quarta-feira, 22 de junho de 2011

PR quer dobrar a atual bancada elegendo seis

O Diretório Municipal do PR anunciou, na noite de ontem, a segunda de três etapas de sua estratégia para duplicar o tamanho de sua atual bancada na Câmara de Mogi, no pleito do próximo ano. A meta do partido é elevar para seis o grupo atualmente composto pelos vereadores Vera Rainho, Rubens Benedito Fernandes e Expedito Tobias. Para isso, o partido já filiou 17 virtuais candidatos a vereador, todos com votação superior a 450 sufrágios em pleitos passados. O primeiro grupo, anunciado oficialmente em janeiro último, era composto por nove integrantes que, juntos, conquistaram 8.645 votos em pleitos anteriores. Na noite de ontem, foram mais oito, com potencial testado de 6.655 votos em eleições passadas. Somados, eles significam uma aposta superior a 15 mil votos, que deverá ultrapassar 50 mil com a revelação, em agosto próximo, da terceira e última etapa de filiados/candidatos à Câmara. Levando em consideração um cociente eleitoral em torno de 10 mil votos previsto para o próximo pleito na Cidade, o presidente municipal, Marcos Damásio, diz que o partido espera fazer cinco vereadores e mais um com as sobras da legenda. O presidente sabe que está jogando com possibilidades e que nem sempre o que se espera de votos de um candidato é a mesma quantia que sai das urnas. No entanto, experiências anteriores com montagens de chapas o deixam bastante otimista. Damásio afirma que irá formar "um elenco de peso" e lembra que a maioria dos inscritos no partido reclamou da falta de estruturas em eleições passadas. "Agora eles estão no Real Madri", diz ele, abusando da metáfora e ressaltando o apoio que o PR pretende dar a seus candidatos.


Ausente


Até o final da tarde de ontem, ainda não estava oficialmente confirmada a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao lançamento da pedra fundamental do futuro Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, às 10 horas de hoje, no Distrito de Braz Cubas. Uma reunião em Brasília poderia alterar os planos de Alckmin em relação a Mogi.


De novo


É bom que a população de Mogi das Cruzes fique atenta. No laboratório de maldades da Câmara Municipal está sendo gestado mais um projeto com uma série de mudanças no zoneamento da Cidade, a ser levado a plenário nos próximos dias. Como nenhuma audiência pública foi convocada, mais uma vez tudo está sendo feito por baixo dos panos, à revelia da comunidade. Não será, portanto, surpresa para esta coluna, se tal proposta vier a ser aprovada, a toque de caixa, no mesmo dia de sua apresentação. Rotina de quem teme o crivo popular, tanto quanto o demo foge da cruz.




Exemplo


O Centro Municipal de Programas Educacionais Ruth Cardoso, do Bairro Jardim Layr, em Mogi das Cruzes, aparece em propaganda do Governo Federal como modelo de boa qualidade da merenda escolar servida no País. O bom exemplo de Mogi vem sendo usado pelo governo da presidente Dilma para se contrapor aos escândalos ligados ao setor, recentemente divulgados pelo "Fantástico", da Globo, e mostrados para a Região pela TV Diário.




Maquete


As futuras instalações do Hospital Municipal de Braz Cubas serão reproduzidas numa maquete em grande escala, a ser exposta em locais públicos da Cidade para que os mogianos possam conhecer melhor os detalhes do projeto. A feira livre de Braz Cubas, terminais rodoviários e outros pontos de grande afluência de público também deverão receber futuramente a maquete, que será apresentada hoje, durante o lançamento da pedra fundamental do hospital.


Fonte:O Diário de Mogi

Só educação

Maurício Sumiya/ Divulgação



O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, acha que a carta elogiosa da presidente Dilma Rousseff (PR) endereçada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por ocasião do aniversário de 80 anos do tucano, ocorrido há dez dias, é apenas uma expressão de educação da chefe do Executivo e não expressa seu sentimento. Boy deu entrevista ontem à jornalista Marilei Schiavi, para a Rádio Metropolitana.






Metamorfose
Boy, que sempre se colocou como inimigo de FHC, até porque permaneceu os oito anos de mandato do sociólogo a pão e água com seu partido, que era o PL, avalia que Dilma só fez o que fez com FHC porque é início de governo e tudo são flores. "Veja que o Lula, no início do mandato, também elogiava FHC. Depois o discurso mudou", comentou o deputado.








Sem cabresto
As saídas de Antonio Palocci e Luiz Sérgio da coordenação política do governo teriam ocorrido em razão da pouca autonomia dada aos dois por Dilma. É o que deixou inferir Boy, que declarou: "O que se espera é que, agora, com duas mulheres (Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti), tudo seja mais rápido e flexível e o relacionamento do governo com o Congresso Nacional se acerte." 






Na calculadora
O PR, atual legenda comandada por Boy em nível nacional, filiou ontem mais uma leva de candidatos com potencial de votação comprovado nos últimos pleitos em Mogi. O atual presidente da legenda, Marcos Damásio, totalizou em 8.645 votos o que foi obtido pelos oito filiados do início do ano (Cabo Chico, Edinho Camillo, Devanir Barbosa, Sargento Simões, Nani Ferreira Alves, Sérgio Henrique, Hamilton Soares e Professor Jefferson). 
Amilson Ribeiro



Até o Bubu
Damásio disse ainda que mais oito pré-candidatos a vereador com boas votações em 2008 confirmaram ontem suas filiações. As ex-vereadoras Carla Rezende e Léia Macedo, o ex-prefeito de Biritiba, Jairo Molina, o artista plástico Cachamba, o comerciante Eduardo Higa, o também ex-concorrente Bessi, e o Tiririca mogiano, ninguém menos do que o conhecido "Boca de Garoa" Palhaço Bubu.


Divulgação





Frevo ambulante
O apelido "Boca de Garoa" deve-se, segundo uma fonte, ao fato de Bubu deixar seus interlocutores completamente molhados depois de alguns segundos de conversa próxima, devido ao lançamento pródigo de saliva à média distância. "É bom para refrescar a cabeça dos mais estressados!", ironizou a tal fonte. "Só falo com o Bubu com um guarda-chuva na mão", arrematou.




Novo Tiririca
Bubu, aliás, estaria nos planos de Boy para ter uma campanha pródiga e tentar reeditar na TV a performance que Tiririca teve nas eleições para deputado, conforme já publicado pela coluna. O palhaço mogiano encarnaria o voto de protesto e consolidaria mais 15.264 votos obtidos em eleições anteriores, fechando o que poderia ser chamado, em tom ufanista, de super-PR.


Divulgação





Cobra morta
No total, Damásio acha que a legenda somará 45 mil votos, assegurando a obtenção de cinco cadeiras no Legislativo para 2013. Ele diz que mata a cobra e mostra o pau. "Todo mundo fala, fala e não mostra nada. O PR mostra", desafiando os caciques de outras legendas.


História do Zezé
Desses pré-candidatos, o médico Jairo Molina merece ter a história realçada. Ele era candidato a vice-prefeito de Biritiba em 1988, na chapa de José de Melo Oliva, o Zezé Oliva, quando presenciou o atentado a bala que matou o companheiro de jornada. Tentou, sem sucesso, socorrê-lo a tempo de salvar sua vida. 


Prefeito por acaso
O crime, que tirou a vida de Zezé, ocorreu no dia 12 de novembro de 1988, três dias antes do pleito, daí a impossibilidade de se tirar o nome do candidato a prefeito da cédula de papel. Em meio a uma comoção sem precedentes, Molina acabou eleito prefeito e administrou a cidade durante quatro anos.


Guilherme Bertti



Conexão regional
Na época, as investigações apontaram para uma conexão motivada pelo tráfico de drogas, que teria no Aeroclube do Hiroí uma base de distribuição. Um policial militar, que era bicheiro, e um político de Guararema, os dois falecidos alguns anos depois, foram tidos como mandantes da execução de Zezé.


Ricos e famosos
Zezé era avô do atual prefeito de Biritiba, Carlos Alberto Taino Júnior (PSDB), o Inho, e havia sido prefeito da cidade em meados dos anos 60, quando distribuiu sítios para artistas famosos, como os cantores Ronnie Von e Altemar Dutra.


Fonte:Mogi News

Mercado de Trabalho Mogi registra saldo positivo de empregos

Segundo dados do Caged, em maio foram criadas 5.043 vagas contra 4.265 demissões, o que gerou um saldo positivo de 778 contratações
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Damásio: "A tendência das vagas é aumentar"
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Mogi das Cruzes foi a cidade que ofereceu mais oportunidades de emprego no mês de maio em relação aos outros municípios que integram o Alto Tietê. Isso porque 5.043 pessoas foram contratadas por empresas da cidade, número esse que não foi superado pelas demais cidades da região e 4.265 funcionários foram demitidos, o que gerou um saldo positivo de 778 vagas no mês. Ainda de acordo com o Caged, os setores que mais contrataram foram os de serviços, comércio e indústria, que, juntos, somam nos cinco primeiros meses do ano 19.605 admissões. 
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Damásio, o fato de Mogi das Cruzes contratar mais do que as outras cidades da região ocorre em virtude do potencial do município, que conta com grandes empresas, além do trabalho realizado pela atual administração. 
Damásio anunciou também que esse quadro de geração de emprego deve melhorar ainda mais, tendo em vista que 46 novas indústrias irão se fixar em Mogi. Isso significa que nos próximos dois anos, cerca de cinco mil novas vagas de empregos devem ser criadas, quando todas as empresas estiverem instaladas. "Pelos meus cálculos, estou prevendo que no máximo a cada três meses teremos uma empresa nova no município, criando mais empregos", disse.


Sobre o destaque do setor de Serviços na geração de vagas, o secretário explicou que isso se deve às duas empresas de telemarketing de grande porte que estão em Mogi e às duas universidades, que absorvem regularmente a mão de obra dos prestadores de serviços.


Para a presidente interina da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) Tânia Fukusen Varjão, a ampliação das contratações de funcionários no comércio é atribuída, essencialmente, ao aumento nas vendas dos últimos meses, que representa uma ótima fase atualmente.


Fonte:Mogi News

Começa a construção de hospital

Praticamente 30 anos depois da implantação do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, Mogi das Cruzes lança hoje, às 10 horas, a pedra fundamental do seu mais novo hospital público e, assim, a Prefeitura começa a pagar uma dívida de décadas com as cerca de 120 mil pessoas que fazem do Distrito de Braz Cubas o segundo mais populoso da Cidade. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou, na noite de ontem, que participará do evento.


Projetado para uma área de 10 mil metros quadrados, entre as Ruas Guttermann e Capitão Francisco Affonso de Mello, no coração do território brazcubense, e com a responsabilidade de carregar consigo o nome do político que mais vezes foi prefeito de Mogi, o Hospital Municipal Waldemar Costa Filho estará pronto em 24 meses e terá Pronto-Socorro, Ambulatório e Centro Cirúrgico para média complexidade. A previsão é de que a unidade de saúde realize até duas mil consultas/mês e 500 cirurgias.


"O Hospital de Braz Cubas irá suprir o que a Santa Casa e o Luzia de Pinho Melo não conseguem fazer hoje", adiantou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), que tem a unidade de saúde como um dos principais pilares do plano de governo com o qual se elegeu em 2008 para o primeiro mandato à frente da Administração Municipal.


"O hospital é o grande compromisso da minha administração com a população de Braz Cubas, assim como a canalização do Córrego dos Canudos, que também está em andamento. São duas obras esperadas há décadas pelas pessoas e que vão significar uma grande mudança na qualidade de vida de quem mora no Distrito", acrescentou.


Sob responsabilidade da Engeform Engenharia, o Hospital Municipal Waldemar Costa Filho vai custar R$ 27,8 milhões e terá sete pavimentos – térreo e mais seis andares. A perspectiva de como vai ficar a unidade pode ser conferida nas imagens publicadas nesta página e também através de uma maquete que será lançada no evento das 10 horas e que, posteriormente, vai ser levada aos principais pontos de Braz Cubas.


A área construída do Hospital Waldemar Costa Filho será de 7,9 mil metros quadrados, sendo que os três primeiros pavimentos irão concentrar as principais edificações. No térreo, por exemplo, funcionarão o Pronto-Socorro (o atendimento infantil será separado do de adultos). O primeiro andar, por sua vez, concentrará consultórios das especialidades que serão atendidas pelo Ambulatório e também as salas de exames.


O segundo andar abrigará os três centros cirúrgicos e mais a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com capacidade para 10 leitos. O terceiro pavimento será reservado para as máquinas, enquanto que no 4o, 5o e 6o pavimentos serão distribuídos os apartamentos. A princípio, serão 60 leitos (são 70 ao todo, incluindo a UTI), com capacidade futura para 150 acomodações.


Anexo ao Hospital Municipal Waldemar Costa Filho será construído o Centro de Reabilitação Fisioterápico, em fase de licitação pública e que vai custar R$ 3,350 milhões, sendo R$ 3 milhões em recursos federais. Essa unidade deverá ficar pronta em 15 meses após a contratação da obra.




História


O Hospital Municipal Waldemar Costa Filho vai ocupar um terreno localizado no quarteirão das Ruas Guttermann, Francisco Affonso de Melo, Jaçanã e Capitão Francisco de Almeida, bem próximo ao Fórum de Braz Cubas.


O imóvel era municipal, mas na década de 50 foi doado à União para uso do Ministério da Agricultura, que ocupou a área até a década de 80. Em setembro de 2009, a propriedade foi revertida novamente ao Município para abrigar o hospital.


Fonte:O Diário de Mogi

Habib´s Semáforos começam a funcionar em 40 dias

Equipamentos foram instalados pela Prefeitura de Mogi para melhorar o trânsito no entorno da rotatória
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Semáforos foram instalados na rotatória da praça Kazuo Kimura
Os semáforos instalados na rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como rotatória do Habib´s, no Mogilar, devem começar a funcionar em no máximo 40 dias. A informação é do secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada. O local é motivo de reclamação constante dos pedestres que precisam atravessar as vias desta região, que dão acesso à rua Manoel Bezerra de Lima Filho, à avenida Francisco Rodrigues Filho nos dois sentidos (centro e distrito de César de Souza) e à avenida Yoshiteru Onishi. O trânsito fica mais complicado nos horários de pico, por causa da proximidade com as universidades.


Segundo Nakaharada, quando os equipamentos estiverem funcionando, o trânsito ficará mais controlado, o que evitará possíveis acidentes. "As pessoas ficarão no máximo 90 segundos no local. Isso vai diminuir os conflitos e beneficiar os pedestres".


No horário de maior movimento, dezenas de veículos passam por minuto pela rotatória. A Prefeitura de Mogi informou que, em maio, o volume de carros passando pelo local diariamente chegou a 35 mil. Na época, a administração disse ainda que, com os semáforos, a rotatória passaria a ter três pistas.


A Prefeitura decidiu instalar os semáforos depois de receber o resultado de um estudo feito por uma empresa especializada em trânsito, contratada pela administração para identificar a solução mais viável para melhorar o trânsito no local.


Os casos de atropelamentos nesta região são constantes. O pedreiro João de Jesus Andrade é uma das vítimas. Em maio de 2010, ele foi atropelado ao tentar atravessar em frente a uma loja de material para construção. O pedreiro ficou cinco meses sem trabalhar por causa do incidente.


Fonte:Mogi News

Corpus Christi: Repartições públicas da cidade fecham no feriado

Larissa Almeida
Da Reportagem Local
As repartições públicas ficarão fechadas na quinta e na sexta-feira. A Prefeitura e a Câmara de Mogi não funcionarão neste feriado prolongado de Corpus Christi. Apenas alguns setores vão manter atendimento, como o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). O expediente volta ao normal na segunda-feira, dia 27, tanto na Câmara quanto na Prefeitura. 
De quinta-feira a domingo, o Fórum de Mogi vai funcionar em sistema de plantão, das 9 às 13 horas. Os Correios não abrirão na quinta-feira, mas na sexta funcionarão no horário normal, das 9 às 17 horas, e, no sábado, das 8 às 12 horas.


A grande maioria dos supermercados ficará aberta durante todo o feriado e o serviço de coleta de lixo não será interrompido. 






Saúde
Os postos de saúde 24 horas, da Vila Suissa, de Jundiapeba e do Jardim Universo, ficarão abertos. Os demais postos serão fechados. Já a Santa Casa fará atendimento em sistema de plantão normal para maternidade, urgência e emergência. O mesmo serve para o Hospital Luzia de Pinho Melo.


De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), amanhã, não haverá expediente bancário em Mogi. Na sexta-feira, as atividades serão retomadas normalmente.


Fonte:Mogi News

Brás Cubas: Antigo sonho a um passo da realidade

Para lideranças ligadas à comunidade de Brás Cubas, o início das obras do hospital é o coroamento de um sonho existente há décadas. Para o advogado e membro do movimento Brás Cubas em Ação, Joaquim Paixão, a valorização da região de Brás Cubas com a obra é um dos principais benefícios. "O hospital é um sonho antigo da população até por conta da distância de seis quilômetros que estamos da sede da cidade e também do Luzia de Pinho Melo. Eu trabalhei na fábrica de pianos Schwartzmann em 1959 e naquela época já se falava na necessidade em ter um hospital", afirmou.


Tarcísio Damásio, o primeiro vereador representante de Brás Cubas a ocupar um lugar na Câmara, em 1968, também comenta o "sonho que hoje se torna real". "Sempre quisemos um hospital, mas Brás Cubas tinha outras prioridades. Há algumas décadas não tinha escola, esgoto e iluminação pública e essas coisas tiveram que ser feitas primeiro. Tem um caso que muita gente não se recorda, mas o ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho durante campanha (em 1990) chegou a assinar um documento se comprometendo a construir o hospital e não cumpriu". Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, atual vereador mogiano também comemora: "Sempre fomos favoráveis ao hospital em Brás Cubas. Sempre apoiei a criação de pequenos hospitais em diversas áreas porque o Luzia, embora seja grande, está enforcado". (W.A.)


Fonte:Mogi News

Canteiros: Obras dos viadutos começam na 2ª

Canteiros
Obras dos viadutos começam na 2ª
O anúncio foi feito ontem à noite pelo deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy, durante reunião do PR
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke
Reunião do PR, realizada ontem à noite, apresentou os novos filiados do partido na cidade
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, garantiu que os dois viadutos de Mogi das Cruzes terão início na próxima segunda-feira. Durante o evento de filiação de oito novos pré-candidatos a vereador para as eleições municipais de 2012, no escritório da legenda, no centro da cidade (leia mais na coluna Contracapa, na página 2), o parlamentar revelou que os canteiros de obras serão montados em Jundiapeba e na avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial. O investimento para os serviços será de R$ 48,4 milhões, originários do Governo Federal.

Boy também prometeu que buscará verbas do Ministério dos Transportes para arcar com as desapropriações das famílias. Ele foi o responsável por acionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão que elaborou as licitações para a contratação da empresa que fará as obras. "Será preciso algo em torno de R$ 15 milhões que tentarei trazer para a cidade", disse o deputado, que tem o controle do PR em todo o território nacional e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, é filiado ao partido. Situação que pode facilitar a liberação dos recursos. "O Bertaiolli (prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli) estava meio receoso de começar as obras paralelamente, mas depois que prometi buscar os recursos, ele também achou melhor realizar os trabalhos ao mesmo tempo", disse. Em dois anos, as estruturas, transpondo os trilhos da CPTM, já deverão estar prontas, eliminando as passagens em nível.

O deputado estará no lançamento da pedra fundamental para a construção do Hospital Municipal de Brás Cubas, hoje, e prometeu investimentos federais do Ministério da Saúde para equipar o prédio.

Fonte:Mogi News

Brás Cubas: Bertaiolli e Alckmin lançam as obras de hospital hoje

Em solenidade às 10h, prefeito e governador assentarão o primeiro tijolo da unidade médica
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Reprodução

Maquete mostra como ficará o hospital de Brás Cubas, reivindicação antiga da população do distrito. Obras vão levar dois anos
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) faz hoje, às 10 horas, o lançamento oficial das obras do hospital municipal de Brás Cubas. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) virá a Mogi para participar da solenidade ao lado do prefeito. A presença do governador na cidade foi confirmada ontem à noite pela assessoria da Prefeitura.


A unidade hospitalar é um antigo desejo da comunidade do distrito e deve ficar pronta em até 24 meses. 
O equipamento de saúde é considerado a principal obra da atual gestão e depois de pronto terá capacidade para dois mil atendimentos mensais e a realização de até 500 cirurgias de baixa complexidade. O investimento total na obra será de R$ 27.883.683,12.


O hospital vai ser construído entre as ruas Guttermann, Jaçanã, Francisco Affonso de Mello e Capitão Francisco de Almeida, próximo à Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco. Diversas autoridades são aguardadas, entre elas secretários de Saúde das cidades da região, empresários responsáveis pelos hospitais privados da cidade e os diretores do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e da Santa Casa de Misericórdia.


Também é esperada a presença em peso de representantes da comunidade de Brás Cubas. Os convites à população, aliás, foram feitos pelo próprio Bertaiolli durante as visitas que ele tem feito às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para apresentar o Sistema Integrado de Saúde (SIS), recém-lançado. 
O hospital terá sete andares em um total de 7.950,10 metros quadrados de área construída. Entre os serviços que vão ser oferecidos à população do distrito e de parte de Jundiapeba, basicamente, estão o pronto-atendimento e o ambulatório (vascular, gastroenterologia, cardiologia, pediatria, ginecologia, reumatologia, neurologia e endocrinologia). O centro cirúrgico será utilizado para pequenos procedimentos envolvendo hérnias, fimose, vesícula biliar, varizes, cirurgias ginecológicas e urológicas. Há também a previsão de um prédio anexo para a instalação do Centro de Reabilitação Fisioterápica.


O prefeito também deve aproveitar a oportunidade para reforçar a intenção de dar ao hospital o nome do ex-prefeito de Mogi, Waldemar Costa Filho. No final da tarde de ontem, a rua Francisco Affonso de Mello já estava parcialmente fechada para receber o evento. Toda a estrutura para a cerimônia também estava pronta. Durante o evento deve ser possível levantar a quantidade de empregos que a construção irá gerar.


Fonte:Mogi News