terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lula pede união a aliados para eleições de 2012


Quanto mais vocês estiverem juntos, mais eu vou viajar', brincou o ex-presidente em encontro no Rio
Luciana Nunes Leal, de O Estado de S.Paulo
RIO - Em almoço com políticos do Rio de Janeiro na residência oficial do governador Sérgio Cabral (PMDB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os partidos aliados façam um esforço para se manter unidos nas eleições municipais de 2012. "Quanto mais vocês estiverem juntos, mais eu vou viajar", brincou Lula, segundo relato do deputado Miro Teixeira (PDT).


Veja também:
'Se não quiser ganhar, Lula vai com Haddad', diz Marta
Haddad se escora em Lula em estreia na jornada por SP
‘Eu que propus a criação de prévias’, disse Lula em SP
Ex-presidente rebate Serra e nega que vá concorrer em 2014 
RELEMBRE: Lula tenta seduzir dirigentes do PT anti-Haddad


"Se vocês se dividirem, eu não vou meter minha mão nessa cumbuca", acrescentou Lula, segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT). O encontro com parlamentares e secretários estaduais e municipais no Palácio Laranjeiras durou pouco mais de duas horas. No fim da tarde, o ex-presidente fará uma palestra em seminário sobre os 30 anos do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), fundado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que morreu em 1997.





Segundo Teixeira, Lula não fez referências diretas à "faxina" da presidente Dilma Rousseff, mas disse que "todas as denúncias tem que ser apuradas e quem tem culpa tem que ser punido, garantido o direito de defesa".


Fonte:Estadão.com.br

O dia em que um trio elétrico invadiu a Entrada dos Palmitos


Numa entrevista concedida no último final de semana à Folha, pelos seus 60 anos de carreira e 86 anos de vida, a cantora e folclorista Inezita Barroso, apresentadora do "Viola, Minha Viola", na TV Cultura, falou de sua devoção à tradição caipira e à cultura da música sertaneja de raiz. Inezita é visceralmente contrária à eletrificação das duplas caipiras e cobra, em seu programa, a manutenção da tradicional composição de viola, violão e sanfona para os artistas que lá se apresentam. Pois em sua defesa exacerbada das tradições regionais, Inezita Barroso citou que a "pior coisa" que ela já viu "foi um trio elétrico invadindo uma procissão da Festa do Divino, em Mogi das Cruzes [interior de São Paulo]." A declaração de Inezita causou surpresa em muita gente da Cidade, que sequer conhecia tal fato. E não é que a octogenária senhora tinha razão? Uma rápida consulta ao professor Josemir Ferraz de Campos joga luz sobre o episódio. Professora da UMC, no final da década de 80 e início de 90, Inezita chegou a participar ativamente da Festa do Divino na Cidade. Pois foi no ano de 1990, quando Josemir foi festeiro, que no final da Entrada dos Palmitos, a procissão sofreu realmente a "invasão" de um trio elétrico, mas que nada tinha a ver com a organização do evento. O tal trio elétrico pertencia, na verdade, ao então deputado Antonio Carlos Mendonça, o "Toninho da Pamonha", que, sem qualquer autorização, ingressou, por conta própria, no final do cortejo, tocando música sertaneja a todo volume. O fato ocorreu, segundo Josemir, numa época em que não havia o mesmo controle de hoje sobre a procissão. E até chegou a provocar reações iradas dos festeiros e demais participantes da Festa. O historiador Jurandyr Ferraz de Campos divulgou uma nota oficial condenando a intromissão. Hoje, a organização da Festa é suficientemente eficiente a ponto de impedir tais surpresas nem um pouco agradáveis.
Candidaturas
Há novos candidatos a prefeito na oposição a Jorge Abissamra (PSB), em Ferraz de Vasconcelos. Além do vereador Acyr Filló (DEM), no último final de semana foi lançada a candidatura do ex-prefeito José Carlos Chacon, o "Zé Biruta" (PPS). Com a barba um pouco mais grisalha e seu indefectível chapéu de cowboy, "Biruta" sonha com a volta à Prefeitura. Por lá, ainda existe a expectativa da mudança para Ferraz de Elói Pietá, de Guarulhos, e sua possível candidatura a prefeito pelo PT.

Promessa
Em artigo publicado na mais recente edição da revista "Profissionais em Foco", da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi, o vereador Jolindo Rennó (PSDB) diz que está preparando a "Lei do Polo Gerador", por meio da qual, os grandes empreendedores da Cidade passarão a ter participação obrigatória na solução de problemas advindos de suas obras, como no trânsito, saneamento, etc. A proposta será encaminhada, em breve, à Prefeitura.

Alerta
Três intrigantes cartazes chamam a atenção de quem visita o pequeno templo religioso localizado no interior do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Em cada um deles, o aviso: "Não dormir nos bancos da Capela". Não há detalhes que possam especificar a quem ele se destina.

Entregas
A partir de agora, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) pretende realizar a entrega de 280 apartamentos a cada mês para os inscritos nos planos habitacionais para pessoas de baixa renda da Cidade. Ao todo serão entregues cerca de 3 mil novas unidades, munição garantida até quase o final do próximo ano.

Fonte:O Diário de Mogi


Água pode ter sistema pré-pago



Para evitar o desperdício de água e a inadimplência, a implementação de uma ideia já em prática em municípios do Tocantins e Goiás é defendida pelo vereador Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS). Nestes outros Estados, o abastecimento é pré-pago e funciona como no sistema de telefonia celular, levando o usuário a economizar o produto e a pagar adiantado por ele. No último dia 5, ele enviou um requerimento à Prefeitura de Mogi das Cruzes questionando se havia estudos para a implantação deste tipo de serviço na Cidade.


"Colhemos informações de que funcionaria da seguinte maneira: a pessoa compraria água por metro cúbico, que equivale a 1 mil litros. Quando observasse que a quantidade comprada estivesse quase no fim, compraria um cartão com um código a ser digitado no aparelho para liberar mais dois metros cúbicos do produto. Dados do Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) apontam que uma pessoa utiliza por mês de cinco a sete metros cúbicos de água e, além destes dados, o consumidor poderia fazer cálculos baseados em suas contas. Mas caso o abastecimento fosse insuficiente, não seria necessário esperar o fim do mês para adquirir mais", explica o parlamentar.


O Semae diz que a ideia precisa ser analisada de forma cuidadosa, pois implica em mudanças significativas, tanto do ponto de vista da medição do consumo, como do próprio dia a dia da população. Este método prevê a instalação de válvulas individuais nos hidrômetros, responsáveis pelo corte de água assim que o consumo pré-estabelecido for superado. Cada válvula deste tipo tem custo estimado em R$ 400,00.


Além disso, a autarquia ressalta que é preciso levar em conta que o método exigirá dos cidadãos um controle bem maior do volume consumido, uma vez que qualquer excesso significará a interrupção do fornecimento de forma automática.


Ainda segundo o Semae, o índice de inadimplência mensal é baixo e, para tentar reduzir este percentual, a autarquia investe na orientação aos consumidores e, nos casos de atraso de pagamento, em medidas de renegociação. As contas de água trazem registros sobre eventuais débitos em meses anteriores e há a possibilidade de negociação de dívidas do próprio ano fiscal. Antes, esta possibilidade só atingia os valores de dívida ativa.


Na prática, se o cidadão deixar de pagar a conta de água em determinado mês do ano, receberá o aviso e, se mesmo assim não efetuar o pagamento, poderá renegociar este valor em parcelas que variam conforme o valor do débito.


Atualmente, o Semae trata cerca de 650 litros por segundo de água, além de adquirir 500 litros por segundo da Sabesp, beneficiando 97,5% da população, com cerca de 90 mil ligações domiciliares.


Fonte:ODiário de Mogi

Agricultura tem nova investigação



APOIO A presidente Dilma, que já havia defendido Rossi, voltou a dizer que confia em seu ministro


BRASÍLIA
Apesar do apoio da presidente Dilma Rousseff e do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, a Controladoria-Geral da União (CGU) recolheu ontem computadores do ministério e abriu uma nova investigação para apurar as denúncias de tráfico de influência e corrupção na Pasta.


Na semana passada, uma comissão disciplinar já havia sido instaurada para apurar as responsabilidades administrativas para apurar as notícias de pagamento indevido da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) a uma empresa goiana da área de silos. O responsável pela liberação do pagamento foi Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Demitido, Jucá Neto acusou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, de corrupção.


A presidente Dilma Rousseff, que havia defendido Rossi no domingo, por intermédio de uma declaração da Secretaria de Imprensa, voltou a dizer que confia em seu ministro da Agricultura. "Não há razão para ter qualquer questão em relação ao ministro Wagner Rossi", disse Dilma a jornalistas, logo depois de uma recepção ao primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.


E o ministro Gilberto Carvalho, que tentou manter Luiz Antonio Pagot à frente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e não conseguiu, reiterou o apoio da presidente Dilma ao ministro da Agricultura. Ele afastou a possibilidade de demissão do ministro do PMDB, que é apadrinhado pelo vice-presidente Michel Temer.


Com as declarações de apoio, apesar da devassa nos computadores da Agricultura realizada por um órgão afinado com o Planalto, Dilma pretende estancar a crise, preservando o PMDB de ações mais drásticas como a imposta ao PR, partido menor que fazia parte do condomínio de poder até virar alvo da "faxina" ordenada pela presidente.


Carvalho disse que conversou ontem com Rossi e relatou que o ministro da Agricultura está "sereno" e "tranquilo".


Fonte:O Diário de Mogi

Audiência


Guilherme Berti/ Daniel Carvalho



O presidente da Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat), vereador e presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (sem partido), e o deputado estadual André Luís do Prado (PR), entre outros políticos da região, irão a São Paulo na semana que vem para uma audiência com o secretário de Estado da Casa Civil, Sidney Beraldo. A pauta do encontro: a implantação de uma clínica para dependentes químicos em Mogi, mas que terá atendimento regional.


Força política
Mauro Araújo e André do Prado querem o apoio de Sidney Beraldo para intermediar, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a destinação de recursos do Orçamento ao Alto Tietê para a implantação da clínica entre o fim deste ano e o início de 2012. 


Mobilização
Para convencer Sidney Beraldo, e, por tabela, o governador Geraldo Alckmin, os parlamentares entregarão cópia do abaixo-assinado realizado nos últimos meses na região e que já tem 40 mil nomes. 
Daniel Carvalho





Promessa antiga 
O funcionamento da clínica foi promessa do governo anterior. Um protocolo de intenções com apontamentos e considerações sobre o imóvel, localizado às margens da Mogi-Dutra (SP-88), na estrada Itapeti-Lambari, foi assinado em dezembro do ano passado, quando o então secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa, vistoriou o local. Até agora, o governado estadual não se manifestou sobre novos prazos para a reivindicação.


Avanço 
A Santa Casa de Mogi das Cruzes deu na última semana dois importantes passos para o credenciamento de três leitos a mais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. O primeiro foi parecer favorável da Vigilância Sanitária Estadual às condições físicas e de estrutura (número de funcionários) na unidade, uma das exigências do Ministério da Saúde. Agora, resta a aprovação do pedido no colegiado da saúde (que reúne secretários municipais dos dez municípios do Alto Tietê) e da própria Secretaria de Estado da Saúde. 






Avanço II
A segunda vitória foi a prorrogação do programa "Pró-Santa Casa" do governo do Estado. Por mais seis meses, o hospital mogiano, referência em maternidade e atendimento às gestantes de alto risco no Alto Tietê, receberá R$ 200 mil para investir exclusivamente no setor neonatal. "Não é ainda o dinheiro para manter os três leitos da UTI, mas nos dará suporte para preparar esse atendimento e melhorar os demais setores do Neonatal", comentou o gestor hospilatar da Santa Casa, Paulo Toledo. 


Teto 
Dados da própria Santa Casa demonstram um aumento considerável de partos na unidade. Foram 427 nascimentos somente no mês em julho, contra uma média de 300 a cada mês em 2010. O gestor da unidade, Paulo Toledo, admitiu que mais de 50% dos bebês nascidos no hospital tem necessitado do uso da UTI Neonatal. "Em grande parte do tempo, os seis leitos permanecem 100% ocupados e algumas vezes até mais", contou. 


Para a AACD
A futura sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), a ser anunciada durante o programa Teleton do SBT, em outubro, precisa da colaboração da população mogiana. Iniciativas são mais do que bem-vindas. Uma delas, o almoço beneficente organizado pelo vereador Protássio Ribeiro Nogueira (DEM) e empresários da cidade, arrecadou R$ 5 mil. A "galinhada", como o evento foi divulgado, reuniu, no domingo, cerca de 250 pessoas, cada uma pagando R$ 20. 
Divulgação





Cheque
O cheque no valor arrecadado foi entregue ainda ontem à tarde aos representantes da AACD, entidade que desenvolve a campanha de coleta de doações com a Associação Comercial de Mogi com os cofrinhos. Considerado de grande sucesso entre os participantes, com a produção de mais de 65 quilos de carne de frango, temperados com bacon e lingüiça, e 20 quilos de arroz, além de verduras, Protássio e o diretor do Sesi, Auclésio Ranieri, já pensam na segunda edição da "galinhada" para 2012, para ajudar na manutenção da AACD mogiana, que está em construção.







Nasceu!
Maria Eduarda Saldia Salas Barreira, filha caçula da editora de Variedades e Mulher do Grupo Mogi News, Maria Salas, com o jornalista Alexandre Barreira, nasceu às 4h22 da madrugada de domingo, de cesariana, no Hospital Santana. Com 3.225 gramas de peso, 49 centímetros de altura e pura saúde, a menina é o xodó e alegria dos pais e avós, além da irmã, Júlia Sofia, de 4 anos e 11 meses. O experiente obstetra Álvaro Boucault é quem realizou o parto. Mãe e filha passam bem e devem ter alta hoje.


Fonte:Mogi News

Trânsito Frequência de acidentes na avenida Japão é preocupante


Moradores e os comerciantes afirmam que as colisões são frequentes em vários trechos
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Avenida Japão está sendo recuperada em toda a extensão e, com as obras, deverá se tornar mais segura. Para moradores das imediações, risco de acidentes é grande
Em menos de 24 horas, três acidentes ocorreram na avenida Japão, que está passando por trabalhos de melhorias em sua extensão. Os moradores e os comerciantes afirmam que as colisões são frequentes em vários trechos. Eles acham que a sinalização deveria ser reforçada enquanto houver obras. Os serviços devem terminar no fim deste mês. Excesso de velocidade por parte dos motoristas também é um problema.


O primeiro acidente ocorreu na tarde da última sexta-feira na altura da chamada curva da morte, Jardim Lair. O padeiro Edilson Oliveira Albuquerque, de 42 anos, ficou gravemente ferido após a colisão com um caminhão betoneira, que realizava serviços de concretagem no local. "A motocicleta, que seguia no sentido centro, bateu no caminhão, que estava jogando concreto para fazer a calçada do local. Existia toda a sinalização necessária na hora em que o acidente ocorreu", declarou o secretário de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira. O secretário esclareceu que a sinalização no decorrer de toda da avenida é feita de forma intensa. "A avenida conta com a sinalização de advertência das obras. Como a reforma que está sendo realizada na via é grande, bem como o volume de veículos e de pedestres, pedimos a atenção de quem transita pela área", destacou. Ele afirma que, nesse caso, o acidente não teve influência com a sinalização da avenida. "A via tem que ser diariamente monitorada e a atenção no ponto de intervenção deve ser grande", declarou.


Os dois outros acidentes foram registrados no sábado. O primeiro ocorreu por volta das 9h30, com uma colisão entre dois veículos na altura da rua Unicor, na Vila Brasileira. O ajudante Éderson Rodrigues Salomão, 27, teve escoriações leves. O aposentado João Rodrigues de Oliveira, 63, acredita que falta atenção dos motoristas no local. "Por causa das obras, os motoristas têm que tomar cuidado e também respeitar os pedestres", ressaltou. O terceiro acidente foi registrado na altura do número 3.975 da avenida Japão, no Jardim Esperança. Nesse caso, duas estudantes foram atropeladas e tiveram ferimentos leves. "Nesse trecho, passam muitas crianças e está faltando sinalização", relatou o aposentado Edivaldo Andrade de Oliveira, 53. 


Mais transtornos
As obras na avenida Japão estão trazendo diversos transtornos para os moradores da via, que é uma das mais extensas da cidade. Falta de sinalização, serviços não concluídos e diversos desníveis em alguns pontos causam insatisfação e preocupação às pessoas que moram por perto ou que utilizam a via diariamente.


Os moradores da avenida Japão na altura do número 829 reclamam de uma série de desníveis: "Eles não terminaram de recapear. Depois que a obra já tinha começado, foi preciso quebrar a rua por causa da tubulação de esgoto. Nesse período, teve muita poeira. Esse trecho está muito perigoso porque existia uma lombada que foi retirada e os carros estão passando em alta velocidade", afirmou Ademir dos Reis Rocha, de 57 anos, zelador de um prédio próximo ao local.


Em diversos cruzamentos da avenida existe falha no asfalto, o que atrapalha o fluxo de veículos. Esse problema é registrado na intersecção da via com a rua José Cury Andere, no Alto do Ipiranga. "Voltaram as aulas. Aqui são duas escolas e as crianças correm o risco de atravessar porque não existe sinalização. Não fizeram a faixa de pedestres e retiraram a lombada", contou o engenheiro de vendas William Melo, 33.


Alguns cruzamentos da avenida tiveram que ser interditados por causa da execução das obras. "Ficamos duas semanas com a rua bloqueada. Foram colocados apenas cones na entrada da rua. Não existia nenhuma placa indicando as obras. Então muitas pessoas vinham até o final e tinham que retornar. Ficava uma grande confusão. Agora que eles retiraram os obstáculos", disse o comerciante Humberto Torres Domingues, 33, morador da rua Francelino Rodrigues.


Próximo da entrada do bairro Jardim Aeroporto, os motoristas se deparam com diversos desníveis na pista. A calçada também está em condições precárias e falta sinalização adequada. O secretário Nilmar de Cássia Ferreira disse que os transtornos aos moradores devem acabar no fim de agosto, com o término das obras, que estão avaliadas em R$ 2,5 milhões. 
"Os asfalto está na camada de regularização. Esse é um processo de reforma e cada trecho está em uma situação diferente. Falta colocar a capa de asfalto final que acabará com os desníveis", esclareceu. Ele afirmou ainda que os problemas nos cruzamentos são causados pela obras das sarjetas para escoamento de água. Sobre a falta de sinalização, Ferreira contou que a pintura deve ser feita ao final das obras. "As calçadas que forem de terrenos municipais serão reparadas, bem como as de propriedades particulares, que forem afetadas pela obras", explicou.


Fonte:Mogi News

Novo partido: PSD tem dificuldades para validar assinaturas


Na região, a meta é autenticar 20 mil nomes para a formação do novo partido, mas apenas 15 mil foram registrados pelos cartórios eleitorais
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Segundo o partido, mais de 20 mil assinaturas foram entregues, mas nem 1/3 foi checado pelo cartório
Com quase 15 mil assinaturas validadas na região do Alto Tietê e Vale do Paraíba, o Partido Social Democrático (PSD) tem encontrado dificuldades na autenticação de nomes favoráveis à criação da nova legenda. Muitos empecilhos têm prejudicado a meta de alcançar cerca de 50 mil apoiadores somente nas duas regiões.


Entre os problemas encontrados estão: a exigência da entrega da lista de assinaturas em ordem alfabética - como determinou o juiz eleitoral de Ferraz de Vasconcelos, problemas no reconhecimento do presidente do Diretório Municipal - registrado em Arujá, e um magistrado de Itaquaquecetuba solicitou que os nomes fossem entregues em listas separadas por cartórios eleitorais. Outra questão apontada como entrave é a demora para a apreciação. 
O prazo legal determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de 15 dias após o recebimento, porém, o período de análise já foi ultrapassado em diversas cidades, como Mogi das Cruzes. Segundo o partido, mais de 20 mil assinaturas foram entregues, mas nem mesmo 1/3 deste número foi checado. 
Responsável pela 287ª zona eleitoral de Mogi das Cruzes, Fernanda Teixeira confirmou a dificuldade em validar os apoios. "São poucos funcionários e uma grande demanda de serviços. Não tenho nem mesmo um balanço parcial, porque diariamente chegam listas", descreveu. A validação é confirmada após a verificação se os dados apresentados na lista estão de acordo com o título de eleitor ou a assinatura feita nos livros dos mesários nas eleições de 2011.


De acordo com o coordenador da campanha de coleta, Nobuo Aoki Xiol, os problemas já foram sanados. "Mesmo com as dificuldades, vamos atingir e talvez ultrapassar a meta determinada", disse. A diretoria nacional do PSD estabeleceu a primeira quinzena de setembro como prazo-limite para a confirmação das 491 mil assinaturas que darão direito a criação do novo partido. 
A legenda criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deve registrar a sigla no TSE até o fim de agosto. A expectativa é que o novo partido consiga 1,2 milhão de assinaturas, mais que o dobro do necessário para dar entrada no registro. 
Contudo, o Ministério Público Eleitoral de São Paulo pode atrapalhar os planos. Na tarde do dia 5 deste mês, os promotores pediram a impugnação da criação do PSD. De acordo com o processo há indícios de duplicidade na contagem de assinaturas.


Fonte:Mogi News

Idosos Pró-Hiper completa três anos com promessa de ter novos serviços


Aproximadamente 6,6 mil idosos se inscreveram no programa mogiano, que oferece diversas atividades
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Atualmente, 2,2 mil pessoas participam frequentemente das aulas de hidroginástica, ginástica, informática, entre outras atividades
O Pró-Hiper de Mogi das Cruzes completou ontem três anos de criação. Com novos serviços previstos para os próximos meses, o programa recebeu o cadastro de mais de 6,6 mil idosos nestes 36 meses. Atualmente, 2,2 mil pessoas participam frequentemente das aulas de hidroginástica, ginástica, informática, entre outras. 
O espaço onde o Pró-Hiper funciona, no Centro Integrado Deputado Maurício Najar, no Mogilar, foi reformado no último mês. O valor das obras realizadas pela empresa Topus Terra Engenharia e Construções foi de R$ 59.775,59. O forro no teto e as bombas da piscina de hidroginástica foram trocados. A sauna recebeu consertos e o acesso foi readequado. Até então, o corredor que dá acesso à porta do Pró-Hiper possuía alguns desníveis que atrapalhavam parte dos idosos. 
"O forro ficou danificado depois de uma ventania e estávamos com parte da academia isolada porque poderia trazer riscos à segurança dos alunos. Também precisávamos de serviços emergenciais nas piscinas, porque as bombas estavam dando problemas. Por recomendação médica, as piscinas precisam estar numa temperatura mínima de 28 graus e, às vezes, por conta das bombas passarem por ajustes, isso não acontecia", diz o responsável administrativo Marcelo Augusto Santos.




Novidades
De acordo com ele, o serviço deverá ter novidades nos próximos meses. Já na próxima quinzena haverá o início das aulas de dança de salão. Inicialmente serão 80 alunos, mas a capacidade suporta até 160. "Se houver procura, podemos dobrar", afirma Santos. Com as aulas, o horário de funcionamento será ampliado em uma hora a mais por dia: das 7 horas às 20 horas. Além disso, será instalada uma sala para jogos de mesa. 
Frequentadores elogiam os serviços oferecidos pelo Pró-Hiper e o corpo de profissionais que nele trabalha. "Somos uma grande família aqui. Acho que os idosos precisam aprender a envelhecer porque o problema não é a velhice, mas a solidão. Aqui eu faço hidroginástica, musculação e informática e sinto que rejuvenesci 20 anos já na primeira sessão da piscina", diz a aposentada Seko Otachima.


"Estou desde o começo e para mim foi uma coisa muito boa o Pró-Hiper. Só tem melhorado com o tempo e o serviço e os profissionais são ótimos", afirma a pensionista Geraldina Chaves. "Não é só a parte física; tem também a parte do convívio e das amizades que é muito importante. Assino embaixo", comenta o aposentado Afonso Jacinto de Almeida.


Fonte:Mogi News

Judiciário: Novos juízes chegam dia 22 aos dois Fóruns da cidade

Daniel Carvalho

Judiciário passa por reestruturação com a substituição de juízes
Chegam no próximo dia 22 os juízes que vão ocupar as vagas dos magistrados Alberto Alonso Muñoz, da 1ª Vara Criminal de Brás Cubas, Ana Carmen de Souza Silva, da Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes, bem como dos titulares dos dois Fóruns de Mogi, Sandro Rafael Barbosa (Brás Cubas) e Célio de Almeida Mello (Central). Eles deixam a cidade no mesmo dia para ocupar vagas em outros Fóruns do Estado. As mudanças fazem parte de um processo de reestruturação do Tribunal de Justiça.


Exceção a Bruno Machado Miano, da 2ª Vara de Dracena, que passará a ocupar a vaga de Ana Carmem, o TJ ainda não definiu os nomes dos substitutos. A medida deverá ser anunciada até o dia 21, último dia de trabalho dos atuais juízes da cidade. A Assessoria de Imprensa do TJ informou que não há previsão para novas nomeações para os Fóruns mogianos, além dessas três. Para a 4ª Vara Cível de Mogi, ocupada pelo juiz Fábio Antonio Camargo Dantas, virá o juiz Marcos Alexandre Santos Ambrogi. Dantas deve ficar apenas na 5ª Vara Cível.


De acordo com a assessoria do TJ, os processos não sofrerão atrasos ou prejuízos em função das alterações porque as varas não ficarão "sem juiz em nenhum momento". Já o advogado e magistrado aposentado Paulo Passos pensa diferente: "Eu não tenho dúvidas de que deverá ocorrer atraso nos processos. Quem vai assumir é juiz substituto enquanto quem está saindo é titular. O substituto vai ter que se informar, tomar conta dos processos até que possa se posicionar sobre eles. É diferente de quem já os conhece, quem sabe também da situação das varas e dos próprios Fóruns. Sempre que essas mudanças ocorrem há esse retardo", disse.


O advogado Carlos Zambotto também acredita que haverá prejuízo ao andamento dos processos existentes, principalmente no Fórum de Brás Cubas. 
"Brás Cubas é o símbolo do descaso do Poder Judiciário na região. Com certeza vamos ter atrasos ainda maiores nesses processos. Infelizmente, nesse sentido, prevejo que em Mogi estaremos idênticos a Brás Cubas em alguns anos". 
Muñoz deixa Mogi para ser juiz auxiliar em São Paulo. Sandro Barbosa também irá para a capital. O titular do Fórum de Mogi, Célio de Almeida Mello, passará a atuar na 3ª Vara de Família e das Sucessões do Fórum Regional de São Miguel Paulista. 
Já Ana Carmem seguirá para Candido Mota. O primeiro juiz é responsável pelo caso dos skinheads, acusados de jogar dois jovens de um trem em movimento em 2003, e a juíza, pelo processo que apura as multas aplicadas pelo radar inteligente no quilômetro 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98).


Fonte:Mogi News