domingo, 27 de fevereiro de 2011

Chacareiros querem ir a Brasília

Chacareiros querem ir a Brasília

KARINA MATIAS
As lideranças dos chacareiros pretendem marcar uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence, a fim de cobrar a oficialização da desapropriação de uma área de 514 hectares, em Jundiapeba. Com a medida, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) poderá regularizar a situação de cerca de 600 famílias de agricultores, que produzem verduras e legumes no local. O decreto presidencial que autoriza a medida era esperado para o fim do ano passado.

De acordo com o advogado dos chacareiros, Carlos Alberto Zambotto, o atraso está ocorrendo porque a Procuradoria da União questionou a forma de pagamento da área. "Normalmente, o pagamento é feito em títulos da dívida agrária, mas neste caso será em dinheiro. Por isso, o processo teve de voltar para a superintendência do Incra em São Paulo", explicou. Ele acrescentou que a situação já foi resolvida e agora só falta a assinatura da presidente Dilma Rousseff (PT) para oficializar a desapropriação. "Mas eu já não arrisco mais fazer nenhuma previsão de quando isso acontecerá. Quando entramos em contato, o que eles dizem é que estão ainda em um período de transição do governo e que nem todos os cargos do Incra foram ocupados", revelou.
Diante da situação, o grupo já pleiteou uma audiência com o ministro Florence, mas ainda não há uma data marcada para o encontro.
Em setembro do ano passado, por intermédio da Prefeitura de Mogi, a mineradora Itaquareia (proprietária da área) aceitou os valores propostos para a desapropriação desta área. No total, serão pagos R$ 4,7 milhões pelo espaço.
Por conta da lentidão na finalização do processo, a Itaquareia está negociando com os agricultores a divisão dos custos de manutenção de toda área, como impostos, entre outros.
Ocupação
Em junho do ano passado, um decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou de "interesse social", para fins de reforma agrária, um terreno de 133 hectares, também na área dos chacareiros. No local, de propriedade de Jacob Lopes, atuam 44 produtores rurais. Com o decreto, o Incra finaliza o assentamento coletivo dos agricultores.
Por fim, há uma terceira situação em Jundiapeba, cuja resolução está menos adiantada. Trata-se do terreno da Caixa Beneficente, em que os técnicos do Incra de São Paulo estão finalizando o laudo de vistoria, que apontará o tamanho do terreno, número de agricultores e qual é o melhor caminho para a regularização fundiária. Há também moradores no local.


Fonte: O Diário de Mogi

Frente Parlamentar é meta do novato deputado estadual André Luís do Prado [PR]

Grande aposta do Partido da República (PR) para o Alto Tietê, o guararemense André Luís do Prado já prepara o terno que usará na posse como deputado estadual no próximo dia 15, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Pela primeira vez no cargo, assim como Heroilma Tavares (PTB), de Itaquaquecetuba, o republicano de 41 anos vai atuar ao lado dos experientes Estevam Galvão (DEM), Luiz Carlos Gondim (PPS) e José Cândido (PT), reeleitos para serem os representantes da Região. Novato na função estadual, mas com 16 anos de experiência na vida pública - incluindo ter sido prefeito de Guararema - e apadrinhado pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), ele chega ao Legislativo paulista com a meta de unir esforços em prol da criação de uma Frente Parlamentar do Alto Tietê, voltada para uma ação conjunta dos deputados locais na conquista de melhorias para os municípios que compõem a região do Alto Tietê. E para quem acha que a pretensão não passa de uma utopia de estreante, Prado garante que não. Segundo ele, a união de forças políticas não só é possível como já acontece. Um exemplo é a Frente Parlamentar do Vale do Paraíba, liderada pelo experiente deputado estadual Padre Afonso (PV) e da qual o representante de Guararema já tratou meio de fazer parte antes mesmo de ser oficializado na Assembleia. Nesse grupo, a atuação é voltada para a proteção do Rio Paraíba do Sul, uma das principais bacias hidrográficas do Estado. No caso da Frente Parlamentar do Alto Tietê ainda não está definido se o Rio Tietê será a principal bandeira, mas uma coisa é certa: logo após a posse, o republicano encabeçará a campanha junto aos outros quatro deputados estaduais para compor uma bancada interessada em brigar por objetivos comuns da Região.


Fonte: O Diário de Mogi

DOC MN" relembra antigos sambas-enredo

"DOC MN" relembra antigos sambas-enredo
PAULO QUARESMA
Da Redação Da TV Mogi News
Divulgação
A partir da próxima terça-feira, dia 1º de março, a TV Mogi News passa a oferecer mais conteúdo e qualidade aos telespectadores. Nesse dia, estreia um novo programa, o "Shop News", e a emissora ainda passa a ocupar mais horários na grade do canal NET Cidade (3 digital e 10 analógico).
De domingo a domingo, das 7 às 21 horas, os programas da TV Mogi News serão maioria na grade da emissora, incluindo os dois telejornais transmitidos ao vivo (às 13h30 e às 18 horas) e os programas que já são sucesso "Mix Mogi News", "Doc Mogi News", "Em Debate" e "Auto News", além do programa de vendas, que estreia nessa data, e que, certamente, também será.



Atrações
No "DOC Mogi News", o clima de carnaval vai ser o "esquenta" para a folia deste ano. A produção do programa promoveu uma roda de samba no Cantagalo Bar, instalado no Parque Monte Líbano, em Mogi, ambiente propício para que sambistas, como Xavier Filho e José Luiz da Silva, o Rabicho, acompanhados de instrumentistas, relembrassem antigos sambas-enredo que marcaram época no carnaval mogiano. A gravação carnavalesca também contou com a participação da Corte do Carnaval de Mogi 2011, dando um brilho especial à roda de samba. Composta pela Rainha Débora Silveira Dias, as Princesas Francine Paulino dos Santos e Luciana Aparecida Campitelli e o Rei Momo, Weverton Luiz de Oliveira, a "Corte" mostrou que está mais do que afiada para apresentar um bom carnaval.
O programa revive, ainda, preciosidades que entoaram os desfiles da cidade, uma lembrança para os mais velhos - uma revelação para o público de jovens.

O "DOC Mogi News" com esse novo conteúdo vai ao ar a partir do dia 1º de março. Hoje e amanhã, o programa exibe os personagens populares e bem-humorados e conta a história de três figuras muito conhecidas na região: o palhaço Bubu, o Baiano do Jegue e Xavier, um suzanense que deixa a classe política em uma saia-justa.

Fonte: Mogi News

Deputados locais aprovam 59 leis

Assembleia
Deputados locais aprovam 59 leis
Gondim foi o deputado com maior aproveitamento durante os quatro anos de trabalho, com 41 leis sancionadas
Cibelli Marthos
Da Região
Daniel Carvalho
Gondim(foto), Estevam e Candido concluem seus mandatos no próximo dia 14, mas seguem na Alesp
Os deputados estaduais que representam o Alto Tietê na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Estevam Galvão de Oliveira (DEM), Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) e José Candido (PT) apresentaram 116 projetos de lei, 18 resoluções e 31 emendas parlamentares durante o mandato, que se encerra no próximo dia 14. Desse total, 59 leis, 12 resoluções e 12 emendas coletivas foram aprovadas, de acordo com o relatório disponibilizado pelo órgão. Gondim foi o deputado com maior aproveitamento durante os quatro anos de trabalho, com 41 leis sancionadas.
Segundo informações da Alesp, Estevam apresentou 51 projetos de lei, sendo 13 aprovadas entre 2007 e 2010. O deputado apresentou ainda oito projetos de emenda em parceria com outros parlamentares, sendo quatro aprovadas. Os assuntos das emendas se referem às regulamentações do governo estadual, como a exigência que cada secretário de Estado compareça, semestralmente, perante a Comissão Permanente da Assembleia Legislativa para prestar contas.

De acordo com a assessoria de Imprensa do deputado José Candido, a somatória dos projetos apresentados foram 17, sendo dois projetos de lei complementares. Duas matérias são de autoria exclusiva do petista, sendo que o restante, mais de 100, foram assinadas em parceria com outros parlamentares. Entre os assuntos, as proposituras destacam temas relacionados ao meio ambiente e questões raciais, como a criação do Dia Estadual da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde e a inclusão no Calendário Turístico do Estado a Festa de São Benedito e Festa da Mãe Negra.

 Candido informou ainda que ao longo destes quatro anos foram destinados mais de R$ 11 milhões em emendas parlamentares, beneficiando vários municípios e entidades do Estado, entre elas algumas do Alto Tietê.

O relatório da Assembleia Legislativa destaca ainda 98 projetos de lei apresentados por Gondim, sendo 41 sancionados.
Entre as emendas coletivas, foram 14 apresentadas e quatro aprovadas. O deputado conseguiu a declaração de utilidade pública para 14 entidades da região, além da aprovação de diversos projetos relacionados à saúde, como a lei que obriga a presença de uma médico geriatra em todos os postos de saúde do Estado.

Fonte: Mogi News

Chapa quente


Chapa quente
Sonia Sampaio, Iduigues Martins, Nerival Rodrigues, Paulo Sérgio (o vereador sem salário), Rodrigo Valverde, Nabil Francisco de Moraes, Pedro Bianguli e João Adolfo do Carmo estão na lista de pré-candidatos a vereador do PT, cujo puxador maior de votos, uma espécie de Tiririca do PT mogiano, guardadas as devidas proporções e peculiaridades, é o bancário e presidente da legenda, Clodoaldo Aparecido de Moraes.








Multiplicação
A chapa, em tese muito mais forte do que a de 2008, se alavancada por uma candidatura viável a prefeito, pode transformar o zero atual no número de cadeiras na Câmara em dois ou até três, segundo Clodoaldo.
Divulgação




Dupla dinâmica
O PT estuda dois nomes à Prefeitura: o do presidente da OAB/Mogi, Marco Soares, e o do médico e ex-vereador Austelino Ferreira Mattos. Os dois não pertencem ainda aos quadros do partido, mas podem, até setembro, passar a pertencer. Uma dobradinha entre os dois também é cogitada. Seria como Batman e Robin. Não se sabe ainda quem tem mais vocação para homem-morcego e para menino prodígio.
Amilson Ribeiro/ Guilherme Berti




Sal e pimenta
Seria somar a elegância de argumentos de Soares com a fiscalização sem trégua e meio maluca de Austelino, que, quando vereador, infernizou a vida da administração Junji Abe (DEM) com a CEV dos Tubos, uma investigação sobre a utilização de tubos de ensaios vencidos na rede municipal de saúde.




Mentor intelectual
Segundo informações de dentro do PT, o historiador, professor e escritor Mário Sérgio de Moraes seria o grande mentor da candidatura de Soares. Moraes, que já foi petista na juventude, ainda quando morava em sua cidade natal, Jacareí, no início dos anos 80, foi convidado por Clodoaldo para retornar ao partido. Ficou de avaliar.








Sob nova direção
Sob nova direção em Mogi, o PT completa um ano apresentando resultados, o que não ocorria na Idade da Pedra do partido, ou seja, sob o comando de Iduigues. A criação de uma ouvidoria e o engajamento nas campanhas pelo trem até César de Souza e contra o radar dedo-duro são destaques.








Só lesados
Clodoaldo, inclusive, para fortalecer a campanha contra o radar, prepara a fundação de uma inusitada Associação dos Lesados pelo Radar Dedo-Duro, uma oficialização do grupo que parou a estrada no fim do ano passado segurando dezenas de multas nas mãos.
Guilherme Berti




Lado a lado
O arranca-rabo múltiplo ocorrido na quarta-feira na sessão da Câmara deixou sequelas. Na sexta-feira, durante a inauguração de mais uma creche, o presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), e o vereador Expedito Tobias (PR) tentavam disfarçar a repulsa mútua, mas não conseguiam.




Risco de explosão
Tobias é tido como nitroglicerina pura, devido ao risco de incêndio que ele provoca entre seus colegas de Câmara. Nunca antes na história de Mogi das Cruzes um suplente, no exercício do cargo de vereador, incomodou tanto.








Santa Ceia - I
O republicano, que é policial militar da reserva e que havia sido candidato em outras eleições com votações apenas medianas, tirou a sorte grande em 2008 quando, ao cair nas graças do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, foi impulsionado para além dos 3 mil votos.






Santa Ceia - II
"O Boy operou o milagre da multiplicação dos votos do Tobias. Multiplicou por dez. Embora Tobias não tivesse conseguido a eleição, o cacique operou para abrir espaço para ele na Câmara. Deu no que deu", comentou um dos parlamentares tidos como desafetos do homem do trem até César e do toque de recolher.
Daniel Carvalho




Na espreita
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) espera a definição do destino de seu grupo político dentro do DEM ou fora dele, acompanhando deliberação de seu amigo e padrinho Gilberto Kassab (DEM), para iniciar o processo de comando da formação de chapas partidárias para a Câmara. A distribuição de nomes aliados de potencial pela base governista será norteada pelo prefeito. 
Adriano Vaccari




Sem comando
Alguém precisa tomar conta de quem coordena os trabalhos de capinação e limpeza de áreas públicas e tem a obrigação de fiscalizar, mas não fiscaliza a Stralu, José Roberto Elias Rodrigues. Tem sido comum ver praças públicas com mato alto e lixo. Nas proximidades do Pombal, não tem limpeza há muito tempo. 


Fonte : Mogi News

Poupatempo começa a ser instalado em março

Audiência
Poupatempo começa a ser instalado em março
Em encontro com o secretário de Estado da Casa Civil, Bertaiolli destacou que a previsão é de que o equipamento fique pronto em cinco meses
Divulgação
Bertaiolli e o deputado Junji Abe foram recebidos pelo secretário Sidney Beraldo e falaram sobre os investimentos do Estado para Mogi
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) foi recebido ontem pelo secretário de Estado da Casa Civil, Sidney Beraldo, no Palácio dos Bandeirantes, e destacou os investimentos que o governo do Estado vem fazendo em Mogi das Cruzes. Durante a reunião, Bertaiolli lembrou que as obras de instalação do Poupatempo - que vai funcionar no Hipermercado D´avó, no Socorro - devem ter início do fim de março, com previsão de duração de cinco meses. O deputado federal Junji Abe (DEM) também participou da reunião.

"A reunião de hoje com o secretário Beraldo faz parte do nosso trabalho de aproximação com os novos secretários estaduais, mostrando a eles os investimentos que estão sendo feitos na cidade e indicando também aqueles que nós ainda precisamos", frisou Bertaiolli. O deputado Junji Abe aproveitou a reunião para também discutir com Beraldo solicitações de municípios do Vale do Paraíba.

No dia 15 de fevereiro, Bertaiolli reuniu-se com o secretário de Estado de Gestão Pública, Júlio Semeghini, com quem tratou de detalhes da instalação do Poupatemp mogiano. Na ocasião, o prefeito foi informado de que a licitação para a escolha da empresa, que é realizada pelo governo do Estado, está na fase final.

O Poupatempo mogiano ocupará uma área de 2,5 mil metros quadrados dentro do centro de compras e a expectativa é de que cinco mil pessoas sejam atendidas por mês no espaço, entre cidadãos mogianos e de outras cidades do Alto Tietê.
O local é de fácil acesso, pois está próximo ao Terminal Estudantes e à estação ferroviária de mesmo nome.

Serão oferecidos serviços como emissão de segunda via de documentos, informações sobre programas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), Acessa São Paulo (que permite o acesso gratuito à Internet) e Instituto de Identificação. Além disso, a unidade contará com 110 funcionários e terá, ainda, posto bancário, posto da Secretaria de Estado da Fazenda e ampla área de atendimento ao público, com sanitários.

Fonte : Mogi News