segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Políticos apostam em 2ºf turno entre candidatos Dilma Rousseff e José Serra

A maioria acredita que o nome do novo presidente só será decidido em 31 de outubro. Petistas e tucanos devem se enfrentarNOEMIA ALVES



Da reportagem local

Bertaiolli: Aposta em SerraQuatro de sete representantes de partidos políticos de Mogi das Cruzes, entrevistados ontem pelo Mogi News, afirmaram que a disputa presidencial para a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será decidida somente no dia 31 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno.

Três dos entrevistados acreditam que a disputa será centralizada entre a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Um dos políticos, no entanto, aposta na candidata do Partido Verde (PV), Marina Silva (PV) como a "surpresa" das eleições e eventual adversária, no segundo turno, de Dilma.



De acordo com as pesquisas de intenção de voto, Dilma e José Serra lideram a preferência do eleitorado, seguidos por Marina. O mais recente levantamento, do Datafolha, divulgado na sexta-feira, mostra Dilma Rousseff com 49% das intenções de voto, José Serra com 28% e Marina com 13%.



Já um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) aponta a candidata do PV com apoio de 12% dos entrevistados, Serra com 28% e Dilma com 50%.

"A disputa só acaba após a leitura do último voto. Tenho certeza de que José Serra receberá uma votação bem mais expressiva do que a apresentada nas pesquisas e irá para o segundo turno com a Dilma. Aí, a conversa será outra, porque a campanha começará do zero", comentou o presidente do diretório municipal do PSDB e vice-prefeito, José Antônio Cuco Pereira.

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) fez a mesma previsão. "A disputa presidenciável não vai encerrar no domingo que vem, dia 3 de outubro, mas no dia 31, quando haverá as eleições para segundo turno", disse. "A eleição para presidente é diferente da para o governo estadual. Ela servirá para definirmos os rumos que o País terá. O futuro da nossa nação: se pela ´ditadura´ ou pela democratização. Tenho certeza de que a segunda opção prevalecerá e José Serra disputará a Presidência em segundo turno, saindo vencedor", completou Bertaiolli.

O presidente do diretório do PP, Gustavo Ferreira, concorda. "As pesquisas não são confiáveis. Estão mascarando a diferença entre Dilma e Serra. É claro que teremos segundo turno", afirmou.

Já o presidente do PV em Mogi, Romildo Campello, aposta todas as fichas na candidata de seu partido. "Ela vem crescendo em relação aos levantamentos anteriores, em especial no Rio de Janeiro, onde empata tecnicamente com Serra e, agora, vai aumentar sua cotação em São Paulo. Será uma eleição histórica, disputada entre duas mulheres", acrescentou ele, em referência a Dilma Rousseff como adversária de Marina.



O presidente do diretório municipal do PT, Clodoaldo de Moraes, o vereador Francisco Moacir Bezerra, o Chico Bezerra, presidente do diretório do PSB, e Inês Paz ,do Psol,acreditam na eleição da candidata do PT. "A campanha do Psol é para tirar os votos do PSDB", afirmou Inês Paz.

Matéria Publicada do jornal Mogi News 27/09/2010