quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FAO acha "provável" que crise de fome se estenda pela Somália


O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), Jacques Diouf, afirmou nesta quinta-feira considerar "provável" que a situação de crise de fome, declarada em cinco regiões da Somália, se estenda pelo sul do país até o final do mês.

Durante discurso na abertura da cúpula sobre o Chifre da África que a FAO realiza em Roma, o responsável pela agência afirmou querer beneficiar os governos dos países afetados com sistemas produtivos necessários para evitar outra situação de fome no futuro.

"Nas últimas três semanas desde nossa última reunião [em 25 de julho], a crise no Chifre da África agravou-se, tornando-se dramática", disse Diouf, que a partir de janeiro de 2012 será substituído no cargo pelo brasileiro José Graziano da Silva.

"Dispomos de planos de investimento já aprovados, mas falta financiamento. Se os governos e seus parceiros doadores não agirem agora, a crise de fome voltará novamente e será uma vergonha para a comunidade internacional", indicou.

O diretor-geral da FAO lembrou ainda que 12,4 milhões de pessoas precisam de ajuda urgente no Chifre da África para sobreviver à crise alimentícia provocada pela pior seca nos últimos 60 anos na região.

"É nossa responsabilidade ajudar às populações afetadas, já que é inadmissível que nos dias de hoje, com os recursos financeiros, as tecnologias e os conhecimentos disponíveis, mais de 12 milhões de pessoas morram de fome".

Farah Abdi Warsameh/Associated Press
Refugiado somali segura filho subnutrido no colo em frente a barraca que fez no acampamento de Mogadício
Refugiado somali segura filho subnutrido no colo em frente a barraca que fez no acampamento de Mogadício
Segundo ele, as ajudas chegam "lentamente" às áreas afetadas e as necessidades imediatas "ficam progressivamente satisfeitas", mas é preciso pensar no futuro para que esta crise não volte a acontecer.

"Claro que hoje temos de salvar vidas, mas devemos contribuir, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento de modos de vida sustentáveis, para evitar catástrofes como estas no futuro. As populações no Chifre da África fazem esforços louváveis, mas seus recursos se esgotaram pela combinação de seca, preços altos dos alimentos e conflitos", disse.

A FAO considera que a atual crise alimentícia do Chifre da África, onde há 2,3 milhões de crianças afetadas por desnutrição, é também consequência de três décadas de investimento insuficiente na agricultura e no desenvolvimento rural.

"É importante, diante da previsão de chuva em outubro, repovoar os rebanhos e apoiar a produção agrícola em pequena escala, com o fornecimento de sistemas de irrigação, adubos e técnicas adequadas. Isto deverá estender-se até a temporada de chuvas, na primavera de 2012", afirmou o diretor-geral da FAO.

A ministra de Agricultura do Quênia, Sally Kosgei, ressaltou que a situação que vive os países do Chifre da África "foi grave e é grave, muito dura" em seu discurso na cúpula da FAO, preparatória à reunião convocada pela UA (União Africana) em Adis-Abeba, marcada para 25 de agosto.

Fonte:Folha.com

Para Lula, é 'imbecilidade' falar em sucessão presidencial


Em discurso inflamado, ex-presidente comentou entrevista dada por Paulo Bernardo
O Estado de S.Paulo
Depois de tomar umas caninhas, comer torresmo de barriga e leitão à pururuca, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pegou o microfone e fez um discurso inflamado para as lideranças da base aliada do governo, durante almoço em um restaurante de Belo Horizonte. O ex-presidente chamou de "imbecilidade" e "loucura" falar em sucessão presidencial agora, ao comentar entrevista dada pelo ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, de que Lula seria o candidato ideal em 2014.
Gustavo Andrade / O Tempo / Pagos 18/08/2011
Veja também:
Com Lula, Lacerda diz querer aliança com o PT em 2012
Lula nega que disputará Presidência em 2014
Probabilidade de candidatura de Lula em 2014 é muito alta, diz Serra
Lula diz que apoiará candidatura de Dilma em 2014


Gustavo Andrade / O Tempo / Pagos 18/08/2011
O ex-presidente Lula encontra aliados da base do governo em Belo Horizonte
"É imbecilidade e loucura falar em 2014 agora, se nem chegamos em 2012 ainda. Só existe uma pessoa que pode chamar essa conversa e ter o direito legítimo de falar no assunto, que é a companheira Dilma", afirmou.


Sem falar diretamente sobre a crise política que afeta o governo, o ex-presidente disse ter ficado feliz de saber que a presidente almoçou com ministros da base aliada, e ainda deu conselhos: ela não tem que se preocupar com a troca de ministros - numa referência à queda de Wagner Rossi, da Agricultura. Disse também que não é possível governar sem fazer alianças, e que esse é um trabalho que exige sensibilidade, costura e um exercício de democracia "24 horas por dia".


Lula também criticou o governo mineiro por não ter adotado no Estado o piso nacional dos professores, aprovado em sua gestão na presidência. Os professores mineiros estão em greve há mais de 70 dias por um salário básico de R$ 1.100.


O ex-presidente também falou sobre a crise econômica mundial, criticou os Estados Unidos e relembrou o que considera feitos do seu governo. Conclamou as lideranças aliadas a trabalhar para deixa Dilma governar com tranquilidade. E ainda falou de seus planos para o futuro: a produção de um documentário e de um livro por seu recém-criado instituto. O objetivo, segundo ele, é levar as políticas de sucesso adotadas pelo Brasil a outros países da América Latina e África.


Obama e a crise. No discurso, Lula criticou a postura dos Estados Unidos na condução da crise econômica mundial. Segundo o ex-presidente, Obama deve se preocupar menos com as eleições norte-americanas e mais com a solução dos problemas da economia. Lula também condenou o que chamou de "irresponsabilidade" dos países ricos.


"Estou vendo agora uma campanha nos Estados Unidos antecipada em quase dois anos, enquanto a crise já poderia ter sido resolvida, porque não vai resolver (a crise) salvando bancos, vai resolver dando ao povo trabahador o direito de comprar", afirmou.


Fonte:Estadão.com.br

Quero aprender com Rossi, diz novo ministro da Agricultura


Novo ministro da Agricultura quer aprender com Rossi
Sem conhecimento na área, deputado Mendes Ribeiro (PMDB) foi confirmado nesta quinta-feira para assumir comando da pasta


Tânia Monteiro, da Agência Estado
BRASÍLIA - O futuro ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB), disse nesta quinta-feira, 18, no Palácio do Planalto, que quer aprender sobre a pasta com o ex-ministro Wagner Rossi. Inexperiente na área, Mendes Ribeiro afirmou que "tem muito que aprender. "Quero aprender com ele [Rossi]", disse nesta manhã, após ser confirmado pelo Planalto para o cargo.


Veja também:
Planalto confirma deputado do PMDB na Agricultura
Rossi, quarto ministro a cair, vê complô contra PMDB e PT


Segundo ele, a prioridade numero 1 na sua gestão será ouvir. "Pretendo aprender muito para poder ajudar", disse. O novo ministro afirmou que vai assumir a pasta com muita cautela e que aprendeu isso na vida pública. Mendes Ribeiro lamentou ter saído da liderança do governo no Congresso sem ter conseguido levar adiante e aprovar o programa de acesso à informação pública, que é de interesse da presidente.


Questionado se fará uma faxina no Ministério, diante das denúncias de irregularidades na pasta, Mendes Ribeiro disse que quem faz investigações são os órgãos responsáveis por esse tipo de trabalho. "Eu tenho de falar sobre números e olhar para a frente para ajudar a crescer a agricultura no País". Ele elogiou Wagner Rossi, destacando o "extraordinário trabalho" na agricultura e agradeceu o apoio do partido à sua indicação.


Fonte:Estadão.com.br

'Verdadeira faxina' é contra a miséria, afirma Dilma em São Paulo


Ela discursou em ato do 'Brasil sem miséria' com governadores do Sudeste.
Dilma foi recepcionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Roney Domingos
Do G1, em São Paulo
imprimir
O ex-presidente FHC e o governador Geraldo Alckmin recepcionam Dilma no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Roney Domingos / G1)
O ex-presidente FHC e o governador Geraldo
Alckmin recepcionam Dilma no Palácio dos
Bandeirantes (Foto: Roney Domingos / G1)
A presidente Dilma Rousseff afirmou em discurso nesta quinta (18), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, que a "verdadeira faxina" a ser feita no Brasil é a "faxina contra a miséria".
“Estivemos no mês passado com governadores da região Nordeste e vamos fazer em breve reuniões com governadores da região Norte, Sul e Centro-Oeste. É o Brasil inteiro fazendo, de fato, como diz a imprensa, a verdadeira faxina que esse país precisa fazer. A faxina da miséria”, disse Dilma.
Ela fez referência à expressão utilizada pela imprensa para designar as mudanças em ministérios alvos de denúncias de irregularidade. O termo "faxina" começou a ser empregado depois que Dilma determinou a troca por técnicos de todos os integrantes da diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Até então, os cargos eram preenchidos por indicação política.
Nesta quinta (18), ocorreu a quarta troca de ministros em oito meses do governo Dilma - Wagner Rossi pediu demissão do Ministério da Agricultura e foi substituído pelo deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS).
saiba mais
Rossi fez 'extraordinário' trabalho, diz novo ministro da Agricultura
Planalto confirma Mendes Ribeiro no Ministério da Agricultura
A presidente discursou durante solenidade de assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria com governadores da Região Sudeste. O foco de ação do programa são 16 milhões de brasileiros cuja renda familiar per capita é inferior a R$ 70 mensais. O programa busca oferecer garantia de renda, inclusão produtiva das famílias e acesso a serviços públicos de água, luz, saúde, educação e moradia.
"O mundo vive hoje um momento de inquietudes e perplexidades. E, em meio a tantas interrogações, o Brasil mostrou que tem um caminho para sair da crise. [..] Sabemos que a ascensão social de milhões de brasileiros fortaleceu nosso mercado interno e acelerou nosso crescimento", disse a presidente.
Ao chegar ao palácio, Dilma foi recepcionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A presidente agradeceu a presença do tucano no evento.
 “O grande pacto suprapartidário que estamos firmando hoje é um pacto capaz de transformar a realidade social que vivemos. Por isso, gostaria de agradecer a presença do senhor presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em junho, por ocasião do aniversário de 80 anos de FHC, Dilma enviou mensagem elogiosa ao ex-presidente, que, segundo ela, é um "democrata" que deu "importante contribuição" ao país.
Após a cerimônia, a presidente participou de almoço com os governadores no palácio. Em seguida, cumpriria agenda no escritório da Presidência da República, em São Paulo.


Fonte:G1.com

Orientação


Maurício Sumiya/ Divulgação


Os discursos do ex-ministro dos Transportes e presidente nacional do PR, senador Alfredo Nascimento, e do deputado federal e líder do partido na Câmara, Lincoln Portela, para anunciar a posição de "independência" do partido em relação à base do governo Dilma Rousseff (PT) tinham algo em comum: foram orientados por um dos mais influentes nomes do PR, o deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy.


Fonte:Mogi News

Esclarecida execução de policial



REMOÇÃO Messias Gonçalves deverá ser transferido da Cadeia de Mogi para o Centro de Detenção, no Taboão, pela morte de “Rodela”


LAÉRCIO RIBEIRO


O juiz Freddy Lourenço Ruiz Costa, da 1ª Vara Criminal de Mogi das Cruzes, decretou no fim da tarde de ontem a prisão preventiva dos dois acusados do latrocínio (roubo seguido de morte) do agente policial Paulo Riuji Yoshimura, o "Paulo Rodela", de 69 anos. O crime foi cometido na manhã de 11 de junho último, no estacionamento do Banco do Brasil, na Avenida Riciéri José Marcato, em César de Souza.


O delegado titular Benedito Henrique Righi Queiroz, do 3º DP, coordenou as investigações e presidiu o inquérito, que resultaram na prisão de Messias Gonçalves Figueira, de 29 anos, cuja prisão temporária de 30 dias vence amanhã, e de Francisco Henrique Oliveira, de 23 anos. Ele está foragido, mas foi apontado por uma testemunha como o bandido que desferiu um tiro, que atingiu o rosto do policial do Garra. O projétil se alojou no seu pescoço abaixo da nuca e ele morreu depois de três dias no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar.


O pedido de prisão preventiva formalizado pelo delegado Queiroz ocupou 8 páginas, nas quais detalha cada ponto de buscas e provas que incriminam os envolvidos. O inquérito que remeteu à Justiça tem 200 folhas contendo levantamento minucioso do latrocínio de "Paulo Rodela", que teve repercussão nacional.


Aos procedimentos, o titular de César de Souza anexou a filmagem feita por câmeras do Banco do Brasil, que registraram o assalto e o momento em que o agente foi baleado, bem como a fuga dos criminosos.


O delegado Queiroz ainda divulgou a O Diário que os bandidos roubaram a pistola automática, de calibre 45, da Polícia Civil, usada por "Paulo Rodela" e cerca de R$ 3 mil, que ele carregava no bolso procedentes da venda do final de semana da pizzaria de um dos seus nove filhos.


O comerciante Francisco Luiz Pizzi, de 67 anos, proprietário do Supermercado Rimar, levava o malote com R$ 22 mil e foi rendido já quase na entrada da agência bancária. Logo atrás vinha o policial, que notando a ação dos dois assaltantes passou a lutar com um deles, já apontado por três testemunhas como sendo Messias.


Com o malote nas mãos, Francisco Henrique foi ao encontro do comparsa ainda em frente ao Banco do Brasil. Uma das testemunhas relatou que Messias gritou para Francisco: "É policial, é policial...". E, assim, Francisco disparou em "Paulo Rodela".


O assaltante Francisco foi reconhecido por uma testemunha, que o viu guardar a arma e sair correndo. Messias foi preso no mês passado em sua casa, no Distrito de Jundiapeba, por policiais, do Distrito Central, que receberam uma denúncia.


Ele tinha antecedentes por furto, enquanto Francisco já foi condenado pela Justiça e é procurado por praticar roubo a uma padaria em Jundiapeba.


Na operação que desencadeou o esclarecimento do latrocínio o delegado Queiroz disse que foram mobilizados a investigadora chefe Márcia Botelho e a sua equipe, o escrivão chefe Henrique Botelho e os seus escrivães, assim como os policiais dos outros três distritos de Mogi das Cruzes. "Houve colaboração de toda a Polícia Civil da Cidade", ressaltou a autoridade depois de lembrar que Francisco continua sendo procurado. Informações pelo disque denúncia 181 e nem é preciso se identificar.


Apesar de não ser necessário, o delegado Queiroz permitiu a Messias apresentar provas. Ele alegou que no dia do crime trabalhava em uma obra em Mauá. Empregado do sogro, a Polícia descobriu que os seus cartões de pontos no serviço foram adulterados. A jaqueta preta que usou no assalto foi apreendida em sua casa e reconhecida por testemunhas, estava até com um rasgo causado ao enfrentar o agente "Paulinho Rodela". Ele morreu a 25 dias de sua aposentadoria.


Fonte:O Diário de Mogi

Sucessão na Câmara já começa a ser discutida


A pouco mais de cinco meses do início do próximo mandato, a escolha do futuro presidente da Câmara já começa a mobilizar os vereadores mogianos. E a possível divisão ocorrida na disputa passada, entre os grupos liderados por Mauro Araújo (sem partido) e Nabil Safiti (DEM), que terminou empatada, levando a decisão para o palitinho (sorteio), já não deve acontecer mais. Ontem, o PC do B aderiu à provável candidatura de Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (DEM), que já teria assegurado a seu favor os votos do grupo de Mauro, formado por mais seis vereadores. Com isso, passaria a ter maioria simples contra o grupo de Nabil, que sequer candidato lançou. A adesão do partido de Jean Lopes teve um preço: a garantia de que ele sairá candidato a vice na chapa liderada por Bibo. Expedito Tobias, que desobedeceu a orientação de seu partido, o PR, e votou em Mauro na eleição passada, certamente votará também em seu colega de agremiação. Resta saber se Vera Rainho seguirá o mesmo rumo. Com a provável candidatura de Bibo, vai aos poucos perdendo força a possível volta à Câmara de Marcos Damásio para disputar a Presidência. E por que Bibo é o nome? Por sua condição de conciliador e amigo de todos. Pode acabar conseguindo unanimidade e evitando o desgaste natural da divisão ocorrida no pleito passado. Mas ainda é cedo para admitir isso como definitivo. Muita água ainda vai rolar pelos lados da Câmara.

Prefeito, não!



O ex-jogador Marcelinho Carioca divulga nota e nega que será candidato a prefeito de Ferraz pelo PSB, num acordo com Jorge Abissamra. "Não me sinto preparado para ser prefeito; estou sim me preparando para ser deputado". Ele disse que não assumiu a vaga de Abelardo Camarinha (hoje ocupada por Elaine Abissamra) porque quatro meses de mandato não seriam suficientes para realizar um bom trabalho. Prefere pedir na Justiça a vaga definitiva de Gabriel Chalita, que trocou de partido.



Debate
A questão do zoneamento de Mogi será discutida na próxima terça-feira, dia 23, a partir das 19 horas, na Casa do Advogado, no Centro Cívico. Promovido pela OAB local, o evento que irá debater o tema e suas implicações jurídicas terá as participações de arquitetos representando várias entidades e de promotores de Justiça ligados à área.



Mudanças
O deputado Guilherme Mussi, proprietário das empresas Ibar, em Poá, e Refratários Brasil, em Suzano, está prestes a trocar o PV pelo PSD de Gilberto Kassab e Junji Abe. Quem também estaria mudando de partido é o ex-governador Fleury Filho, trocando o PTB pelo PMDB, em busca do espólio de Orestes Quércia.



Falecimento

Será sepultado hoje, às 9 horas, no Cemitério da Vila Mariana, em São Paulo, o corpo de Helvio Magalhães Alcoba, que faleceu, ontem, aos 74 anos, vítima de enfarte. Antigo aliado político de Paulo Maluf, Helvio foi vice-presidente da Anhembi Turismo, na Capital. Deixa a esposa Ivone, as filhas Marilena e Eliana e o filho Helvio Magalhães Alcoba Júnior, ex-diretor Comercial de O Diário e atual diretor-geral do Valeparaibano, em São José dos Campos.

Fonte:O Diário de Mogi

Cursos gratuitos têm 2,2 mil vagas


A unidade Braz Cubas do Centro de Iniciação Profissional (CIP) da Prefeitura de Mogi das Cruzes oferecerá, neste sábado, 2.265 vagas em cursos gratuitos. Jovens e adultos mogianos poderão se inscrever nas áreas de gestão, comércio, imagem pessoal, informática, saúde, indústria, turismo e hospitalidade. Além de novidades, como as aulas de confecção e imagem pessoal, o Centro traz cursos voltados às festividades do Natal.


Uma das novidades está nos cursos de confecção, em que são oferecidas cinco modalidades diferentes. "Neste módulo, temos confecção industrial de camisas e calças, uniformes, saia e blazer, lingerie e camisetas. Destacamos, ainda, um curso novo para auxiliar quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho, que é o ‘Como se vestir em diferentes ocasiões’. Às vezes, as pessoas têm um bom currículo, mas não sabem como devem se vestir para uma entrevista", explicou Marilda Aparecida Tavares Romeiro Safiti, diretora do Departamento de Educação Não-Formal.


Como as aulas acontecerão de setembro a dezembro, a programação de cursos também contempla as festas de final de ano, como pintura em objetos de madeira com motivo natalino, guloseimas natalinas e, ainda, a gastronomia internacional, que trará além de pratos típicos de diversos países, receitas especiais para as festas. Na área de saúde, o curso Mãos que Cuidam, realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, também é destaque.


As vagas são oferecidas a jovens acima dos 14 anos e sem limite de idade. Em alguns cursos é preciso ter mais de 18 anos. Para se inscrever, basta apresentar o documento de identidade, além de comprovante de endereço e de escolaridade à Rua Capitão Francisco de Almeida, 47. Os cursos têm duração de 52 e 104 horas e acontecem nos períodos da manhã e tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5729.


Fonte:O Diário de Mogi

Rossi pede demissão da Agricultura



DEFESA Em carta, Rossi reclamou de ataques à sua família e atribuiu as denúncias à disputa política
Pressionado por denúncias de corrupção, tráfico de influência e desvio ético, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, pediu demissão ontem. Foi o quarto ministro da presidente Dilma Rousseff a cair num prazo de dois meses e dez dias. Três deles, na esteira de denúncias de enriquecimento suspeito e corrupção - Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes) e o próprio Rossi. O outro foi Nelson Jobim (Defesa), afastado por continuamente falar mal de colegas ministros.


Rossi, um afilhado do vice-presidente Michel Temer (PMDB), havia sido blindado no cargo em troca de uma faxina nos postos abaixo, quase todos ocupados por protegidos seus ou parentes de políticos amigos. Nem assim, no entanto, ele conseguiu se manter.


Na carta de demissão, Rossi reclamou de ataques à sua família e atribuiu as denúncias à disputa política. "Finalmente começam a atacar inocentes, sejam amigos meus, sejam familiares. Todos me estimularam a continuar sendo o primeiro ministro a, com destemor e armado apenas da verdade, enfrentar essa campanha indecente voltada apenas para objetivos políticos, em especial a destituição da aliança de apoio à presidenta Dilma e ao vice-presidente Michel Temer, passando pelas eleições de São Paulo onde, já perceberam, não mais poderão colocar o PMDB a reboque de seu desígnios", escreveu.


O empurrão final para que o ministro da Agricultura tomasse o caminho de volta para casa foi dado nos últimos dois dias, com a notícia, publicada no "Correio Braziliense" segundo a qual ele e familiares utilizavam um jatinho da empresa Ouro Fino, que tem negócios com o Ministério da Agricultura. Antes, reportagem da revista "Veja" mostrara um lobista amigo da cúpula da Pasta atuando nas licitações do ministério.


Ao ser questionado se o favorzinho não era antiético, Rossi disse que não. Mas o caso dele se enquadra, sim, no Código de Ética e Conduta dos Servidores Públicos. De acordo com informações de bastidores do Palácio do Planalto, o vice Michel Temer entendeu que não dava mais para segurar o afilhado, amigo de 30 anos e ex-cunhado. A saída de Rossi, em meio a tantas denúncias, já vinha sendo entendida pelos peemedebistas como fato consumado.


Rossi estava no governo desde 2007. Primeiro, com a ajuda de Temer, que é presidente licenciado do PMDB, assumiu a presidência da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). Em abril de 2010, substituiu Reinhold Stephanes no Ministério da Agricultura. O titular afastou-se para buscar a reeleição de deputado federal pelo Paraná. Em dezembro a presidente Dilma Rousseff atendeu a pedido de seu vice eleito e confirmou a permanência de Rossi à frente da Agricultura.


Os problemas ocorridos na pasta, no entanto, vinham paralisando um dos setores mais importantes do País, num momento de crise mundial. Desse modo, em vez de tratar de formas de enfrentar o gargalo dos portos para a exportação de commodities, e de buscar novas formas de produzir mais alimentos - um tema urgente na agenda brasileira - o Ministério da Agricultura viu-se envolvido num debate sem fim sobre corrupção, tráfico de influência, empreguismo e desvios éticos.


Na carta encaminhada à presidente Dilma Rousseff, em que pediu demissão, Wagner Rossi se disse inocente de todas as denúncias que são feitas contra ele. Procurou defender sua imagem, dizendo que conseguiu "importantes conquistas" para o setor. Elogiou ainda o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff.


Entre os pontos que enumerou como de realizações suas, Rossi citou um acordo que garantiu preço mínimo para os citricultores, a construção de um consenso na cadeia produtiva do café, novos financiamentos para a pecuária, recuperação de pastagens, aquisição e retenção de matrizes e para renovação de canaviais.


Ele disse ainda que aumentou o volume de financiamento agrícola, os limites por produtor e a proteção ao médio agricultor. Afirmou que implantou o programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), primeiro programa mundial que combina o aumento de produção de alimentos a preservação do meio ambiente, numa antecipação do que será a agricultura do futuro.


No entanto, segundo Wagner Rossi, nos últimos 30 das enfrentou diariamente uma saraivada de acusações, que considerou falsas. "Sem qualquer prova, nenhuma delas indicando um só ato meu que pudesse ser acoimado de ilegal ou impróprio no trato com a coisa pública".


Disse que respondeu a cada acusação, "com documentos comprobatórios que a imprensa solenemente ignorou. Mesmo rebatida cabalmente, cada acusação era repetida nas notícias dos dias seguintes como se fossem verdades comprovadas. As provas exibidas de sua falsidade nem sequer eram lembradas."


"Usaram para me acusar, sem qualquer prova, pessoas a quem tive de afastar de suas funções por atos irregulares ou insinuações de que tinham atuado com interesses menos republicanos nas funções ocupadas", afirmou ele.


Fonte:O Diário de Mogi

Semáforos Trânsito começa a fluir melhor em área de rotatória


Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Em três dias, tráfego na rotatória começou a dar sinais de melhoria
Os semáforos instalados na praça Kazuo Kimura, a rotatória do Habib´s, ainda estão no centro de uma polêmica entre os que aprovam e os que reprovam. 
Desde que o conjunto de equipamentos foi instalado no local, motoristas reclamam do congestionamento nas avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Francisco Rodrigues Filho. No entanto, há também quem garante que ficou mais fácil e seguro trafegar naquele trecho. 
A tendência é de que, aos poucos, os motoristas se acostumem. O tráfego também começa a melhorar. Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, Paulo Castilho, as filas de veículos que se formaram na segunda-feira foram administradas e controladas nos horários de pico.


Parte dos motoristas que passaram pela rotatória do Habib´s ontem garantiram que o local está mais democrático. "Com o semáforo, as pessoas começaram a respeitar os outros motoristas. Ficou mais fácil entrar na avenida Francisco Rodrigues Filho. Antes, tínhamos que encontrar brechas para poder passar pela rotatória. É só colocando os semáforos que as pessoas começam a respeitar, porque são obrigadas a parar", afirma a professora Cibele Barbosa, 52 anos.


O motorista Edson Silva, 53, conta que passa frequentemente pelo local e que já notou a diferença. "Hoje (ontem) o trânsito está um pouco melhor, comparando ao primeiro dia de funcionamento do semáforo", disse. Já o auxiliar de tráfego Robson da Costa Gomes, 21, afirma que o trânsito ficou mais carregado. "O trânsito ficou mais intenso, principalmente nos horários de pico", acrescenta.


Castilho explica que a fila de veículos foi controlada na terça-feira. "Foi tranquilo, pois as filas foram controladas, mas temos de observar mais um pouco para ver a mudança que ocorre no dia a dia. A fila na avenida Narciso Yague Guimarães diminuiu e ontem (terça-feira) consegui acabar também bem mais cedo com a da avenida Francisco Rodrigues Filho. É importante lembrar que elas não acabarão, pois são causadas pelo grande volume de veículos que passam pelas vias, mas vamos tentar administrá-las", esclareceu.


Para o especialista em trânsito Nobuo Aoki Xiol, o novo sistema deve ser acompanhado. "Os semáforos estão em fase de implantação, mas o primeiro impacto não foi muito positivo. Temos que ver se isso dará conta do fluxo de veículos que passa pelo local", diz.


Fonte:Mogi News

Risco de enchente Córregos estão repletos de sujeira


Canudos, em Brás Cubas, e Corvos, em César, vão passar por vistorias da Secretaria de Serviços Urbanos
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Além do mato alto no entorno, há muito lixo despejado nos córregos pela própria população
A Secretaria de Serviços Urbanos de Mogi das Cruzes vai providenciar a limpeza dos córregos dos Canudos, em Brás Cubas, e dos Corvos, em César de Souza. Na manhã de ontem, o Mogi News percorreu parte dos córregos da cidade e moradores que vivem às margens destes dois reclamaram da altura do mato, do aparecimento de animais nas casas e ainda do mau cheiro. 
O secretário Nilmar de Cássia Ferreira não só prometeu verificar a situação nos dois córregos, como também disse que providenciará novas vistorias nos outros existentes no município. O objetivo é resolver o que estiver pendente agora para evitar problemas na época das cheias. Nos córregos percorridos pela reportagem na manhã de ontem, os de Brás Cubas e de César são os que aparentam ter mais problemas.


O córrego dos Corvos possui vegetação ocupando boa parte da calha em alguns pontos. O velho problema do lixo despejado pelos moradores também é percebido. Na região da rua João Fernandes é possível ver sacolas plásticas com lixo doméstico, pneus, um barril de papelão, garrafas pet, entre outras coisas. Em uma área próxima à rua Paulo de Oliveira Melo, o mato ocupa a maior parte do espaço das águas. 
"É complicado porque depois vem a chuva e enche tudo aqui, principalmente na parte baixa da rua. Não sei nem quando foi feita a última limpeza", disse o pedreiro Carlos Alberto. "Gostaria mesmo que o córrego fosse tapado para evitar o aparecimento de bichos e também para diminuir o mau cheiro. Estamos até pensando em fazer um abaixo-assinado para cobrar providências", afirmou a vendedora Sheridam Avelino Evaristo.


No córrego dos Canudos, na região da Vila Cecília, a cena é basicamente a mesma. Lá, até uma televisão velha foi jogada nas águas. As margens estão sendo tomadas por entulhos vindos de construções e que foram despejados por moradores próximos ao local. "O pessoal das ruas mais distantes está aproveitando que a obra (de canalização do Córrego) está para chegar nessa parte para jogar entulho o tempo todo. Precisamos de uma limpeza até para ver se assim isso diminui", disse o autônomo André Rodrigues. 
De acordo com a diarista Cláudia Patrícia Rodrigues Braga, moradora da rua Professora Lourdes Lopes Romero Ianuzzi, o local não passa por limpeza desde o início das obras no Canudos. "Estamos praticamente abandonados, veja só (apontando para a vegetação alta). Precisamos de uma limpeza urgente porque a gente não pode esperar o pessoal da obra chegar aqui", afirmou.




Providências
Em resposta aos problemas constatados, o secretário de Serviços Urbanos prometeu observar estas situações. 
"Temos um programa constante desse tipo de serviço de manutenção principalmente nos pontos onde não é canalizado. A vegetação alta dá a impressão de que a água não escorre e o mau cheiro e o aparecimento de animais acontecem muito em função da seca, quando o volume de água é menor e os córregos recebem basicamente o esgoto. Todos esses pontos serão vistoriados, assim como os outros córregos menores e tão problemáticos como esses", disse Nilmar.


Fonte:Mogi News

Polêmica Araújo sugere debates sobre rodízio de carros em Mogi


Segundo o presidente da Câmara, as conversas sobre o assunto precisam ser iniciadas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

Araújo ressaltou que o rodízio de carros na cidade é alternativa para melhorar a fluidez do trânsito
O presidente da Câmara Municipal, Mauro Araujo (sem partido), sugeriu um amplo debate de um tema no mínimo polêmico: a implantação do rodízio de carros em Mogi. Segundo ele, este é um assunto que sempre é levantado, no entanto, nunca houve uma discussão da viabilidade da medida. "A solução para o sistema viário no município é tão importante que três projetos de estudantes do Parlamento Estudantil tratam justamente do rodízio", revelou. "É uma demonstração de que as conversas devem ser iniciadas o quanto antes e espero que a Comissão de Transporte da Câmara tome a dianteira".


Apesar de levantar a polêmica durante a sessão ordinária, ele se esquivou em dizer se é favorável ao projeto. "É uma situação complicada porque vamos mexer com a questão individual, mas visando o benefício coletivo. Talvez fosse possível a implantação no centro velho ou em algumas avenidas. Tecnicamente, a proposta pode melhorar o trânsito. É uma hipótese". 
Outras medidas para melhorar a fluidez no sistema viário foram apresentadas pelo presidente do Legislativo. "Mogi cresceu muito nos últimos anos e acredito que a cidade já precisa de uma terceira empresa de ônibus, ampliação do número de linhas e investimentos nos corredores do transporte", destacou.




Crescimento
Na sessão de ontem, os vereadores se mostraram preocupados com o crescimento sem controle da cidade. Francisco Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, afirmou que "logo, pouco mais 200 mil pessoas estarão vivendo na cidade e a demanda de postos de saúde, esgoto e abastecimento de água não comportará o volume necessário". "A construção dos imóveis, só no Rodeio 180 mil, já foi aprovada, porém, não vejo a cidade preocupada com a insfraestrutura para atender os novos moradores", criticou.


Fonte:Mogi News

PSD obtém registro do partido no TRE de Santa Catarina



PSD, de Kassab, obtém o primeiro dos nove registros para oficializar o partido
O PSD obteve o seu primeiro de nove registros necessários para ser registrado como partido político. O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral) de Santa Catarina aprovou o registro da sigla no Estado.


Idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD precisa obter registro em pelo menos outros oito Estados para que a sigla seja oficializada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e possa concorrer em eleições. Os tribunais regionais verificam as assinaturas de apoio, que são acompanhadas do número do título eleitoral de cada apoiador.


Para tirar o PSD do papel, Kassab precisa do apoio de 490,3 mil eleitores.


O prazo para que o partido seja registrado a tempo de que o partido dispute as eleições de 2012 é até 7 de outubro, um ano antes do pleito do ano que vem.


COLETA


Apesar do registro, denúncias de irregularidades na coleta das assinaturas podem atrapalhar os planos de Kassab. Entre as suspeitas está o uso da máquina da Prefeitura de São Paulo para recolher apoio à criação do novo partido e até a inclusão de nomes de pessoas que já morreram.


Reportagem da Folha também mostrou que documentos usados pelo PSD para formalizar a criação de diretórios municipais em pelo menos três Estados reproduzem o mesmo texto para descrever diferentes reuniões que teriam sido realizadas por militantes do novo partido, repetindo até erros de português.


Fonte:Folha.com

Agora sem Marina, PV negocia volta à base aliada do governo


Com a saída da ex-presidenciável Marina Silva, o governo já comemora, nos bastidores, o retorno do PV para a base da presidente Dilma Rousseff, informa reportagem de Natuza Nery e Catia Seabra, publicada na edição desta quarta-feira da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


As conversas ocorrem um mês após Marina ter deixado a sigla. O casamento, segundo os verdes, depende de gestos do Planalto.


Presidente da legenda, José Luiz Penna defende uma agenda socioambiental capaz de atraí-los à órbita de Dilma.


Na gestão Lula, a sigla comandou o Ministério da Cultura.


Marlene Bergamo - 7.jul.2011/Folhapress
Com a saída de Marina Silva, o governo já comemora, nos bastidores, o retorno do PV para a base da presidente Dilma Rousseff
Com a saída de Marina Silva, o governo já comemora, nos bastidores, o retorno do PV para a base aliada


Fonte:Folha.com