terça-feira, 19 de abril de 2011

Crédito da Nota Fiscal Paulista é liberado hoje

Crédito da Nota Fiscal Paulista é liberado hoje
Consumidores mogianos aderem cada vez mais ao programa que devolve parte do imposto arrecadado
Guilherme Peace
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Alguns contribuintes preferem doar seus créditos da Nota fiscal Paulista para entidades da cidade
A partir de hoje, os contribuintes cadastrados no programa Nota Fiscal Paulista (NFP) poderão transferir os valores para sua conta corrente, poupança ou utilizá-los para abatimento no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012. Isso porque os créditos de ICMS correspondentes às compras feitas pelos consumidores no segundo semestre do ano passado serão liberados, conforme informou a Secretaria de Estado da Fazenda.

O valor dos créditos para Mogi não foi divulgado pela Secretaria. No entanto, desde o início do programa até outubro de 2010, o município já arrecadou R$ 19.301.608,89, em créditos e premiações. Em agosto do ano passado, no 21º Sorteio da Nota Fiscal, um mogiano faturou R$ 200 mil.

Para os comerciantes e consumidores de Mogi, a adesão ao programa é cada vez mais comum. O gerente de um supermercado de rede em Mogi, José Maria de Almeida, afirma que a Nota Fiscal Paulista já se popularizou, pois a maioria dos clientes aceita o comprovante das compras, uma vez que as operadoras de caixa são obrigadas por lei a oferecerem. "Rapidamente a adesão aumentou", afirma o gerente. "Para o comércio não muda nada, mas é vantajoso para o cliente pelo crédito que é dado". Na loja de artigos femininos onde Natália Suzuki é a gerente ocorre o mesmo. "Colocamos até uma placa avisando os clientes sobre o programa", diz Natália.

É o caso do professor Jorge Alberto Figueiredo, 59, que aderiu ao programa e sempre recolhe os comprovantes de suas compras para garantir o retorno dos créditos. "Considero um tipo de desconto nas compras. Um desconto demorado, mas que ainda assim é válido". Alguns consumidores deixaram de se cadastrar por acharem o sistema on-line burocrático. O operador de produção Elcio Barbosa Valente, 43, coloca os comprovantes de compras nas caixinhas disponibilizadas por entidades como a Apae ou a Santa Casa para a arrecadação de créditos. 

Fonte:Mogi News