sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lucas de Abreu Maia, de O Estado de S. Paulo

Lucas de Abreu Maia, de O Estado de S. Paulo
Depois da polêmica gerada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que foi acusado de racismo depois de uma entrevista ao programa CQC, da Band, foi a vez de Marco Feliciano (PSC-SP) causar rebuliço no Twitter com uma série de comentários contra africanos e homossexuais. “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato”, tuitou na tarde desta quinta-feira, 31, o deputado, que é pastor evangélico. Em post anterior, Feliciano escreveu: “A maldição que Noé lança sobre seu neto, canaã, respinga sobre continente africano, daí a fome, pestes, doenças, guerras étnicas!”. Em um tweet que posteriormente foi removido, o deputado afirmou que a África sofre com a “maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, aids (sic)”.

Fonte:Estado de S.Paulo

Unido a Kassab, vice de Alckmin perde espaço

Unido a Kassab, vice de Alckmin perde espaço

PUBLICIDADE
DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

O vice-governador de SP, Guilherme Afif Domingos, começa a pagar o preço por seguir o prefeito Gilberto Kassab no projeto de fundar um novo partido, o PSD, cuja principal missão é inaugurar uma terceira via política em São Paulo e furar a polarização PT-PSDB no Estado.
Afif, que acumula a chefia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, perdeu o controle do Conselho Estadual de Petróleo e Gás Natural para a Secretaria de Energia, do tucano José Aníbal.
O órgão --cuja principal função é acompanhar o cumprimento de metas de atividades relacionadas à extração de petróleo em SP-- era subordinado à pasta de Afif.
A transferência de chefia, determinada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi publicada ontem no "Diário Oficial". O governo nega que a mudança tenha motivação política.
A assessoria do governador afirma que a transferência do conselho estava prevista desde a transição. Procurado pela Folha, Afif não quis falar sobre o assunto.
A criação do PSD preocupa Alckmin. A nova sigla servirá para dar palanque a Kassab nas eleições para o Palácio dos Bandeirantes. O projeto desagrada ao governador, que não descarta a reeleição.
Ainda esta semana Afif quase perdeu outro espaço: um assento na Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, lançada ontem por Alckmin para coordenar ações de infraestrutura na região.
A secretaria de Afif constava no projeto original como integrante do órgão, mas foi substituída pela Secretaria da Fazenda.
Ciente da troca, o vice-governador conversou anteontem com o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo (PSDB), e disse que estava sendo isolado. O diálogo surtiu efeito. O governo decidiu abrigar as duas pastas.
Edson Aparecido, secretário de Desenvolvimento Metropolitano e coordenador-executivo do novo órgão também negou motivação política para a reinclusão de Afif. "A secretaria chefiada pelo Afif estava no projeto desde o início", disse.


Fonte:Folha de S.Paulo

Deputados aprovam aumento de assessores

Trem da alegria
Deputados aprovam aumento de assessores
Apesar de os eleitos pela região concordarem com a medida que eleva o número de funcionários, apenas Candido deve fazer novas contratações
Natália Ramos
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Candido, Gondim, Prado, Heroilma e Estevam defendem a ampliação do quadro de funcionários
Os deputados estaduais eleitos pelo Alto Tietê votaram a favor do projeto de lei da Mesa Diretora da Assembleia que dobra de 16 para 32 o número de assessores por gabinete. O projeto, aprovado nesta semana, prevê que a verba de cada gabinete para pagamentos de salários seja mantida nos atuais R$ 94,8 mil. Apesar de concordarem com a medida, André do Prado (PR), Estevam Galvão de Oliveira (DEM) e Heroilma Tavares (PTB) não devem aumentar o quadro de profissionais. Já José Candido (PT) deve contratar novos assessores e Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) não se posicionou sobre o assunto.

Apesar da alegação da Mesa de que o projeto não aumenta os gastos dos gabinetes, a mudança vai gerar impactos nos cofres da Assembleia. Caso todos os deputados resolvam nomear outros assessores, o gasto anual com auxílio-alimentação e auxílio-refeição deverá aumentar.

O petista José Candido, que está registrado no Cartório Eleitoral de Suzano, defende que a ampliação do quadro vai beneficiar seu trabalho em um maior número de cidades. "O Estado é muito grande, com 645 municípios e muitos problemas a serem enfrentados. Acredito que este projeto irá colaborar para a ampliação do trabalho do parlamentar nas cidades com a presença de mais assessores", disse ele, que pretende não ocupar os 32 cargos, mas defende que não haja diminuição no salário dos assessores que já trabalham com os parlamentares.
O deputado dos Democratas na região, Estevam Galvão de Oliveira, também registrado em Suzano, antes mesmo da aprovação do projeto já tinha 17 pessoas nomeadas para o cargo. Contudo, diz que os únicos prejudicados com a aprovação do projeto serão os assessores. "A medida não compromete o orçamento dos gabinetes".

Já a petebista Heroilma Tavares, de Itaquá, diz que em seu primeiro ano de mandato fará um teste para avaliar como funciona o trabalho com os 16 assessores que já havia nomeado. (Colaborou Cibelli Marthos).

Fonte:Mogi News

Minor Harada

Daniel Carvalho


Minor  Harada
 ex-vereador Minor Harada (PR), de 72 anos.  As últimas notícias de amigos e familiares   anunciaram seu  falecimento, vai ser velado no velório Municipal de Mogi das Cruzes 

Sociedade organizada, Câmara e OAB se unem para barrar Lixão

Meio ambiente
Sociedade organizada, Câmara e OAB se unem para barrar Lixão
Grupo entregou um ofício pedindo o apoio do governador Geraldo Alckmin e se reunirá com Bertaiolli amanhã
Guilherme Peace
Da Reportagem Local
Guilherme Berti
Araújo: "A Câmara é contra a instalação do aterro"
Os membros de 18 entidades da sociedade organizada mogiana, além da Câmara Municipal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), se unem no movimento contra a instalação de um aterro sanitário em Mogi das Cruzes, proposta pela construtora Queiroz Galvão.
Na edição de ontem, o Mogi News noticiou a decisão do governo do Estado de marcar para o dia 21 de junho a audiência pública que definirá o licenciamento ambiental para a implantação do Lixão no distrito do Taboão.
Uma reunião dos reivindicantes com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) será realizada hoje. Bertaiolli já se mostrou contrário à vinda do Lixão para o município e os membros devem buscar formas de combater a insistência da construtora.
O presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Guerrilheiros do Itapeti, Mario Berti, aproveitou a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a Suzano, na manhã de ontem, para entregar um ofício de protesto assinado pelas 18 entidades da sociedade organizada, como diretórios municipais de partidos políticos e associações de bairros. O documento pede a intervenção dele para que o aterro não venha para Mogi. Berti também questionou o governador quanto às alternativas para o reaproveitamento do lixo urbano para eletricidade, por meio de usinas específicas.
"Ficamos consternados com a decisão do governo, de remarcar a audiência, pois acreditamos que o assunto deve ser encerrado", disse Berti. "A cidade só tem a perder com a possível implantação do aterro".
Para o presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), a decisão de voltar a discutir o tema em uma audiência pública não é novidade. "Já esperávamos por isso, pois tivemos a intervenção do secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas", contou Araújo. "A Câmara é contra o aterro e se coloca à disposição do município". Covas chegou a afirmar que a análise do processo de licenciamento do aterro será exclusivamente técnica e isenta.
A OAB de Mogi também é contra o Lixão da Queiroz Galvão, de acordo com o presidente da entidade, Marco Antônio Soares Júnior.
"É importante que agora a comunidade se una para combater esta medida. A OAB já mostrou que não apoia a implantação do aterro em Mogi. O que me traz esperança é ter visto Alckmin dizer que a última decisão sobre o assunto caberá ao prefeito Bertaiolli", afirmou o presidente da OAB.

Fonte:Mogi News

Lideranças levam pedidos e cobranças ao governador

Visita de Alckmin
Lideranças levam pedidos e cobranças ao governador
Daniel Carvalho
Araújo entregou documento e falou ao governador sobre a importância da clínica para tratamento de dependentes químicos
Talvez por causa da pouca inspiração do governo estadual para acelerar a entrega de obras já anunciadas e apresentação de novos projetos, na manhã de ontem, em Suzano, o governador tucano e seus assessores receberam diversos documentos de lideranças políticas e de representantes da sociedade civil.
O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PSDB), aproveitou o melhor momento para reforçar ao Estado o pedido para instalação de uma clínica para tratamento de pessoas viciadas em drogas. Em 2010, o governo estadual chegou a vistoriar um imóvel com a promessa de oferecer atendimento especializado aos pacientes. No início de 2011, entretanto, a Secretaria de Saúde teria voltado atrás da proposta: "Entregamos o pedido ao governador, pois essa clínica é uma necessidade para Mogi", destacou Araújo. O advogado Gustavo Ferreira e o ambientalista Odair Alves não perderam a chance de entregar ao governador cópia do documento protocolado por eles no Ministério da Defesa contra o aterro da Queiroz Galvão. O presidente da Associação de Moradores e Agricultores do Taboão e da região, Sílvio Marques, também entregou ao governador um documento de repúdio contra o Lixão.

Fonte:Mogi News

Governador fica só nas promessas

Visita de Alckmin
Governador fica só nas promessas
Dos projetos do Estado em andamento, pouca coisa tem prazo para conclusão, após sucessivos adiamentos
Bras Santos
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Depois da cerimônia no shopping suzanense, governador e autoridades da região mantiveram a tradição de tomar o cafezinho
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) frustrou as expectativas dos mogianos que esperavam o anúncio de novas obras para a cidade ou ao menos informações precisas sobre a instalação ou a conclusão de projetos já anunciados pelo Palácio dos Bandeirantes. Alckmin esteve ontem em Suzano para assinar o convênio de instalação de uma unidade do Poupatempo no shopping do município.
Ao final do evento que contou com a participação de aproximadamente 300 lideranças políticas, empresariais e convidados, o governador garantiu que o Poupatempo de Mogi poderá ser inaugurado em outubro desse ano. Ocorre que esse investimento foi anunciado no início de 2009. Desde o anúncio, o local escolhido para instalação do serviço mudou ao menos duas vezes e a obra, efetivamente, ainda não começou. 
A construção de uma passagem em desnível no Jardim Araci deveria ter ficado pronta no início de 2011, mas o prazo para entrega foi esticado para julho ou agosto. 
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foi prometido em 2007. Na época, o então secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata (falecido em 2010), chegou a dizer que o serviço poderia funcionar em 90 dias. Mas, de acordo com o governador, o ambulatório regional só atenderá a partir de julho, pois ainda precisa ser equipado, o que exigirá verba de R$ 2 milhões.


Sem novidades
Além dessas três obras com início e prazos de entrega exaustivamente anunciados, e várias vezes prorrogados, o governador preferiu não se comprometer a respeito de ações e projetos prometidos durante sua campanha ou pelo governo anterior, de José Serra, seguido de Alberto Goldman, também tucanos.

No final de 2010, o governo do Estado promoveu um oba-oba com a promessa de instalar em Mogi uma clínica para usuários de drogas. Ao ser questionado pelo Mogi News sobre o assunto, Alckmin ressaltou a importância da implantação de uma clínica na região. Mas não estabeleceu nenhum prazo para a criação desse serviço, bastante prometido na campanha eleitoral do ano passado.
Alckmin também não divulgou nenhuma informação animadora sobre a tão prometida obra de ampliação e adequação do Fórum Distrital de Brás Cubas, considerado um dos piores do Estado em termos de estrutura: "Houve uma redução nos recursos e essa obra não será executada esse ano".
Por fim, o governador de São Paulo não deu qualquer esperança sobre a elevação do Subgrupamento dos Bombeiros de Mogi: "O que tenho de informação sobre esse assunto é que as cidades de Ferraz e Guararema deverão receber postos dos bombeiros", completou.

Fonte:Mogi News




Não é 1º de abril!



Não é 1º de abril!
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) escolheu uma data propícia para visitar o Alto Tietê e anunciar investimentos do Estado, como a instalação de um Poupatempo em Suzano e a ampliação do número de delegados e policiais militares em Mogi e região. Se deixasse para hoje, dia 1 de abril, algum cidadão desavisado poderia ficar em dúvidas quanto às promessas feitas.


É verdade!
Em entrevista à jornalista Marilei Schiavi, na Rádio Metropolitana, por telefone, Alckmin garantiu que a clínica de reabilitação para dependentes químicos em Mogi era uma prioridade para o Estado, assim como a ampliação do Fórum Regional de Brás Cubas. Só não deu datas para a concretização dos projetos. "Tudo depende do Orçamento. Se tivermos dinheiro, haverá. Aliás, prioridade sem dinheiro é discurso", emendou Alckmin.



Lixão-I
O governador, inclusive, falou sobre a polêmica envolvendo o aterro sanitário pretendido pela Construtora Queiroz Galvão, mas sem dar detalhes ou tomar partido. Por telefone, ainda a caminho de Suzano, ele disse que a "decisão legal" caberia ao município, por conta da Lei de Zoneamento, e que ao Estado (Cestesb), por sua vez, responde pela emissão do licenciamento. 
Daniel Carvalho


Lixão-II
Mas ao chegar ao Suzano Shopping, Geraldo Alckmin foi recepcionado por uma faixa do movimento popular "Lixão Não!", de Mogi. O repúdio ao empreendimento era direcionado ao secretário de Estado do Meio Ambiente e presidente do Consema, Bruno Covas. Motivo: foi a instituição quem agendou a audiência pública para discutir o lixão para o dia 21 de junho. 


Lixão-III
Em entrevista a uma emissora local, o governador defendeu a implantação de aterro sanitário regional, com serviço de coleta seletiva. "Cada município precisa ter um aterro sanitário, desde que obedeça às leis ambientais". Já à Imprensa escrita, Alckmin disse que o caso do aterro da Queiroz Galvão seria analisado tecnicamente e que estava "nas mãos" da Prefeitura impedir o empreendimento no distrito do Taboão. 
Daniel Carvalho


Lixão-IV
Diante das declarações do governador do Estado, o líder comunitário do Itapeti e integrante do movimento Lixão Não!, Silvio Marques, entregou a Alckmin um abaixo-assinado de 18 entidades da cidade que repudiam o empreendimento no distrito do Taboão. Em saia-justa, o governado teve de assinar o recebimento do manifesto. 


Eleições 2012
A visita do governador Geraldo Alckmin foi marcada também pelo empurra-empurra de antigos prefeitos e pré-candidatos para as eleições de 2012. Entre os que foram "pedir a bênção" de Alckmin, estavam José Carlos Fernandes Chacon e Eduardo Carlos Felippe, o Eduardão, ex-prefeitos de Ferraz de Vasconcelos e Poá, respectivamente. O empresário José Cardoso, pré-candidato à Prefeitura de Suzano pelo PSDB também apareceu para tentar "roubar a cena" do ex-prefeito de Suzano e deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM). 
Daniel Carvalho


Amor eterno
A ida do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli ao PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parece não ter estremecido a aliança e o carisma do prefeito mogiano para com Geraldo Alckmin. Ao ser indagado pelo repórter do Mogi News Brás Santos, o governador chamou Bertaiolli de canto e confirmou: "Está tudo bem e sempre estará". 


Sindicâncias 
A Secretaria de Saúde de Mogi abriu cinco processos administrativos contra profissionais da pasta. Os servidores são acusados de erro médico, quebra de equipamento, faltas injustificadas e mau atendimento. 
Daniel Carvalho


Minor-I 
Até o início da noite de ontem, era considerado extremamente delicado o estado de saúde do agricultor e ex-vereador Minor Harada (PR), de 72 anos. Ele foi internado às pressas no Hospital AC Camargo, onde fazia tratamento contra câncer. As últimas notícias de amigos e familiares davam conta que, no início da tarde, os médicos haviam anunciado sua morte cerebral. 


Minor-II
Braço direito do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (1923-2001) Harada foi influente na história política da cidade, além de ser o primeiro representante da colônia japonesa a presidir a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes (1969).

Fonte:Mogi News