quarta-feira, 9 de março de 2011

Investimentos

Márcio Siqueira


Investimentos
Deu no site do Valor Econômico: "Novos contratos da JSL somam R$ 2,5 bi e empresa amplia investimento". Eis o texto: "A operadora de logística JSL - antes chamada de Julio Simões Logística - negociou no ano passado R$ 2,514 bilhões em novos contratos, sendo a maior parte, R$ 1,3 bilhão, fechada nos últimos três meses de 2010". 


Crescimento
E prossegue: "Para atender a um crescimento acima das expectativas das encomendas no quarto trimestre, a companhia decidiu elevar sua previsão de investimento neste ano em 44,9%, para R$ 710 milhões.



Novos clientes
Mais: "O desempenho das encomendas está relacionado a um aumento da demanda nos setores de mineração, agronegócio e energia, que, somados, responderam por 76% dos novos contratos. Além disso, a entrada de novos clientes correspondeu a 35% das novas encomendas. Segundo a empresa, 55% dos contratos fechados em 2010 se referem à gestão e terceirização de frota de veículos leves e pesados".
Daniel Carvalho


Transporte
E encerra: "Outros 27% estão em atividades ligadas ao transporte de mercadorias e insumos, assim como a movimentação de estoques internos da indústria - naquilo que a companhia chama de serviços dedicados. A parcela remanescente, de 18%, corresponde às operações de transporte de passageiros". Ou seja, aí entra a Transcel, uma das concessionárias de transporte coletivo de Mogi.


Eminência parda
Deu no site do jornal Diário de Pernambuco, sob o título "O articulador invisível do PR": O gabinete do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) funciona mais no 26º andar da Câmara dos Deputados do que no anexo IV, onde ele está oficialmente instalado. Na última quarta-feira pela manhã, a sala ficou lotada. Ali, na Secretaria-Geral do PR, com a lista de deputados do partido em mãos, ele conferiu pessoalmente como votariam seus correligionários no projeto do salário mínimo. Ligou para muitos deles". 
Coisas de Mogi
Prossegue: "A cena seria comum se Valdemar fosse o líder do PR, função que exerceu por 11 anos. Ou mesmo presidente do partido, cargo ocupado hoje pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que, licenciado, passou a função a um desconhecido Tadeu Candelária, presidente do PR de São Paulo, e de Mogi das Cruzes, terra de Valdemar Costa Neto".


Rei do surfe
E finaliza: "O fato de Valdemar Costa Neto continuar na ativa` vai além da sorte. Seus colegas dizem que ele sabe surfar` ou ficar recolhido, esperando a hora de aparecer. Aos amigos, tem dito que falar demais atrapalha`. Por isso, se fechou para o rol das celebridades".


Carta petista
Rodrigo Valverde, do PT de Mogi, desmente uma fonte do partido que vê risco de que haja resistência à provável filiação do presidente da OAB/Mogi, Marco Soares, às fileiras da legenda, conforme a coluna publicou na semana passada.


Divisão do bolo
"Foi o Núcleo Lula quem fez o convite para Marco Soares ingressar no PT, todavia, antes da conversa, o Núcleo Lula, de que eu faço parte, conversou com o grupo de Clodoaldo, de Iduigues, na pessoa do Marinho Ventura, e com o Núcleo Flávio de Moraes (grupo que o professor Nabil Francisco de Moraes faz parte) e, todos se manifestaram favoráveis. Assim, caso Soares aceite o convite, o mesmo terá quase que 100% da direção do PT favorável a sua vinda", garante.



Ressalva
E Valverde explica: "O Núcleo Lula possui 30% dos membros da direção; o grupo de Clodoaldo, 26%; o grupo de Iduigues, 25%; o Núcleo Flávio de Moraes, 19%". Mas faz uma ressalva: "Quanto a Soares ser candidato a prefeito ou não, os filiados é que vão decidir".


"Fui eu"
O autointitulado "Grupo do Bem", formado pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental (Ilapa), reivindica a autoria da faixa que foi afixada na semana passada, na frente do prédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em São Paulo, quando da audiência do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) com o secretário Bruno Covas.



Inimigo do lixo
A faixa pedia o arquivamento total do processo de instalação do aterro da Construtora Queiroz Galvão em Mogi e foi destaque da coluna no dia seguinte. O advogado Gustavo Ferreira é quem encabeça o Ilapa e vive brigando com as empresas que querem o monopólio do lixo, a Queiroz e a Pajoan.
e-mails do leitor
Cidadania
Penso que deveria existir a Secretaria do Pedestre ou a do Cidadão. Seria uma inovação, mas também sinal de que o administrador-mór da cidade se preocupa com seus habitantes, e não só com ruas, avenidas, praças bonitas e viadutos, túneis e pontes. As entidades, feitas com cimento, ferro, pedras e asfalto a serviço de máquinas.

Parece-me que a cidade existe em função dos veículos - sejam eles bicicletas, motos, carros, ônibus ou caminhões e toda poluição que causam, como o colunista Paul Thomsen comenta nas às quartas-feiras. Já não chega o fato de os pedestres permanecerem acuados - ainda sofrem com os sons  altos, o ar quase irrespirável e o constante perigo de atropelamento. Você, eu e eles, estamos esquecidos - fora do ar, do alvo e dos planos .

Calçadas esburacadas e cada vez mais estreitas. Que tal uma largura mínima de 1,50 m e padronizada ao redor dos 2 m? Nessas, com uma faixa de 50 cm de grama ou floreiras nos centros comerciais . Seria ótimo, não? Empresas que aqui vieram se instalar em terrenos doados parecem não ter sido instruídas em relação às calçadas, pois elas são também mínimas! E o comércio central reforma seus prédios, mas se esquece das calçadas - tentam agora alargá-las, mas invadindo as ruas. É justo?
Prédios e condomínios deveriam ter estacionamento para ao menos 50% dos apartamentos (um prédio com 40 apartamentos, 20 vagas), mas sem ocupar o espaço nas calçadas nem nas ruas - com os devidos recuos de 5m. Os carros estacionados sobre as calçadas ou parte delas parece não ter sido parte dos projetos de construção.

Fonte: Mogi News