliado de Alckmin, mas não alienado', diz Campos Machado

Deputado estadual pelo PTB-SP defende retirada da Corregedoria da Polícia Civil do gabinete da Segurança Pública e causa racha na Assembleia

Fernando Gallo / SÃO PAULO - O Estado de S.Paulo
Trazido à baila pela insistência em votar o projeto que retira a Corregedoria da Polícia Civil do gabinete do secretário de Segurança Pública e a devolve para a própria Polícia Civil, o deputado estadual Campos Machado (PTB), aliado de todas as horas do governador Geraldo Alckmin avisa: "sou aliado, mas não alienado. Entendi que tinha obrigação moral de apresentar o projeto".

Apesar disso, Campos ameniza os efeitos negativos da repercussão que teve sua pressão para levar o projeto a voto: "A minha lealdade e amizade com o Geraldo não vão ser arranhadas por uma coisa tão pequena".

Nessa entrevista ao Estado, o deputado dispara contra o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira: "É um homem de boa vontade, mas está no lugar errado. Ele conseguiu quase destruir a dignidade de uma instituição que tem mais de 100 anos".

Por que o sr., que é da base do governo, decidiu votar o projeto contra a vontade do governador Alckmin?

Não sei se é contra a vontade do governador. O Geraldo Alckmin nunca me disse nada. É um amigo e um irmão que tenho. Fui vice dele em 2000 e 2008. Basta indagar como é que ele foi candidato em 2010, quando nós fizemos a convenção nacional do PTB aqui pra ele ser candidato a governador. De outro lado, sou aliado, mas não alienado. Entendi que tinha obrigação moral de apresentar o projeto. A Lei Orgânica da polícia determina que a corregedoria seja vinculada à delegacia-geral da Polícia. Não é uma questão do governo, é da Assembleia. Quando eu fiz esse projeto de decreto legislativo, não era eu sozinho. Tinha várias bancadas.

Fonte:Estadão.com.br

Roberto Jefferson pede ao STF inclusão de Lula no processo do mensalão


Argumento é de que Lula deve ser considerado suspeito porque enviava projetos para o Congresso
Mariângela Galluci, de O Estado de S.Paulo
Mais uma vez o presidente do PTB, Roberto Jefferson, insiste para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja incluído entre os acusados de envolvimento no esquema do mensalão. Em um documento enviado nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) com as suas alegações finais sobre o caso, Jefferson afirma que Lula deve ser considerado suspeito porque enviava projetos para o Congresso.
A defesa de Jefferson enviou o pedido ao STF - André Dusek / AE 28.05.2011
Veja também:
Relatório da PF confirma mensalão no governo Lula
Lula prevê julgamento do mensalão só em 2050
Lula promete a Dirceu desmontar ‘farsa do mensalão’
RELEMBRE: Lula diz que retomará debate sobre crise do mensalão após deixar o governo


André Dusek / AE 28.05.2011
A defesa de Jefferson enviou o pedido ao STF
De acordo com o Ministério Público, o esquema consistia no pagamento de quantias a parlamentares para que votassem a favor de projetos de interesse do governo. No início de julho, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao STF que condene 36 dos 38 réus do processo do mensalão. Ele afirmou que devem ser absolvidos por falta de provas o ex-ministro Luiz Gushiken e o ex-assessor Antônio Lamas.


"Qual a razão do ilustre acusador ter deixado de denunciar aquele que, por força de disposição constitucional, é o único que no âmbito do Poder Executivo tem iniciativa legislativa, o presidente da República, para somente acusar três de seus auxiliares, ministros de Estado, que iniciativa para propor projetos de lei não têm", afirmou a defesa de Jefferson nas alegações finais enviadas ao STF. A expectativa é de que o plenário do STF julgue a ação no início do próximo ano. 


fonte:Estadão.com.br

Helbor ganha destaque na


Duas importantes publicações brasileiras especializadas em assuntos econômicos acabam de divulgar levantamentos exclusivos sobre as maiores e melhores empresas do País. O jornal "Valor Econômico" e a revista "IstoÉ Dinheiro" apontaram a Helbor Empreendimentos, com sede em Mogi das Cruzes, entre as que apresentaram as melhores performances em seus levantamentos feitos por especialistas junto ao mercado imobiliário. Na revista especial "Melhores da Dinheiro", a Helbor figura na 475ª posição geral e é a 4ª melhor do setor imobiliário no quesito sustentabilidade financeira, logo após as gigantes MRV, PDG Realty e Brookfield, e à frente da Eztec. No levantamento do "Valor", a Helbor surge na 329ª posição entre as melhores empresas do País e a 10ª entre as companhias do setor imobiliário listadas na BMF&Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo. Segundo o jornal, a empresa mogiana ocupa a posição 213 entre as 250 maiores holdings do Brasil. Segundo as informações, a Helbor dobrou de tamanho no ano passado e atuando em 30 cidades de dez estados, com empreendimentos comerciais e residenciais de médio e alto padrão, obteve lucro líquido de R$ 182 milhões, 131% superior ao de 2009, com receita operacional líquida de R$ 987,2 milhões, 50,6% maior, diz o "Valor". Ainda conforme o jornal, as suas vendas contratadas no ano somaram R$ 2 bilhões, enquanto os lançamentos atingiram R$ 1,7 bilhão. Para o ano de 2011, a empresa projeta aumento de 20% em lançamentos e vendas, segundo o vice-presidente, Henry Borenstein.


É lei


O governador Geraldo Alckmin sancionou lei de autoria do deputado estadual José Cândido (PT), que torna obrigatório o encaminhamento ao consumidor, por escrito, dos contratos firmados por meio de call centers, ou outras formas de vendas à distância. Tal envio terá de ser feito até o 15º dia útil após o contrato. Após receber o contrato, o consumidor terá sete dias úteis para rescindi-lo, de forma unilateral.


Grafite


A Prefeitura irá lançar junto à comunidade de Jundiapeba um concurso para grafiteiros, com o tema "Saúde". O vencedor terá direito a colocar seu desenho na parede externa da futura Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), a ser entregue ao Distrito até o final do ano. Uma resposta a pichadores que, semanas atrás, emporcalharam os muros do local.


Marxismo


O PCB de Mogi promove, aos domingos, na Câmara de Mogi, a partir das 9 horas, uma série de palestras focadas no Método Marxista, tendo como base o trabalho realizado pelo professor José Paulo Netto para a Universidade Federal de Pernambuco. Amanhã, o tema será "A Especialidade em Marx" e, no dia 11, "Da Filosofia à Crítica da Economia Política".


Paixão


Será no próximo dia 16, às 19 horas, na Câmara, a entrega do título de Cidadão Mogiano ao advogado Joaquim Carlos Paixão, conhecido profissional que milita no Distrito de Braz Cubas. A iniciativa foi do vereador Jean Lopes (PC do B).


Fonte:O Diário de Mogi





PT ignora Dilma e vota emenda 29



AFIADA Dilma participa de inauguração de fábrica em Minas e critica quem propõe saúde sem dinheiro

BRASÍLIA

Apesar dos apelos da presidente Dilma Rousseff de que é necessário encontrar uma fonte de financiamento para resolver os problemas na área da saúde, a bancada do PT na Câmara decidiu que vai votar a regulamentação da Emenda Constitucional 29 mesmo sem solucionar esta questão. A votação foi marcada para o dia 28 deste mês e o líder do partido da presidente, deputado Paulo Teixeira (SP), diz não haver tempo para construir uma solução para ampliar os recursos para a área.




Teixeira argumenta que é importante aprovar a regulamentação, mesmo que de forma isolada, porque ela vai impedir que entes federativos incluam como gastos na área de saúde ações não relacionadas ao tema. "Não haverá tempo para conseguir resolver o financiamento até o dia 28. Então vamos vencer a etapa da Emenda 29 e depois buscar a fonte de financiamento", disse ontem o líder petista.

A decisão de apoiar a Emenda 29 sem vincular o tema à exigência de uma fonte de recursos foi tomada em uma reunião da bancada da qual participou o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência. Na saída do encontro, ele voltou a pontuar que a aprovação somente deste projeto não resolve os problemas na área da saúde. "O governo tem alertado o Congresso que a aprovação da emenda como se fosse uma panaceia, não é suficiente".

Enquanto a regulamentação dos gastos vai ampliando os apoios, a definição sobre uma fonte de financiamento ainda é embrionária. Hoje, porém, o governo começou a sinalizar limites ao negar a possibilidade de legalizar jogos de azar, como bingos e cassinos, para injetar dinheiro na Saúde. "Da parte do governo, não há qualquer apoio a jogos", disse Ideli Salvatti, ministra de Relações Institucionais. "Não achamos que a questão dos jogos pode ser uma fonte saudável", reforçou Gilberto Carvalho.

Como a aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) já foi descartada pela maioria dos partidos no Congresso, o governo busca alternativas com aumentos de tributos para outras áreas. Entre as propostas em estudo mais mencionadas está subir a alíquota de impostos sobre cigarro e álcool, além de promover alterações no DPVAT, seguro obrigatório pago por donos de veículos e, até mesmo taxação do lucro de bancos.



Fonte:O Diário de Mogi

Mogianidade


Ao contrário de outros artistas que visitam a cidade, a cantora Elba Ramalho saiu de Mogi das Cruzes com o espírito de "mogianidade" aflorado. Desde a sua chegada ao município, na tarde de quarta-feira, até ontem, quando deixou a cidade, Elba se desprendeu de pudores ou qualquer "luxo" para conhecer e viver as comemorações dos 451 anos de Mogi como qualquer munícipe. 
Divulgação





Estadia 
A exceção foi o animado show comandado por ela na noite de anteontem à noite. Fora isso, Elba passeou por Mogi, durante a manhã e tarde do dia 1 de setembro, inclusive no Mogi Shopping, onde almoçou com amigos da cidade, entre eles a educadora Karem Sartorato. 




Popular
Aliás, foi graças a um e-mail de Karem, amiga e seguidora de Elba Ramalho há mais de 20 anos, que o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) decidiu contratar a diva nordestina para os festejos de 451 anos da cidade. Elba confidenciou às repórteres Jamile Santana (MN) e Andressa Woff (TV Mogi News) que esta foi a primeira vez que ela realizou um show popular. 






Missa 
Na quarta-feira, pouco depois de ter realizado ensaio com os Canarinhos do Itapety, no Cemforpe, Elba seguiu até a Igreja Cristo Rei, no Socorro. Devota de Nossa Senhora e católica fervorosa, ela acompanhou a missa ao lado de outros mogianos. 
Daniel Carvalho





Campanha
A recepção "calorosa" ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) ontem, em Ferraz de Vasconcelos, com direito a beijos e abraços em crianças segurando bandeiras, deixou a impressão de que Alckmin está "em ritmo de campanha". Resta saber: a que?




PT e PSDB, juntos?
Há quem diga que a aproximação e "afetividade" de Alckmin com Ferraz de Vasconcelos, cidade em que o tucano menos recebeu votos na última eleição, tem a ver com as novas "parcerias" do partido. De acordo com reportagem publicada ontem no Estado de S. Paulo, assinada pela jornalista Julia Duailibi, Alckmin teria iniciado conversas com a presidente Dilma Rousseff (PT) para a construção de habitações do programa "Minha Casa, Minha Vida", entre outras ações. O PSB do prefeito de Ferraz, Jorge Abissamra, é um dos principais aliados e articuladores do partido com o governo federal.


Seminário
Por falar em PSB, dirigentes do partido e a Fundação João Mangabeira (FJM) realizam hoje o "Primeiro Seminário de Formação Política da Região do Alto Tietê". O evento, que acontecerá das 8 às 17 horas, no Espaço Rose Festas, localizado na rua José Maria Claro, 214, no centro de Ferraz, tem por objetivo preparar filiados para as eleições de 2012. 


PTB
No próximo sábado, dia 10, será a vez do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) promover o "Encontro de Filiações". O evento, que acontecerá na Câmara Municipal daquela cidade, a partir das 10 horas, deve oficializar a vereadora Jeruza Reis como presidente da legenda em Poá. A presença do deputado estadual Campos Machado, presidente estadual e secretário-geral da Executiva Nacional do partido, está confirmada. 


Frente a Frente 
A empresária e socialite Rita Reis é a entrevistada do novo programa Frente a Frente, da TV Mogi News. O quadro, comandado pelo editor-chefe do Grupo Mogi News, Márcio Siqueira, está em novo formato, novo cenário e nova apresentação: agora, a jornalista Marilei Schiavi é quem faz as entrevistas.


Do céu ao inferno
Na reestreia do Frente a Frente, Rita Reis afirma que "foi do céu ao inferno" ao relembrar os momentos em que esteve presa sob acusação de tráfico de drogas e o processo movido contra policiais que a prenderam. Fala do livro que vai lançar e que aguarda novos acontecimentos para incluir na história. 
Oswaldo Birke





Política?
Rita conta, ainda, seu interesse de entrar na política, confirmando notas dadas pela coluna de que foi sondada pelo PMDB para concorrer nas eleições do ano que vem. A primeira entrevista será exibida hoje, às 7h30. Está imperdível.


Fonte:Mogi News

Investimento Praça Campos da Água Verde receberá melhorias


Maurício Sumiya

Bertaiolli inaugurou ontem a 11ª Academia da Terceira Idade
Ao inaugurar a 11ª Academia da Terceira Idade (ATI) de Mogi das Cruzes, no Jardim Camila, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) anunciou um investimento de R$ 50 mil para a construção de vestiários para o campo de futebol existente na praça Campos da Água Verde, onde a ATI foi entregue. A expectativa é de que até o final do ano o processo licitatório já esteja concluído.


O anúncio foi feito durante a inauguração. Bertaiolli afirmou que se reuniu com representantes de cerca de 30 times de futebol que utilizam o campo para apresentar duas propostas: cobrir o espaço ou construir os vestiários. A escolha foi feita pelos representantes, que hoje não possuem local adequado para trocar as roupas antes e depois das partidas de fim de semana. "Com este recurso vamos completar este complexo o deixando mais apropriado para a prática do esporte. Esta praça era alvo de muita reclamação no passado e a Prefeitura reformou, trouxe uma academia e agora com a promessa de a comunidade ajudar a cuidar, vamos fazer os vestiários", disse.


Para os idosos, a ATI atende a um antigo pedido. "Muito bom porque nós vamos sair de casa e nos exercitar. Esse bairro estava precisando, há muito tempo, de uma área dessa", afirmou a dona de casa Dulce Lara Nepomuceno de Miranda. "Há um grande benefício em uma academia dessas. A ginástica e os exercícios são fundamentais nesta idade para desenvolvermos a mente e manter o corpo em dia", disse o aposentado Adão Franco.


Fonte:Mogi News

Fórum de Brás Cubas Prefeito tem garantia de que haverá reforma


Marco Bertaiolli confirmou presença em reunião entre o presidente do Tribunal de Justiça e OAB de Mogi. Orçamento para obras já estaria pronto
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Reportagem do MN mostrou toda a precariedade do Fórum de Brás Cubas, um dos piores do Estado
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) afirmou ontem que há cerca de três semanas recebeu da secretária de Estado da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, a garantia da reforma no Fórum de Brás Cubas. A declaração foi dada durante entrevista coletiva concedida na manhã de ontem após a inauguração de uma Academia da Terceira Idade (ATI) no Jardim Camila. 
O prefeito também confirmou que estará na próxima segunda-feira acompanhando a reunião agendada para as 10 horas entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador José Antônio Bedran. A pauta será justamente a situação do Fórum de Brás Cubas, considerada a pior unidade forense do Estado de São Paulo.


O caos no Fórum de Brás Cubas é conhecido há tempos na cidade, mas foi escancarado em 7 de abril último em reportagem especial do Mogi News, que mostrou a precariedade do interior do Fórum. Pilhas de processos no chão por não haver espaço para serem guardados, falta de detector de metais - o que é obrigatório em unidades forenses com varas criminais - e funcionários trabalhando em locais sem ventilação adequada são alguns dos problemas enfrentados diariamente no local. A própria reunião com o presidente do TJ tornou-se ainda mais urgente após a publicação da reportagem. 
A proposta que deve ser a apresentada pelo presidente da OAB de Mogi, Marco Soares Júnior, é de reformar o espaço e investir na informatização dos cerca de 40 mil processos em trâmite naquele Fórum, a exemplo do que aconteceu nas cidades de Santana de Parnaíba e Nossa Senhora do Ó. Além disso, deve ser solicitada a ampliação do número de varas nos Fóruns de Brás Cubas e Central, além de reforço na segurança das repartições do Judiciário. 
"O Executivo estará presente na reunião e há cerca de três semanas a secretária Eloisa falou comigo ao telefone. Ela já está orçando a reforma do Fórum de Brás Cubas e me disse que já tem o orçamento. O que deve ser definido na segunda é a manutenção do Fórum (há na cidade quem defenda a extinção dele)", afirmou.


Em junho, ao visitar a cidade para a cerimônia de lançamento das obras do hospital de Brás Cubas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também confirmou a reforma da unidade. À época, falou que o projeto executivo para os serviços de recuperação seria contratado em 30 dias, o que não ocorreu. A expectativa é que a reforma do Fórum tenha início no próximo ano, sendo os recursos necessários incluídos no orçamento estadual para 2012.


Fonte:Mogi News

Aniversário de Mogi Família Lima leva o público ao delírio com irreverência


Durante o show, músicos deixaram o palco e, de surpresa, surgiram em meio ao público
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Depois de contagem regressiva, pai e filho surgiram no meio do público, que foi ao delírio. Música erudita aqueceu a noite da plateia
Músicas eruditas nunca tiveram um toque tão especial, e até meio rebelde, diga-se de passagem, como as interpretadas pelos músicos da Família Lima, que levou ao delírio os mogianos durante a noite de ontem no show em comemoração aos 451 anos de Mogi das Cruzes. Segundo a Prefeitura, 7 mil pessoas conferiram a apresentação; a Polícia Militar disse que o público chegou a aproximadamente 4 mil pessoas. 
Antes de subir ao palco, Lucas Lima e o pai José Carlos Lima receberam a Imprensa local. "Esta é a primeira vez que tocamos em um show aberto à população de Mogi, e estamos muito felizes em participar da programação de aniversário da cidade. O frio pegou todo mundo de surpresa, mas vamos esquentar o público", prometeu Lucas, minutos antes de se apresentar.


Por volta das 21h15, começaram os primeiros acordes. O grupo de músicos vindos do Rio Grande do Sul surpreendeu o público. Com sua guitarra e voz com agudos afinadíssimos, Lucas deu às músicas clássicas um toque de irreverência. O ponto alto da apresentação foi quando ele e o pai pediram a participação do público para uma contagem regressiva. Depois do "um" em coro, pai e filho surgiram no meio do público, que foi ao delírio. Até o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) não conseguia conter o riso e parar sentado. 
"O show foi maravilhoso. Esta foi uma ótima oportunidade da população ter acesso à música erudita, de uma forma mais atrativa e gratuita", disse Fernanda Rafaela de Lima, de 22 anos.


A programação continua hoje com diversas atrações. Às 10 e às 14 horas, o Centro de Iniciação Profissional (CIP) Maurício Nagib Najar, no Mogilar, recebe o teatro infantil "O gato e o rato". Em seguida, às 11 horas, o Bunkyo de Mogi das Cruzes traz para o público a apresentação do Taikô, tradicional dança japonesa com tambores, na praça de alimentação do CIP. Às 12h30, a tenda cultural do CIP se transforma em um espaço fitness com a professora Sunamita Neves. A banda mogiana Vício Primavera se apresenta na tenda cultural do CIP às 15 horas, seguida da banda Hierofante Púrpura, às 16h30. Às 19 horas, o palco da Expo Mogi recebe o artista Paulo Razek e a banda Racional em um show de tributo a Tim Maia. 
E às 21 horas a programação de hoje encerra-se com o show de Jorge Ben Jor.


Fonte:Mogi News

Comportamento Envelhecer não implica em rancores e tristezas


Especialistas orientam sobre como enfrentar este período da vida com mais otimismo e alegria, sem se prender tanto às adversidades e limitações
Maria Regina Almeida
Da Reportagem Local
Divulgação

Idosos que sabem encarar a vida com mais otimismo e sem queixas conseguem ser alegres e atrair as pessoas para um convívio sadio
Envelhecer sem mágoas e rancores talvez seja um dos maiores desafios quando a idade avança e as perdas tornam-se frequentes. Ter uma atitude positiva diante dos reveses da vida e saber se livrar de pensamentos e de situações que causam sofrimentos é essencial para manter um bom relacionamento e convívio com as pessoas que estão ao redor, além de trazer bem-estar para quem age desta forma. 
O psicólogo Agostinho Caporali, de Mogi das Cruzes, destaca que a receita para afastar as mágoas e ter uma boa qualidade de vida, em qualquer idade, é saber perdoar, tanto o outro quanto a si mesmo: "Isso é fundamental, pois só assim vamos nos livrar das amarguras e não permitir que elas interfiram no presente e no futuro. Passamos a vida fazendo escolhas e, em algumas, nós acertamos e, em outras, erramos. Não podemos nos prender às coisas ruins. E aí entra, de novo, a necessidade do perdão pelas coisas que não conseguimos acertar". 
É bom sempre ter em mente que a amargura no coração afasta a alegria e que ninguém gosta de conviver com pessoas tristes. Os "carregadores de pedras", como classificou o psicólogo, devem aprender a se desfazer delas sob pena de perder o ânimo e o encanto pela vida. 
Ter atitudes que demonstrem afeto é outra recomendação do especialista: "Ligue para aquela pessoa que você ama, ou um filho ou um amigo, e diga isso. Abra o seu coração e fale que está com saudades. Muitas vezes deixamos de compartilhar estes sentimentos simplesmente por causa do orgulho, do espírito crítico e de sermos exigentes demais. E isso só faz mal".


Ele recomenda que, ao acordar, o ideal é decidir aquilo em que vamos colocar o nosso foco, se nas coisas ruins ou nas boas. Esta escolha, segundo Caporali, vai fazer toda a diferença para o resto do dia.


Para a psicóloga Geraldina Witter, membro do Grupo de Psicologia do Idoso, em Mogi das Cruzes, saber compreender que o envelhecimento é um processo da vida e estar preparado para isso é um bom caminho para atravessar este período com mais naturalidade e sem cobranças em relação ao padrão que o mundo tenta impor de uma juventude eterna.


"A marca do tempo vem. Isso é inevitável. A nossa sociedade precisa se preparar para o envelhecimento sem se ater tanto à manutenção de um físico jovem", avalia. "É preciso se cuidar, sim, porém sem supervalorizar coisas que não são garantia de felicidade", acrescenta a psicóloga.


Segundo Geraldina, o apoio da família é muito importante para que o idoso se sinta útil e parte integrante da sociedade e, assim, ele saberá lidar melhor com esta fase da vida.


"Muitas vezes, os filhos estão tão envolvidos com os seus afazeres e com o corre-corre diário que se esquecem ou não tem disposição física de se sentar ao lado do idoso apenas para conversar e dar atenção. Ou, então, ficam apenas preocupados com a doença da pessoa idosa, que deixam de dar um apoio emocional que gostaria e espera receber", avalia a especialista.


Fonte:Mogi News