domingo, 24 de abril de 2011

A diferença entre Dilma e Lula

A diferença entre Dilma e Lula








É papel do jornalismo identificar diferenças entre os governos Dilma e Lula. Mas essa é uma tarefa com armadilhas que tendem a embaçar o diagnóstico.
No balanço dos cem dias, ao gosto do analista, falou-se em inflexão, mudança e guinada na política externa. Bastou o Brasil votar contra o Irã no Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas).
No entanto, a viagem à China e a moderação do Itamaraty ao comentar a lenta transição cubana se encarregaram de mostrar que o discurso pelos direitos humanos será usado com seletividade. Fácil votar contra o Irã na ONU.
O país não tem a força econômica da China no cenário global nem as afinidades que Cuba possui como PT. Até Lula disse que estava certo o voto na ONU. O ex-ministro Celso Amorim foi um dos poucos a falar que a coisa era mais complicada.
A mudança na política externa, portanto, é bem menor do que apregoa o próprio governo.
Noutra área parece haver mais novidade: a política monetária é diferente. O Banco Central do governo Lula atuava de modo mais conservador e afinado com o mercado financeiro.
A política econômica como um todo é muito parecida, mas há um detalhe monetário que afeta mais a vida dos brasileiros do que a política externa.
Resumindo: o BC de Dilma resolveu peitar o mercado e aplicar uma política de juros gradualista para não sacrificar em excesso o crescimento da economia em 2011.
A reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que terminou na última quarta-feira, dia 20/04, é evidência disso. O BC optou por elevar a Selic, a taxa básica de juros, de 11,75% para 12% ao ano. Por considerar que há uma grave ameaça inflacionária, a maior parte do mercado queria aumento de 0,5 ponto percentual.
O mercado financeiro está apostando contra o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. O mercado prevê que a inflação será maior do que diz o governo e que o dólar cairá mais do que diz o governo. Colocando suas fichas nisso, acha que ganhará mais dinheiro.
Para a economia, é salutar que o mercado acredite nas autoridades públicas e tome suas decisões em sintonia com as políticas oficiais. Quando o mercado vai no sentido oposto, o governo só tem uma opção: vencer a guerra. Se perder, a sociedade perde mais.
Tomara que Mantega e Tombini estejam certos. É ousada uma política monetária que não segue a cartilha do mercado financeiro, sempre disposto a elevar os juros reais que já são os mais altos do planeta. Nesse sentido, merece crédito a intenção de combinar o combate à inflação com a maior preservação possível do crescimento da economia. Soa interessante a ideia de uma meta de crescimento camuflada, digamos assim.
Mas, se a aposta do governo estiver errada, a inflação vai crescer mais do que deveria. O país arcará com um custo maior no futuro para combatê-la. E Dilma sofrerá os efeitos políticos de suas decisões.


Fonte:Folha.com

PMDB de Campos decide expulsar Rosinha Garotinho

PMDB de Campos decide expulsar Rosinha Garotinho

PUBLICIDADE
ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE SÃO PAULO


Atualizado às 17h14.
O PMDB de Campos (RJ) decidiu remover a prefeita da cidade, Rosinha Garotinho, de seu quadro partidário.
O ofício sobre a desfiliação chegou na semana passada à ex-governadora e mulher do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), fora do PMDB desde 2009.


Sérgio Lima - 11.mar.2007/Folhapress
Casal Garotinho em convenção do PMDB, em 2007
Anthony e Rosinha Garotinho em convenção do PMDB, em 2007


Aliado do casal Garotinho, o vereador Jorge Magal diz também ter sido enquadrado pela legenda.
Os dois ainda podem recorrer da decisão.
Paira contra Rosinha e Magal a acusação de apoiar candidatos do PR no pleito eleitoral passado --Fernando Peregrino, derrotado na corrida pelo Palácio Guanabara, e Garotinho, que ganhou uma cadeira na Câmara.
Segundo a ala campista do PMDB, a ausência de Rosinha em reuniões do partido também contribuiu para a expulsão.


À Folha Rosinha negou ter feito campanha pelo PR, mas lembrou que Garotinho é seu marido. "A Constituição é maior do que todas as leis e diz que família está em primeiro lugar", afirmou.
Ela também questionou a regularidade do diretório municipal do PMDB. Em sua opinião, a sigla "participa de uma frente" contra ela.
Caso a expulsão seja confirmada, a prefeita afirma desconhecer seu próximo porto partidário. "Pode ser PR, pode ser partido nenhum."


HISTÓRICO
Anthony Garotinho governou o Rio entre 1999 e 2002, eleito pelo PDT e, em 2000, filiado ao PSB.
Em 2003, ele passou para o quadro do PMDB. Trocou de partido mais uma vez há dois anos, dizendo-se traído pelo peemedebista Sérgio Cabral, ex-aliado e atual governador do Rio.
Sua mulher, Rosinha, ficou no PMDB. Já a filha Clarissa, eleita deputada estadual em outubro, seguiu o pai rumo ao PR.

Dilma busca negócios para o País

4.abr.2011     AE
Dilma busca negócios para o País

META Recém chegada da China, a presidente Dilma Rousseff já se prepara para novos voos diplomáticos
BRASÍLIA
Recém chegada da China, a presidente Dilma Rousseff sobe no avião presidencial em breve para novos voos diplomáticos. Nos próximos meses, devem entrar na agenda pelo menos oito viagens internacionais, que incluem desde os vizinhos do Mercosul até a Bulgária, terra de seu pai. Em quase todas, o foco é o mesmo: atrair negócios para o Brasil.
Mais ainda que seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva - que se autodenominava um "caixeiro-viajante" -, a presidente deixa claro que seu objetivo ao sair do Brasil é ampliar relacionamentos que possam fazer bem à balança comercial do País.
Para cada ação programada pelo Itamaraty, a pergunta feita por Dilma é: "E o que nós ganhamos com isso?". Na primeira fase da agenda, ela vai percorrer boa parte da América do Sul. Por enquanto, estão no horizonte visitas ao Uruguai e Paraguai, ambas em maio. Aos parceiros menores do Mercosul, o Brasil deve levar mais do que trazer.
É o caso do Uruguai, onde Dilma pretende conversar com o presidente José Mujica sobre a dificuldade dos uruguaios em atrair grandes investimentos estrangeiros. Deve entrar também na pauta um acordo de cooperação sobre agricultura e pecuária. Apesar de muito menor que o agronegócio brasileiro, a produção uruguaia supera a nossa em qualidade e em diversas áreas.
Ao Paraguai, a presidente espera entregar, finalmente, o acordo de revisão dos preços das tarifas de energia de Itaipu pagos ao país. O acordo, aprovado na semana passada pela Câmara, está no Senado. No entanto, o crescimento de 10,9% do PIB paraguaio em 2010 atiçou ainda mais o interesse brasileiro.
Ainda no primeiro semestre, a presidente deve ir ao Chile. Há em negociação hoje pelo menos quatro investimentos importantes para o Brasil, como o término da Rodovia Bioceânica - que vai de Santos ao norte do Chile, passando pela Bolívia. Faltam apenas 40 quilômetros. Há a construção do maior telescópio do mundo, no deserto do Atacama, e a possibilidade da adoção pelos chilenos do padrão nipo-brasileiro de tevê digital.
Dilma quer ir ainda neste ano a Rússia, Turquia e Bulgária. Com os russos, o Brasil quer entrar no mercado local, ampliar exportações de produtos manufaturados e aproveitar a emergente classe média. Quer a revisão de tarifas protecionistas, especialmente em relação à carne brasileira.
Do lado político, a Rússia foi o primeiro país com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU a defender a inclusão do Brasil. Apesar de já ter garantido apoio, o governo brasileiro quer mais esforço dos russos em favor da reforma efetiva.
No segundo semestre, a presidente pode fazer uma viagem conjugada à Bulgária, terra natal do seu pai, e à Turquia, país que compartilha o desejo brasileiro de protagonismo global e que foi companheiro do Brasil na frustrada tentativa de um acordo sobre a questão do enriquecimento de urânio pelo Irã.
Antes de assumir a presidência, Dilma afirmou que não pretendia ser tão assídua nas rotas internacionais como o antecessor. No entanto, foi convencida pelos fatos. Apesar de dificilmente conseguir bater as viagens de Lula, que chegou a passar 473 dias no exterior, terá uma agenda internacional extensa.
Os fóruns internacionais a que o Brasil pertence e encontros trimestrais acertados com os presidentes da Argentina, Venezuela e Uruguai garantem milhares de milhas voadas. A intenção de ampliar o espaço econômico e político do Brasil vai exigir mais tempo fora do País.


Fonte:O Diário de Mogi

Na mira

Bras Santos (Interino)
Maurício Sumiya


Na mira
O secretário do Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, fez ontem companhia aos vereadores mogianos "malhados" em praça pública pelo movimento que luta contra a instalação do aterro da Queiroz Galvão.


Contra Mogi
O secretário estadual, que é neto do ex-governador Mario Covas, está no topo da lista dos chamados "traidores" dos mogianos eleitos pelo movimento que é coordenado pelo guerrilheiro Mario Berti. São considerados Judas todos aqueles que não se manifestam em alto e bom som contra o projeto do aterro.



Furiosos 
Toda a fúria do movimento contra Covas tem a ver com a sua "firme" decisão de garantir à empreiteira o direito de promover uma audiência pública para mostrar o projeto do aterro sanitário. Secretários que antecederam Bruno chegaram, atendendo pedido de políticos de Mogi, a arquivar o projeto da Galvão.



Candidato malhado
Enquanto é malhado por aqui, na capital, Bruno Covas continua tendo seu nome cogitado para disputar a prefeitura de São Paulo em 2012. Seu nome também é ventilado para a sucessão de Geraldo Alckmin (PSDB). De uma coisa o jovem político pode ter certeza: muitos mogianos que viram o boneco com o seu rosto no largo do Rosário ontem certamente votarão em outro candidato caso Covas venha disputar a eleição para o governo estadual. 
Guilherme Berti


Bunkyo
De acordo com o advogado Gustavo Ferreira, que também participou da malhação de ontem, a Queiroz Galvão não conseguirá fazer a audiência pública do aterro em nenhum outro local, a não ser no Bunkyo.


Liminar
Ferreira disse vai ingressar na Justiça com pedido de liminar para suspender a audiência pública marcada para o mês de junho. O advogado observou que o especialista contratado pela Prefeitura já teria prestado serviço a Queiroz Galvão: "Vamos nos antecipar para evitar surpresas", comentou.



Casório
O vereador e presidente da Câmara de Mogi, Mauro Luís Claudino de Araújo (PSDB), de 44 anos, vai dar um tempo nas contendas políticas para casar-se com a estudante Mirelli Amorim dos Santos, de 23 anos. Depois do enlace, previsto para maio, o casal seguirá para núpcias na Europa.




Intuição
O ambientalista José Arraes participou ontem do movimento contra a instalação do aterro da Queiroz Galvão e aproveitou para fazer uma profecia: "O Semae nunca terá água para toda a cidade", alertou. 
Guilherme Berti


Captação reduzida
Arraes disse que o Semae capta (no rio Tietê) e trata água para atender cerca de 200 mil pessoas. A outra parte da população recebe água da Sabesp, que deverá aumentar e não diminuir o volume de água tratada vendida ao Semae. 


Futuro ameaçado
Segundo o ambientalista, o Semae não conseguirá autorização para aumentar a captação no Tietê e que a autarquia estaria com seu futuro comprometido. "Cedo ou tarde, a Sabesp assumirá o tratamento de água e esgoto em Mogi", opinou.




Independência
As previsões de Arraes diferem integralmente das projeções feitas até 2008 pelo ex-prefeito Junji Abe (DEM), para quem ainda na década passada (até 2010) Mogi conseguiria "se livrar" da Sabesp.




A Sabesp vem aí?
Pelos problemas que o Semae voltou a enfrentar, como as denúncias de desvios de recursos, e pelas projeções que não se confirmaram, não fica muito difícil acreditar que a Sabesp, em vez de sair, entrará cada vez mais em Mogi. 
Daniel Carvalho


Bico oficial
O carnaval já foi e a Páscoa está chegando ao seu fim, mas nada de a Prefeitura e a Polícia Militar conseguirem efetivo suficiente para o desenvolvimento do programa Atividade Delegada no município. Sem fiscalização, os vendedores clandestinos continuam atuando no centro de Mogi.


Sem prazo 
O convênio para o Atividade Delegada foi firmado em março, mas em razão do desinteresse dos PMs, ainda não existe um prazo para que o serviço seja iniciado. Por ocasião do lançamento do projeto ficou definido que esses policiais combateriam os ambulantes ilegais.



Falecimento
Ao contrário do que foi publicado ontem, o dentista e ex-secretário de Saúde de Mogi, José Carlos Duarte Guedes, faleceu na quinta-feira, aos 60 anos. Ele foi sepultado anteontem, no cemitério São Salvador.



Fonte:Mogi News

Coral retrata o sofrimento de Cristo

Coral retrata o sofrimento de Cristo
Apresentação foi feita ontem de manhã na praça Oswaldo Cruz, no centro da cidade, e reuniu grande público
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Apresentação do coral Sou Mais Arte foi realizada na praça Oswaldo Cruz e mostrou os últimos momentos de Jesus Cristo
A praça Oswaldo Cruz, no centro de Mogi das Cruzes, recebeu um grande público na manhã de ontem para acompanhar a apresentação do coral Sou Mais Arte, da Igreja Batista Memorial de Mogi das Cruzes, que encenou o espetáculo "Auto de Páscoa - Conhecido pelos Cravos". O evento tratou da importância do período pascal para o calendário litúrgico.

Durante a apresentação, o grupo formado por cerca de 40 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, aliou o teatro à música para contar os últimos momentos de vida de Jesus Cristo. As músicas foram interpretadas ao vivo pelos atores. Entre as cenas, estavam os momentos da punição, o martírio e a ressurreição de Cristo. A apresentação faz parte do projeto da Secretaria Municipal de Cultura "Arte Vai à Praça".

No repertório do coral Sou Mais Arte, havia canções como "Ouçam os Martelos" e "Conhecidos pelos Cravos". Uma intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) também participou do espetáculo, para que as pessoas especiais também pudessem acompanhar.

O aposentado José Antonio da Silva, de 65 anos, passava pela praça com a família e parou assim que ouviu as músicas. "Estava fazendo compras e quando percebi que a apresentação era relacionada à Semana Santa resolvi acompanhar", disse.

A auxiliar-administrativa Luciana Camila de Oliveira, 35, acredita que o Auto da Páscoa "preserva o verdadeiro significado do período". "A mensagem de amor deixada por Cristo deve ser sempre renovada".

"Estava passando por aqui, vindo da casa da minha irmã que mora no Mogilar, e mudei meus planos depois que notei a apresentação", contou a auxiliar de Hotelaria Eliete Matos da Silva Lopes, 42. "Vou assistir ao espetáculo e depois faço as compras. Eventos tão bonitos e significativos como este são raros de acontecer", frisou Eliete.

Fonte:Mogi News

malhação de judas: Políticos mogianos são alvo do movimento contra o lixão

malhação de judas
Políticos mogianos são alvo do movimento contra o lixão
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Movimento não perde tempo e "malha" políticos a favor do lixão
Integrantes do movimento que tentam barrar a instalação de um aterro sanitário no distrito do Taboão realizaram na manhã de ontem uma nova manifestação no Largo do Rosário, no centro de Mogi das Cruzes. Se no último dia 21, alguns políticos que seriam favoráveis ao empreendimento da Construtora Queiroz Galvão foram simbolicamente enterrados, desta vez eles tiveram a imagem associada a Judas Iscariotes, apóstolo de Jesus Cristo que o traiu por 30 moedas.

Os "eleitos" foram os verea-dores Protássio Ribeiro Nogueira (DEM), Pedro Hideki Komura (PSDB), Olimpio Osamu Tomiyama (PTB) e Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, além do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.
Cada boneco recebeu a foto de uma personalidade. A caracterização contava com paletó, calça, gravata e sapatos, e a cabeça, onde a imagem estava fixada, era uma bola de plástico. Somente Nogueira tinha um estilo mais "despojado". A justificativa apresentada pelos organizadores do protesto foi que "as roupas haviam sido doadas e, por isso, houve a disponibilidade de usar apenas quatro ternos". O democrata foi lembrado com uma camisa com estampa florida e calça jeans. Uma garrafa de vinho circulava pelas mãos dos bonecos e representava que "para aceitar o aterro, só bebendo muito".
Na ocasião, os integrantes do movimento continuaram, ainda, com o cadastro de mogianos interessados em participar da audiência pública que discutirá a instalação do aterro, marcada para 21 de junho. Segundo o presidente da Associação de Moradores e Produtores do Distrito do Taboão, Silvio Marques, cerca de mil pessoas se colocaram à disposição. "Nós queremos mostrar o real interesse de alguns governantes e atrair pessoas interessadas em participar da audiência", disse Marques.
O presidente da Associação Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti, adiantou que o caixão onde os vereadores foram "enterrados" será colocado em frente ao prédio da Câmara Municipal, na próxima terça-feira.

Fonte:Mogi News