quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dilma diz que 'faxina' em ministérios não é 'meta de governo'


Presidente voltou a dizer que a 'faxina' do governo é contra a pobreza. 
Segundo ela, não se demite todos os dias. 'Isso não é Roma Antiga.'
A presidente Dilma Rousseff, durante lançamento do Programa Nacional de Microcrédito, em Brasília (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff, durante lançamento
do Programa Nacional de Microcrédito, em Brasília
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (24), após cerimônia no Palácio do Planalto, que fazer “faxina” em ministérios envolvidos em denúncias de corrupção não é “meta” do atual governo.
“Acho que combate-se o malfeito. Não se faz disso meta de governo. Faxina no meu governo é faxina contra a pobreza. É isso que é a faxina. O resto são ossos do ofício da Presidência. Se houver algum malfeito, eu tomarei providências”, afirmou.
Questionada se poderia demitir ministros nas próximas semanas, a presidente afirmou: “Não é adequada essa pauta de demissões. Não se demite nem se faz escala de demissão nem sequer demissão todos os dias. Isso não é Roma Antiga”, declarou – na Roma Antiga, segundo relatos históricos, cristãos eram lançados aos leões em espetáculos para romanos no anfiteatro Coliseu.
saiba mais
'Verdadeira faxina' é contra a miséria, afirma Dilma em São Paulo
Dilma disse considerar “inadequado” usar o termo “faxina” para classificar as demissões de ministros no atual governo.
“Eu não sei de onde saem as informações de vocês, mas tanto a forma como colocam a política do meu governo contra malfeitos, chamando-a de faxina, eu não concordo com isso”, disse.
Desde o início do mandato de Dilma, em janeiro, quatro ministros deixaram o governo: Antonio Palocci, da Casa Civil;  Alfredo Nascimento, do Ministério dos Transportes;Nelson Jobim, do Ministério da Defesa; e Wagner Rossi, do Ministério da Agricultura. Os últimos três pediram demissão após denúncias de corrupção nos ministérios.
A presidente também fez uma defesa enfática do respeito à “presunção de inocência” e disse que já passou pela experiência de ser acusada antecipadamente.
“É importantíssimo respeitar a dignidade das pessoas, não submetê-las a condições ultrajantes. E eu sei disso porque já passei por isso”, disse.


Segundo Dilma, o maior objetivo do atual governo é fazer o país crescer. “O centro do meu governo é fazer o país crescer, combater a pobreza. O resto é tomar providência contra malfeito, é obrigação como presidenta.”
Crise
A presidente também comentou rapidamente sobre a crise financeira internacional. Ela afirmou não esperar que a turbulência econômica atual resulte em “catástrofes” como a quebra de grandes bancos, o que ocorreu na crise econômica de 2008.
“Você não espera catástrofes do porte daquela do Lehman Brothers [banco norte-americano que quebrou], a não ser que, infelizmente, um banco quebre, o que eu não acredito que deixarão isso ocorrer”, disse.
Segundo Dilma, a crise terá “altos e baixos”. “Acho que a crise vai ser isso que estamos vendo: um dia está pior, outro dia está melhor”, disse.


Fonte:Globo.com

Dilma e Gisele integram lista de mulheres mais poderosas da 'Forbes'


A presidente Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo, segundo ranking da revista "Forbes" divulgado nesta quarta-feira. No topo da lista está a chanceler alemã, Angela Merkel.


Além de Dilma, há mais uma brasileira no ranking: a modelo Gisele Bündchen, que ficou com a 60ª posição.


A lista da revista norte-americana é dominada por políticas, empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento. Em segundo lugar ficou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.


"Nossa lista reflete os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época", disse Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman, em nota.


Srdjan Suki/Luis Alvarez/Alan Marques/Efe/Associated Press/Folhapress
Angelar Merkel, Hillary Clinton e Dilma Rousseff estão no topo da lista de mais poderosas da 'Forbes
Angelar Merkel, Hillary Clinton e Dilma Rousseff estão no topo da lista de mais poderosas da 'Forbes'
Oito chefes de Estado e 29 presidentes-executivas estão na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Elas têm em média 54 anos e controlam, juntas, US$ 30 trilhões. Vinte e duas delas são solteiras.


Segundo a revista, Dilma fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa. Hillary foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo.


"Ao longo das múltiplas esferas de influência, essas mulheres alcançaram o poder por meio da conectividade, habilidade de construir uma comunidade ao redor de organizações que elas supervisionam, países que lideram, causas que encabeçam e marcas pessoais", acrescentou a Forbes.


Completando as cinco primeiras posições da lista estão a presidente-executiva da PepsiCo U.S., Indra Nooyi, que comanda o império de alimentos e bebidas de 60 bilhões de dólares, e a vice-presidente operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, que recebeu crédito por ter preparado o IPO da rede social que pode atrair até 100 bilhões de dólares.


Segundo a Forbes, as mulheres da lista alcançaram poder não apenas por meio de dinheiro e força, mas, graças à mídia social, também por alcance e influência.


Lady Gaga e a recém-nomeada editora-executiva do New York Times, Jill Abramson, estão em 11° e 12° lugar, respectivamente. Gaga é a mais nova da lista, com 25 anos, enquanto a Rainha Elizabeth, no 49° lugar, é a mais velha, com 85 anos.


A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que no ano passado ficou no topo do ranking, este ano caiu para a oitava posição.


Veja a lista das 20 mulheres mais poderosas do mundo, segundo a Forbes:


Angela Merkel, 57, chanceler da Alemanha
Hillary Clinton, 63, secretária de Estado dos Estados Unidos
Dilma Rousseff, 63, presidente do Brasil
Indra Nooyi, 55, presidente-executiva da PepsiCo
Sheryl Sandberg, 41, diretora operacional do Facebook
Melinda Gates, 47, cofundadora da Fundação Bill & Melinda Gates
Sonia Gandhi, 64, presidente do Partido do Congresso da Índia
Michelle Obama, 47, primeira-dama dos Estados Unidos
Christine Lagarde, 55, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional
Irene Rosenfeld, 58, executiva-chefe da Kraft Foods
Lady Gaga, 25, cantora americana
Jill Abramson, 57, editora-executiva do "New York Times"
Kathleen Sebelius, 63, secretária de Saúde dos Estados Unidos
Oprah Winfrey, 57, apresentadora de TV americana
Janet Napolitano, 53, secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos
Susan Wojcicki, 43, diretora de marketing do Google
Cristina Kirchner, 58, presidente da Argentina
Beyoncé Knowles, 29, cantora americana
Georgina Rinehart, 57, bilionária e ativista ambiental australiana
Cher Wang, 52, presidente e cofundadora da HTC




Fonte:Folha.com

Alckmin anuncia trem expresso que ligará Jundiaí a São Paulo em 25 min


O Governador Geraldo Alckmin durante evento no Teatro Municipal de Santo André.14/06/2011
Trajeto é de cerca de 45 km de extensão; início das obras está previsto para o final de 2013
Marcela Bourroul Gonsalves - estadão.com.br
SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 24, a construção do Expresso Jundiaí, trem que ligará o município de Jundiaí à capital paulista. Ele terá cerca de 45 km de extensão e um tempo de percurso estimado em 25 minutos.


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve concluir, até setembro, o projeto funcional. Ele dará as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento, a localização das estações, a inserção urbana da linha e avaliação ambiental preliminar. A iniciativa pode ser concretizada através de Parceria Público-Privada (PPP).


Se o cronograma for seguido, a previsão é que até novembro seja lançado o edital de licitação para contratar os projetos básico, executivo e de estudos ambientais. O início das obras está previsto para o final de 2013.


O governador afirmou que ainda não é possível definir a tarifa do serviço, mas que o Expresso Jundiaí deverá ser competitivo não somente do ponto de vista econômico, mas também por apresentar redução do tempo de viagem e maior segurança em relação aos carros e ônibus.


Aglomeração Urbana. Também nesta quarta, Alckmin sancionou o projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AU). A iniciativa é pioneira no Estado e reúne os municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista e Jundiaí, totalizando cerca de 700 mil habitantes.


Os prefeitos dos sete municípios integrantes da AU terão dois meses para criar o Conselho de Desenvolvimento. O órgão, formado pelas lideranças municipais e representantes do governo do Estado, é o responsável pela definição das prioridades e o uso das verbas estaduais e federais destinadas a projetos em comum.


Com a criação do AU da Região de Jundiaí, o governo do Estado passará à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) a responsabilidade pelo gerenciamento e fiscalização das linhas de ônibus intermunicipais que operam entre os sete municípios. Atualmente, as linhas estão sob responsabilidade da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo).


Fonte:Estadão.com.br



Alckmin garante empenho do governo na duplicação da Avenida Mário Covas, afirmam André do Prado e o prefeito de Arujá



aruja 1.jpg
Durante a solenidade de criação da primeira Aglomeração Urbana do Estado de São Paulo, em Jundiaí, o governador Geraldo Alckmin garantiu ao prefeito Abel Larini o empenho do governo estadual na duplicação da Avenida Mário Covas, que liga Arujá a Guarulhos, por onde trafegam cerca de 15 mil veículos diariamente.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira, um dia depois de uma audiência, que foi intermediada pelo deputado estadual André do Prado, entre o prefeito arujaense, o secretário do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI), Widerson Anzelotti, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que trataram do mesmo assunto.


 Na audiência de terça-feira, o deputado André do Prado, o prefeito Abel Larini, e o secretário municipal de Obras, Ciro Dói, formalizaram o pedido de duplicação da importante via, enfatizando que o objetivo é aliviar o tráfego na região central da cidade e ligar o município ao aeroporto de Cumbica.


 Na ocasião, Edson Aparecido se comprometeu a despachar no dia seguinte com o governador, fato que acabou se concretizando durante a cerimônia em Jundiaí: “Com certeza, a realização dessa obra está em nossa lista de prioridades”, disse o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, que em abril deste ano visitou a avenida Mário Covas e viu de perto a necessidade da duplicação.  


 De acordo com o secretário, os trabalhos podem ser executados com recursos do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimentos, ao custo total de R$ 24 milhões. Entretanto, para garantir a execução das obras, o prefeito Abel Larini disse que a Administração Municipal pode entrar com uma contrapartida no valor de R$ 7,2 milhões, equivalente a 30% do valor estimado.  


 Convidado pelo governador a participar da cerimônia em Jundiaí, o prefeito ouviu de Alckmin a confirmação de que é intenção do governo estadual atender ao pedido: “O governador ouviu as nossas informações e também do secretário Edson Aparecido e determinou empenho para que a obra saia do papel”.


 O deputado André do Prado, por sua vez, ressaltou que, com o advento do Rodoanel, a duplicação da Mário Covas se tornou imprescindível, sendo importantíssima para Arujá, pois será uma via de acesso ao município.


 Legenda:


Foto  - Da direita para a esquerda: Diretor de Trânsito de Arujá, Edson Nasser; deputado André do Prado; secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido; prefeito Abel Larini, secretário municipal de Obras, Ciro dói e o secretário do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI), Widerson Anzelotti.


Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Golpe VISA - Importantíssimo SE VOCÊ DIVULGAR MENOS PESSOAS SOFRERÃO ESSE TRAUMA... DIVULGUEM! GOLPE FÁCIL DE CAIR - VEJA QUE ELES NÃO PEDEM SENHA

LEIA, POIS É MUITO BEM FEITO:
Você recebe uma chamada e a pessoa diz: 
- Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é 'Fulano' e meu número de
identificação funcional é 'tal' ...


-O Sr. comprou 'tal coisa (qualquer coisa bem estranha, como um 'dispositivo Anti-Telemarketing) no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre?
É óbvio que você responde que não, ao que se segue:
- 'Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?' (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet).


Ápos responder "sim", o golpista continua ...


- 'Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança.
- Por favor, anote o seguinte número de protocolo '...
O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede: 


- O Sr. poderia lê-lo para confirmar? 
Aqui vem a parte mais importante da fraude. 
Ele diz então:


- Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número.
Feito isto, ele continua:


- Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)'.
Estes são os seus 'Números de Segurança (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão! 
Depois que você informa os referidos números, ele diz:


- Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder.. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente.. 
- O Sr. teria alguma outra pergunta?
Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga. 


Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato. 
É quase inútil fazer denuncias à polícia. 


Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações. Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora. 


Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.


Assim sendo, por favor, passe isto a todos seus amigos, A informação é a nossa proteção!

Fonte: Professor Hélio Aoki

Quem é quem nos partidos que vão disputar as eleições


Um balanço feito junto aos cartórios eleitorais de Mogi das Cruzes mostra quem está no comando dos partidos políticos que irão participar do pleito de 2012. O levantamento já apresenta algumas surpresas, como a presença de Simei Baldani na presidência do PRTB e a ausência de comando no PDT, até bem pouco tempo nas mãos da vereadora Odete Sousa. Veja quem é quem nas agremiações: Democratas (DEM) – Marco Bertaiolli; Partido Comunista Brasileiro (PCB) – Mário Berti; Partido Comunista do Brasil (PC do B) – Jean Lopes; Partido Democrático Trabalhista (PDT) – sem presidente; Partido Humanista da Solidariedade (PHS) – Airton Fernando de Araújo; Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Geraldo Tomaz Augusto; Partido da Mobilização Nacional (PMN) – Irineu Mesquita de Jesus; Partido Progressista (PP) – José Gustavo Ferreira dos Santos; Partido Popular Socialista (PPS) – Delmiro Goveia; Partido da República (PR) – Marcos Roberto Damásio da Silva; Partido Republicano Brasileiro (PRB) – Edivaldo de Souza; Partido Republicano Progressista (PRP) – Michael Della Torre Neto; Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) – Simei Baldani; Partido Socialista Brasileiro (PSB) – Chico Bezerra; Partido Social Cristão (PSC) – José Carlos Aguiar Calderaro; Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – Cuco Pereira; Partido Social Democrata Cristão (PSDC) – Doralice Maria Silva Carvalho; Partido Social Liberal (PSL) – Ricardo Ferreira de Paula; Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) – Inês Paz; Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) – sem presidente; Partido dos Trabalhadores (PT) – Clodoaldo de Moraes; Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – Walter Bolzani Jr; Partido Trabalhista Cristão (PTC) – Munir Jorge Júnior; Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) – Flávio Isaías; Partido Trabalhista Nacional (PTN) – sem presidente; Partido Verde (PV) – Romildo de Pinho Campello.


Sem presidente

Disposta a cuidar exclusivamente de sua campanha à reeleição, sem enfrentar surpresas desagradáveis, como a intervenção ocorrida no pleito passado, a vereadora Odete Sousa deixou a presidência do PDT. Seu sucessor no cargo deverá ser indicado pela Força Sindical, que comanda o partido no Estado.


Novo comando

Thamara Strelec
A saída de Thamara Strelec do comando do PSC já foi oficializada, como esta coluna antecipou. José Carlos de Aguiar Calderaro é o novo presidente; Gilberto Alves de Paula e Luiz Carlos Pinheiro, 1º e 2º vices, respectivamente; Jamilson Valério dos Santos é o tesoureiro geral; Jorge Luiz Mendonça, 1º tesoureiro; Nelson Vieira Neto, o 1º secretário e José Miraídes Penha o secretário geral. Braz Anastácio está entre os vogais do partido.


Faltam dois


Além de Francisco "Chicão" Pieri e Cláudio Costa, candidatos a presidente e vice, respectivamente, mais dois nomes já estão definidos para comporem a chapa de situação que irá disputar as eleições do Clube de Campo: Acrísio de Oliveira Silva Filho e Hélio José de Souza Júnior, como diretores financeiros. Agora, faltam somente os diretores Administrativo e Jurídico para que a chapa se complete.


Visitas

Recém-empossada na Câmara Federal, a deputada Elaine Abissamra (PSB) está percorrendo o Alto Tietê, visando prefeituras e se colocando à disposição dos prefeitos para representá-los em Brasília. Nesta semana, ela anunciou visitas a Salesópolis e Biritiba para se reunir com Antonio Adílson de Moraes (Bolinha) e Carlos Alberto Taino (Inho). Nas conversas, tem destacado o seu projeto de "Saúde da Mulher".


Fonte:O Diário de Mogi

Chavedar assumirá o Comphap



Trabalho Comphap cuida atualmente de processos de tombamento de 19 imóveis históricos da Cidade
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo de Mogi das Cruzes, João Francisco Chavedar, assume agora mais uma função na Cidade: a de presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico (Comphap) para o biênio 2011-2013. Formado em Arquitetura, professor da Universidade Braz Cubas (UBC) e à frente da Pasta desde 2001, o secretário venceu por sete votos, por meio de eleição realizada na manhã de ontem, contando com a participação dos 22 conselheiros titulares.


Procurado pela reportagem de O Diário, o secretário não foi encontrado para comentar sua eleição. Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, ele está afastado por licença médica. Para o vice-presidente eleito pelo Comphap, o arquiteto Paulo Pinhal, pesou na escolha o fato de Chavedar ter sido o responsável pela implantação do Plano Diretor do Município. Isso porque, conforme explica Pinhal, que é presidente do Colégio de Arquitetos de Mogi e que, dentro do Conselho, representa a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (AEAMC), um dos pontos principais da nova gestão será a Permuta de Potencial Construída - projeto que precisa ser incluso no Plano Diretor e que pode garantir recursos financeiros para a manutenção de construções históricas tombadas.


"Se eu tenho uma casa com 100 metros quadrados construídos em um terreno de 500 metros quadrados e o imóvel for tombado, não posso construir nesta área maior. Já com a Permuta de Potencial Construído é possível, por meio de escrituras públicas, vender a área restante para que outra pessoa possa construir. Torna-se um negócio, que ajuda os prédios históricos a se manterem e fazerem o restauro", explica o arquiteto. A proposta foi apresentada por Chavedar, motivando sua eleição.


"A defesa do patrimônio é minha preocupação acima de tudo. Acredito que será uma boa gestão e, apesar de não ter ganho, me sinto à vontade para cobrar muitas coisas e estou satisfeito com a vice presidência", afirma Pinhal que, mesmo sendo arquiteto, pretende valorizar em seu trabalho não só as construções e monumentos históricos, mas também o patrimônio imaterial, como demais artes e manifestações.


Trabalho
O Comphap cuida, atualmente, dos processos de tombamento de 19 imóveis históricos da Cidade (já há cinco tombados) e da inscrição no Livro de Registro de Bens Imateriais. Além disso, caberá aos novos conselheiros viabilizar intervenções junto à iniciativa privada para recuperação e preservação de dois destes prédios: o da Corporação Santa Cecília e o da Estação de Sabaúna.


Fonte:O Diário de Mogi





Planalto dá tratamento VIP a Rossi


SOLENIDADE A presidente Dilma Rousseff cumprimenta o novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro
Em uma cerimônia de posse que virou uma calorosa despedida, a presidente Dilma Rousseff deu as boas-vindas ao novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, elogiando a "herança de êxitos e bons resultados" do seu antecessor, Wagner Rossi, ejetado da Esplanada dos Ministérios após a sucessão de denúncias envolvendo a pasta.


Rossi ganhou tratamento vip: abriu a cerimônia exaltando em longo discurso a sua gestão, ganhou afagos de Dilma e Ribeiro e fez questão de agradecer o apoio dos aliados, que lotaram o Palácio do Planalto para prestigiar a cerimônia.


"Ao deixar o meu governo, o ex-ministro Wagner Rossi deixa também uma herança de êxitos e bons resultados", discursou Dilma, que agradeceu a "colaboração" de Rossi. "Nos últimos anos, o ex-ministro Wagner Rossi e todos os seus antecessores conduziram a agricultura e a pecuária brasileiras a um dos momentos mais significativos de sua história. Sem dúvida, nesse período, muito foi feito pela agropecuária, e por isso, ex-ministro Wagner Rossi, agradeço sua colaboração", afirmou a presidente.


Dilma ainda frisou a questão do protecionismo, que cria barreiras às exportações brasileiras nos mercados estrangeiros. "Ainda há muitos desafios a enfrentar, precisamos fortalecer nossa agricultura para fazer frente ao caráter volátil e muitas vezes especulativo dos preços das commodities, fazer face às intempéries, devemos lutar contra os protecionismos", observou.


O desagravo do Planalto a Rossi foi um gesto de Dilma ao PMDB no momento em que a presidente tenta manter controle sobre a base aliada e reduzir as tensões. Por ser indicação do vice-presidente, Michel Temer, Rossi tornou-se uma questão mais problemática na "faxina" dilmista iniciada com Alfredo Nascimento, nos Transportes.


Setores do partido ameaçam apoiar tanto a saída do ministro do Turismo, Pedro Novais, quanto a instalação de uma CPI da Corrupção para investigar o próprio governo.


Rossi aproveitou seus momentos finais no Planalto para exaltar o que considera conquistas do setor. Apelou para uma série de clichês ufanistas - "benesses naturais", "momento histórico", "país abençoado" - e destacou números, como "200 milhões de toneladas de grãos". "Quem menos importou na grande revolução de apoio ao agricultor foi este ministro", disse, com falsa modéstia.


O ex-ministro mencionou até a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), alvo de denúncias de corrupção e má gestão. "Conseguimos com a Conab dar nova dimensão ao tratamento pro agricultor", afirmou.


Em sua primeira entrevista à imprensa como novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro disse que vai trabalhar com "técnicos capacitados" e que colocará a pasta para "interagir" com a Controladoria-Geral da União (CGU), que apura irregularidades. "Teremos toda a integração possível, nossos ministérios vão interagir e queremos que isso seja resolvido com a maior rapidez possível", comentou Mendes Ribeiro.


Sobre mudanças na diretoria da Conab, o ministro evitou dar respostas conclusivas. "O ministro Jorge Hage (da CGU) disse que teria 30 dias, no mínimo, pra completar a sua tarefa. Até lá, vou entrar na Conab, consciente do grupo de técnicos que possui, examinarei as questões nos Estados, aprofundarei todas as ações necessárias para que a eficiência esteja sempre presente", comentou. "Posso substituir a presidência (da Conab), os diretores, não quero entrar definitivamente com uma postura, vou conversar", disse.


Segundo o novo ministro da Agricultura, "o bom senso vai estar sempre presente" na condução da pasta. "Aliás, por falta de bom senso, muita gente erra, eu vou tentar não errar", declarou, sem responder se esse teria sido o caso de Rossi.


Fonte:O Diário de Mogi

Thamara no PMDB


Amilson Ribeiro

Nem bem deixou a presidência do Diretório Municipal do PSC, na semana passada, a publicitária Thamara Strelec, 29 anos, já é assediada por vários partidos políticos. Entre as legendas que praticamente disputam a tapa o registro da jovem ruiva, ex-candidata à Prefeitura nas eleições de 2004 e vice de Luiz Carlos Gondim Teixeira em 2008, está o PMDB.




Legislativo 
O motivo para as negociações, que tiveram avanço significativo nos últimos dias, é o cumprimento à Lei Eleitoral que determina que partidos ou coligações reservem parte das candidaturas a mulheres. O PMDB, segundo apurou a coluna, com dirigentes, pretende lançar Thamara à Câmara Municipal.


Maurício Sumiya/ Daniel Carvalho





Disputa 
Resta saber como ficará a distribuição de votos entre Thamara e os demais pretensos candidatos do partido, em especial dois atuais vereadores: Geraldo Tomaz Augusto, presidente do Diretório Municipal, e Mauro Araújo, presidente da Câmara Municipal (que está com um pé no PMDB), além de Benedito Faustino Taubaté Guimarães, que está na suplência, e o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Todos são considerados fortes "puxadores de votos". 




Sem atrito
Aliás, foi exatamente para evitar embate com um vereador da atual legislatura, Olímpio Ossamu Tomiyama, que está em vias de assinar com o PSC, entre outros motivos, como "falta de diálogo entre dirigentes", que Thamara alegou à coluna estar "pretensa a deixar a legenda". 


55 disputado
Não bastassem as denúncias de irregularidades e pedidos em série de impugnação de certidões para evitar o registro do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, há ainda outro empecilho: ter o número 55 para representar a legenda. Segundo o jornalista do Diário de S. Paulo, Ancelmo Góis, a numeração também é pretendida pelo PPL (Partido Pátria Livre), criado pelo antigo grupo de esquerda MR-8. 


Corrida
Para manter a fama de prefeito de ritmo acelerado e esportista, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) aproveitou ontem a solenidade de divulgação da programação do aniversário de 451 anos da cidade para convocar todos os 16 secretários municipais a participar da corrida de rua que acontecerá no dia 4 próximo, como parte das comemorações. 


Atleta
Alguns secretários declinaram do convite com a cabeça, mas outros toparam, como o secretário de Segurança Eli Nepomuceno, que é coronel da reserva da Polícia Militar, que aceitou de pronto do desafio. O secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, chegou a aceitar o convite com gesto tímido da cabeça. O prefeito logo explicou: "Desde que seja em cima de uma motoneta fazendo escolta dos participantes, acho que não terá problemas, não é José Luiz?". Arrancou risos do público.


Daniel Carvalho





Agora vai, será? 
Fontes dignas de crédito garantem que nas próximas semanas, provavelmente na primeira quinzena de setembro, terão início as tão esperadas obras de construção do Hotel Íbis, no Socorro. O projeto para a construção do prédio de dez andares, aprovado pela administração municipal, já teria sido retirado pela direção do grupo Lis, proprietário da área. A sondagem do terreno, processo inicial de construções, também já teria sido executada.


Protesto
Integrantes do Sindicato dos Bancários e trabalhadores do setor realizam hoje um protesto para denunciar más condições de trabalho da categoria. Também vão apresentar ainda as principais reivindicações da Campanha Nacional de 2011.


Panfletos
A manifestação acontecerá em dois momentos: às 9 horas, no largo do Rosário, e depois em passeata até a Avenida dos Bancos. Os bancários prometem fazer distribuição de panfletos e manifestações em frente às agências bancárias.


Reajuste
Os bancários querem dar prosseguimento na campanha salarial. A categoria quer reajuste salarial de 12,8% (composto por aumento real de 5% mais reposição da inflação projetada em 7,5%), PLR de três salários mais R$ 4.500, valorização do piso, aumentos no vale-refeição e alimentação. A data base dos bancários é 1º de setembro. 


EDP
O vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB) agendou para o próximo dia 29, segunda-feira, às 14 horas, reunião com diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica e a EDP/Bandeirante. O encontro é para discutir a resolução 414, que trata de várias mudanças do serviço público, e apurar queixas de demora no atendimento e corte de abastecimento em residências do município.
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Hora da xepa
Com banquinho improvisado, rapaz remexe em caçamba ao fim do movimento do dia no Mercado do Produtor, antiga Cobal.


e-mails do leitor


Trânsito
Gostaria de expressar minha opinião quanto ao trânsito de Mogi. As pessoas devem ter consciência e pensar da seguinte maneira: houve aumento significativo de veículos, se tem compromisso com hora marcada, tem que sair com antecedência. É lógico e mais do que evidente que não cabe todo mundo no mesmo lugar ao mesmo tempo. E essa rotatória deveria ser um cruzamento, pois seria mais fácil para sinalizar e o trânsito fluir melhor.


Orlando
obpires@yahoo.com.br


Apelo
Tive o prazer de ler a reportagem realizada pelo Mogi News a respeito dos imóveis abandonados em Mogi das Cruzes e gostaria de colocar aqui minha indignação de nossa Prefeitura. Já enviei e-mail, já conversei com pessoas a respeito do imóvel localizado ao lado do posto próximo ao Caputera, em frente ao supermercado Extra, e próximo ao Conjunto Nova Bertioga, local utilizado constantemente para venda e uso de crack, e a polícia não faz nada, a Prefeitura não faz nada. Pergunto: será que vamos ter de voltar aos tempos do velho oeste? Novas cracolândias se abrem em imóveis abandonados e ninguém faz nada. 
Celso Aires Pimenta
celso.pimenta@hotmail.com


País laico
Sobre a ação que o Ministério Público Federal em São Paulo moveu contra uma emissora de TV e uma Igreja pela veiculação de mensagens ofensivas contra pessoas ateias, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, disse que as declarações ferem a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Absolutamente correto. Mas ele ainda afirmou o Brasil é um Estado laico. Isto é não é correto! 
Silva Jatiacy
jatiacy@estadao.com.br.


Fonte :Mogi News

Semae Plano Diretor do Semae será mostrado dia 30


Documento vai estabelecer as metas de investimentos em abastecimento e combate ao desperdício de água
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Relatório vai revelar o que precisará ser feito nas próximas décadas para suprir o consumo de água
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) vai apresentar o Plano Diretor de água no próximo dia 30, às 9 horas, na Câmara Municipal. O documento vai estabelecer as metas da autarquia para investimentos nos setores de abastecimento e combate ao desperdício. O relatório deve revelar o que precisará ser feito nas próximas décadas para suprir o consumo de água na cidade e, ainda, onde e como obter os recursos necessários. 
Entre os investimentos que deverão ter prioridade estão: a construção de uma nova adutora entre a Pedra de Afiar, no Cocuera, e a estação de tratamento central de Mogi, além da diminuição da área de abastecimento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo da (Sabesp). 
A divulgação da data foi feita pelo presidente da Comissão de Serviços Públicos e Semae da Câmara Municipal, vereador Nabil Nahi Safiti (DEM). Segundo ele, a apresentação do documento será uma das últimas etapas para a finalização do relatório desenvolvido pela comissão parlamentar. "Ele (o relatório) é feito com base em dados técnicos e não vai se prender as ações do Ministério Público e da Polícia Civil", contou. "Vamos mencionar as irregularidades, mas nosso objetivo será apontar os problemas existentes e o que pode ser feito para solucioná-los", revelou o democrata. 


PAC 2
Duas obras que poderão estar inseridas no plano diretor terão nos próximos dias a verba necessária para a realização dos trabalhos. Durante a sessão de ontem na Câmara Municipal, a Prefeitura encaminhou dois projetos de lei que solicitam a autorização do Legislativo para firmar convênio com o governo federal a fim de estabelecer repasse, a fundo perdido, de cerca de R$ 10,4 milhões. 


Investimentos
Aproximadamente R$ 3,4 mi serão destinados à implantação de 2,7 km de adutora ao longo da Avenida Nilo Marcatto e a Estrada Santa Catarina, com interligação da Estação de Tratamento de Água - Leste (ETA Leste) ao Reservatório da Vila Nova Aparecida. O restante da verba - algo em torno de R$ 7 mi - será aplicado na ampliação do sistema de abastecimento de água da Vila Moraes, com a construção de redes, adução, estações elevatórias e reservatórios. O crédito tem origem no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).


Fonte:Mogi News

Fim de mandato Mauro Araújo vai deixar presidência da Acat


Daniel Carvalho

Mauro Araújo deixa a Acat
O vereador mogiano Mauro Araújo (sem partido) vai deixar a presidência da Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat). O anúncio será feito durante a reunião da entidade na próxima segunda-feira, às 11 horas, em Santa Isabel. O presidente da Câmara de Ferraz de Vasconcelos, Edson Elias Khouri (PSB), deverá assumir o cargo. 
Araújo comandou o grupo durante um ano e três meses. Entre os principais projetos desenvolvidos ao longo deste período estão as campanhas para o aumento do efetivo de policiais militares para a região e a elaboração de um abaixo-assinado para que uma clínica de reabilitação de dependentes químicos seja instalada em Mogi das Cruzes.


O manifesto conta com 40 mil assinaturas e a entidade aguarda uma data para entregá-lo pessoalmente ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). O tema será discutido durante o encontro da próxima segunda-feira.


"O revezamento do poder é importante e acredito que o nome do Edson Cury conquistará a unanimidade dos integrantes da Acat", afirmou Araújo. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Cadeia pública Preso condenado deve ser removido


Em processo, juíza proibiu a cadeia pública de Mogi de manter homens já condenados detidos em suas celas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Miranda: "Mantendo estes presos sem ter estrutura adequada para isto, aumenta o risco de fugas"
A juíza Liliana Regina Abdala, da Vara da Fazenda Pública do Fórum Central de Mogi das Cruzes, acatou pedido da Defensoria Pública de Mogi das Cruzes e proibiu a permanência de presos que já foram julgados e condenados pela Justiça na Cadeia Pública, que funciona no Parque Monte Líbano. Atualmente, há 33 presos no prédio, 14 deles já condenados, que devem ser transferidos para penitenciárias, colônias agrícolas ou hospitais psiquiátricos dentre de 60 dias. Em caso do descumprimento da ordem, o governo do Estado pode ser multado em R$ 10 mil por dia. A diretoria da cadeia pública informou que ainda não foi notificada da sentença. 
O defensor público Rafael de Souza Miranda, responsável pela ação, explica que a permanência do preso na cadeia pública, que tem caráter provisório, é inconstitucional e pode trazer prejuízos para a sociedade e para o próprio preso. "Em Mogi, a maioria destes presos é de outros Estados e o Centro de Detenção Provisória não os aceita porque já foram julgados e não são de São Paulo. O governo não vem buscá-los porque talvez não tenha condições seguras de transportá-los. No entanto, a Lei de Execução Penal proíbe esta permanência", explicou. 
Na cadeia pública, os presos condenados a regime semi-aberto, por exemplo, têm seu direito ao trabalho, o acesso a saúde e aos princípios básicos de cidadania violados. "Fora que, mantendo estes presos sem ter estrutura adequada para isto, você aumenta o risco de fugas", disse, referindo-se à fuga de 15 detentos em janeiro de 2009. Atualmente, a cadeia pública de Mogi está com nove presos condenados a cumprir regime semi-aberto e outros cinco em regime fechado.


A sentença determina ao Estado que todos os presos com condenação definitiva sejam transferidos para estabelecimentos penitenciários no prazo máximo de 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, além de proibir a continuidade dessa situação, sob pena de multa de igual valor. Cabe recurso da decisão pela Procuradoria Geral do Estado, que ainda será intimada de seu teor. Segundo apurou o Mogi News, a diretoria da cadeia pública de Mogi ainda não foi notificada oficialmente. 
Ações civis iguais a esta também foram abertas pelo defensor nas cidades de Suzano e Poá. "Nas cidades não consegui ganhar a ação em primeira instância, mas elas ainda estão tramitando. Em Poá, o processo perdeu o seu objetivo, já que a cadeia pública feminina foi desativada", destacou.


Em março de 2010, a Juíza Ana Carmen Silva havia proferido decisão liminar favorável com teor semelhante para cumprimento imediato, mas a decisão foi cassada em segunda instância pelo Tribunal de Justiça, após recurso do Estado.


Fonte:Mogi News

Aniversário de Mogi Festa terá shows e inaugurações


Comemoração dos 451 anos da cidade começa na próxima sexta-feira; custo total será de R$ 600 mil
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Prefeito Bertaiolli detalhou a programação de comemoração dos 451 anos de Mogi ontem
A Expo Mogi, evento em comemoração aos 451 anos de Mogi das Cruzes, vai custar R$ 600 mil à Prefeitura de Mogi. Desse montante, aproximadamente R$ 350 mil serão destinados às atrações artísticas. Outros R$ 198 mil à implantação de toda a infraestrutura de som, iluminação, montagem do palco e dos sanitários. O restante deve ser custeado com gastos como a alimentação das pessoas que trabalharem no Centro de Iniciação Profissional (CIP) Deputado Mauricio Nagib Najar, no Mogiliar.


O valor foi apresentado na manhã de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM), na Prefeitura. Além disso, Bertaiolli anunciou a inauguração de sete Academias da Terceira Idade (ATIs) entre o próximo dia 31 e 27 de setembro. Também será entregue a 20ª creche municipal das 40 prometidas por ele em 2008, durante campanha pelo Executivo Municipal.


Os espaços da praça de alimentação serão disponibilizados pela Prefeitura para as entidades sociais do município. O que for arrecadado ficará para elas próprias. "Serão 25 composições dadas para entidades da cidade. O que for lucrado fica com elas mesmas para ajudar em suas atividades", disse o prefeito.


De acordo com ele, a Expo Mogi é uma festa para a família mogiana. "Estamos falando de um investimento de R$ 600 mil e se vocês forem ver qualquer outra festa por aí afora tem um valor muito mais alto que este. Acontece que nós não temos interesse em fazer um evento de público, mas sim um evento da família mogiana, como ocorreu no ano passado", concluiu.


Ainda de acordo com o prefeito, o "grande presente" para a cidade neste aniversário será a inauguração da Central de Urgência, Remoção e Emergência (Cure), no próximo 17, às 10 horas, no Centro Cívico. "Nós teremos um espaço moderno, adequado, funcionando 24 horas, através do telefone 192. Serão 31 ambulâncias para prestar atendimento de urgência e emergência na cidade", afirmou. Das ambulâncias, 22 são do município, sete do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e duas unidades de resgate do Corpo de Bombeiros. A Cure entrará em operação por completa a partir de 1º de outubro.


A abertura oficial da Expo Mogi acontece na próxima sexta-feira no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) com a apresentação das orquestras sinfônicas Jovem FCSN e Violeiros de Mauá, que contarão com a participação dos Canarinhos do Itapety. Em 1º de setembro, dia do aniversário de Mogi, a principal atração será a cantora Elba Ramalho, que se apresentará com o coral de mil vozes formado por alunos da rede municipal de ensino.


Fonte:Mogi News

Alerta Cidade tem mais um registro de meningite


Prefeitura informou que a Vigilância Epidemiológica acompanha mais uma notificação de doença meningocócica. É de um morador da Vila Natal
A Vigilância Epidemiológica Municipal recebeu uma nova notificação suspeita de doença meningocócica. Segundo informações oficiais, o órgão já tomou todas as providências necessárias para garantir o bloqueio preventivo da doença. A vítima é um jovem de 15 anos, morador na Vila Natal, que está internado na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Seu estado de saúde é considerado estável. 
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sylvia Maria Abrantes Gomes, todas as providências já foram tomadas para o bloqueio da doença junto às pessoas que tiveram contato íntimo e prolongado com a vítima. "Nossa equipe foi à casa da família para realizar a quimioprofilaxia indicada pelo Ministério da Saúde para este tipo de ocorrência", explicou ela, salientando que a nova notificação não tem qualquer ligação com o óbito de uma senhora registrado na semana passada. A mulher, de 41 anos, moradora na Vila Cintra, esteve em viagem pelo Sul de Minas Gerais entre os dias 9 e 14 de agosto. Ao retornar para Mogi, já com alguns sintomas, ela foi levada para um hospital particular, onde ficou internada e, infelizmente, acabou falecendo. Material biológico da paciente foi encaminhado para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. "Solicitamos exame para tipagem do agente causador, no caso de meningite meningocócica, bem como exames para outras doenças hemorrágicas semelhantes à meningite, já que a região para onde a senhora e sua família viajaram também é foco para transmissão de dengue", explicou Sylvia Maria.


Do início de janeiro até ontem, de acordo com as informações oficiais, foram registrados 29 casos de meningite em Mogi das Cruzes, sendo oito meningocócicas. Todas as meningites são transmissíveis, virais ou bacterianas, mas cada tipo exige uma medida preventiva diferente. "Em qualquer caso, algumas medidas de prevenção são importantes, como manter os ambientes sempre muito bem arejados e limpos e evitar aglomerações", orienta a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei.


Os sintomas iniciais da meningite são febre alta e vômito em jato, que podem ser confundidos com quadro de gripe forte ou virose. Por este motivo, a principal recomendação é para que os pais levem a criança para uma unidade de saúde tão logo percebam qualquer um dos sinais.


Fonte:Mogi News

Patrimônio João Francisco Chavedar é eleito o novo presidente do Comphap


Secretário de Planejamento de Mogi foi indicado ao cargo para comandar reestruturação no conselho
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Chavedar foi surpreendido pela indicação ao cargo, mas topou o desafio e agora já traça planos para o Conselho do Patrimônio
Eleito na manhã de ontem presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico (Comphap) de Mogi das Cruzes, o secretário de Planejamento João Francisco Chavedar vai comandar uma reestruturação na entidade durante o próximo ano e meio. Uma das principais modificações deve ser a criação de meios de compensação financeira para os proprietários de imóveis a serem tombados. Além de implantar projetos como o que prevê a criação de câmaras técnicas, a nova diretoria do conselho também vai propor mudanças na lei que criou o Comphap na cidade.


O arquiteto Paulo Pinhal será o vice-presidente. Ele era o segundo candidato à presidência do conselho e após a votação foi indicado a vice pelos conselheiros. Juntos, os dois devem tratar da reformulação do Comphap burocrática e estruturalmente. 
Chavedar irá aproveitar o bom trânsito na Prefeitura para tratar com a administração e a Câmara de Vereadores das mudanças necessárias na legislação acerca do conselho, enquanto Pinhal deve tratar da implantação dos projetos que trouxe como proposta para a eleição.


A próxima reunião do conselho já vai contar com a nova diretoria. Até o dia 20 de setembro, Chavedar deverá tomar ciência dos projetos em andamento. Ele não era candidato à presidência e foi surpreendido pela indicação de parte dos conselheiros. Falou que não vê problemas para conciliar a entidade e os trabalhos da Secretaria pelo baixo número de projetos que o Comphap analisa e por estar resguardado de bons conselheiros e do vice-presidente. 
"Os próximos passos são basicamente a revisão da legislação, que temos alguns problemas. Queremos abrir um leque muito grande e trazer uma estrutura grande para a Secretaria de Cultura. Tentar fazer com que a Divisão de Patrimônio ganhe um corpo maior e tentar trazer a iniciativa privada para nos ajudar principalmente nos processos de inventário dos bens a serem tombados. Além disso, principalmente, verificar a questão da legislação para que os proprietários de imóveis tombados tenham algum instrumento de compensação financeira", disse.




Valor
Conscientizar a população da importância em preservar o patrimônio é uma das prioridades para Pinhal. "O Comphap evoluiu muito nesses últimos anos. Vamos instalar as câmaras técnicas e cursos na área de restauro e reconstrução além de conscientizar a população a respeito da preservação do patrimônio da cidade", disse. A nova gestão do Comphap terá dois anos para desenvolver estas ações. Chavedar, porém, deve sair em julho por questões envolvendo as eleições municipais.




Composição do Comphap
João Francisco Chavedar: presidente
Paulo Pinhal: vice-presidente
Eliana Mangini: secretária-geral
Anderli Ginane: secretária-adjunta
Benedita Amália de Souza: relações públicas


Fonte:Mogi News